Noticias de Portugal

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Tripeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 718
Registrado em: Qui Set 29, 2005 6:22 pm

Re: Noticias de Portugal

#2581 Mensagem por Tripeiro » Seg Jun 21, 2010 4:53 pm

tflash escreveu: Eu como contribuinte acho bem que sejam os utilizadores das estradas a pagar portagens e não quem nunca passa nelas. Esta estupidez das estradas sem custos é uma grande negociata para dar lucro às empresas financiadoras de campanhas e dos compadres.


A partir do momento em que existam alternativas credíveis concordo. O problema é que por exemplo no caso da A28, estas simplesmente não existem. O governo está a mostrar estar-se a cagar para os interesses da região que enfrenta mais dificuldades do país (mais uma vez e para não variar). O governo precisa de dinheiro para o TGV Lisboa- Madrid e para a TTT, logo vai buscar aos desgraçados do costume, colocando portagens em estradas onde não há alternativas, adiando o a ligação Porto-Vigo (e usando o dinheiro dos fundos europeus destinado a este projecto para os projectos de Lisboa, veja-se o nível da falta de vergonha, e já não é a primeira vez), adiando a segunda fase de expansão do metro do Porto, etc...
tflash escreveu: É injusto não se pagarem portagens nas pontes do Porto mas as de Lisboa já se pagarem. A única alternativa é Vila Franca, 50 Km a Norte.
Desculpa la tflash mas estás a comparar alhos com bugalhos. Achas que há alguma comparação possível entre os 200 ou 300 metros das pontes do Porto com os 18 quilómetros da Vasco da Gama? Quanto custa uma Vasco da Gama em comparação com as pontes do Porto? 20 ou 30 vezes mais seguramente. De qualquer das maneiras acho que na 25 de Abril as portagens não fazem qualquer sentido.

Bem, mas parece que o governo desta vez não se vai safar tão facilmente.

Rui Rio: "Norte à beira de se poder revoltar a sério"
19h56m

O presidente da Junta Metropolitana do Porto, Rui Rio, alertou hoje, segunda-feira, o Governo para o facto das pessoas da região Norte estarem "à beira de se poderem revoltar", apelando ao chumbo dos chips para "acalmar" a situação das SCUT.

Em declarações aos jornalistas após uma reunião entre a Junta Metropolitana do Porto (JMP), as Comissões de Utentes contra as portagens nas SCUT, a ANTRAM, a Associação Empresarial de Viana do Castelo e o presidente da Câmara da Maia, Bragança Fernandes, Rui Rio afirmou que a questão das SCUT foi "a gota de água" no "tratamento discriminatório" de que a Região Norte tem sido alvo.

"Este tratamento discriminatório é, em minha opinião e pela leitura política que eu faço, muito perigoso para o Governo. Estamos à beira das pessoas se poderem revoltar a sério e com razão", alertou o também presidente da Câmara do Porto.

Segundo Rio, o Governo "deveria ponderar muito bem aquilo que está a fazer" e "optar por responder e por dialogar e ouvir os argumentos sérios" dos vários intervenientes.

"Está nas mãos da Assembleia da República, não só dos deputados da maioria como dos deputados da oposição, a possibilidade de acalmar e nós não corrermos riscos maiores do que aqueles que estamos a correr", afirmou o presidente da JMP, apelando à revogação dos chips na próxima quinta feira.

Rui Rio considera que "a Junta Metropolitana tem a obrigação e o dever político de apoiar as manifestações feitas pelos movimentos" contra a introdução de portagens nas SCUT.

"Eu tenho esperança que na quinta feira tudo isto possa acalmar com a revogação dos chips e depois haja um clima de diálogo que possa conduzir tudo isto a bom porto", disse o autarca.

Questionado pelos jornalistas sobre o que o levaria a ter esperança no diálogo se ele nunca aconteceu nesta matéria, Rio foi peremptório: "o senhor ministro das Obras Públicas não tem experiência política que eu tenho mas o Primeiro-ministro tem, talvez mais até do que eu, e talvez consiga perceber que não estamos a falar de uma brincadeira, estamos a falar de toda uma região que está à beira de se poder revoltar".

