TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Pepê Rezende
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43621 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Ago 05, 2010 12:07 pm

delmar escreveu: Nós, os gripeiros, somos realmente uns pobres diabos. Não temos CC, nem FG, não moramos em Brasilia, a ilha da fantasia, em resumo somos uns fod#$@os. E ao contrário do que apregoam os arautos do planalto central jamais recebemos um mísero vintém dos cofres da SAAB, nem sequer uma carta ou cartão de agradecimento pelo nossa posição. Continuamos de teimosos. O que nos norteia talvez seja aquilo que Kipling colocou em seu poema "if".que atrevo-me a colocar aqui.
SE

Se és capaz de manter tua calma, quando,
todo mundo ao redor já a perdeu e te culpa.
De crer em ti quando estão todos duvidando,
e para esses no entanto achar uma desculpa.


Se és capaz de esperar sem te desesperares,
ou, enganado, não mentir ao mentiroso,
Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares,
e não parecer bom demais, nem pretensioso.

Se és capaz de pensar - sem que a isso só te atires,
de sonhar - sem fazer dos sonhos teus senhores.
Se, encontrando a Desgraça e o Triunfo, conseguires,
tratar da mesma forma a esses dois impostores.

Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas,
em armadilhas as verdades que disseste
E as coisas, por que deste a vida estraçalhadas,
e refazê-las com o bem pouco que te reste.

Se és capaz de arriscar numa única parada,
tudo quanto ganhaste em toda a tua vida.
E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada,
resignado, tornar ao ponto de partida.

De forçar coração, nervos, músculos, tudo,
a dar seja o que for que neles ainda existe.
E a persistir assim quando, exausto, contudo,
resta a vontade em ti, que ainda te ordena: Persiste!

Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes,
e, entre Reis, não perder a naturalidade.
E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes,
se a todos podes ser de alguma utilidade.

Se és capaz de dar, segundo por segundo,
ao minuto fatal todo valor e brilho.
Tua é a Terra com tudo o que existe no mundo,
e - o que ainda é muito mais - és um Homem, meu filho!


Rudyard Kipling
Tradução de Guilherme de Almeida
Que bunitinho, lembrou meu tempo de escoteiro... Quanto a CC, meu velho, sou bem mais pobre do que pensam. Tenho informações porque investi 35 anos de minha vida no jornalismo. O poema de Kipling se aplica completamente a mim. Enfrentei uma minoria raivosa e ofensiva, como o senhor Kirk/Spock que, em outro fórum, chegou a me acusar de lobista. Segundo um dos donos de outro fórum, esse senhor também atribuiu a mim alguns "telefonemas ameaçadores" que recebeu. Obviamente, não tenho o número desse senhor.

Com tal background acredito que alguns gripeiros, mais por desinformação que por interesses pecuniários, são torcedores honestos. Outros, pelo comportamento apresentado, aparentam ser subsidiados pela SAAB para causar confusão nos fóruns e criar uma posição contrária ao MinDef. Tive acesso à documentação porque plantava-se, em outro site, a "informação" de que teriam modificado o texto dos relatórios apresentados pela Aeronáutica e pela MB. Para minha surpresa, os dados estavam íntegros, como reconheceu um dos autores da documentação aqui no Defesa Brasil. A partir daí voltei a campo, para combater a calúnia e a difamação que grassam em ambientes "patrocinados" pela SAAB.

Está claro?

Agora, achar que uma aeronave, fabricada em pequena escala, poderá atender as necessidades da FAB pelos próximos 30 anos é badtrip meu velho! Digna de um hippie que veio de Woodstock a pé e usou LSD vencido! Terminaríamos construindo componentes à mão. Cito a COPAC:

"Por incluir componentes oriundos de diversas fontes o Gripen NG pode apresentar problemas de transferência de tecnologia e de manutenção."

É isso!

Abraços

Pepê




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suntsé
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43622 Mensagem por suntsé » Qui Ago 05, 2010 12:08 pm

O kirk esta comparando o Rafale com Jaca porque ele nunca comeu jaca na vida, jaca é uma fruta deliciosa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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Juliano Lisboa
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43623 Mensagem por Juliano Lisboa » Qui Ago 05, 2010 12:16 pm

sapao escreveu:Posso estar errado, "jaca" era como M-III do GDA era chamado pelos pilotos das outras unidades de caça na hora da pilha devido a sua manobrabilidade em relação a outos vetores, acredito que o Rafale tenha herdado o apelido.
Alias, qualquer aeronave que é ou esteja lenta e chamda de jaca:
Ex:
-Essa jaca não acelera!
-Ta tão pesada que parece uma jaca voando!
-Depois disso perdeu energia e virou uma jaca!
e por ai vai...

sds
Sim e não...

O termo jaca é como 0 F-103 era chamado sim, mas não só pela manobralidade, mas quando ele caí, caí como uma jaca. Essa lenda da fruta foi influênciada pelo um pé de Jaca que existe no GDA perto do simulador de voo. A jaca era tão nobre que deu cadeia a alguns soldados que roubaram da fruta sem autorização. Só por esse motivo a jaca era o fruto proibido, era mais fácil vc entrar dentro do F-103 para tirar fotos do que arrumar uma jaca.

Logo depois quando alguns acidentes aconteceram com o F-103, disseram que era a Jaca de foguete e quando o motor dava pane (vi uma vez um motor cortar e começar a falhar, por sorte o piloto conseguiu pousar), a tal da jaca fazia jus ao nome, planar não era com ela.

