Começo com:
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http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cac ... kdkCYXQzYw
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http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cac ... OPXMMXnDzQ
Quem tiver mais...
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Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Ai Tulio, se voce ainda não conhecer, da uma passada no site desse simposio, mais especificadamente em simposios anteriores, la tem uma porção desses textos http://www.sige.ita.br/Túlio escreveu: Quem tiver mais...
Estava sentindo falta de tópicos assim... UFA!!!Túlio escreveu:Não achei nada específico para postar links para textos EM PORTUGUÊS que nos ajudem a compreender melhor o assundo de que falamos aqui, ou seja, Aviação Militar:
Começo com:
Estudo do RCS do F-5
http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cac ... kdkCYXQzYw
MARE Brasileiro
http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cac ... OPXMMXnDzQ
Quem tiver mais...
Cabeluda pra mim... Mas, bem, mande as equações e as dúvidas, faço questão de detalhar as contas e significados aqui; será uma honra!Túlio escreveu:Fiz pensando EM TI, Cabôco véio: cada equação cabeluda...![]()
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E valews, Ademir véio, vou conferir lá agora mesmo, achar mais kôza tri eu linko para cá.
Nada! O importante é saber a aplicação.orestespf escreveu:(...)faço questão de detalhar as contas(...)
(...)
e posso provar!!!
Está corretíssimo, Leo (e nada de matemático querer lhe matar), se não se sabe como aplicar, então não é matemático, é "contista".LEO escreveu:Nada! O importante é saber a aplicação.orestespf escreveu:(...)faço questão de detalhar as contas(...)
(...)
e posso provar!!!
Agora deixa eu correr antes que o matemático tente me matar![]()
3.2 OS CUSTOS
Para se determinar o custo anual do treinamento de Tiro terrestre consideram-se os seguintes fatores:
1. O valor da hora de vôo do F-5 de *U$ 4.251,21;
2. O valor da munição de *U$ 7,00 para o projétil inerte e de *U$ 20,00 para o projétil traçante;
3. A título de exemplificação, considera-se uma campanha de três missões de treinamento e três de qualificação por piloto;
4. O consumo de 90 (noventa) tiros por missão de treinamento e 30 (trinta) por missão de qualificação, na proporção de 4 (quatro) projéteis inertes para cada traçante;e
5. Durante o treinamento e a qualificação de TT são consumidos aproximadamente 10 min de vôo nessa modalidade devido ao emprego combinado com outras modalidades na mesma missão.
Conclui-se, então, que o gasto mínimo anual por piloto na modalidade de TT é de aproximadamente de U$ 8.427,21. Para um total de 40 (quarenta) pilotos nos esquadrões operacionais de F-5, o valor total alcança U$ 337.088,40.
Túlio, também não é tão simples assim, é preciso saber sobre muitas outras variáveis, uma delas a data, a outra o valor do dólar no mercado internacional na época que se divulgou os valores, etc.Túlio escreveu: Não é mole achar infos assim, como o do custo real da hora de voo de um caça e o de sua munição...
Justin, a conversão cambial diz respeito ao período em que o texto postado foi escrito, que pode (ou não) apresentar variações consideráveis. Se não conhecemos os procedimentos da FAB, então nada pode ser afirmado (minha tese).Justin Case escreveu:Amigos,
A FAB segue uma norma específica para calcular o custo da hora de vôo.
Na análise das ofertas do F-X2, é provável que não tenham sido usados apenas os custos finais ofertados pelos concorrentes.
É de esperar que as informações recebidas tenham sido compatibilizadas com a metodologia de cálculo da FAB, para chegar ao valor final.
O fator risco também é importante, de acordo com a confiabilidade dos dados recebidos (dados de campo, dados planejados, dados derivados de índices aceitos internacionalmente, etc.)
Logicamente, os valores de câmbio foram harmonizados para uma data única, para um valor histórico ou para um índice mais provável em um cenário futuro.
Abraços e boa semana,
Justin
Que é isso, mestre.orestespf escreveu:Mas como matemático, daqueles que o Leo (com razão!) dá risadas
Contas!E aí, Leo, apto pra fazer as contas ou só receitar remédios?
A desvalorição do Dólar em face ao Real,do ano de 2006 até hoje, é ao redor de 40%. Quer dizer, em Dólar hoje, a hora de voo do F-5 deve estar bem mais cara.Túlio escreveu:
............
Para deixar mais claro, um pequeno excerto:
3.2 OS CUSTOS
Para se determinar o custo anual do treinamento de Tiro terrestre consideram-se os seguintes fatores:
1. O valor da hora de vôo do F-5 de *U$ 4.251,21;
2. O valor da munição de *U$ 7,00 para o projétil inerte e de *U$ 20,00 para o projétil traçante;
3. A título de exemplificação, considera-se uma campanha de três missões de treinamento e três de qualificação por piloto;
4. O consumo de 90 (noventa) tiros por missão de treinamento e 30 (trinta) por missão de qualificação, na proporção de 4 (quatro) projéteis inertes para cada traçante;e
5. Durante o treinamento e a qualificação de TT são consumidos aproximadamente 10 min de vôo nessa modalidade devido ao emprego combinado com outras modalidades na mesma missão.
Conclui-se, então, que o gasto mínimo anual por piloto na modalidade de TT é de aproximadamente de U$ 8.427,21. Para um total de 40 (quarenta) pilotos nos esquadrões operacionais de F-5, o valor total alcança U$ 337.088,40.
Não é mole achar infos assim, como o do custo real da hora de voo de um caça e o de sua munição...