TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1966 vezes
Agradeceram: 2492 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42616 Mensagem por knigh7 » Dom Jul 11, 2010 2:59 am

Carlos Mathias escreveu:
Não. É porque te convém mesmo. E onde foi dito que os russos concordaram com as trasnf. de tecnologias requeridas pela FAB? Seja o comandante da FAB, seja o Min. da Defesa, seja funcionários da Sukhoi disseram que houve discordancia sobre transf. de tecnologia
Aí é que está, o bom de se pensar é que se vai além das palavras ditas, como no exemplo do "FX em troca do Fome Zero". Se eu lesse e parasse aí, o FX realmente teria sido trocado por arroz e feijão, e isso tudo assinado em notas da FAB, MinDef, GF, todos corroborando o dito.
Nenhum fabricante jamais disse que a razão era outra, eles também endossaram que o dinheiro ia pro Fome Zero.

Mas isso vai de cada um , talvez tenha a ver com... Sei lá, talvez seja mesmo um mal costume ficar questionando a coisas enquanto as respostas não me sejam suficientemente convincentes.

Mas por outro lado eu posso estar certo nisso, afinal, alguns dos grandes avanços da humanidade se deram porque alguém questionou e insistiu num determinado ponto de vista contrário a versão oficial, esse alguém não se contentou com a resposta de que o Sol gira em torno da Terra, ou que a Terra era plana e o mar acabava num precipício...

Enfim, eu não sigo piamente o que se diz por aí, ainda mais num jogo complicado como esse.

E Knight7, alguma coisa me ser conveniente é porque eu estaria lucrando algo com isso.
Seria assim, conveniente, se eu estivesse tendo algum tipo de vantagem com essa hipótese, e posso te garantir que eu não ganho porra nenhuma com nenhuma das hipóteses.

Mas como te disse e vou repetir, eu sou questionador, gosto de elaborar hipóteses, de ir além, de ver mais adiante, de tentar imaginar o que há por trás das atitudes e fatos.

Abraços!
Pows, CM!

Vc está querendo tracar paralelo disso com a desculpa do cancelamento do FX pelo Fome Zero? Não consegue ver a diferenca de procedimentos?

Outra coisa: vc não questiona o motivo alegado da exclusão da proposta do Su35BM (pelo Comandante da FAB, pelo Min. da Defesa e por confirmacão de relatos de proprios func. da Sukhoi na midia sobre a discordancia quanto a ToT). Quando vc escreve, parece que tem evidencias de que esse motivo não ocorreu, que os russos foram injusticados e fica martelando isso sistematicamente no Forum há mais de 1 ano e meio. Tem como desmentir? Otimo. Fundamente. Senão seria bom parar com isso. Pois ao manter esse comportamento vc está chamando TODOS aqueles que alegaram o motivo de mentirosos (e a justificativa para o cancelamento por causa do Fome Zero veio apenas da Presidencia, não tratou de assuntos técnicos, não envolveu o MD, a FAB e outros relacionados ao processo, como ocorreu agora). Vc está abusando do direito a liberdade de expressão.

O Su35BM é um excelente caca?Sim. Mas se a proposta abrangeu ou não o que a FAB pediu é outra história...

Se se aceita que se aprove uma proposta que não atende ao que a FAB pede (que foi o que o Saito, Jobim e até relatos de funcionários da Sukhoi na midia falaram) é um desrespeito aos concorrentes que aceitaram e atenta contra o propósito de selecão.
Carlos Mathias escreveu:
E Knight7, alguma coisa me ser conveniente é porque eu estaria lucrando algo com isso.
Seria assim, conveniente, se eu estivesse tendo algum tipo de vantagem com essa hipótese, e posso te garantir que eu não ganho porra nenhuma com nenhuma das hipóteses.
A questão de acreditar somente no que é conveniente pode ser ligado a uma ideologia forte, ou a forte torcida, não a motivos financeiros, necessariamente.(aliá vc não faz isso por dinheiro, claro. Vc é uma pessoa integra. Mas está forcando a barra...)

Abracos

Bender

#42617 Mensagem por Bender » Dom Jul 11, 2010 11:05 am

Esse assunto é intressante,se me permitem vou dar minha opinião,e saibam que é só "minha" mísera opinião,nada mais.

-Nenhuma proposta inicial entregue atendia e abrangia tudo que a FAB e o MD queriam,ou foram superestimadas pelos ofertantes em busca da seleção final.