O presidente da câmara garantiu que "se tivesse no Governo tinha muito cuidado a tratar todos por igual", considerando que "estão a lidar muito mal com os sentimentos das pessoas do Norte".

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economi ... id=1599366




Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

Re: Noticias de Portugal

#2582 Mensagem por tflash » Seg Jun 21, 2010 5:39 pm

Nesse caso concordo com o pessoal do Norte, até porque a modernização da administração pública é uma fantochada. Além de publicidade ao governo não vi nada. Eu apoiei a medida do Santana Lopes de descentralizar os ministérios que o PS cancelou como sendo despesista. O Sócrates também foi eleito com votos do norte ou não foi?

A regionalização, como foi proposta, era uma nova camada de gordura, num estado já excessivamente gordo. Os municípios, devidamente providos de verbas e com competências alargadas, são para mim, o caminho a seguir. Vejam são mais uns milhares na classe política com o mesmo dinheiro para distribuir. Mas no que toca a infraestruturas, dou como exemplo o concelho de Sintra, em vias de ultrapassar Lisboa em população. Tem um tribunal em condições à cerca de 5 ou 6 anos, antes disso estava num palacete da Câmara Municipal que já tinha sido casa de habitação. Foi construído um edifício. Não tem um único Hospital e o Hospital que atende o concelho situa-se na Amadora que por si esgota a capacidade deste. Construíram um novo hospital em Cascais que serve a parte ocidental do conselho mas lá dentro nada.

Tirando os centros de Saúde que a Câmara construiu e entregou ao Ministério da Saúde (que não é da sua competência), todos os outros ocupam partes de edificios de habitação com 40 anos, num estado de conservação lamentável.

Das duas estradas nacionais que atravessavam o conselho, anteriores ao governo de Salazar, uma foi em Parte convertida no IC 19, sendo que a estrada antiga de Sintra está dentro da malha urbana, estando interrompida em várias partes. A outra existe mais a norte da malha urbana e continua como era até à BA1. Depois de 15 anos de atraso, Abriram o resto do IC 16 que passou a ter portagem e foi desviado do traçado original. Portanto só em 2010 é que 500 mil habitantes tem uma alternativa e ainda por cima a pagar.

Resta falar da Linha de Sintra, a mais lucrativa da CP que só agora é que está a ter as obras de quadruplicação. Na gaveta fica a articulação com a linha de cascais, planeada também desde o tempo do estado novo, além da ligação a Mafra por via rápida.

Portanto tirando obras que eram para estar acabadas em 2000/2001, Só tenho visto investimento da Câmara Municipal que tem tido os orçamentos reduzidos sistematicamente. Escusado será dizer que o executivo não é socialista.

Todos estes equipamentos que eu mencionei são para duas cidades e à volta de uma dezena de vilas com 500 mil habitantes, a 20 km de Lisboa. Para onde foi o dinheiro, pergunto eu?

Já reli as novas, postagens e de facto as pontes não tem muito a ver, apesar de no Porto a execução ser complicada. Eu vejo muitas zonas do Litoral Norte com mais equipamentos que na minha zona considerada rica (pelo menos para pagar) mas isso não se traduz nos equipamentos para as populações. O estado está a roubar o país de norte a sul, sem esquecer as ilhas e estes comentários anti-norte: anti-sul e anti-Lisboa são o resultado do despesismo do governo para manter a máquina de boys e gabinetes de estudos e milhentas coisas onde os nossos impostos são desperdiçados. Neste momento, os comunistas e o bloco de esquerda não contestam o TGV porque passa no Alentejo, onde eles tem uma boa base eleitoral e enquanto o país andar assim, cada um a puxar para o seu lado, eles vão fazendo o que querem.

