SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Moderador: Conselho de Moderação
- FOXTROT
- Sênior
- Agradeceu: 267 vezes
- Agradeceram: 108 vezes
Re: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
O problema maior é que a história e escrita e contada de acordo com a vontade dos vencedores, hoje é fácil dizer que o crescimento já estava projetado/previsto e tal, mas naqueles dias nebulosos em que os alemães tinham que pagar a divida da 1º guerra parece-me que não havia tanta euforia com o crescimento.
Saudações
Saudações
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Será?
A Alemanha tinha as mãos atadas com o Tratado de Versalhes. Tinha certos limites que tinha que respeitar devido o tratado. A idéia sempre foi enfraquecer o todo poderoso e invencível povo germânico, igual fizeram com a conhecida Paz de Vestfalia em 1648 que terminou com a Guerra dos Trinta Anos. Alias, para França e Inglaterra, segurar o crescimento da Alemanha sempre foi interessante. Daí no meio do caminho aparece um tal de Hitler e literalmente rasga esse tratado e invade a Europa toda.
Não acho que a coisa seja tão simples. Duvido muito que a Republica de Weimar teria se tornado algo que como é o atual e moderno Estado Alemão.
A Alemanha tinha as mãos atadas com o Tratado de Versalhes. Tinha certos limites que tinha que respeitar devido o tratado. A idéia sempre foi enfraquecer o todo poderoso e invencível povo germânico, igual fizeram com a conhecida Paz de Vestfalia em 1648 que terminou com a Guerra dos Trinta Anos. Alias, para França e Inglaterra, segurar o crescimento da Alemanha sempre foi interessante. Daí no meio do caminho aparece um tal de Hitler e literalmente rasga esse tratado e invade a Europa toda.
Não acho que a coisa seja tão simples. Duvido muito que a Republica de Weimar teria se tornado algo que como é o atual e moderno Estado Alemão.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- tflash
- Sênior
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
teriam mais uns milhões de pessoas, incluindo todos os cérebros e pujança industrial sem preocupação com bombardeamentos. Com uma liderança equilibrada, teriam desenvolvido a bomba nuclear no inicio dos anos 40, poderiam ser pioneiros nas viagens espaciais, entre outras coisas. pelo menos vejo as coisas assim. mesmo depois de arrasados eles recuperaram passados 20 anos.
Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Ah, eu acho difícil esses cenários. Foi justamente a guerra que acelerou esse tipo de pesquisa científica. Porque? Porque eles precisavam e o Estado alemão (o nazista de Hitler) financiava e apoiava maioria dessas pesquisas. O tal Amerika Bomber foi cancelado em 41 e falam que o culpado foram os alemães que não acreditavam? Pô, pera lá. Eles tinham outras prioridades.tflash escreveu:teriam mais uns milhões de pessoas, incluindo todos os cérebros e pujança industrial sem preocupação com bombardeamentos. Com uma liderança equilibrada, teriam desenvolvido a bomba nuclear no inicio dos anos 40, poderiam ser pioneiros nas viagens espaciais, entre outras coisas. pelo menos vejo as coisas assim. mesmo depois de arrasados eles recuperaram passados 20 anos.
Respeitosamente, duvido muito de sua tese.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
- FOXTROT
- Sênior
O que sei é que após 22 anos do fim da 1° guerra e das imposições dos vitoriosos, a Alemanha estava forte e pronta para exercer o seu papel de grande nação da Europa, mesmo já sendo boicotado desde 1933.
Os alemães tinham grandes cientistas, alguns destes acredito que inclusive não tinham concorrentes entre os aliados, maior exemplo disto foi Werner Von Braun e a "operação clipe de papel", porem nem tudo é perfeito, segue abaixo uma excelente palestra de um professor da UFRGS sobre a bomba nazista:
Parte 1/3
Parte 2/3
Parte 3/3
Em contra partida:
Hitler testou bomba atômica, diz historiador
04 de março de 2005 • 20h35
A Alemanha nazista chegou a testar bombas atômicas ao final da Segunda Guerra Mundial, segundo o editor de um livro, ainda não lançado, escrito por um historiador alemão.