Com o tempo esse apelido pegou internamente, e se espalhou mais ainda quando o então Major Cecato, numa apresentação a cadetes da AFA, foi fazer um toque de pista, perdeu sustentação, atravessou o a pista auxiliar e levou um ou dois cupinzeiros e decolou como um "foguete" na vertical, dando 100% de PC pra subir. Mais uma vez a jaca deu motivo pra dizer que só voava por causa do motor. Nesse episódio, outro F-103 decolou, fez uma vistoria visual no avião do Major Cecato, que voou ate esgotar o combustível, via-se de longe, o fluido hidráulico vazando próximo a tubeira do PC. Bombeiros, anjo (piloto do helicóptero), todos foram pra pista. E os cadetes ali, horrorizados. Enfim a Jaca pousou, e parou na cabeceira da pista, o resgate buscou o Major Cecato, que recebeu um belo abraço do comandante da BAAN Cel Sandim senão estou enganado.

Resumo da história, mais uma jaca que nunca mais voou, é o F-103 que esta aqui na Pça Americano do Brasil em Anápolis (foi reformado). O Major Cecato ficou um tempão sem voar, dizem as más linguas que ele tirou a mão da manete pra ajeitar o macacão de voo, e a merda aconteceu. E alguns cadetes que lá estavam no hangarete vendo essa merda toda pediram baixa.

E eu nessa história toda? Era um mero soldado vendo tudo de camarote no portal operacional na área Alpha. Nunca esqueci do som do Mirage, arremetendo como um foguete.

Essa jaca quase se espatifa no chão.

Abraços




Pepê Rezende
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43624 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Ago 05, 2010 12:30 pm

Pepê Rezende escreveu:Aprenda, Kirk/Spock. A Exposição de Motivos sempre encabeça qualquer documento enviado à Presidência da República. Da compra de faldras descartáveis para fornecimentos a creches à compra de vacina contra a pólio, passando pela indicação de embaixadores. O ministro Jobim apenas valorizou um item onde o Gripen era forte, ToT, e outro que era indispensável para a Embraer, offset. Quem deu nota baixa na questão risco foi a COPAC. Também, nem a Suécia compra. Se o Rafale é uma jaca, o NG seria um durião...
Kirk/Spock escreveu:É fato Pepê ... porém NENHUMA exposição de motivos altera o resultado do relatório original ... ele serve somente para justificar ou ratificar o original ... uma espécie de resumo ... não é o caso ... vc sabe muito bem disso ...
Errado, meu caro Kirk/Spock. A documentação está lá e não foi tocada. O relatório que vale é o mesmo aprovado pelo Alto Comando da Aeronáutica em dezembro. As notas são as mesmas, apenas valorizaram-se os itens previstos pela END, como deveria ser, e não os estabelecidos em 1995, quando faríamos uma compra de prateleira. Ampliaram os valores de ToT e de offset em detrimento do custo de aquisição e operação. O valor do item risco foi duplicado pelo Alto Comando da Aeronáutica em dezembro. Foi aí que seu "durião" morreu...
kirk/Spock escreveu:Ocorreram no ambito logístico e o gauleses, como de praxe, dificultaram a entrega do combinado ... vou me reciclar em vulcano ok??? :wink:
Não é a informação que eu tenho e cubro a área militar há 28 anos, desde a época que o AMX era um protótipo. O Puma desempenhava mal em ambiente amazônico.
kirk/Spock escreveu:Por favor me responda sobre o peso atribuído a questão dos custos por 30 anos de operar a JACA ...
O peso atribuído ao custo de aquisição caiu de 20 para 10 pontos e o operacional de 30 para 15 pontos, o segundo maior na avaliação atual. O de risco subiu de 5 para 10 pontos. O ToT subiu de 9 para 40. Offset vale 10 pontos. Quanto ao custo operacional, o do NG não é real. Como a SAAB não PODE apresentar a planilha de custo do F414G, "porque o motor é propriedade intelectual da Marinha dos EUA", chegou-se ao valor de hora/vôo de US$ 8 mil dividindo-se o total apresentado pela Boeing por dois. Como se trata de um produto diferente, com novo FADEC, módulo frontal e tratamento metalúrgico diferenciado, será mais caro de operar que o produto original da GE. levando isso em conta, a Força Aérea Norueguesa, que tem melhores condições que a nossa de compartilhar informações com fornecedores estadunidenses, encontrou um total bem mais alto: US$ 10 mil

Os custos encontrados, antes da desvalorização do Euro, são em dólares:

Gripen NG: US$ 8 mil (com todas as ressalvas acima)
F/A-18E/F: US$ 10 mil
Rafale F.3: US$ 12,3 mil (máximo, pode ser menor dependendo das condições de operação, acima disso, a Dassault BANCA)

A Exposição de Motivos é técnica e resume as informações contidas no documento original da COPAC. Coloque a culpa no Alto Comando, que deu ênfase na questão RISCO.

Pepê




kirk
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43625 Mensagem por kirk » Qui Ago 05, 2010 12:34 pm

delmar escreveu: Nós, os gripeiros, somos realmente uns pobres diabos. Não temos CC, nem , não moramos em Brasilia, a ilha da fantasia, em resumo somos uns fod#$@os. E ao contrário do que apregoam os arautos do planalto central jamais recebemos um mísero vintém dos cofres da SAAB, nem sequer uma carta ou cartão de agradecimento pelo nossa posição. Continuamos de teimosos. O que nos norteia talvez seja aquilo que Kipling colocou em seu poema "if".que atrevo-me a colocar aqui.
Pepê Rezende escreveu:Que bunitinho, lembrou meu tempo de escoteiro... Quanto a CC, meu velho, sou bem mais pobre do que pensam. Tenho informações porque investi 35 anos de minha vida no jornalismo. O poema de Kipling se aplica completamente a mim. Enfrentei uma minoria raivosa e ofensiva, como o senhor Kirk/Spock que, em outro fórum, chegou a me acusar de lobista. Segundo um dos donos de outro fórum, esse senhor também atribuiu a mim alguns "telefonemas ameaçadores" que recebeu. Obviamente, não tenho o número desse senhor.