Por estas e por outras é que eu vou rumando à antiga direita que se está a reposicionar de modo a captar os eleitores que o PS desiludiu, agora que está mais à direita que o CDS.




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

Re: Noticias de Portugal

#2583 Mensagem por tflash » Seg Jun 21, 2010 10:07 pm

PSD quer orçamento de base zero para 2011

Líder social-democrata diz que há serviços que têm tido dinheiro a mais



O PSD aumenta a pressão sobre o Governo. Pedro Passos Coelho quer que seja adoptado um «Orçamento de base zero» para 2011. Com isto, os «laranjas» pretendem obrigar todos a «explicar o que quer fazer com o dinheiro que propõe vir a receber».

Veja aqui o comentário em directo para a TVI
Veja aqui as declarações de Passos Coelho e de Francisco Louçã sobre o «Orçamento Zero»

«O que se passa todos os anos é uma coisa diferente. Dizemos se vamos gastar mais ou menos do que gastámos ano anterior e ninguém se preocupa em saber se no ano anterior o que se gastou tinha justificação e era necessário ou não», afirmou.

«Se estamos numa época de tantas restrições, em que o financiamento é tão escasso, o próprio Estado deve dar o exemplo de ver rubrica a rubrica, serviço a serviço, ministério a ministério, no que é razoável ser despendido daqui para a frente», sublinhou ainda o presidente do PSD, avança a «TSF».

Funcionários públicos serão menos e mais qualificados

O líder do PSD, que se encontrava ontem num almoço-convívio promovido pela comissão do partido em Leiria, considera que «(até) há serviços que precisam de mais meios, mas há outros que têm tido dinheiro a mais».




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55293
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2759 vezes
Agradeceram: 2438 vezes

Re: Noticias de Portugal

#2584 Mensagem por P44 » Ter Jun 22, 2010 8:16 am

avisem o Rui Rio que o passinhos rabbit já está a negociar com o irmão sócas para chumbarem a suspensão das portagens das SCUT




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

Re: Noticias de Portugal

#2585 Mensagem por tflash » Ter Jun 22, 2010 10:24 am

Isto das portagens está uma confusão. A porcaria que o António Guterres arranjou, os avisos que tem sido dados desde então e agora a confusão do pagamento da factura.




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55293
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2759 vezes
Agradeceram: 2438 vezes

Re: Noticias de Portugal

#2586 Mensagem por P44 » Qua Jun 23, 2010 5:17 am

eu vou-me sentar no sofá, á espera que os nortenhos se revoltem...




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

Re: Noticias de Portugal

#2587 Mensagem por tflash » Seg Jun 28, 2010 5:42 pm

O porquê que o "socas" insiste no chips de matricula...

Ex-assessor do Governo vende chips para SCUT
Pedro Bento passou do gabinete do secretário de Estado Paulo Campos para a empresa pública que gere o sistema de portagens nas autoestradas. E já este ano transitou para a empresa fornecedora dos mecanismos de pagamento nas SCUT.
Micael Pereira (www.expresso.pt)
10:13 Segunda-feira, 28 de Junho de 2010



A Q-Free forneceu a tecnologia que permite a deteção dos chips de matrículas à Euroscut Norte e à Ascendi
Rui Duarte Silva

O único administrador executivo nomeado em outubro de 2009 para a sociedade pública lançada pelo Governo para autorizar, gerir e fiscalizar todo o sistema de chips de matrículas e de portagens exclusivamente eletrónicas nas SCUT tornou-se, em março deste ano, responsável máximo em Portugal da Q-Free ASA, o fabricante norueguês que forneceu os equipamentos aprovados e instalados nos pórticos das três concessões de autoestrada em causa e que vai fornecer também os aparelhos identificadores (ou chips de matrículas) que os automobilistas terão obrigatoriamente de usar para poder circular naquelas vias.

