Obrigado Thor!Thor escreveu:Santiago, eu sou um dos poucos que concordam contigo, quando sei que você mostra o que rola por aí para o Gripen. Não entendo o que esse povo do DB tem contra qualquer tipo de informação quando o assunto é o Gripen.Santiago escreveu:Em 1o lugar, trazer informações sobre esse projeto não quer dizer que ele seja o mais adequado ao Brasil. Embora não tenha respostas para essa questão, no mais, não vejo nenhuma enrolada no desenvolvimento do mesmo pela Saab. Aliás, me parece uma evolução natural e racional e de custo relativamente baixo. Provavelmente será o máximo que se conseguirá obter de um projeto originalmente não-VLO, como os demais de 4a/4,5a geração.
[]s
O que importa para a FAB se é chamado de Gripen NG, demo, ou NGBRIn Plus?
O que importa é o pacote oferecido e os requisitos técnicos que foram colocados no contrato.
Quando "vazaram" o relatório em que diziam que a FAB pos o Gripen em primeiro, foi o maior estardalhaço... não, isso é um absurdo, não tá certo, tem que prender, é crime, etc...
Agora que o Jobim fez o relatório dele, que todos sabemos que antes de iniciarem as avaliações ele preferia o Rafale, falando que o Rafale é o tal, que tem x % disso, que a avaliação da FAB foi aquilo, tudo parecendo distorcido para isso. Ninguém fala nada, incrível, todos acham normal e nada de errado está acontecendo.
Essa falta de imparcialidade de muitos é que mata.
O Gripen NG é um projeto novo e é interessante que conheçamos o que vem sendo feito, desenvolvido e testado no Demo.
Ninguém aqui falou que é melhor ou pior, mesmo imaginando que os riscos são elevados.
Abraços
Minha intenção como entusiasta é compartilhar o que leio com outros "entusiastas".
Eu também não entendo a ojeriza em relação ao Gripen.
Se ele não estivesse concorrendo no F-X2, ainda assim continuaria sendo um projeto interessante de ser acompanhado.
[]s