Com tal background acredito que alguns gripeiros, mais por desinformação que por interesses pecuniários, são torcedores honestos. Outros, pelo comportamento apresentado, aparentam ser subsidiados pela SAAB para causar confusão nos fóruns e criar uma posição contrária ao MinDef. Tive acesso à documentação porque plantava-se, em outro site, a "informação" de que teriam modificado o texto dos relatórios apresentados pela Aeronáutica e pela MB. Para minha surpresa, os dados estavam íntegros, como reconheceu um dos autores da documentação aqui no Defesa Brasil. A partir daí voltei a campo, para combater a calúnia e a difamação que grassam em ambientes "patrocinados" pela SAAB.

Está claro?

Agora, achar que uma aeronave, fabricada em pequena escala, poderá atender as necessidades da FAB pelos próximos 30 anos é badtrip meu velho! Digna de um hippie que veio de Woodstock a pé e usou LSD vencido! Terminaríamos construindo componentes à mão. Cito a COPAC:

"Por incluir componentes oriundos de diversas fontes o Gripen NG pode apresentar problemas de transferência de tecnologia e de manutenção."

É isso!

Abraços

Pepê
Pepê, a acusação que fiz foi somente uma retribuição ... merecida inclusive ... sobre essa questão de telefonema ... DESCONHEÇO COMPLETAMENTE ... e se vc está se referindo ao Felipe ... ligue pra ele e confirme isso ... simplesmente não é verdade ...

Vc está defendendo essa JACA cegamente ... ... olhe no espelho antes de me acusar ...

kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43626 Mensagem por Justin Case » Qui Ago 05, 2010 12:38 pm

Juliano Lisboa escreveu:
sapao escreveu:Posso estar errado, "jaca" era como M-III do GDA era chamado pelos pilotos das outras unidades de caça na hora da pilha devido a sua manobrabilidade em relação a outos vetores, acredito que o Rafale tenha herdado o apelido.
Alias, qualquer aeronave que é ou esteja lenta e chamda de jaca:
Ex:
-Essa jaca não acelera!
-Ta tão pesada que parece uma jaca voando!
-Depois disso perdeu energia e virou uma jaca!
e por ai vai...

sds
Sim e não...

O termo jaca é como 0 F-103 era chamado sim, mas não só pela manobralidade, mas quando ele caí, caí como uma jaca. Essa lenda da fruta foi influênciada pelo um pé de Jaca que existe no GDA perto do simulador de voo. A jaca era tão nobre que deu cadeia a alguns soldados que roubaram da fruta sem autorização. Só por esse motivo a jaca era o fruto proibido, era mais fácil vc entrar dentro do F-103 para tirar fotos do que arrumar uma jaca.

Logo depois quando alguns acidentes aconteceram com o F-103, disseram que era a Jaca de foguete e quando o motor dava pane (vi uma vez um motor cortar e começar a falhar, por sorte o piloto conseguiu pousar), a tal da jaca fazia jus ao nome, planar não era com ela.

Com o tempo esse apelido pegou internamente, e se espalhou mais ainda quando o então Major Cecato, numa apresentação a cadetes da AFA, foi fazer um toque de pista, perdeu sustentação, atravessou o a pista auxiliar e levou um ou dois cupinzeiros e decolou como um "foguete" na vertical, dando 100% de PC pra subir. Mais uma vez a jaca deu motivo pra dizer que só voava por causa do motor. Nesse episódio, outro F-103 decolou, fez uma vistoria visual no avião do Major Cecato, que voou ate esgotar o combustível, via-se de longe, o fluido hidráulico vazando próximo a tubeira do PC. Bombeiros, anjo (piloto do helicóptero), todos foram pra pista. E os cadetes ali, horrorizados. Enfim a Jaca pousou, e parou na cabeceira da pista, o resgate buscou o Major Cecato, que recebeu um belo abraço do comandante da BAAN Cel Sandim senão estou enganado.

Resumo da história, mais uma jaca que nunca mais voou, é o F-103 que esta aqui na Pça Americano do Brasil em Anápolis (foi reformado). O Major Cecato ficou um tempão sem voar, dizem as más linguas que ele tirou a mão da manete pra ajeitar o macacão de voo, e a merda aconteceu. E alguns cadetes que lá estavam no hangarete vendo essa merda toda pediram baixa.

E eu nessa história toda? Era um mero soldado vendo tudo de camarote no portal operacional na área Alpha. Nunca esqueci do som do Mirage, arremetendo como um foguete.

Essa jaca quase se espatifa no chão.

Abraços
Amigos,

Só para precisar o evento durante a demonstração:

Durante uma passagem em baixa velocidade (alto ângulo de ataque) o piloto realmente se distraiu por estar com o assento em posição baixa, com dificuldade de visualização externa. Ao ajustar a altura do assento não percebeu a diminuição rápida de velocidade e ficou abaixo da "curva de potência". Acelerou para PC máxima, mas, mesmo assim, chegou a tocar o solo (solo mesmo - o cerrado).
Percorreu o solo por umas centenas de metros e decolou dali.
Foi o único caso de "toque e arremetida" no cerrado.
A aeronave (4928) sofreu danos no circuito hidráulico do trem de pouso (freios), no tanque ventral traseiro (soute arriere), na tubeira do motor e no bordo de ataque da asa (colisão com árvore).
O bordo de ataque foi reparado, as demais peças avariadas foram substituídas, o avião foi medido e colocado disponível para vôo uma semana após o incidente (assim foi classificado - incidente).
É a "jaca" original.

Abraços,

Justin

Obs.: O 4928 foi perdido em acidente muitos anos após.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43627 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Ago 05, 2010 12:39 pm

Juliano Lisboa escreveu: Sim e não...