Pedro Bento, de 34 anos, foi assessor do secretário de Estado adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, entre 2008 e 2009, antes ser nomeado em outubro do ano passado administrador executivo da então recém-criada SIEV - Sistema de Identificação Electrónica de Veículos S.A., num conselho de administração para onde foram nomeados mais dois administradores, mas ambos sem funções executivas (Alberto Moreno, presidente do Instituto das Infra-Estruturas Rodoviárias, e Jorge Silva, vogal da administração do IMTT.

Licenciado em gestão pela Academia da Força Aérea e com um MBA feito no ISEG, segundo o que o próprio escreveu no seu perfil público da rede profissional LinkedIn , Pedro Bento manteve-se até 2006 nas Forças Armadas, onde foi capitão. Depois foi senior associate da consultora internacional PricewaterhouseCoopers, antes de ir para o gabinete do secretário de Estado, em 2008, até ser nomeado administrador executivo da SIEV.

Em janeiro, apenas quatro meses depois, abandonou o cargo para uma "licença sabática" de três meses (ainda segundo o perfil público), e em março entrou em funções na Q-Free como country manager para Portugal. Na SIEV, onde tinha um salário bruto de 6.256 euros, não foi substituído.
Q-Free em todas as frentes

O site internacional da Q-Free revela que a empresa foi contratada em agosto de 2009 pelo grupo da Euroscut Norte, concessionária da SCUT do Litoral Norte, para fornecer a tecnologia Multi Lane Free Flow nos pórticos da autoestrada que permite a deteção dos chips de matrículas (ou identificadores eletrónicos) sem que os automóveis tenham de abrandar.

A 23 de janeiro de 2010, a Q-Free foi igualmente contratada pela Ascendi, a concessionárias das SCUT do Grande Porto e da Costa de Prata, para instalar a mesma tecnologia, incluindo o Road Side Equipment (pórticos) e todo o back office operacional que permite cobrar portagens a partir desta semana.

A Q-Free, ainda de acordo com o site oficial, forneceu desde 1995 todos os 2,4 milhões de identificadores que são usados pelos clientes da Via Verde. E em maio acordou com a Via Verde, o único grossista atualmente autorizado a distribuir os chips de matrícula em Portugal, uma nova encomenda de aparelhos no valor de dois milhões de euros - que começarão a ser entregues a partir de agosto aos utentes que estão a fazer reservas.

Além da Q-Free, há mais duas empresas internacionais que fabricam equipamentos similares, a Efkom e a Kapsch. Os dispositivos da Q-Free e da Kapsch estão ambos autorizados, segundo o gabinete do secretário de Estado das Obras Públicas, para poderem ser usados nas portagens e como matrículas eletrónicas.

O Expresso contactou as duas empresas no início da semana, mas até agora não obteve respostas. Por mais de uma vez, Pedro Bento não se mostrou disponível para falar. Já o secretário de Estado das Obras Públicas desconhece a evolução profissional do ex-assessor. "Não existindo, como não existe, qualquer impedimento ou incompatibilidade legal, essa matéria é do foro ético e pessoal de cada um, pelo que não tenho qualquer comentário a fazer", diz Paulo Campos.

Texto publicado no 1.º caderno da edição do Expresso de 26 de junho de 2010




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

Re: Noticias de Portugal

#2588 Mensagem por tflash » Qui Jul 01, 2010 11:04 am

Que bom! não que eu espere muito com isto mas a mudança é agradável. A fralda já está cheia há muito tempo e espero que seja descartável, porque se for de pano não quero nem imaginar.... :roll:

PSD ultrapassa PS ao fim de oito anos
CDU (10%) e CDS-PP (6%) trocam de lugar
2010-06-28
RAFAEL BARBOSA

Oito anos depois, o PSD regressa ao topo. De acordo com a sondagem da Universidade Católica, Passos Coelho seria eleito primeiro-ministro, mas muito longe da maioria absoluta. O PS e o CDS dão um trambolhão. A CDU sobe de forma significativa. O BE fica igual.






