Em 10/09/2008 o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) realizou na “Usina Coronel Abner” o teste de um motor-foguete que na época gerou muita discussão pela internet nos fóruns especializados entre os amantes da Astronáutica, engenheiros mecânicos e aeronauticos.
A discussão girava em torno se o teste mostrado pelo video abaixo era de um motor movido a propulsão líquida ou sólida. Caso fosse de propulsão líquida (como alguns defendiam) seria certamente o teste do motor L15 visando em breve o lançamento do primeiro foguete de sondagem a propulsão líquida brasileiro, ou seja, o VS-15.
Objetivando esclarecer de vez qual foi esse teste, já que na época o IAE não foi muito claro sobre o mesmo, o blog BRAZILIAN SPACE entrou em contato essa manhã como o Coronel Carlos Antônio Kasemodel que confirmou oficialmente as suspeitas do blog, ou seja, que teria sido o teste de um motor “Improved Orion” de origem americana, ou em outras palavras, o teste de um motor a propulsão sólida.
Acreditamos que esse teste tenha sido realizado na época visando o vôo da “Operação Maracati I” que viria ocorrer em 29/05/2009 do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Com isso o blog “BRAZILIAN SPACE” ajuda a colocar em pratos limpos um fato até então não esclarecido.
![Imagem](http://2.bp.blogspot.com/_x2tsYqz5q3c/TDXJOw8jm-I/AAAAAAAACs0/InuCkzy4D38/s320/Opera%C3%A7%C3%A3o+Maracati+I.jpg)
Logotipo da Operação Maracati I
Duda Falcão
Teste do Motor Improved Orion - 10/09/2008