Felipe disse:
- Que se pensa SIM numa continuação da Classe Barroso para complementar as FREMM,Será?????
- Que a Segunda Esquadra só será iniciada após o recompletamento da Primeira Esquadra, 0 novidade.
- Que o pacote italiano será fabricado UNICAMENTE em estaleiros civis e não mais do Arsenal de Marinha (pra mim essa é a informação mais importante da matéria toda), Isso vai de encontro a muitos estudos dentro da MB. Vamos ver!
- Que o NApLog será construído antes das FREMM... Zero novidade
- Que a Marinha espera assinar este pacotão ANTES da saída do Lula do governo, A MB esperar é novidade?
Caro Felipe, para mim só haverá algo de contundente quando algo de concreto/efetivo sair no papel. Quando digo que nada de novo veio a tona, é porque efetivamente NADA DE NOVO veio a tona.
Tirando o item sobre a construção em estaleiros civis( isso está muito obscuro), os demais itens que colocaste acima em nada acrescentaram ao que, se vc pesquisar aqui no DB, já se falava a meses.
E te adianto que, apesar de respeitar o CM, no fundo, eu não creio que a classe Barroso venha a ser continuada, nem mesmo uma "improved" Barroso, como citaste em seu texto. A única chance de essa hipótese ocorrer, seria uma encomenda de algum país africano para uma ou mais unidades. Ainda assim, não vejo na MB espaço para esta classe.
É claro que tudo o que eu acho e penso são minhas opiniões pessoais, e, se todo o planejamento da MB sofrer cortes como tudo leva a crer, talvez todos esses numeros *fantásticos de 18/30 Escoltas acabem nunca ocorrendo.
Por melhor que a Barroso esteja se saindo nesta sua viagem, pelo horizonte traçado segundo a END/PAEMB, não haverá lugar para corvetas como a Barroso dentro da MB.
Volto a frisar que esta é a minha visão. Certa ou errada, só o futuro muuuuito distante é que poderá mostrar se estou certo ou errado.
Por isso afirmei que pouco acrescentou o que o CM disse a vc.
O que eu quero são fatos concretos. Papel assinado. De vontade e intenções, ninguém vive! Só em ficção!
Não fique chateado pelo que eu disse, apenas para mim não disse muita coisa. Para outros pode ter sido o máximo, mas não para mim. Desculpe mais uma vez!
*: Me referi como fantásticos os numeros 18/30 porque a possibilidade real destes numeros virem a ocorrer são muito pequenas, dado ao espaço temporal entre o ínicio e provável término de sua conclusão. Digo isso, pq muitos governos passarão e muita coisa poderá mudar e melar todo esse estudo.