É preciso regressar ao princípio do ano 2002 para encontrar o PSD no topo do Barómetro do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (CESOP) para o JN, DN, RTP e Antena 1. Oito anos depois, Pedro Passos Coelho consegue o que não foram capazes de fazer Santana Lopes, Marques Mendes, Filipe Menezes e Ferreira Leite. Se fossem chamados a votar, os portugueses dariam 37% aos sociais-democratas, ou seja, mais quatro pontos que no último Barómetro, em Março passado, e mais oito pontos que o resultado conseguido nas eleições legislativas de Setembro de 2009.

Mas se Passos Coelho tem razões para estar satisfeito - para além da estimativa de resultados do partido, é o único líder partidário com avaliação positiva, como se pode ver na página seguinte -, não pode ainda cantar vitória. Por duas razões objectivas: primeiro, a diferença que separa o PSD do PS (três pontos percentuais) é, segundo os especialistas, estatisticamente irrelevante; segundo, os quatro pontos que o PSD conquista face ao Barómetro anterior são os mesmos quatro pontos que perde o CDS-PP. Ou seja, a soma de resultados dos dois partidos de Centro-Direita continua a ser a mesma: 43%.

O pior resultado em 10 anos

A maior oscilação deste Barómetro, no entanto, é negativa e protagonizada pelo PS. A crise económica profunda, as medidas de austeridade aprovadas para combater o défice e a desorientação política revelada várias vezes ao longo dos últimos meses tiveram efeitos devastadores nas preferências do eleitorado. O resultado surpreendente do Barómetro de Março (41%) não se repete. O PS vale agora 34%, resultado inferior, inclusive, ao obtido nas últimas eleições (36,5%). Nos últimos dez anos - desde que o JN publica o Barómetro da Universidade Católica - não há registo de um resultado tão negativo para o PS.






Esta queda abrupta dos socialistas, como se percebe, não foi aproveitada pelo PSD. Aparentemente, é para a Esquerda que fogem os eleitores que antes preferiam o PS. Mas, ao contrário da tendência dos últimos anos, não se dá uma deslocação para o Bloco de Esquerda. Quem está a capitalizar o descontentamento são, desta vez, os comunistas (10%). Conseguem uma subida de quatro pontos percentuais face ao Barómetro de Março (6%) e mais dois pontos que o resultado das legislativas (7,8%). Consequência, talvez, de ser sobretudo o PCP (e a CGTP) quem consegue mobilizar os portugueses para o protesto nas ruas.

O Bloco de Esquerda, que já caíra para metade no último Barómetro, fica desta vez igual (6%). Ao contrário, outros partidos, que todos juntos não conseguiam mais que um ponto, chegam agora aos 3%.

Ficha técnica

Esta sondagem foi realizada pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (CESOP) para a Antena 1, a RTP, o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias entre os dias 19 e 21 de Junho de 2010.

O universo alvo é composto pelos indivíduos com 18 ou mais anos recenseados eleitoralmente e residentes em Portugal Continental.

Foram seleccionadas aleatoriamente dezanove freguesias do país, tendo em conta a distribuição da população recenseada eleitoralmente por regiões NUT II (2001) e por freguesias com mais e menos de 3200 recenseados. A selecção aleatória das freguesias foi sistematicamente repetida até os resultados eleitorais das eleições legislativas de 2002 e 2005 nesse conjunto de freguesias, ponderado o número de inquéritos a realizar em cada uma, estivessem a menos de 1% do resultados nacionais dos cinco maiores partidos.

Os domicílios em cada freguesia foram seleccionados por caminho aleatório e foi inquirido em cada domicílio o mais recente aniversariante recenseado eleitoralmente na freguesia. Foram obtidos 1179 inquéritos válidos, sendo que 54% dos inquiridos eram do sexo feminino, 37% da região Norte, 19% do Centro, 34% de Lisboa e Vale do Tejo, 6% do Alentejo e 4% do Algarve. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição da população com 18 ou mais anos residentes no Continente por sexo (2007) e escalões etários (2007), na base dos dados do INE, e por região e habitat ma base dos dados do recenseamento eleitoral. A taxa de resposta foi de 48,8%*.A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 1179 inquiridos é de 2,9%, com um nível de confiança de 95%.