A revelação do historiador Rainer Karlsch virou manchete nos jornais alemães hoje, mas o editor de "Hitlers Bombe" (A bomba de Hitler) não quis dar detalhes até que o livro seja lançado, no dia 14.
Outros historiadores minimizaram a hipótese de que os nazistas tenham chegado perto de provocar uma guerra nuclear com os Estados Unidos.
Segundo o editor, Karlsch diz que cientistas testaram "bombas nucleares" em 1944 e 45 na ilha de Ruegen, no mar Báltico, e na região central da Alemanha, sob supervisão da SS, mas que as armas não estavam prontas para uso ao final da guerra.
Bernhard Fulda, que dá aulas sobre história alemã do século 20 na Universidade de Cambridge, disse que, embora o interesse alemão sobre a energia nuclear fosse conhecido, a idéia de que os nazistas pudessem ter vencido a corrida por armas atômicas não é plausível. "Eu rejeitaria qualquer sugestão de que estes fossem testes comparáveis aos realizados pelos norte-americanos como parte do Projeto Manhattan," disse ele referindo-se ao programa secreto que levou à bomba de Hiroxima, em 1945.
Segundo a editora DVA, Karlsch trabalha nas universidades Livre e Humboldt, ambas de Berlim. O assessor de imprensa da editora, Markus Desaga, disse que o livro se baseia em relatórios de pesquisas, planos de construção, diários, fotos aéreas, relatórios de espionagem e testemunhos de alguns dos cientistas envolvidos. ¿Sob a supervisão da SS, cientistas alemães testaram bombas nucleares em Ruegen e na Turíngia em 1944 e 45", disse Desaga. Centenas de prisioneiros de guerra morreram durante o processo, segundo ele.
A editora disse que exames de radiação e análises do solo também foram usadas para corroborar a tese do livro. Karlsch estudou história econômica e já publicou livros sobre o desenvolvimento de armas atômicas. Desaga informou que ele não dará entrevistas sobre o livro antes da sua publicação.
Segundo a DVA, o livro revela a existência de um reator nuclear em operação nos arredores de Berlim nos anos de 1944 e 45 e diz que físicos nazistas preparavam a patente de uma bomba de plutônio já em 1941. ¿O Terceiro Reich estava perto de ganhar a corrida para usar a primeira arma nuclear. Seria essa a esperança final de Hitler, a arma milagrosa da qual ele falava em 1944/45?", disse a DVA em uma nota sobre o livro.
Na opinião de Fulda, porém, os recursos econômicos da Alemanha já estavam tão esgotados, particularmente nas últimas etapas da guerra, que "não havia chance" de que o país realizasse suas ambições nucleares.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noti ... iador.html
Se a Alemanha tivesse barrado o avanço aliado, e conseguido um cessar-fogo com posterior fim da guerra conheceríamos outra história..........pois esta só pode ser contada pelos vencedores, seus feitos memoráveis e suas incríveis armas!
Parte 1/3
Parte 2/3
Parte 3/3
Em contra partida:
Hitler testou bomba atômica, diz historiador
04 de março de 2005 • 20h35
A Alemanha nazista chegou a testar bombas atômicas ao final da Segunda Guerra Mundial, segundo o editor de um livro, ainda não lançado, escrito por um historiador alemão.
A revelação do historiador Rainer Karlsch virou manchete nos jornais alemães hoje, mas o editor de "Hitlers Bombe" (A bomba de Hitler) não quis dar detalhes até que o livro seja lançado, no dia 14.
Outros historiadores minimizaram a hipótese de que os nazistas tenham chegado perto de provocar uma guerra nuclear com os Estados Unidos.
Segundo o editor, Karlsch diz que cientistas testaram "bombas nucleares" em 1944 e 45 na ilha de Ruegen, no mar Báltico, e na região central da Alemanha, sob supervisão da SS, mas que as armas não estavam prontas para uso ao final da guerra.
Bernhard Fulda, que dá aulas sobre história alemã do século 20 na Universidade de Cambridge, disse que, embora o interesse alemão sobre a energia nuclear fosse conhecido, a idéia de que os nazistas pudessem ter vencido a corrida por armas atômicas não é plausível. "Eu rejeitaria qualquer sugestão de que estes fossem testes comparáveis aos realizados pelos norte-americanos como parte do Projeto Manhattan," disse ele referindo-se ao programa secreto que levou à bomba de Hiroxima, em 1945.