O termo jaca é como 0 F-103 era chamado sim, mas não só pela manobralidade, mas quando ele caí, caí como uma jaca. Essa lenda da fruta foi influênciada pelo um pé de Jaca que existe no GDA perto do simulador de voo. A jaca era tão nobre que deu cadeia a alguns soldados que roubaram da fruta sem autorização. Só por esse motivo a jaca era o fruto proibido, era mais fácil vc entrar dentro do F-103 para tirar fotos do que arrumar uma jaca.

Logo depois quando alguns acidentes aconteceram com o F-103, disseram que era a Jaca de foguete e quando o motor dava pane (vi uma vez um motor cortar e começar a falhar, por sorte o piloto conseguiu pousar), a tal da jaca fazia jus ao nome, planar não era com ela.

Com o tempo esse apelido pegou internamente, e se espalhou mais ainda quando o então Major Cecato, numa apresentação a cadetes da AFA, foi fazer um toque de pista, perdeu sustentação, atravessou o a pista auxiliar e levou um ou dois cupinzeiros e decolou como um "foguete" na vertical, dando 100% de PC pra subir. Mais uma vez a jaca deu motivo pra dizer que só voava por causa do motor. Nesse episódio, outro F-103 decolou, fez uma vistoria visual no avião do Major Cecato, que voou ate esgotar o combustível, via-se de longe, o fluido hidráulico vazando próximo a tubeira do PC. Bombeiros, anjo (piloto do helicóptero), todos foram pra pista. E os cadetes ali, horrorizados. Enfim a Jaca pousou, e parou na cabeceira da pista, o resgate buscou o Major Cecato, que recebeu um belo abraço do comandante da BAAN Cel Sandim senão estou enganado.

Resumo da história, mais uma jaca que nunca mais voou, é o F-103 que esta aqui na Pça Americano do Brasil em Anápolis (foi reformado). O Major Cecato ficou um tempão sem voar, dizem as más linguas que ele tirou a mão da manete pra ajeitar o macacão de voo, e a merda aconteceu. E alguns cadetes que lá estavam no hangarete vendo essa merda toda pediram baixa.

E eu nessa história toda? Era um mero soldado vendo tudo de camarote no portal operacional na área Alpha. Nunca esqueci do som do Mirage, arremetendo como um foguete.

Essa jaca quase se espatifa no chão.

Abraços
Em grande altitude, o Mirage IIIEBr manobrava melhor que o F-5E. O Brigadeiro Bukowicz era um mestre na arte de matar tigres... O problema maior referia-se à plataforma em delta, que oferece maior volume interno de combustível, mas, em grande alpha, como em pousos e decolagens, apresenta maior arrasto, entrando em stol rapidamente. Usando essa característica os pilotos israelenses conseguiam desacelerar rapidamente a aeronave em combates aéreos, conseguindo-se colocar à popa de aviões mais manobráveis, como os MiG17 e 19. Pousar um Mirage III/V é uma arte que apenas bons pilotos dominam. Quanto ao F-5E, a agrande vantagem são os dois motores. Vários retornaram à base graças a essa característica, mais um ponto a favor de Rafale e F/A-18E/F.

Pepê




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43628 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Ago 05, 2010 12:46 pm

kirk escreveu: Pepê, a acusação que fiz foi somente uma retribuição ... merecida inclusive ... sobre essa questão de telefonema ... DESCONHEÇO COMPLETAMENTE ... e se vc está se referindo ao Felipe ... ligue pra ele e confirme isso ... simplesmente não é verdade ...
Essa foi uma das razões de ter deixado o fórum. Acusações levianas de dois foristas. Quanto à retribuição, desculpe-me, cabe a mim. O senhor atacou-me primeiro...
kirk escreveu:Vc está defendendo essa JACA cegamente ... ... olhe no espelho antes de me acusar ...
Estou apenas usando argumentos que estão no relatório da COPAC, o mesmo vazado pela Folha de S. Paulo. O que supreende é que uma hipótese com tantos riscos tenha chegado a ser apresentada ao Alto Comando da Aeronáutica em dezembro em detrimento de um avião que transferia tecnologia e tinha desempenho superior ao de todos os outros concorrentes, além de nos colocar em um programa de 5ª geração.

Coloque na cabeça, Kirk/Spock: estamos analisando três sucatas tecnológicas. A menos ruim, que apresentou potencial mais equilibrado dentro do estabelecido na END, chegou na frente.

Essa é a verdade. O resto, é chororô.

Pepê

PS: A propósito, hoje classifico o senhor entre os bem intencionados mas mal informados. A propaganda da SAAB é sedutora como as sereias, mas igalmente falsa e mortal para a força aérea que nela acreditar.




Editado pela última vez por Pepê Rezende em Qui Ago 05, 2010 12:49 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43629 Mensagem por Juliano Lisboa » Qui Ago 05, 2010 12:47 pm

Justin Case escreveu:
Juliano Lisboa escreveu: Sim e não...

O termo jaca é como 0 F-103 era chamado sim, mas não só pela manobralidade, mas quando ele caí, caí como uma jaca. Essa lenda da fruta foi influênciada pelo um pé de Jaca que existe no GDA perto do simulador de voo. A jaca era tão nobre que deu cadeia a alguns soldados que roubaram da fruta sem autorização. Só por esse motivo a jaca era o fruto proibido, era mais fácil vc entrar dentro do F-103 para tirar fotos do que arrumar uma jaca.

Logo depois quando alguns acidentes aconteceram com o F-103, disseram que era a Jaca de foguete e quando o motor dava pane (vi uma vez um motor cortar e começar a falhar, por sorte o piloto conseguiu pousar), a tal da jaca fazia jus ao nome, planar não era com ela.