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55293
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2759 vezes
Agradeceram: 2438 vezes

Re: Noticias de Portugal

#2589 Mensagem por P44 » Qui Jul 01, 2010 4:57 pm

é a mudança do neo-liberal-envergonhado para o ultra-liberal descarado.

Pode ser que eu tenha sorte e qd houverem novas eleições já esteja noutro país...




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

Re: Noticias de Portugal

#2590 Mensagem por tflash » Qui Jul 01, 2010 6:36 pm

A base de apoio ao PSD são as PME (pequenas e médias empresas), portanto a coisa é capaz de melhorar um pouco para a classe média em vez de ser só para os extremos, de qualquer modo, não é o socas!!! (já estou assim, por tudo. E o pior é que acredito que a maioria do eleitorado pensa como eu.)

Ainda não sei se voto no das PME´s ou no da lavoura.

Esquerda é que nem pensar, estão com um discurso que nem o orçamento de Portugal e da Espanha chegam para cumprir o prometido.




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55293
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2759 vezes
Agradeceram: 2438 vezes

Re: Noticias de Portugal

#2591 Mensagem por P44 » Sex Jul 02, 2010 1:52 pm

Na Europa estagnou, segundo o Eurostat
Desemprego oficial subiu para 10,9 por cento em Maio

02.07.2010 - 10:33 Por Paulo Miguel Madeira

A taxa de desemprego continuou a subir em Maio, alcançando 10,9 por cento, quando em Abril era de 10,8 por cento, continuando a destacar-se pela negativa da média da zona euro, segundo dados divulgados hoje pelo Eurostat.

Este novo crescimento do desemprego em Portugal registou-se num mês em que as taxas médias da zona euro e da UE se mantiveram inalteradas face a Abril, e constitui um novo recorde desde que há registos. O desemprego na zona euro foi de dez por cento em Maio, e na UE foi de 9,6 por cento.

Em Maio do ano passado, a taxa de desemprego registada pelo Eurostat para Portugal (o INE divulga apenas valores trimestrais) estava nos 9,4 por cento, tal como a da zona euro. De então para cá, a subida para 10,9 por cento representa um crescimento de quase dezasseis por cento da taxa nacional, face a 8,5 por cento na zona euro e 7,9 por cento na UE.

A taxa de desemprego em Portugal é agora a quinta mais elevada entre os dezasseis países da zona euro e a oitava entre os 27 da UE. A Letónia, com 20 por cento, é afora o país com a taxa mais elevada, seguida de perto pela Espanha, com 19,9 por cento. Estónia (19%), Lituânia (17,4%), Eslováquia (14,8%), Irlanda (13,3%) e Grécia (11%) são os outros países com taxas superiores à portuguesa.

Em Maio o desemprego estagnou face a Abril entre os jovens com mais de 25 anos, onde se registava uma taxa de 22,1 por cento (face a 19,9 por cento na zona euro), e entre os homens (9,9%). Nas mulheres registou-se uma subida de uma décima, para 12 por cento.

Notícia actualizada às 11h
http://economia.publico.pt/Noticia/dese ... to_1444892

enquanto isso aqui ao lado...
Desemprego cai pelo terceiro mês na Espanha

(AFP) – Há 5 horas

MADRI — O número de desempregados na Espanha se reduziu em 83.834 pessoas em junho em relação a maio, na terceira baixa mensal consecutiva, anunicou nesta sexta-feira o ministério do Trabalho.

"Esta é a maior queda mensal dos últimos cinco anos e o melhor mês de junho desde 1997", segundo um comunicado do ministério.

No final de junho, a Espanha tinha 3.982.368 desempregados, segundo o ministério, que utiliza métodos de cálculos diferentes do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo as últimas cifras do INE, no final de março havia na Espanha 4,6 milhões de desempregados, ou seja, 20,05% da população ativa.