Segundo a editora DVA, Karlsch trabalha nas universidades Livre e Humboldt, ambas de Berlim. O assessor de imprensa da editora, Markus Desaga, disse que o livro se baseia em relatórios de pesquisas, planos de construção, diários, fotos aéreas, relatórios de espionagem e testemunhos de alguns dos cientistas envolvidos. ¿Sob a supervisão da SS, cientistas alemães testaram bombas nucleares em Ruegen e na Turíngia em 1944 e 45", disse Desaga. Centenas de prisioneiros de guerra morreram durante o processo, segundo ele.
A editora disse que exames de radiação e análises do solo também foram usadas para corroborar a tese do livro. Karlsch estudou história econômica e já publicou livros sobre o desenvolvimento de armas atômicas. Desaga informou que ele não dará entrevistas sobre o livro antes da sua publicação.
Segundo a DVA, o livro revela a existência de um reator nuclear em operação nos arredores de Berlim nos anos de 1944 e 45 e diz que físicos nazistas preparavam a patente de uma bomba de plutônio já em 1941. ¿O Terceiro Reich estava perto de ganhar a corrida para usar a primeira arma nuclear. Seria essa a esperança final de Hitler, a arma milagrosa da qual ele falava em 1944/45?", disse a DVA em uma nota sobre o livro.
Na opinião de Fulda, porém, os recursos econômicos da Alemanha já estavam tão esgotados, particularmente nas últimas etapas da guerra, que "não havia chance" de que o país realizasse suas ambições nucleares.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noti ... iador.html
Se a Alemanha tivesse barrado o avanço aliado, e conseguido um cessar-fogo com posterior fim da guerra conheceríamos outra história..........pois esta só pode ser contada pelos vencedores, seus feitos memoráveis e suas incríveis armas!
"Quando se deve matar um homem, não custa nada ser gentil"
Winston Churchill
Winston Churchill
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1146 vezes
- Agradeceram: 2870 vezes
O pessoal por aqui quer viver num mundo onde a Alemanha Nazi tivesse ganhado?
Eu cá não, primeiro porque sou Português e eles não tinham grande opinião do meu povo, gosto de viver em democracia, gosto da tropa mas não tenho panca por uma sociedade com fardas por todos os lados, não gosto de ideologias que defendem o exterminio de outros povos, etc.
Não encontro qualquer aspecto positivo no Nazismo, nem no Marxismo, nem em qualquer outro tipo de ditadura.
Eu cá não, primeiro porque sou Português e eles não tinham grande opinião do meu povo, gosto de viver em democracia, gosto da tropa mas não tenho panca por uma sociedade com fardas por todos os lados, não gosto de ideologias que defendem o exterminio de outros povos, etc.
Não encontro qualquer aspecto positivo no Nazismo, nem no Marxismo, nem em qualquer outro tipo de ditadura.
- FOXTROT
- Sênior
Cabeça não é uma questão de querer que esse ou aquele tivesse ganhado, porém, não devo acreditar que na Alemanha Nazista tudo estava errado, enquanto que no lado vencedor, tudo foi correto, inclusive o ataque nuclear.
Saudações
Saudações
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1146 vezes
- Agradeceram: 2870 vezes
Mas estava errado o suficiente, prefiro ter uns aliados como vencedores do que um eixo. Foi melhor tanto para o meu povo como para os povos em geral no mundo.
- Clermont
- Sênior
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Estava tudo errado. Do começo, ao amargo fim, pois nada pode estar "certo", numa ideologia que prega a negação DE TODOS OS DIREITOS HUMANOS, CIVIS, RELIGIOSOS de uma coletividade de pessoas, privando-as de sua nacionalidade, e, por fim, massacrando-as, impiedosamente, como foi feito com os judeus alemães e outros grupos étnicos.FOXTROT escreveu:não devo acreditar que na Alemanha Nazista tudo estava errado,(...)
Quantos valorosos ex-combatentes alemães, de origem judaica, que lutaram com toda a bravura na Grande Guerra de 1914, se viram privados do direito de viver em sua pátria e acabaram exterminados?