Com o tempo esse apelido pegou internamente, e se espalhou mais ainda quando o então Major Cecato, numa apresentação a cadetes da AFA, foi fazer um toque de pista, perdeu sustentação, atravessou o a pista auxiliar e levou um ou dois cupinzeiros e decolou como um "foguete" na vertical, dando 100% de PC pra subir. Mais uma vez a jaca deu motivo pra dizer que só voava por causa do motor. Nesse episódio, outro F-103 decolou, fez uma vistoria visual no avião do Major Cecato, que voou ate esgotar o combustível, via-se de longe, o fluido hidráulico vazando próximo a tubeira do PC. Bombeiros, anjo (piloto do helicóptero), todos foram pra pista. E os cadetes ali, horrorizados. Enfim a Jaca pousou, e parou na cabeceira da pista, o resgate buscou o Major Cecato, que recebeu um belo abraço do comandante da BAAN Cel Sandim senão estou enganado.

Resumo da história, mais uma jaca que nunca mais voou, é o F-103 que esta aqui na Pça Americano do Brasil em Anápolis (foi reformado). O Major Cecato ficou um tempão sem voar, dizem as más linguas que ele tirou a mão da manete pra ajeitar o macacão de voo, e a merda aconteceu. E alguns cadetes que lá estavam no hangarete vendo essa merda toda pediram baixa.

E eu nessa história toda? Era um mero soldado vendo tudo de camarote no portal operacional na área Alpha. Nunca esqueci do som do Mirage, arremetendo como um foguete.

Essa jaca quase se espatifa no chão.

Abraços
Amigos,

Só para precisar o evento durante a demonstração:

Durante uma passagem em baixa velocidade (alto ângulo de ataque) o piloto realmente se distraiu por estar com o assento em posição baixa, com dificuldade de visualização externa. Ao ajustar a altura do assento não percebeu a diminuição rápida de velocidade e ficou abaixo da "curva de potência". Acelerou para PC máxima, mas, mesmo assim, chegou a tocar o solo (solo mesmo - o cerrado).
Percorreu o solo por umas centenas de metros e decolou dali.
Foi o único caso de "toque e arremetida" no cerrado.
A aeronave (4928) sofreu danos no circuito hidráulico do trem de pouso (freios), no tanque ventral traseiro (soute arriere), na tubeira do motor e no bordo de ataque da asa (colisão com árvore).
O bordo de ataque foi reparado, as demais peças avariadas foram substituídas, o avião foi medido e colocado disponível para vôo uma semana após o incidente (assim foi classificado - incidente).
É a "jaca" original.

Abraços,

Justin

Obs.: O 4928 foi perdido em acidente muitos anos após.
Obrigado Justin, minha memória não esta tão boa mais, heheheh achei que era o 4919, que esta na Pça. Valeu pelas correções. faz muito tempo isso. Por volta de 1994, senão me falha a memória.

Pelos detalhes que colocou, vc servia aqui na BAAN?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43630 Mensagem por Penguin » Qui Ago 05, 2010 12:50 pm

Já que há insiders com informações privilegiadas, pode-se tentar confirmar/retificar/completar os pesos/notas abaixo. Ao que tudo indica, apenas os pesos se alteraram.

Pesos e notas - COPAC:
Logistica: ?
Tecnica: ?
Custos operacionais: ?
ToT: 9 pts (SH: 2; Rafale: 8; Gripen 9)
Risco: 5 pts
Offset: ?
Gestão do programa: ?

Resultado:
1) Gripen
2) SH
3) Rafale



Pesos e notas - peso do risco ajustado pelo CA:
Logistica: ?
Tecnica: ?
Custos operacionais: ?
ToT: 9
Risco: 10
Offset: ?
Gestão do programa: ?

Resultado:
1) SH
2) Gripen
3) Rafale



Pesos e notas - peso do ToT ajustado para adequar-se a END:
Logistica: ?
Tecnica: ?
Custos operacionais: ?
ToT: 40 (SH: 8,88; Rafale: 35,55; Gripen: 40,00)
Risco: ?
Offset: ?
Gestão do programa: ?

1) Rafale
2) Gripen
3) SH


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Relatório técnico confirma Rafale Preferido “político” do presidente Lula, avião francês ganha respaldo depois de mudanças nos critérios de avaliação do Ministério da Defesa

Isabel Fleck

A exposição de motivos técnicos do Ministério da Defesa, que resume em 40 páginas as mais de 2 mil geradas em documentos dos Comandos da Aeronáutica e da Marinha sobre a compra de 36 caças supersônicos, já está pronta para ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nela, o caça francês Rafale aparece em primeiro lugar, após mudança nos pesos da avaliação, que deu mais valor à transferência de tecnologia e menos aos custos de aquisição e manutenção da aeronave. A alteração foi feita com base na nova Estratégia Nacional de Defesa (END), que tem no desenvolvimento da indústria militar brasileira uma das prioridades, e permitiu que o avião francês despontasse como vencedor também na esfera técnica, apesar de cada unidade custar cerca de US$ 20 milhões a mais do que seu mais caro concorrente. Agora, resta ao presidente convocar o Conselho Nacional de Defesa para bater o martelo, o que pode acontecer só após as eleições de outubro.