Imagem
http://www.google.com/hostednews/afp/ar ... C2f5yXrmMQ




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

Re: Noticias de Portugal

#2592 Mensagem por tflash » Sex Jul 02, 2010 3:39 pm

Já andamos assim... :mrgreen: :mrgreen:
Ministra apela aos portugueses para fazerem "sopa em casa"
18h22m

A ministra da Saúde, Ana Jorge, apelou hoje, sexta-feira, às famílias portuguesas para fazerem "sopa em casa" em vez de gastarem em "fast food", aproveitando a necessidade de contenção económica e como forma de combater a obesidade.

Questionada pelos jornalistas sobre a reunião sobre obesidade que hoje, sexta-feira, mantém no Hospital da Prelada, no Porto, a ministra enfatizou que é necessário "encarar a obesidade em todas as suas vertentes", recusando resumir o tratamento à cirurgia.

"É bom que as pessoas deste país tenham a noção que a obesidade implica um tratamento sério e alteração de comportamentos, desde que se nasce, ou melhor, até durante a gravidez", realçou.

Para a ministra da Saúde, "é necessário modificar os comportamentos alimentares e de sedentarismo que as pessoas estão a ter" em Portugal.

"Deixo um grande apelo às crianças e às famílias que, aproveitando a contenção que é preciso fazer, para fazerem sopa em casa e não gastarem em 'fast food', que é mau e mais caro", aconselhou.

Ana Jorge considera que depois desta alteração de comportamento "é importante ter em atenção o tratamento integrado e compreensivo da cirurgia da obesidade".

A ministra da Saúde inaugurou hoje de manhã, no IPO do Porto, o Hospital de Dia, que irá reduzir o tempo de espera para início do tratamento oncológico de 21 para três dias.

A senhora ministra ainda não viu foi o preço dos legumes...




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
gil eanes

Re: Noticias de Portugal

#2593 Mensagem por gil eanes » Sáb Jul 03, 2010 6:31 am

P44 escreveu:
tflash escreveu: Espero que o presidente da CIP perceba mais de indústria do que de história. Os portugueses dobraram o cabo Bojador onde supostamente vivia o monstro Adamastor. pode ser que o Gil Eanes tenha feito o Adamastor dobrar-se mas isso era dificil de chegar aos nossos dias, já que é politicamente incorrecto!
o Adamastor era no Cabo das tormentas (Boa Esperança) Ai essas baldas ás aulas de História! [002]
Ahaha....
Agora que eu vi.
Muito engraçado essa...... Camões se remexeu, onde quer que esteja.

Parodiando o Chaves: "Ai como ele é burro!!!!"




Avatar do usuário
zawevo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 138
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 3:49 pm
Localização: Queijas - Portugal

Re: Noticias de Portugal

#2594 Mensagem por zawevo » Sáb Jul 03, 2010 11:57 am

Este país está entregue aos bichos.

Além de termos politicos completamente incompetentes os jornalistas também não ajudam.

Vejam esta pérola:
Na notícia
http://www.publico.pt/Política/novas-co ... as_1445039

às tantas o jornalista ou será o jornaleiro escreve:
"Acrescentou que vários programas foram recalendarizados, casos dos projectos da substituição de arma ligeira, nova capacidade conjunta de helicópteros ligeiros, navio polivalente logístico, prossecução da modernização dos aviões C130 e das viaturas estáticas ligeiras"

Gostava de saber onde foi desencantar as "viaturas estáticas" :shock:

Cumprimentos

Z




"Never wrestle with a pig. You get dirty and besides the pig likes it".
George Bernard Shaw
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39552
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2860 vezes

Re: Noticias de Portugal

#2595 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jul 03, 2010 12:05 pm

Blindadas...e se fosse esse o único erro. Quando quero ler coisas com pernas e cabeça acerca de Defesa Nacional, vou ao area militar, ao operacional, aos jornais dos ramos, à "minha" Revista Boina Verde", etc.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder