TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Jin Jones
Sênior
Sênior

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41671 Mensagem por Jin Jones » Sex Jun 25, 2010 9:12 pm

Lord Nauta escreveu:
Túlio escreveu:Verdade. Não dá para tirar toda a razão do Talha véio, com competente agressividade a MB fez seu lobby e emplacou seus subs, um dos quais já está até sendo feito; agora começou a charla das escoltas, transportes e NPs, bobear e assinam também este ano; quem duvida que os NAes também não apareçam logo?

Assim, eu não duvidaria que a MB recebesse Rafales até ANTES da FAB, seria surreal... 8-]

Amigo Tulio

A MB só ainda não comprou os Rafales para não fazer a FAB passar vergonha. Aconteceu uma decisão politica na MB que foi a de aguardar a resolução do FX para então encaminharem seu programa de modernização da aviação de caça embarcada.

Sds

Lord Nauta
Interessante essa AFIRMAÇÃO !
A MB vai fazer oque com um punhado de Rafales ?????? já que o NA SP não tem condições de opera-lo :? , será guardradinho até 2030 até o A-13 virar uma realidade. :lol:

Como vc mesmo disse num post de desabafo sobre a INCOMPETENCIA DOS BRIGADEIROS, a MB poderia decidir o FX mas não quer por nobreza :lol:

Vamos com calma no corporativismo, OK !

DELTA22
Sênior
Sênior

#41672 Mensagem por DELTA22 » Sex Jun 25, 2010 9:12 pm

Também não entendo o problema de se operar "limitado" o Rafale no A-12.
Temos que ver também a criação da doutrina conjunta que isso possibilitaria, além de antecipar a absorção desta mesma nova doutrina pela MB. Ou vão me dizer que operar A-4 é igual operar um Rafale, mesmo que desde terra?? Vejo nessa possibilidade a antecipação do futuro. Nada mal!!! :wink:

[]'s a todos.

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Jin Jones
Sênior
Sênior

#41673 Mensagem por Jin Jones » Sex Jun 25, 2010 9:15 pm

Vamos 1º transformar em realidade o A-13 para depois falar em caças, até porque a guerra naval daqui a 20 anos será bem diferente do que conhecemos agora e muita coisa pode acontecer até lá.

Grifon
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#41674 Mensagem por Grifon » Sex Jun 25, 2010 9:20 pm

Jin Jones escreveu:
Lord Nauta escreveu:
Amigo Tulio

A MB só ainda não comprou os Rafales para não fazer a FAB passar vergonha. Aconteceu uma decisão politica na MB que foi a de aguardar a resolução do FX para então encaminharem seu programa de modernização da aviação de caça embarcada.

Sds

Lord Nauta
A MB vai fazer oque com um punhado de Rafales ?????? já que o NA SP não tem condições de opera-lo :? , será guardradinho até 2030 até o A-13 virar uma realidade. :lol:

Como vc mesmo disse num post de desabafo sobre a INCOMPETENCIA DOS BRIGADEIROS, a MB poderia decidir o FX mas não quer por nobreza :lol:

creio que seja perfeitamente possivel que a proibição da MB de operar caças a partir de bases em terra caia bem antes do ínicio da construção do a-13.

DELTA22
Sênior
Sênior

#41675 Mensagem por DELTA22 » Sex Jun 25, 2010 9:21 pm

Jin Jones escreveu:Vamos 1º transformar em realidade o A-13 para depois falar em caças, até porque a guerra naval daqui a 20 anos será bem diferente do que conhecemos agora e muita coisa pode acontecer até lá.
Será mesmo que haverá essa brusca mudança de doutrina?
O F-18E/F vai voar até quando?

[]'s.