A mudança colocou a opção preferida do Planalto também como a escolha técnica da Defesa.o presidente Lula — e o próprio ministro da Defesa, Nelson Jobim, — deixam claro que a decisão do governo será política. O fato de o caça escolhido pelo presidente ter respaldo do documento da Defesa, contudo, dá mais validade à decisão. Em versões anteriores, feitas antes da alteração final nos pesos de avaliação, o relatório elaborado pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac) chegou a apontar os outros dois concorrentes, o sueco Gripen NG e o americano F-18 Super Hornet, como melhores opções. Desde que o presidente francês, Nicolas Sarkozy, esteve em Brasília para as festividades do 7 de Setembro de 2009, e foi anunciado o início das negociações com a francesa Dassault,

Já se passou um ano e meio desde que as três finalistas — a Dassault, a norte-americana Boeing e a sueca Saab — entregaram as chamadas ofertas finais, ou Bafo (do inglês best and final offers), ao Comando da Aeronáutica. De lá para cá, a Copac analisou a fundo as propostas no que concerne às especificações dos caças, transferência de tecnologia, offset (contrapartidas), e preço de aquisição e manutenção, entre outros itens. O primeiro relatório que chegou ao Alto Comando da Aeronáutica trazia o sueco Gripen NG como a melhor opção, mas teve uma revisão pedida pela cúpula da FAB para aumentar o peso dos riscos já apontados no próprio texto. Segundo o documento, há dúvidas quanto ao desempenho do radar e aos custos operacionais do motor do Gripen NG — essas questões haviam sido praticamente descartadas nesse momento da avaliação.

A primeira alteração, que dobrou de 5 para 10 esse peso, fez o americano F-18 Super Hornet, que é consideravelmente mais barato que o Rafale e apresenta menos riscos que o sueco, tomar a dianteira no relatório entregue em dezembro ao Ministério da Defesa. Foi a vez do órgão, contudo, pedir uma nova mudança nos parâmetros de avaliação, que ainda eram os mesmos da primeira concorrência, iniciada pela FAB em 1995. A preocupação principal do ministério era aumentar a importância da transferência de tecnologia, que valia até então apenas 9 dos 100 pontos, para valorizar as propostas que mais trouxessem oportunidades à indústria brasileira, como prevê a END.

Com o peso da transferência de tecnologia agora em 40 pontos, a proposta francesa, que ganhou nota 8, passou à frente da norte-americana Boeing, que obteve apenas nota 2 nesse quesito. O Gripen NG, oferecido pela sueca Saab, ficou um ponto à frente do Rafale nesse quesito, mas não venceu principalmente pelos fatores riscos e offset — que o caça francês “levou” após o presidente Sarkozy assumir o compromisso de comprar 12 unidades do cargueiro KC-390, que está sendo desenvolvido pela Embraer.

Custos
O alto preço do Rafale, que era o principal obstáculo da proposta francesa, também foi compensado pela mudança dos pesos da avaliação enviada pelo Alto Comando da Aeronáutica. O peso dos custos totais do caça, que valiam 50% da nota final, caiu pela metade no novo texto. O governo francês também reduziu o preço de cada unidade — de 64 milhões para 60 milhões de euros (cerca de US$ 83,7 milhões e US$ 78,5 milhões, respectivamente), mas, mesmo assim, ele continuou sendo o mais caro, com o Gripen NG estimado em US$ 50 milhões e o F-18, em US$ 55 milhões.

O Ministério da Defesa não confirma a conclusão da exposição de motivos, e nem soube precisar quando o documento será entregue ao presidente. A decisão só será anunciada depois que Lula avaliar o texto com o Conselho Nacional de Defesa. Dada a proximidade das eleições e a possibilidade de que a escolha seja usada pela oposição na disputa, especula-se que o vencedor só seja, de fato, conhecido após o pleito. Há três semanas, em visita à Embraer, a candidata do Partido Verde, Marina Silva, criticou a “falta de transparência” no processo. “A tramitação no Congresso Nacional ocorreu de forma açodada (...), não houve tempo de debate, as questões foram feitas sem o devido tempo, para que tivéssemos o devido trâmite”, reclamou.

Possível adiamento preocupa as finalistas

A demora em anunciar o vencedor da concorrência FX-2 da FAB, aliada aos mais de nove meses de silêncio do governo brasileiro sobre o processo, tem deixado as três concorrentes sob estado de tensão constante. Ronda a incerteza sobre se a compra dos caças supersônicos será deixada para o próximo governo — ou até novamente cancelada, como ocorreu com o programa FX anterior. Sem previsões de desfecho próximo, e com o início das férias parlamentares, o vaivém dos representantes e diretores das três empresas em Brasília diminuiu de forma considerável, mas não a expectativa.

Para a Dassault, cuja proposta é apontada como favorita, a expectativa é de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpra a repetida promessa de não deixar a decisão para o próximo governo. A empresa francesa também diz confiar nas declarações já dadas pelo ministro Nelson Jobim de que a política de Defesa “não é partidária”, mas uma política de Estado. Entre os motivos especulados para a demora, estão a própria campanha eleitoral, os interesses do país na sua atual agenda de política externa ou mesmo as prioridades do ministro da Defesa, que nas últimas semanas foi, inclusive, visitar as tropas brasileiras no Haiti. As empresas alegam que, desde outubro de 2009, quando tiveram uma oportunidade de entregar suas propostas revisadas à Aeronáutica, não têm qualquer informação oficial do governo brasileiro sobre a disputa.

O presidente da sueca Saab, Ake Svensson, observa que, se a decisão for deixada para depois das eleições, é possível que ela se estenda para o próximo governo, com um novo ministro da Defesa à frente do processo. “Se eles optarem por deixar a decisão para depois das eleições, não sei quanto tempo isso pode durar. Mas, no próximo governo, provavelmente haverá um novo ministro de Defesa, e talvez mais uma análise. Isso pode demorar mais um ano ou dois”, afirmou ao Correio. Cauteloso como os outros dois concorrentes, ele não critica a demora, e garante que o Gripen NG continua “se desenvolvendo” enquanto a decisão não sai.