O que pode haver de "certo" num dos mais odiosos regimes já surgidos na face da Terra?
- FOXTROT
- Sênior
Clermont escreveu:Estava tudo errado. Do começo, ao amargo fim, pois nada pode estar "certo", numa ideologia que prega a negação DE TODOS OS DIREITOS HUMANOS, CIVIS, RELIGIOSOS de uma coletividade de pessoas, privando-as de sua nacionalidade, e, por fim, massacrando-as, impiedosamente, como foi feito com os judeus alemães e outros grupos étnicos.FOXTROT escreveu:não devo acreditar que na Alemanha Nazista tudo estava errado,(...)
Quantos valorosos ex-combatentes alemães, de origem judaica, que lutaram com toda a bravura na Grande Guerra de 1914, se viram privados do direito de viver em sua pátria e acabaram exterminados?
O que pode haver de "certo" num dos mais odiosos regimes já surgidos na face da Terra?
Existe 2º Guerra sem Judeus, não estou discutindo se houve ou não holocausto e etc (para isso a história CONTADA pelos vencedores), refiro-me, ao grande progresso que houve na Alemanha a partir do inicio da década de 30, como a economia alemã se recuperou da queda da bolsa de 1929 que afetou a economia mundial de forma colossal.
Saudações
Jamais fui defensor deste ou daquele, principalmente no que se refere a ditaduras e intolerâncias, seja elas de qualquer forma, desta forma não sou anti-semita porém não defendo em momento algum a política Israelense por exemplo; assim como não defendo o nazismo, mas tenho admiração pelas tecnologias desenvolvidas naquela época nebulosa, assim como a humanidade vive hoje o medo de um ataque as instalações nucleares Iranianas devemos lembrar que esta arma é usada como o símbolo da capacidade e inventividade aliada durante a II Guerra e foram necessários milhares de japoneses pagarem o preço da desculpa americana. Não distante históricamente os vietnamitas seriam as vitimas do agente-laranja e americanos de suas armas de urânio enriquecido.
Stalin assassinou milhares de judeus antes e depois da segunda-guerra e ninguém nunca pediu indenização aos russos, palestinos morrem as centenas todos os anos e milhares de chineses morreram em experiências japonesas........
Não tem bonzinho nesta história, não tem herói e muito menos algum salvador......
Stalin assassinou milhares de judeus antes e depois da segunda-guerra e ninguém nunca pediu indenização aos russos, palestinos morrem as centenas todos os anos e milhares de chineses morreram em experiências japonesas........
Não tem bonzinho nesta história, não tem herói e muito menos algum salvador......
"Quando se deve matar um homem, não custa nada ser gentil"
Winston Churchill
Winston Churchill
- FOXTROT
- Sênior
MAZ543 escreveu:Jamais fui defensor deste ou daquele, principalmente no que se refere a ditaduras e intolerâncias, seja elas de qualquer forma, desta forma não sou anti-semita porém não defendo em momento algum a política Israelense por exemplo; assim como não defendo o nazismo, mas tenho admiração pelas tecnologias desenvolvidas naquela época nebulosa, assim como a humanidade vive hoje o medo de um ataque as instalações nucleares Iranianas devemos lembrar que esta arma é usada como o símbolo da capacidade e inventividade aliada durante a II Guerra e foram necessários milhares de japoneses pagarem o preço da desculpa americana. Não distante históricamente os vietnamitas seriam as vitimas do agente-laranja e americanos de suas armas de urânio enriquecido.
Enfim, alguém disposto a ver os fatos sem entrar no mérito.
Reconhecer que os Nazistas desenvolveram tecnologia e ajudaram na evolução de outras tantas, não significa ser favorável a isso ou aquilo, agora negar os feitos Nazistas nesse campo sob a velha desculpa do anti sei lá o que, não me parece plausível.
Saudações
- prp
- Sênior
- Agradeceu: 118 vezes
- Agradeceram: 414 vezes
Desde pequeno eu nunca entendi porque nós eramos do 3º mundo pobres miseraveis, se ajudamo a vencer a guerra, e, por outro lado, a alemanha que perdeu a guerra e teve o pais completamente devastado, tudo virou escombro, e ainda assim era muito superior a nós.