Editado pela última vez por DELTA22 em Sex Jun 25, 2010 9:21 pm, em um total de 1 vez.
Jin Jones
Sênior
Sênior

#41676 Mensagem por Jin Jones » Sex Jun 25, 2010 9:21 pm

DELTA22 escreveu:Também não entendo o problema de se operar "limitado" o Rafale no A-12.
Temos que ver também a criação da doutrina conjunta que isso possibilitaria, além de antecipar a absorção desta mesma nova doutrina pela MB. Ou vão me dizer que operar A-4 é igual operar um Rafale, mesmo que desde terra?? Vejo nessa possibilidade a antecipação do futuro. Nada mal!!! :wink:

[]'s a todos.
Oi Delta.
O correto é a MB treinar com a FAB nos seus Rafales e quando o A-13 virar uma realidade, assim comprarmos um lote de Rafales M 4 ou F-5 ( sabe lá qual a versão que vai estar voando quando o A-13 existir ), ai os pilotos da MB vão estar bem familiarizados com o caça.

Booz
Sênior
Sênior

#41677 Mensagem por Booz » Sex Jun 25, 2010 9:22 pm

Bender escreveu:
cb_lima escreveu:Acho que seria errado a MB comprar os Rafales antes da FAB...

Afinal os A-4 nem foram usados direito ainda.

Cada coisa ao seu tempo... a MB vai lá e usa esse din din para fazer o novo PA e no futuro eles vão lá e compram os Rafales deles...

A escolha agora é da FAB.

[]s
CB_Lima
Olá novamente Lima,sempre bom trocar idéias contigo,li seu post anterior e respeito,e não quero convencer voce nem ninguem de nada, :wink: mas vou colocar aqui uma questão que talvez voce e outros possam considerar uma maionese,mas vamos lá:

Normalmente nós acabamos formando uma opinião sobre determinados temas como este do Rafale para operar no A12,bem pragmática e técnica,como a sua,que está correta porque não? :wink: e vamos seguindo adiante respaldando unicamente nossa visão desta maneira.

MAS... :mrgreen: estamos no Brasil meu caro, :wink: e aqui no Brasil existem maneiras de se alavancar processos e projetos,que não encontram similaridades em nenhum outro país no mundo. :D

Por incrível que pareça e muitos aqui acredito que não enxerguem desta maneira que eu enxergo,os Rafales virem antes da existência do novo Nae,são fundamentais para que ele venha a existir.

A falta de compatibilidade e possibilidade de operá-los Full no A12,são fundamentais para que o futuro Nae venha a existir.

Sempre no Brasil,é preciso que se crie "problemas" para podermos desencadear com "argumentos" e de forma "rápida" as soluções. :wink: Bom argumento está sendo o pré-sal para MB,não é meu amigo?

Pois as coisas são muito bem pensadas e articuladas sempre imaginando que tipo de respaldo político tem que ser "gerado" e "provocado" para se aprovar e tocar um projeto da envergadura do novo Nae e da nova base Nordeste,infelizmente eu nao tenho uma visão puramente técnica,pois o ambiente em que eu transito a vontade é o político. :wink:

Quem tiver olhos para ler estas minhas linhas entenderá o que quero transmitir. 8-]

Abraços companheiro!

Ah se o seriado de perdidos no espaço tivesse um robô igual a este. A família Robinson nunca se perderia no espaço.
Bravos!

Imagem
Jin Jones
Sênior
Sênior

#41678 Mensagem por Jin Jones » Sex Jun 25, 2010 9:27 pm

Amigo Tulio

Sds

Lord Nauta[/quote]

Vamos com calma no corporativismo, OK ![/quote]

creio que seja perfeitamente possivel que a proibição da MB de operar caças a partir de bases em terra caia bem antes do ínicio da construção do a-13.[/quote]

Se é para virarmos tudo do aveso, então vamos comprar caças tambem para o EB :roll:.

Bender

#41679 Mensagem por Bender » Sex Jun 25, 2010 9:28 pm

Olha eu de novo aqui Lima :D Abraços véio!

Eu não vou comentar professor,com excessão da primeira frase :D ,só negritar 8-] TUDO!
orestespf
Neste país não bastam explicações, é preciso antecipar e justificar o que está para acontecer. Frase lapidar esta!