O diretor de desenvolvimento de negócios internacionais da Boeing, Michael Coggins, afirma que “é compreensível” que haja uma demora em um processo como esse. “É uma decisão muito, muito importante, que vai garantir a espinha dorsal da Força Aérea Brasileira nos próximos 30 anos, além de haver muito dinheiro envolvido”, disse. “Para alguns concorrentes, talvez seja crítico que a decisão seja tomada logo, porque disso depende a sua linha de produção, mas nós estamos lá, produzindo o Super Hornet, e dispostos a trabalhar com o Brasil, independentemente de quanto tempo demore a decisão.” (IF)

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Aeronáutica se recusará a mexer em relatório que aponta a compra de caças suecos
O Globo, 07 de Janeiro de 2010

BRASÍLIA – O comando da Aeronáutica não aceitará modificar a conclusão do relatório da concorrência do programa FX-2 para excluir a classificação que colocou em primeiro lugar o caça sueco Gripen NG, da Saab. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, prefere a proposta do governo da França e tenta negociar com a FAB um texto que não seja tão taxativo. Apesar de insistir em manter o resultado de sua avaliação técnica, a Aeronáutica está disposta a acatar a opção política do governo, que pode levar à compra do francês Rafale.

Mas a FAB não quer transformar seu relatório em peça apenas consultiva. Avalia que a decisão sempre foi do presidente. Os três países concorrentes sabem disso e fizeram seus lobbies. O relatório da FAB foi concluído em outubro e não foi oficialmente entregue à Defesa.

Para analisar as propostas dos três consórcios que disputam o negócio – além dos franceses e dos suecos, os Estados Unidos também participam da concorrência -, a FAB avaliou seis quesitos. Deu maior importância para as propostas de logística, técnica e de custo operacional, cada uma com 20% de peso na avaliação final.

A Aeronáutica pressiona o governo usando argumentos financeiros, porque os caças voarão por 30 anos a partir de 2014, atravessando sete mandatos presidenciais. Entre os concorrentes, o preço mais alto seria o do Rafale. A França prometeu uma melhora significativa no preço. Ainda assim, o Rafale ficou em último lugar, atrás do F/A-18 da Boeing.

Os demais quesitos avaliados pela FAB foram a transferência de tecnologia e risco (15%), as contrapartidas comerciais (15%) e o gerenciamento do programa (10%). O governo solicitou o cancelamento desses diferentes pesos, cruciais para a pontuação final, o que abriria margem interpretativa sobre quem foi o vencedor.

Amorim: “Não é decisão exclusivamente militar”

Em Genebra, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que será política a decisão final sobre a compra dos 36 caças. Segundo o ministro, a definição será dada pelo presidente Lula e por Jobim.

- Vamos levar em conta as questões técnicas, mas a decisão final cabe ao ministro da Defesa e ao presidente da República. Não é uma decisão exclusivamente militar. É uma decisão política – afirmou o chanceler, em entrevista ao lado do ministro de Negócios da Palestina, Riad Al-Maki.

A Saab e a Dassault declararam que aguardam a notificação da FAB e a decisão final do governo. A Boeing, em nota, destacou que sua proposta não apresenta riscos em seu cronograma de entrega e na cotação de preços – uma crítica indireta, também já lançada pelos franceses, de que o Gripen NG é um protótipo e pode sofrer atrasos na entrega e acréscimos de preço.

O governo só pretende retomar o assunto a partir da próxima segunda-feira. O Congresso já começa se mobilizar.

- Não tenho dúvida de que a oposição vai explorar essa suposta contradição entre o parecer técnico e a escolha política. Mas o fato é que os três caças são adequados para o país, e a França garante a transferência de tecnologia, ponto fundamental para o Estado – disse o petista João Pedro (AM), da comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.

Para o presidente da comissão, Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Lula precisa decidir logo.
- O posicionamento da FAB deve ter o maior peso. O governo já fez o estrago com sua precipitação política. O que não se pode mais é postergar a decisão. A compra precisa ser feita.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43631 Mensagem por Bender » Qui Ago 05, 2010 12:54 pm

Juliano Lisboa escreveu:
sapao escreveu:Posso estar errado, "jaca" era como M-III do GDA era chamado pelos pilotos das outras unidades de caça na hora da pilha devido a sua manobrabilidade em relação a outos vetores, acredito que o Rafale tenha herdado o apelido.
Alias, qualquer aeronave que é ou esteja lenta e chamda de jaca:
Ex:
-Essa jaca não acelera!
-Ta tão pesada que parece uma jaca voando!
-Depois disso perdeu energia e virou uma jaca!
e por ai vai...

sds
Sim e não...

O termo jaca é como 0 F-103 era chamado sim, mas não só pela manobralidade, mas quando ele caí, caí como uma jaca. Essa lenda da fruta foi influênciada pelo um pé de Jaca que existe no GDA perto do simulador de voo. A jaca era tão nobre que deu cadeia a alguns soldados que roubaram da fruta sem autorização. Só por esse motivo a jaca era o fruto proibido, era mais fácil vc entrar dentro do F-103 para tirar fotos do que arrumar uma jaca.

Logo depois quando alguns acidentes aconteceram com o F-103, disseram que era a Jaca de foguete e quando o motor dava pane (vi uma vez um motor cortar e começar a falhar, por sorte o piloto conseguiu pousar), a tal da jaca fazia jus ao nome, planar não era com ela.

Com o tempo esse apelido pegou internamente, e se espalhou mais ainda quando o então Major Cecato, numa apresentação a cadetes da AFA, foi fazer um toque de pista, perdeu sustentação, atravessou o a pista auxiliar e levou um ou dois cupinzeiros e decolou como um "foguete" na vertical, dando 100% de PC pra subir. Mais uma vez a jaca deu motivo pra dizer que só voava por causa do motor. Nesse episódio, outro F-103 decolou, fez uma vistoria visual no avião do Major Cecato, que voou ate esgotar o combustível, via-se de longe, o fluido hidráulico vazando próximo a tubeira do PC. Bombeiros, anjo (piloto do helicóptero), todos foram pra pista. E os cadetes ali, horrorizados. Enfim a Jaca pousou, e parou na cabeceira da pista, o resgate buscou o Major Cecato, que recebeu um belo abraço do comandante da BAAN Cel Sandim senão estou enganado.

Resumo da história, mais uma jaca que nunca mais voou, é o F-103 que esta aqui na Pça Americano do Brasil em Anápolis (foi reformado). O Major Cecato ficou um tempão sem voar, dizem as más linguas que ele tirou a mão da manete pra ajeitar o macacão de voo, e a merda aconteceu. E alguns cadetes que lá estavam no hangarete vendo essa merda toda pediram baixa.

E eu nessa história toda? Era um mero soldado vendo tudo de camarote no portal operacional na área Alpha. Nunca esqueci do som do Mirage, arremetendo como um foguete.

Essa jaca quase se espatifa no chão.

Abraços
[009] Estes "causos" são fantásticos! :D Saborosos como uma jaca! :mrgreen: Valeu Juliano!
Pepê Rezende escreveu:
Com tal background acredito que alguns gripeiros, mais por desinformação que por interesses pecuniários, são torcedores honestos. Outros, pelo comportamento apresentado, aparentam ser subsidiados pela SAAB para causar confusão nos fóruns e criar uma posição contrária ao MinDef. Tive acesso à documentação porque plantava-se, em outro site, a "informação" de que teriam modificado o texto dos relatórios apresentados pela Aeronáutica e pela MB. Para minha surpresa, os dados estavam íntegros, como reconheceu um dos autores da documentação aqui no Defesa Brasil. A partir daí voltei a campo, para combater a calúnia e a difamação que grassam em ambientes "patrocinados" pela SAAB.

Está claro?
Na minha opinião é muito clara a diferença entre aficcionados e apaixonados,dos agressores e propagadores da mentira e da desinformação,estes tipos não merecem o direito de se misturar aos primeiros que possuem dignidade para expor suas convicções ou trazer informações uteis,mesmo quem não entende nada de avião como eu, enxerga isso de primeira.

Este forum já sofreu diversos ataques, destes tipos,hoje se tornaram risíveis dado o descompromisso total,que estes posts seguidamente dados por estas figuras tem, com o que pelo menos eu, acredito ser debate de idéias,são posts que só visam a desqualificação e desmoralização pessoal dos seus oponentes de idéias e se fixam somente em destruir,coisa comum entre Trolls que se espalham internet a fora.

Mas se tratam apenas de necrófilos,continuam a insistir em fazer sexo com o cadaver da Inês,é sombrio e nogento,mas o mundo está cheio destas bizarrias estúpidas e podres.


Sds.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43632 Mensagem por Juliano Lisboa » Qui Ago 05, 2010 1:08 pm

Tem um "causo" de um piloto francês que empenou uma jaca, mais ou menos nessa mesma época. Talvez o justin se lembre e possa contar pra gente.
Mas como eu não era da área operacional não me lembro bem, e as vezes nem ficava sabendo de todos.

Abraços




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43633 Mensagem por Bender » Qui Ago 05, 2010 1:22 pm

Juliano Lisboa escreveu:Tem um "causo" de um piloto francês que empenou uma jaca, mais ou menos nessa mesma época. Talvez o justin se lembre e possa contar pra gente.
Mas como eu não era da área operacional não me lembro bem, e as vezes nem ficava sabendo de todos.

Abraços
Eu já achei na internet,alguns destes causos contados por ex-pilotos da FAB que são sensacionais,está no outro pc de casa,são istórias incríveis :D voce ri e chora ao mesmo tempo :D eu não sei se nós aqui no DB,já tivemos algum tópico com essas istórias.

Valeu de novo! :D




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43634 Mensagem por Juliano Lisboa » Qui Ago 05, 2010 1:23 pm

Bender escreveu:
Juliano Lisboa escreveu:Tem um "causo" de um piloto francês que empenou uma jaca, mais ou menos nessa mesma época. Talvez o justin se lembre e possa contar pra gente.
Mas como eu não era da área operacional não me lembro bem, e as vezes nem ficava sabendo de todos.

Abraços
Eu já achei na internet,alguns destes causos contados por ex-pilotos da FAB que são sensacionais,está no outro pc de casa,são istórias incríveis :D voce ri e chora ao mesmo tempo :D eu não sei se nós aqui no DB,já tivemos algum tópico com essas istórias.

Valeu de novo! :D

Ué, vamos criar um tópico!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43635 Mensagem por Justin Case » Qui Ago 05, 2010 2:05 pm

Juliano Lisboa escreveu:Tem um "causo" de um piloto francês que empenou uma jaca, mais ou menos nessa mesma época. Talvez o justin se lembre e possa contar pra gente.
Mas como eu não era da área operacional não me lembro bem, e as vezes nem ficava sabendo de todos.

Abraços
Nunca li informação de uma "jaca" que tivesse sido "entortada"(deformação permanente) por excesso de "G". Algumas chegaram a atingir 9 ou 10 G.
Ultrapassar o limite (6,7 G) não era tão raro.
Normalmente ocorria o excesso ao fazer o retorno do vôo supersônico para o subsônico com alto G ("pitch up"), devido à modificação súbita do centro aerodinâmico nessa transição.
Outra ocorrência comum de excesso de G acontecia ao cruzar a esteira de turbulência às 6 horas do oponente em treinamento de combate.
Acho que nenhum Mirage III teve que sofrer reparo maior (asa, fixação) por esta causa.
Também não soube de caso de restrição de G imposta à aeronave por fadiga/rachadura.
Abraços,

Justin




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