-Em tres das propostas,o fornecedor era possuidor total e individual da propriedade intelectual e tecnológica do equipamento oferecido de forma vertical,Russia,França e EUA.

-O MD já tinha certeza(talvez a FAB não...) de que a proposta americana não contemplaria todos os desejos dele MD,nem da FAB,nem com negociação durante o processo,e mesmo assim eles foram selecionados,por que? Alguem acreditava em coelho da Pascoa ou era apaixonado pelo coelho.

-Se qualquer um dos excluidos de maior porte,russos e europeus com EuroFighter,estivesem na seleção final,também teriam a oportunidade e fariam com certeza melhorias enormes em suas propostas,pois a negociação é sempre fundamental,a própria sequência do processo mostra isso,lhes foi tirada essa oportunidade.

-A prova deste fato,está nos diversos oferecimentos e avanços nas propostas que pudemos verificar pela mídia,da parte dos treis selecionados,quantos bafos existiram?

-Portanto "na minha" opinião,a seleção da short-list foi ideológica tanto da parte do GF/MD quanto da FAB,entendam "ideológica" da maneira que quiserem :wink: ,e continuarei acreditando que o melhor caminho seria SU35+Pakfa,que seria possível sem dúvida "na minha opinião",pelo menos com o nada de autonomia oferecido pelos EUA,ou com o "tudo" :roll: que foi conseguido junto a França.

Abraço aos dois!

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#42618 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jul 11, 2010 1:12 pm

Se me permitem,

na minha opnião, volto aquela veeeeeeeeeeeelha teoria minha:

FAB Indústria - NG
FAB 1GavCa - SH
FAB "Governo" - Rafale

Eu sei que é extremamente simplista, mas lendo sobre concorrências ocorridas em outros países durante anos e anos vi que esse tipo de "vocações" tem muito a dizer... Podem chamar de "ideologias" se quiserem, mas sei lá é uma teoria que me permite explicar na minha cabeça simplista não só a seleção inicial como todo o balaio de gato que veio em seguida :)

Na Air Combat todo mês tem uma das matérias de um velhinho (Robert F. Dorr) que sempre dedica uma página para a parte mais "política" das FAs dos EUA (em especial a USAF) e é impressionante como depois de anos lendo a coluna desse cara e suas diversas análises as coincidências e comportamentos semelhantes entre "nós" e "eles" (mas isso ocorre no mundo todo também) .

Enfim... só simplifiquei a coisa ao extremo... :lol:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#42619 Mensagem por alcmartin » Dom Jul 11, 2010 3:07 pm

Cb, novesfora aquelas complicações extras que todos conhecemos, dentro da sua simplicidade tem muita verdade... :D

Abs!

Carlos Mathias

#42620 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jul 11, 2010 3:51 pm

Bender, Bender, você está abusando do seu direito de ter uma opinião, o Knight7 vai te julgar por isso, cuidado! :roll: :lol:
Pows, CM!

Vc está querendo tracar paralelo disso com a desculpa do cancelamento do FX pelo Fome Zero? Não consegue ver a diferenca de procedimentos?
Quem não consegue ver o paralelo é você, ou faz de conta que não vê.
Outra coisa: vc não questiona o motivo alegado da exclusão da proposta do Su35BM (pelo Comandante da FAB, pelo Min. da Defesa e por confirmacão de relatos de proprios func. da Sukhoi na midia sobre a discordancia quanto a ToT).
É mesmo?
Existem relatos de funcionários dizendo exatamente o oposto, inclusive disseram que ainda estavam na disputa. Você não leu sobre isso?
Ou leu e esqueceu?
A FAB diz que os EUA transferem tecnologia via presença deles na short-list, o MinDef diz que não via seu ministro. Ambos dizem e disseram isso em nota oficial ou falas públicas.
Mesmo que o MinDef diga e repita que os EUA NÃO transferem tecnologia, a FAB colocou dois caças americanos na short-list.
Bem, um deles só metade do projeto que é americano, mas vá lá, que seja. :roll: :mrgreen:

Nenhuma contradição?
Nada ao menos curioso?
Quando vc escreve, parece que tem evidencias de que esse motivo não ocorreu, que os russos foram injusticados e fica martelando isso sistematicamente no Forum há mais de 1 ano e meio.
Nunca disse essa palavra, "injustiçado", fale por si se você pensa assim ou acha que apenas isso possa suscitar hipóteses.
Outros amigos martelam outras coisa e não vejo você exercendo o seu poder de polícia aqui dentro contra eles.
Haja, reclame com a moderação, faça uma campanha pela verdade e justiça, peça minha expulsão, uma punição, uma semana de gancho, três dias, um dia, horas, uma reprimenda.
Não sei se exprimir opinião é falta, mas quem sabe você consegue? Vale à pena tentar pelo bem da verdade e democracia.