Tecnicamente houve técnico(s) da MB avaliando a operacionalidade do Rafale no SP, mas lamentavelmente faltou sabedoria ao(s) sujeito(s) (nada pejorativo), faltou habilidade e perspicácia, "foi engolido" pela sabedoria superior. Canso de dizer, não adianta ter apenas o conhecimento (informação et all), faz-se necessário, ainda mais nestes momentos, o uso e abuso da sabedoria (lamentavelmente nem todos têm, muito menos eu, mas consigo ao menos considerar a sua existência e aplicabilidade, no máximo).

Toque e arremetida, catapultagem e pouso são importantíssimos para qualquer marinha que tenha um NAe, principalmente para as marinhas como a nossa. Não adianta desejar um PA plenamente operacional da noite para o dia, não adianta se "contentar" com as limitações impostas pelo SP, é preciso criar condições críveis para ter-se tudo que é necessário e permitido a um país como o nosso.

A coisa mais importante não é o caça em si, mas o fato de que o mesmo será operado pela FAB e MB, isto faz toda a diferença. Veja bem, basta a MB anunciar que comprará o mesmo caça da FAB para "ficar claro" para todo mundo que virá um novo NAe, já a recíproca não é verdadeira (esqueceram de avisar tal coisa para o "técnico"... ). Sendo mais simplista: basta dizer que vai se comprar um dado avião para ficar claro que será necessário uma "pista" específica para o mesmo decolar e pousar.

Entenda: o recado mais importante vindo do fato de que a MB irá comprar o mesmo caça a ser comprado pela FAB é que muito em breve virá um novo NAe; basta, só isto já me diz tudo. Não adianta anunciar a intenção de um novo PA, é preciso mostrar (dissuasão?) que tal coisa não é fruto de imaginação, mas ação concreta. Compare com os recentes pronunciamentos (e "explicações a posteri) sobre o sub nuclear argentino. Há alguma credibilidade no que foi anunciado? Claro que não... Há mais contradições do que fatos em si; esta é a diferença entre fazer e dizer que fará.

Não sou técnico, não entendo nada de caças, menos ainda daqueles que operam em NAe, mas afirmo (sem medo de errar): para as necessidades atuais o Rafale "opera" (muito entre-aspas) no SP.

Forte abraço!!!

Parabéns, e forte abraço!

Carlos Mathias

#41680 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jun 25, 2010 9:29 pm

A Índia, uma potência militar, nuclear e etc.
Seu PA ainda não está pronto, mas ela já está recebendo seus MIG-29K e voando os aviões desde terra.
Qual o problema? nenhum, absolutamente NENHUM !!!!!
E a índia leva muito a sério a defesa do seu mar e etc, eles não estão lá prá deixar futriquinhas atrapalharem a soberania do país.

A FAB tem seus problemas e soluções, mas vamos amarrar outra força porque uma tá enrolada ou seja lá o que for?
Isso sim eu chamo de corporativismo!

Eu duvido que nos EUA alguém sonhe em deixar os US Marines operando velharia porque a USAF não terminou o F-35!

Mas aqui não, aqui como é a terra do atraso e da escaralhação, vamos travar a MB, A FAB e o EB, só quando todos estiverem com tudo bem certinho, alinhado cabeça com cabeça, é que vamos começar a brincar de defesa.

Até lá ficamos com a defesa do país capenga, mas que se phoda, o importante é não melindrar generais, brigadeiros e almirantes, dane-se a defesa do país.

E cacete, nós JÁ TEMOS UM PA !!!!!!!!!!!

E tenho dito.

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#41681 Mensagem por Penguin » Sex Jun 25, 2010 9:32 pm

Jin Jones escreveu:Vamos 1º transformar em realidade o A-13 para depois falar em caças, até porque a guerra naval daqui a 20 anos será bem diferente do que conhecemos agora e muita coisa pode acontecer até lá.

Os A-4 ainda vão entrar em processo de modernização. A MB deverá adquirir e integrar armas para não deixá-los banguelas. Terá que desenvolver doutrina na sua utilização, treinar e treinar.

Quando o A-13 estará pronto?

O quão comprometido ficaria o Rafale do A-12?

Editado pela última vez por Penguin em Sex Jun 25, 2010 9:38 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
DELTA22
Sênior
Sênior

#41682 Mensagem por DELTA22 » Sex Jun 25, 2010 9:35 pm

Jin Jones escreveu:
DELTA22 escreveu:Também não entendo o problema de se operar "limitado" o Rafale no A-12.

[]'s a todos.
Oi Delta.
O correto é a MB treinar com a FAB nos seus Rafales e quando o A-13 virar uma realidade, assim comprarmos um lote de Rafales M 4 ou F-5 ( sabe lá qual a versão que vai estar voando quando o A-13 existir ), ai os pilotos da MB vão estar bem familiarizados com o caça.
Olá Jin!

Mas a doutrina naval (catapultagem/enganche/toque/arremetida) creio que a FAB não pode propiciar com os seus Rafales por questões óbvias.
MB com Rafales, brincando com eles no A-12 de modo limitado (tipo, uns 40%) até que chegue o dia e eles dizem: "já temos a flecha, mas nos falta o arco adequado".
Se entendi bem a proposta aventada aqui, inverter esse processo aceleraria a construção do A-13...
Acho excelente idéia!
Não é boa idéia para quem tem interesse de transformar essa compra da MB em outra novela como o F-X2 com o velho puxa dali, estica por lá para ver onde a corda arrebenta primeiro. Para estes, não tem quem dar certo mesmo! :twisted:

[]'s.

Editado pela última vez por DELTA22 em Sex Jun 25, 2010 9:38 pm, em um total de 2 vezes.
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#41683 Mensagem por Penguin » Sex Jun 25, 2010 9:36 pm

Carlos Mathias escreveu:A Índia, uma potência militar, nuclear e etc.
Seu PA ainda não está pronto, mas ela já está recebendo seus MIG-29K e voando os aviões desde terra.
Qual o problema? nenhum, absolutamente NENHUM !!!!!
E a índia leva muito a sério a defesa do seu mar e etc, eles não estão lá prá deixar futriquinhas atrapalharem a soberania do país.

A FAB tem seus problemas e soluções, mas vamos amarrar outra força porque uma tá enrolada ou seja lá o que for?
Isso sim eu chamo de corporativismo!

Eu duvido que nos EUA alguém sonhe em deixar os US Marines operando velharia porque a USAF não terminou o F-35!

Mas aqui não, aqui como é a terra do atraso e da escaralhação, vamos travar a MB, A FAB e o EB, só quando todos estiverem com tudo bem certinho, alinhado cabeça com cabeça, é que vamos começar a brincar de defesa.

Até lá ficamos com a defesa do país capenga, mas que se phoda, o importante é não melindrar generais, brigadeiros e almirantes, dane-se a defesa do país.

E cacete, nós JÁ TEMOS UM PA !!!!!!!!!!!

E tenho dito.
Os Migs não estão embarcados porque o PA russo está muito atrasado. Ou seja, porque o planejamento furou completamente.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#41684 Mensagem por orestespf » Sex Jun 25, 2010 9:39 pm

Jin Jones escreveu:
Lord Nauta escreveu:
Amigo Tulio

Sds

Lord Nauta

Vamos com muita calma, "Jumento", é preciso analisar a recíproca...

Não se trata de questionar os brigadeiros, sempre competentes, mas questionar os fatos em si e que se resumem em considerar mais aquisições de caças para o país, esta é a "sutileza".

Forte abraço!!!

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#41685 Mensagem por orestespf » Sex Jun 25, 2010 9:42 pm

Está na contra-mão dos fatos e da vanguarda, nobre amigo Jin, não olhe para trás, olhe pra frente! Não se queima etapas, é preciso assimilar cada uma delas, é preciso seguir a cartilha, é preciso antecipar cada uma das etapas, mas sem descontinuidades. Insisto, antecipar e não queimar.

Forte abraço!!!!

Responder