Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
prp escreveu:Eu não sei quanto ao camelbeck, mas o óculos não conheço nenhuma firma que fabrica com qualidade aqui no Brasil.
Em minas a SUAP fez uma licitação para comprar óculos táticos, comprou de uma firma nacional, saiu mais ou menos 800 reais cada. Um amigo meu comprou um importado da alemanha por 350 reais, apesar de ser sem impostos. E adivinha qual tinha uma qualidade superior.
O importado é claro. As porcarias da SUAP quando você colocava no rosto, ao passar 2 minutos não enchergava nem um palmo a frente, embaçava tudo, quanto que o alemão não embaçava nem a pau e era bem mais leve e confortável. Talvez seja por isso que o EB tá correndo de produto nacional.
Porém, apesar de tudo, no brasil tem empresas de óculos com capacidade de fabricar um de excelente qualidade, só que, pra isso tem que ter uma encomenda de maior vulto do EB.
Uma das empresas é a Normai que tem óculos com excelentes lentes antembaçantes e imquebráveis, porém acho que ela não fabrica este tipo de óculos de proteção.
Pra mim todos teriam que ter isso, já que o padrão lá fora de países sérios, é de que esses equipamentos ae são padrões de todos os soldados, até os mais rasos, tirando equipamento de visão noturna que só os EUA podem se dar ao luxo de ter até o cozinheiro equipado com um.jumentodonordeste escreveu:prp escreveu:Eu não sei quanto ao camelbeck, mas o óculos não conheço nenhuma firma que fabrica com qualidade aqui no Brasil.
Em minas a SUAP fez uma licitação para comprar óculos táticos, comprou de uma firma nacional, saiu mais ou menos 800 reais cada. Um amigo meu comprou um importado da alemanha por 350 reais, apesar de ser sem impostos. E adivinha qual tinha uma qualidade superior.
O importado é claro. As porcarias da SUAP quando você colocava no rosto, ao passar 2 minutos não enchergava nem um palmo a frente, embaçava tudo, quanto que o alemão não embaçava nem a pau e era bem mais leve e confortável. Talvez seja por isso que o EB tá correndo de produto nacional.
Porém, apesar de tudo, no brasil tem empresas de óculos com capacidade de fabricar um de excelente qualidade, só que, pra isso tem que ter uma encomenda de maior vulto do EB.
Uma das empresas é a Normai que tem óculos com excelentes lentes antembaçantes e imquebráveis, porém acho que ela não fabrica este tipo de óculos de proteção.
Encomendando lá fora é que nunca conseguiremos fabricar algo melhor.
Isso me dá nojo, que bosta. Só me lembro do querido CAP.Nascimento, "NUNCA SERÃO, JAMAIS SERÃO".![]()
![]()
![]()
Falando sério, isso só poderá ser resolvido com um programa de equipamento individual para o SOLDADO Brasileiro.
Tudo deveria ser catalogado e desenvolvido sob rígidos padrões de qualidade para poderem ser repassados para a tropa, obviamente que para isso acontecer, só com um plano que atenda TODOS os soldados.
Não se pode ter 235245245623567236234523416256 modelos de colete, 2561234623565673465235 modelos de fuzil, 252351345135215 modelos de pistola, 6432 modelos de facas, 124134 óculos de proteção, etc. Tem que ter um modelo só, PADRÃO, desenvolvidos como as FAs ordenarem e com um sistema de controle de qualidade, assim como acontece com as armas. Assim que os Americanos fazem, e os soldados dos caras estão equipados como SOLDADOS. Se precisam de uma versão diferente para SOFs eles desenvolvem tendo o a versão PADRÃO como modelo.
Aí você olha o soldado com um colete preto, estranho, outro com o INTERCEPTORBR e outro com um tático da igual ao da PM, isso quando tem colete. Esse negócio de soldado sem colete é como um carro de combate sem blindagem, pode até matar alguns, mas a morte é certa.
Está na hora de pensar feito país sério, EQUIPAMENTO INDIVIDUAL não é só FARDA+FUZIL.
São guerrilheiros ou soldados?
Farda
Fuzil
Capacete
Pistola
Faca
Mochila
Sistema de hidratação
Óculos de proteção
Equipamento de visão noturna/térmica
Miras óticas.
Equipamento de comunicação.
Colete
Joelheira
Ombreira.
Não estou dizendo que TODOS os soldados das FAS deveriam receber esses equipamentos listados acima, mas os negritados sim.