E olha, eu já fui punido por flood. Pode ser um pé, quem sabe? :wink:

Ah! tem colega martelando aqui dentro que o FX é pura corrupção!!!!!!!!
E já faz tempo!
Pega eles, pega, pega!
Tem como desmentir? Otimo. Fundamente. Senão seria bom parar com isso. Pois ao manter esse comportamento vc está chamando TODOS aqueles que alegaram o motivo de mentirosos (e a justificativa para o cancelamento por causa do Fome Zero veio apenas da Presidencia, não tratou de assuntos técnicos, não envolveu o MD, a FAB e outros relacionados ao processo, como ocorreu agora). Vc está abusando do direito a liberdade de expressão.
Cara, uma opinião é uma opinião, vale o que vale, acredita quem quiser. Se tem eco, é porque mais pessoas além de mim acreditam que há algo mais do que uma simples negativa russa nessa história toda.

Tem o outro lado da moeda, todos os que dizem o contrário de mim, como você, me chama de mentiroso, mas eu nunca me arvorei de paladino da justiça prá cima de ninguém. Não é meu papel, e não me parece ser o seu.
Acredita em você ou em mim quem quiser, ou pode-se também não acreditar em nenhum dos dois.
É assim que eu acho que funciona, mas se a moderação me chamar na conversa, quem sabe eu para de falar as coisas que penso pelo bem do fórum?

Então é isso, opinião vale o que vale, e é igual bunda, todo mundo tem uma.

Sobre a frase grifada, você é moderador ????
Me perdoe, mas não te reconheço como meu tutor, censor, ou qualquer coisa capaz de tolher-me em minhas opiniões. Me desculpe mais uma vez.
O Su35BM é um excelente caca?Sim. Mas se a proposta abrangeu ou não o que a FAB pediu é outra história...
Concordo. 8-]
Se se aceita que se aprove uma proposta que não atende ao que a FAB pede (que foi o que o Saito, Jobim e até relatos de funcionários da Sukhoi na midia falaram) é um desrespeito aos concorrentes que aceitaram e atenta contra o propósito de selecão.
Mas se aceitaram a proposta da SAAB, que garante ToTs que não são deles e propõem um caça que não existe (inclusive a FAB avaliou esse caça virtual); se aceitaram a dos EUA, que não garante nada além do que é necessário mediante 5% de multa, não entendo como isso pode e a outra possibilidade não pode...

Diante de todos os problemas diplomáticos/estratégicos que tivemos e estamos tendo com os EUA, alguém realmente acreditou que um caça deles seria a espinha dorsal da nossa defesa aérea nesse FX?
E mesmo assim, insistiram até o final, bateram o pé, metade queria Gripen-NG e a outra queria F-18E, mesmo com todos os problemas que se sabe existem, mesmo com as duas outras Forças indo noutra direção.

Eu acredito ser melhor não cutucar esse cocô, já criou casquinha. :?

Não vamos lotar este tópico com o farto material sobre nossos "esbarrões" com os EUA, acho que todos já sabem disso e já devem ter concluído as consequências disso tudo.

Será que vem daí, da leitura de outros tópicos tão ou mais importantes que esse, a noção de que colocar os caças americanos na short-list foi, prá dizer o mínimo, estranho?

Seria bom se o Pepê (porque me parece que viu) pudesse dizer mais uma vez o que estava na proposta russa, prá saber se é mais do que o "necessário mediante 5% de multa". Porque se for, poderia daí surgir a pergunta:

- Porque insistir em algo que se sabe fadado ao fracasso diante de END e afins?

Veja que as coisas podem ir além, muito além das notas oficiais, sejam de quem for.
A questão de acreditar somente no que é conveniente pode ser ligado a uma ideologia forte, ou a forte torcida, não a motivos financeiros, necessariamente.(aliá vc não faz isso por dinheiro, claro. Vc é uma pessoa integra. Mas está forcando a barra...)

Abracos
Discordo.
No meu caso eu te garanto que é por uma forte opinião formada fora dos círculos oficiais, digamos assim.
Veja que essa torcida a que você se refere não funciona para outros caso de compras e acordos, mesmo quando se trata de material americano.
E eu posso dizer o mesmo de você, exatamente o mesmo, apenas me baseando em pontos de vista.
E como diz o sábio, "um ponto de vista é a vista de um determinado ponto(de observação)".

E mais uma vez Knight7, me desculpe, mas não é você que vai regular minha "forçação" de barra.

Abraços!

Carlos Mathias

#42621 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jul 11, 2010 3:53 pm

CB, dentro dessas suas FABs, eu acrescentaria os outros atores que agora participam ativamente deste tipo de escolha.

Mas olha aí!
É só uma opinião, viu? :roll: :mrgreen:

PRick

#42622 Mensagem por PRick » Dom Jul 11, 2010 4:21 pm

Ainda sobre os teste na Índia, com frio e altitude, vejam as fotos abaixo, deste ano, quando o R91 NAe CdG atravessa o círculo polar.

Imagem

Imagem

Neve e mar, acho que não existe situação mais agressiva para um caça.

Imagem

[]´s

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#42623 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jul 11, 2010 4:35 pm

Carlos Mathias escreveu:CB, dentro dessas suas FABs, eu acrescentaria os outros atores que agora participam ativamente deste tipo de escolha.

Mas olha aí!
Pois e amigo... O que tambem eu penso Sao os que atuam passivamente... E o pessoal ... 'consultor' hehehe

[]s
Cb_Lima

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#42625 Mensagem por Penguin » Dom Jul 11, 2010 5:05 pm

cb_lima escreveu:
Carlos Mathias escreveu:CB, dentro dessas suas FABs, eu acrescentaria os outros atores que agora participam ativamente deste tipo de escolha.

Mas olha aí!
Pois e amigo... O que tambem eu penso Sao os que atuam passivamente... E o pessoal ... 'consultor' hehehe

[]s
Cb_Lima
Mas os consultores e "consultores" participam desde sempre e para as 3 empresas.

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

#42626 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jul 11, 2010 5:06 pm

Sim, nem precisa falar.
O que não dá é prá negar a atuação desse povo todo, em todos os lados e frentes.

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#42627 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jul 11, 2010 10:09 pm

Carlos Mathias escreveu:Sim, nem precisa falar.
O que não dá é prá negar a atuação desse povo todo, em todos os lados e frentes.
E aqueles q aprovam as invencoes do mundo da carochinha e do pinoquio... Hehehe

[]s
Cb_Lima

Carlos Mathias

#42628 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jul 11, 2010 10:22 pm

E aqueles q aprovam as invencoes do mundo da carochinha e do pinoquio... Hehehe
Exatamente!!!! :wink: 8-]

Bender

#42629 Mensagem por Bender » Dom Jul 11, 2010 10:35 pm

cb_lima
Na Air Combat todo mês tem uma das matérias de um velhinho (Robert F. Dorr) que sempre dedica uma página para a parte mais "política" das FAs dos EUA (em especial a USAF) e é impressionante como depois de anos lendo a coluna desse cara e suas diversas análises as coincidências e comportamentos semelhantes entre "nós" e "eles" (mas isso ocorre no mundo todo também) .
Se me permite não perder a piada nobre Lima,mas acabaste de descobrir a roda :D "filho de peixe...?" :twisted:

Carlos Mathias
Bender, Bender, você está abusando do seu direito de ter uma opinião, o Knight7 vai te julgar por isso, cuidado! :roll: :lol:
Não! :mrgreen: Ele é gente fina :D mas prometo me controlar daqui pra frente :mrgreen: :mrgreen:

Abraços a todos!

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#42630 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jul 11, 2010 11:18 pm

Bender escreveu:cb_lima
Se me permite não perder a piada nobre Lima,mas acabaste de descobrir a roda :D "filho de peixe...?" :twisted:

Carlos Mathias
Não! :mrgreen: Ele é gente fina :D mas prometo me controlar daqui pra frente :mrgreen: :mrgreen:

Abraços a todos!
Hehehehe! [100]

Então amigo, só espero que o "peixinho" aprenda também outros hábitos do pai porque tem umas coisas que o "pai" faz que são beeeeeeeeeem interessantes (não precisa copiar "exatamente", mas umas variações até que não cairiam mal não :) ).

[]s
CB_Lima

Responder