JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#10066 Mensagem por Mapinguari » Sáb Jun 19, 2010 12:09 am

marcelo l. escreveu:Delmar, agora sério o Gripen é inferior ao Sukhoi Su-35 e o F-18, como o Rafale para mim isso claro, que o F-16 chileno temos que ver que eles logo estarão fazendo novas compras, provavelmente algo como o F-16 E/F Block 60 que não está indo mal.
Marcelo,

O Gripen NG é inferior ao Su-35? Prove. A menos que você esteja jogando super trunfo.
Você está comparando maçãs com laranjas. São aeronaves diferentes.
Quais os requisitos da FAB/MD que mantiveram o Gripen NG na disputa e baniram o Su35?
A FAB queria o Su-35? A FAB quer o Gripen NG?

Mapinguari

Imagem
Carlos Mathias

#10067 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jun 19, 2010 12:29 am

Então eu serei sempre do lado negro. Pois sempre defendi o Gripen. Antes defendia o Gripen C/D e hoje defendo o Gripen NG. Às vezes me cansa esse negócio de quem não tem argumento melhor, ficar se referindo ao Gripen (qualquer versão) como caça inferior (só se for em tamanho), e ao Gripen NG como caça de papel. Eu acho isso um desrespeito à opinião alheia e até mesmo uma infantilidade. Nem parece que isso aqui é um fórum sério. Algumas mensagens nessa linha parecem produto de adolescentes.
Nunca vi você dizer isso quando chamavam o SU-35 de caminhão, de dinossauro, de priscila...
Também nunca vi essa revolta quando chamam o Rafale de caça de moça, de caça de ouro...
Nunca vi essa revolta ao chamarem o presidente de cachaçeiro...
Ou esse pudor todo só funciona quando se fala mal do Gripen? Ou o fórum só deixa de ser sério quando se fala do gripen?

Ôpa, mas péraí, isso é...SECTARISMO!!!! :shock: :shock: :shock: :roll: :lol:
Engraçado que quando o PAK-FA era só promessa, sempre adiada, tudo o que se via dele eram algumas concepções artísticas, cada uma diferente da outra surgida 4 ou 5 meses antes, nunca chamei o PAK-FA de caça de papel. Agora, o Gripen NG, desde que apareceram suas primeiras concepções, era chamado de caça de papel, caça de Photoshop, caça de AutoCad, etc. Voou o Gripen Demo, e continuam dizendo que não existe. Ele está ensaiando sistemas, voou para a ïndia, onde foi avaliado, com radar AESA instalado e mesmo assim, continuam detratando e dizendo que não existe.
Já citaram diversos exemplos de aeronaves que foram adotadas por outros países sem que tivessem sido adotados no país fabricante. Mas, em se tratando de Gripen, não pode... Quanta intolerância.
Olha, isso com certeza é sectarismo. :roll:
Quando foi que um Gripen-NG voou? NUNCA! Portanto, ainda é um caça que só existe no papel.
E aguentem firmes, porque o SU-35BM e o PAK receberam essas críticas também, e eu não fui chorar (que eu me lembre nenhum vermelho) , nem fiz nhém, nhém, nhém.

E o que voa hoje não é um PAK-DEMO, um SU-27B velho reformado; é um PAK-FA legítimo, novo. Aliás, são ao menos três PROTÓTIPOS.
Por isso, volto a repetir: por que tanto temor pelo insignificante caça sueco?
Deve ser a mesma causa do temor da onda vermelha.
Ou do Rafale, que nunca deixou de ser alvo do escárnio. Só que o lado vermelho aguenta e retruca com bons argumentos.
E não digo temor só aqui não. Quem foi na coletiva da Dassault na França, sabe que eles passaram metade do tempo falando mal do Gripen NG... Porra! Por que o cagaço do concorrente.
Pois é, veja só que você só cita a França... Que medo é esse da França, porra? :roll: :lol:
E não venham dizer que está tudo definido pro Rafale levar essa. Já esteve. Não está mais.
Abram as revistas especializadas mais recentes e verão que todos os concorrentes continuam anunciando.
Inês não era morta?
Ou Inês ou o FX estão mortos. :?
E mais uma vez você só fala no Rafale, olha o sectarismo!!!!!!! :roll: :roll:

"A pedra jogada pro alto as vezes cai na cara de quem a atira".
Isso é prá mim, não é prá ninguém daqui não.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#10068 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jun 19, 2010 2:28 am

O Gripen Demo nao 'e o Gripen NG...

O Gripen Demo 'e um Gripen B atualizado para D e depois para o DEMO.

Desculpem, mas o Gripen NG mesmo nao voou ainda.

Nao 'e implicancia... 'e a realidade.

Acho que quem defende esse ou aquele caça com unhas e dentes também tem que estar disposto a ouvir críticas, senão novamente eu repito... virá um "monólogo".

Aqui estamos debatendo Srs...

... Quem apoia ou não o Rafale sabe que a França assinou esses acordos que fez com que Deus e o Mundo achem que o Rafale será o vencedor... ninguém inventou nada... está aí na cara para ver... assim como está caro que o Rafale é caro para diabo... olha eu fui lá na Dassault e eu que não sou ninguém no primeiro minuto de bate-papo isso já estava claro... é um produto que substitui simplesmente tudo que voa e combate na França... isso significa o que? É complexo para diabo e caroooooooooooooo! Não tem como escapar disso... quer um Rafale Barato, compra uma maquete Revell que deve ser até mais cara que as outras para manter a consistência... :lol:

Quem gosta ou não do SH sabe que o Obama mandou todo tipo de cartinhas e promessas, e honestamente a entrevista que o pessoal da Boeing deu foi bem honesta, considerando-se o "bicho papão" que os EUA são. Vão dizer que o avião é isso ou aquilo... hey... mas o bicho ta aí... um carregador de bomba... o primeiro avião equipado com AESA operacional e possui uma disponibilidade rídicula de excelente... além do que tem o FMS que apesar das críticas funciona rasoavelmente bem e além de tudo é utilizado por uma das 5 maiores "Forças Aéreas" do planeta... Mas é dar a mão ao capeta... todo mundo sabe... e desculpem isso para mim é uma vantagem... porque você sabe muito bem o que está levando para casa... não adianta fazer beiço depois... é isso aí... EUA e pronto! :lol:

Quem gosta ou não do Gripen é bombardeado por versões novas do caça como o Sea Gripen, e essa emaranhado que virou falar de NG/DEMO/E/F... dependendo da audiência ou sabor do vento esse avião é uma coisa ou outra. Será que quem lê o mínimo de aviação achou legal todas essas campanhas aonde o Gripen vai ser construído realmente ali do lado da fabrica da GM no ABCD? Sério mesmo que alguém acha isso bem real e sensato? Será que ninguém se lembra da Celma e como a falta de mercado para uma aeronave desse tipo de sofisticação colocou o AM-X que depois de 20 anos de serviço finalmente vai ser algo melhor do que depósito de bomba burra com cabide de missel de enfeite?
Sério mesmo?

Eu gosto do Gripen C/D, vi, conheci, brinquei de simulador em mais de uma ocasião e me considero sortudo por isso... mas essas coisas todas e essa Frankesteinizaçao que estão chamando de NG esperando alguém passar o cheque em branco para salvar a SAAB enquanto a Suécia (o Governo por favor) fica calado e não compra unzinho sequer... desculpe, mas não gosto porque quando olho o anuário de caças ao redor do mundo que estava no site FlightGlobal com uns 2 ou 3 gráficos falando sobre as frotas e só isso... eu pelo menos acho que não é realístico a FAB possuir um avião desse para daqui a 15 anos estaremos fazendo peça artesanal e procurando spare no mercado para eletrônicos e coisas afins que só nós utilizamos para os "nossos exclusivos" NGs.

Procuro tomar cuidado quando escrevo e não direcionar as minhas objeções as pessoas e sim as idéias... ou seja, hoje eu concordo com uma pessoa, amanhã eu discordo da mesma pessoa... por mim está na boa porque esse é o espírito que temos aqui... se somos mais inflexíveis com relação as nossas preferências temos que saber que a consequência é que existirão críticas... isso é natural gente!

Honestamente... tem muita gente que é assim aqui... e infelizmente quando vimos o Sea Gripen aparecer como "solução" aí... me desculpem, mas os canhões não só de gente que se opoe ao Gripen, mas gente um pouco menos radical mandam chumbo na mesma direção... com tamanha "doidera" poluindo o Fórum... a reação é mais do que natural. :) e tem que ser aceita... porque senão o nível cai... cai mesmo... porque passamos ir além do mundo do Super-Trunfo, para o reino mágico da fantasia e daqui a pouco o tópico do F-X ou mesmo esse muda para as "Gerais" porque estaremos tratando de avião de RPG ... tipo aquele Chinês Phothop que rola por aí e vão dizer que no próximo update do F-5 ele virá um Transformer... :lol: :lol: :lol:

Enfim... não estamos mais na década de 70 das grandes megalomanias... eu sei, eu sei que o "Petróleo é nosso...!" mas não vamos confudir as coisas pois o mundo é diferente apesar das aparências!

Então na boa... sim... concordo que rótulos não fazem bem... podem ser malignos e podem tirar a força de qualquer debate porque faz com que ao invés de nos concentrarmos na idéia central, somos levados a desviar de assuntos e opiniões interessantes para nos "defender" ou "atacar" os rótulos.

Mas temos que aprender a separar as coisas também, porque as vezes as críticas tem muito fundamento.

Meu post não é direcionado a ninguém. É só um desabafo de como vejo as coisas nos últimos tempos.

Desculpem pelo longo post...
[]s e bola para frente!
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

#10069 Mensagem por Mapinguari » Sáb Jun 19, 2010 2:50 am

Carlos Mathias escreveu:
Então eu serei sempre do lado negro. Pois sempre defendi o Gripen. Antes defendia o Gripen C/D e hoje defendo o Gripen NG. Às vezes me cansa esse negócio de quem não tem argumento melhor, ficar se referindo ao Gripen (qualquer versão) como caça inferior (só se for em tamanho), e ao Gripen NG como caça de papel. Eu acho isso um desrespeito à opinião alheia e até mesmo uma infantilidade. Nem parece que isso aqui é um fórum sério. Algumas mensagens nessa linha parecem produto de adolescentes.
Nunca vi você dizer isso quando chamavam o SU-35 de caminhão, de dinossauro, de priscila...
Também nunca vi essa revolta quando chamam o Rafale de caça de moça, de caça de ouro...
Nunca vi essa revolta ao chamarem o presidente de cachaçeiro...
Ou esse pudor todo só funciona quando se fala mal do Gripen? Ou o fórum só deixa de ser sério quando se fala do gripen?

Ôpa, mas péraí, isso é...SECTARISMO!!!! :shock: :shock: :shock: :roll: :lol:
Engraçado que quando o PAK-FA era só promessa, sempre adiada, tudo o que se via dele eram algumas concepções artísticas, cada uma diferente da outra surgida 4 ou 5 meses antes, nunca chamei o PAK-FA de caça de papel. Agora, o Gripen NG, desde que apareceram suas primeiras concepções, era chamado de caça de papel, caça de Photoshop, caça de AutoCad, etc. Voou o Gripen Demo, e continuam dizendo que não existe. Ele está ensaiando sistemas, voou para a ïndia, onde foi avaliado, com radar AESA instalado e mesmo assim, continuam detratando e dizendo que não existe.
Já citaram diversos exemplos de aeronaves que foram adotadas por outros países sem que tivessem sido adotados no país fabricante. Mas, em se tratando de Gripen, não pode... Quanta intolerância.
Olha, isso com certeza é sectarismo. :roll:
Quando foi que um Gripen-NG voou? NUNCA! Portanto, ainda é um caça que só existe no papel.
E aguentem firmes, porque o SU-35BM e o PAK receberam essas críticas também, e eu não fui chorar (que eu me lembre nenhum vermelho) , nem fiz nhém, nhém, nhém.

E o que voa hoje não é um PAK-DEMO, um SU-27B velho reformado; é um PAK-FA legítimo, novo. Aliás, são ao menos três PROTÓTIPOS.
Por isso, volto a repetir: por que tanto temor pelo insignificante caça sueco?
Deve ser a mesma causa do temor da onda vermelha.
Ou do Rafale, que nunca deixou de ser alvo do escárnio. Só que o lado vermelho aguenta e retruca com bons argumentos.
E não digo temor só aqui não. Quem foi na coletiva da Dassault na França, sabe que eles passaram metade do tempo falando mal do Gripen NG... Porra! Por que o cagaço do concorrente.
Pois é, veja só que você só cita a França... Que medo é esse da França, porra? :roll: :lol:
E não venham dizer que está tudo definido pro Rafale levar essa. Já esteve. Não está mais.
Abram as revistas especializadas mais recentes e verão que todos os concorrentes continuam anunciando.
Inês não era morta?
Ou Inês ou o FX estão mortos. :?
E mais uma vez você só fala no Rafale, olha o sectarismo!!!!!!! :roll: :roll:

"A pedra jogada pro alto as vezes cai na cara de quem a atira".
Isso é prá mim, não é prá ninguém daqui não.
CM,

Só citei o Rafale porque todos diziam que era favas contadas a vitória dele. O caso da coletiva na França é real e tenho certeza de que você tem conhecimento disso. Foi algo ridículo para uma empresa que acha que tem o produto superior. Se tem e tudo eram favas contadas, para que o temor?
É óbvio que o Gripen Demo não é o Gripen NG ou Gripen E/F o que seja. É uma maneira inteligente de provar um conceito e fazer um programa andar de forma rápida. Negar que os suecos conseguiram algo que muitos consideravam impossível, como melhorar o Gripen C/D nos aspectos que todos criticavam, não parece atitude de quem não quer ser considerado sectarista ou maniqueísta. Qual o problema de reconhecer que os suecos estão conseguindo provar que podem fazer o NG e atender às necessidades da FAB? Os russos não fizeram o PAK-FA, quando muitos achavam que não voaria tão cedo (até com razão, pois adiaram várias vezes...)
Gosto muito do Rafale, apesar de considerá-lo caríssimo para adquirir e para manter. Se o GF garante que não faltará verba de custeio se for adotado, maravilha. Calo a minha boca e não reclamo. Adoro o Su-35. Acho um avião fantástico. MAs Não acho ideal para a FAB. A FAB resolveu comprar o Mi35. Não gostei. Se fosse para comprar um Heli de ataque russo, preferiria que fosse o Mi28. A menos que a FAB tenha, realmente, uma idéia sobre o que fazer com a cabine do Hind. Ah! É pra levar soldados? Então, por que não comprar mais Blackhawk ou mais EC725Caracal? É para usar em missões de ataque e tem que ser russo? Por que não o Mi28?
Nunca chamei o Su-35 de Priscila, de caminhão ou dinossauro. Fiz algumas brincadeiras com a história do painel azul bebê ou do parafuso que gira ao contrário, mas todo mundo sabe diferenciar isso de escárnio geral e insensato. E nenhum dos concorrentes foi mais alvo de escárnio do que o Gripen NG. Em 80% das vezes, as críticas não tinham fundamento. Nos 20% restante, apresentava minha opinião e os motivos dela. Aceito, por exemplo, temores de risco envolvido na adoção do Gripen NG, sem que a Suécia demonstre que vai adquirir o caça. Mas papo de Super Trunfo, sem qualquer fundamentação, dizendo que Rafale, Su-35, Super Hornet etc são superiores, são maiores, mais bonitos, etc, não dá para aceitar não. Não dá para aceitar porque todo mundo aqui deve saber que, dependendo da escolha, táticas operacionais diferentes serão adotadas. Eu mesmo acho vantajoso o fato de que Rafale e Super Hornet tenham versões navais ou que já podem operar embarcados (caso do SH). Mesmo assim, por se tratar de uma concorrência da FAB, isso não pode ser o norteador. No máximo, pode ser considerado algo desejável. Se o Gripen NG tiver uma versão naval, ótimo. Acho que ninguém aqui pode negar que, por seu porte de menos de 20t, seria o caça ideal até mesmo para operar no São Paulo, full load. Se o Rafale for confirmado como o escolhido do GF, juro que não vou me suicidar por causa disso. Não tem dinheiro meu envolvido nisso, não ganho nem perco nada se um ou outro ganhar. Preferir o Gripen NG para a FAB é apenas isso: preferência pessoal, para qual apresentei minha argumentação. Se não aceitam, paciência. Não perco um minuto de sono por causa disso.
Não quero voltar a isso nunca mais e nem quero perder a cabeça com ninguém. Muito menos com você. Não tenho tempo e nem disposição para isso.
Dei opiniões sinceras e procurei fundamentá-las com dados e fatos sempre que pude.
Não sou maniqueísta e muito menos sectarista. Não imponha nada a ferro e fogo. Só quero participar de um debate educado. Esse negócio de ficar chamando Gripen de avião de Origami, de avião de Photoshop, de AutoCad, etc, enche o saco de qualquer um. Aceito isso de um desinformado, mas não de foristas do nível que encontrei aqui (e entre os de que considero de alto nível, incluo você).
Por isso, para que possa continuar tendo o respeito que acho que muitos aqui merecem, não participarei mais do fórum.
Agradeço aos que me aturaram. Agradeço aos que comigo debateram. Agradeço aos que me ensinaram. Peço desculpas se, por algum motivo, ofendi alguém. Se isso aconteceu, saibam que não foi intencional.
Pode ser que, quando o F-X estiver definido, eu volte.
Grande abraço. Boa sorte a todos. Adeus e obrigado, mais uma vez.

Mapinguari

Imagem
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#10070 Mensagem por Rodrigoiano » Sáb Jun 19, 2010 7:18 am

Creio que o presidente Lula anda p...da vida com a compra de caças. Creio que ele ficou p...da vida com votações e desdobramentos da questão iraniana.

Pois bem, analisando a questão de tempo, eleições e implicações políticas, creio que o presidente Lula, postergará, como postergando está, mas decidirá ainda sob sua gestão, o vencedor do fx. Achei estranho a ida da candidata Dilma (que eu vejo como favorita, não porque gosto do Lula e quero a continuidade do governo, mas até por uma questão lógica, afinal grande parcela da sua popularidade será transferida) tão precocemente ao exterior. Agora ficam as conjecturas. Se fosse apenas um recado, do tipo sim ainda vamos de Rafale ou não iremos de Rafale, o canal político/diplomático teria sido usado. Duvido que, nas condições atuais da economia mundial em geral e européia em particular, os franceses deixariam de cumprir um grande negócio naval, se não viesse junto os caças. Além de duvidar que a área político-econômico-jurídica, faria um acordo atrelado envolvendo duas forças distintas. Apenas pela End é que vislumbramos que o caça a ser escolhido pela FAB, deve ser também pela MB (deve, mas não é imprescindível).

Desta short-list, ambos tem vantagens e desvantagens. Como produto, meu preferido é o Rafale, apesar de que meu sonho, teria sido a compra lá atrás (fx1) do Gripen e hoje estarmos desenvolvendo 5ªg com Rússia. Como acho que o Lula decidirá o fx ainda no seu governo, creio que o SH está fora, por motivos óbvios. Mas o favoritismo que achava ter o Rafale, diminui consideravelmente nos últimos tempos. Creio que o Gripen está no páreo e com grandes chances. Entre deixar o país sem caças novos, entre não comprar o seu preferido e dito na visita do Sarkôzi, mas garantir a bilionária negociação recíproca dos meios navais (o Brasil precisa e quer e a França e suas empresas precisam - e muito - da venda), se, eventualmente, partir para o caça com custo de manutenção/uso mais barato, pode ser o Gripen o vencedor. Mas para isso, a Suécia tem que se comprometer a comprá-lo em quantidades substanciais, nós também, e a Saab precisa cumprir um cronograma rígido de entrega e tentar diminuir ao máximo os itens americanos. O momento para a Suécia/Saab é único. Ou trabalha forte no campo real, deixando marketing/politicagem de lado, ou perde. A França ou cede e baixa custos, ou perderá mais uma. E se também advogou ferozmente uma parceria com o Brasil, esta precisa ser efetivada, inclusive, no cenário internacional, senão lembremos que o desejo brasileiro do CS, como bem lembrado pelo MRE, será deixado de lado se for para abaixar cabeça para as potências internacionais.

Grande abraço a todos!

P.S.: pela qualidade do debate visto nas últimas páginas, pediria que o prezado colega Mapinguari refletisse e continuasse a nos brindar com sua presença, vamos relevar um pouco opiniões alheias, levemos muitas com bom humor, pois acredito que, o que faz do DB tão rico, seja em número de tópicos/posts/usuários e, sobretudo, na qualidade destes, é justamente o debate saudável. enriquecedor, divergente sim nas opiniões, mas dentro de um ambiente democrático, educado e pacífico.

Editado pela última vez por Rodrigoiano em Sáb Jun 19, 2010 2:38 pm, em um total de 1 vez.
czarccc
Sênior
Sênior

#10071 Mensagem por czarccc » Sáb Jun 19, 2010 8:08 am

Só tenho a lamentar Mapinguare. Era um dos poucos apoiadores do Gripen que apresentava argumentos de verdade em favor dele e com quem se podia menter uma discussão de nível sobre ele. Acredito que o certo excesso de escárnio direcionado ao Gripen é fruto direto do escárnio da campanha da Saab. Ela escarneceu, a torto e a direito, nossas autoridades e nossa inteligência.

Através de suas leituras e pesquisas vc chegou a conclusão de que o Gripen seria a melhor opção e veio defendendo com dedicação seu ponto de vista, mas, na minha opinião, quem mais atrapalhou sua honesta companha foi a própria Saab com esse marketing desrespeitoso e ofensivo que ela praticou. Já fui muito mais simpático ao Gripen, mas a forma de atuação da Saab me afastou muito da proposta deles. Acredito que afastou muita gente. Não há santos nesse negócio, mas a Saab foi de longe a que mais ultrapassou qualquer limite do bom senso.

Mudando um pouco o assunto, acho que dá pra colocar um tanque de combustível adicional ali atrás nos Mi-35. Um bom aumento de autonomia na amazônia é algo interessante. Talves esse seja um fator para a escolha.

Espero que volte logo.

[]s

Imagem
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1966 vezes
Agradeceram: 2492 vezes

#10072 Mensagem por knigh7 » Sáb Jun 19, 2010 10:17 am

Mapinguari escreveu:

Por isso, para que possa continuar tendo o respeito que acho que muitos aqui merecem, não participarei mais do fórum.
Agradeço aos que me aturaram. Agradeço aos que comigo debateram. Agradeço aos que me ensinaram. Peço desculpas se, por algum motivo, ofendi alguém. Se isso aconteceu, saibam que não foi intencional.
Mapi,

Não saia do Forum.Vc agrega bastante as discussões. Aliás, nunca vi vc ofender alguém nesses mais de 2 anos que frequento aqui.
De tempos em tempos eu deixo de acessar o Forum, cansado de ver expressões pejorativas por parte de alguns-sem respaldo na realidade, já debatidas- sendo repetidas a exaustão.
Espero que vc faca como eu. Descanse e depois volte.

Abracos

marcelo l.
Sênior
Sênior
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

#10073 Mensagem por marcelo l. » Sáb Jun 19, 2010 11:35 am

Mapinguari escreveu:
marcelo l. escreveu:Delmar, agora sério o Gripen é inferior ao Sukhoi Su-35 e o F-18, como o Rafale para mim isso claro, que o F-16 chileno temos que ver que eles logo estarão fazendo novas compras, provavelmente algo como o F-16 E/F Block 60 que não está indo mal.
Marcelo,

O Gripen NG é inferior ao Su-35? Prove. A menos que você esteja jogando super trunfo.
Você está comparando maçãs com laranjas. São aeronaves diferentes.
Quais os requisitos da FAB/MD que mantiveram o Gripen NG na disputa e baniram o Su35?
A FAB queria o Su-35? A FAB quer o Gripen NG?
Mapinguari,

Vamos a suas colocações, que havia gente da FAB querendo tanto o F-18 ou Gripen ou Sukkoi...e falaram que era o melhor caça...bem, eu acredito que sim até por gente que dá cursos para para AMAN etc informa isso. Por sinal, na AMAN em 2009, a lembrança da doutrina francesa anterior a segunda guerra foi lembrada foi fator negativo para Rafale.

Há boas razões de se acreditar que uma parte da FAB queira o caça sueco, o que se vê em política é que parte de dossies são verdades, outras não. E existe a idéia de escolher o Gripen, ele será um caça que agregará conhecimento a indústria nacional, e uma indústria forte é uma força aérea forte.

A premissa não é ruim pelo contrário, mesmo quem é favor tinha que deveria-se escolher o Gripen e comprar o F-18 para ser o dogfighter. E temos que lembrar que a FAB só pretende ter um caça, o que dá muitos pontos a quem tem alto índice projetado de nacionalização.

Sobre ser super-trunfo não né Mapinguari, posso não ser um expert como vcs, mas leio e a Eurofighter GmbH no quesito “efetividade na defesa aérea" em uma luta projetada contra Sukhoi Su-35 ficou a frente do Gripen. A OTAN coloca o SUKKOI como o caça a ser batido.

Todos os três tem seus cenários, só que o mundo de 2009 hoje é outro, estamos em uma crise mundial, há ganhos e perdas de espaços em esferas de poder que acirram as disputas entre países, temos a compra de dois caças de superioridade aérea para Cone Sul, F-18 e Sukkoi35 e sim o teste do PAK FA que mesmo quem ironiza informa que ele estará em produção em 2015, ou seja, pelo prazo atual acredito ser o primeiro da compra do F-X-2.

Concluindo: As três propostas atuais tem pontos fortes e fracos, mas três críticas faço ao processo:
1 - O adiantamento do anúncio do Short-list,
2 - A escolha dos caças em si do short-list só dá para entender quem leu o relatório,
3 -Nem é do F-X-2, mas da FAB querer ter apenas um caça é um risco e uma opção cara, o ideal seria ter um caça leve. Até por que este sim vejo boas chances de exportar, um caça barato multimissão de geração 4.5 como o HAL Tejas.

"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Quiron
Sênior
Sênior
Agradeceu: 28 vezes
Agradeceram: 76 vezes

#10074 Mensagem por Quiron » Sáb Jun 19, 2010 11:36 am

entrem nas primeiras 5-10 páginas desse mesmo tópico e vejam se Mapinguari não tem razão no que diz. Nem o Bolovo fala mais em Gripen por aqui, tamanha a palhaçada. E reportar nunca adiantou. Uma pena.

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#10075 Mensagem por orestespf » Sáb Jun 19, 2010 12:02 pm

Mapinguari escreveu: ...
Alexandre, ignore os mantras, atenha-se a meditação em si.

Parece que está acontecendo com você o que aconteceu comigo (e com outros) várias vezes; não é preciso sair, no máximo se afastar por uns tempos. Existem dois pontos que todos (incluindo você e eu) devem se ater: a existência do Gripen como sendo um ótimo caça; e a intolerância de alguns em relação à política de vendas por parte da SAAB.

Claro que a segunda contamina a primeira, ou seja, a condução provoca repulsa (ou atração) ao produto; isto deve ser assimilado e inclusive aceito. Se imagem é tudo (ou quase), então a imagem do produto Gripen é consequência da marketing adotado; e ao questionar-se este, não tem como ignorar que a imagem ficou arranhada, no mínimo (caso contrário não haveria tamanha resistência em várias pessoas). Se existe erro, então este não recai sobre os projetistas do produto, mas dos marqueteiros.

A primeira (o produto em si) não garante, por si só, a imagem gerada na consciência da maioria do coletivo popular, é preciso construí-la, mas se não for bem feita...

Entenda, agora, os motivos de (eu) não gostar de debater sobre o hardware por si só, pois isto é impossível e até inconclusivo. No caso do Gripen, a fragilidade não está no produto, mas em outras variáveis. As duas variáveis principais, produto e sua imagem, estarão sempre unidas, sem possibilidade de isolamento de uma delas na mente do indivíduo comum, que é sempre passional.

Se me permite a ousadia de sugeri-lo algo, então que sejam estas: tenha sempre a sua opinião formada sobre tudo, procure ignorar as diferenças e jamais tente convencer aquele que já tenha a sua formada, mesmo sendo imparcial (que é o seu caso), pois será acusado de parcialidade ao querer considerar apenas a variável "boa" (técnica). Assim sendo, não saia do fórum, pois você é o mais imparcial e sóbrio dos defensores do Gripen, pois você é aquele que aponta detalhes que ficariam perdido nas (pré)concepções de alguns, aquele que apresenta novas leituras dos fatos; em suma, não se preocupe com o comportamento de todo o rebanho (que sempre é incontrolável), mas com as poucas ovelhas que teimam em seguir a orientação do pastor. Fique, e quando quiser conversar sobre seus pensamentos e convicções, mesmo sentindo desconfortável para expor em fórum aberto, opte por contactar por MP aqueles que você se identificar mais e tiver liberdade para uma livre conversa; agindo assim não se perde o ritmo e mantém-se a capacidade de livre abstração sobre os temas aqui versados.

Forte abraço,

Orestes

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6323 vezes
Agradeceram: 6674 vezes
Contato:

#10076 Mensagem por Túlio » Sáb Jun 19, 2010 12:12 pm

Ademais, sempre defendi o Flanker mas REJEITO o rótulo de 'vermelho': não faço parte de 'packs' e as repudio completamente, esse joguinho de rotular (vermelho = bom, do bem; azul = mau, do mal) está enchendo de verdade. Aliás, isso tem nome: CRIANCICE!

E se supõe que este seja um espaço frequentado por ADULTOS CIVILIZADOS de bom nível sócio-cultural, não por menininhos do maternal.

Vamos maneirar... 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#10077 Mensagem por Marino » Sáb Jun 19, 2010 12:27 pm

orestespf escreveu:
Mapinguari escreveu: ...
Alexandre, ignore os mantras, atenha-se a meditação em si.

Parece que está acontecendo com você o que aconteceu comigo (e com outros) várias vezes; não é preciso sair, no máximo se afastar por uns tempos. Existem dois pontos que todos (incluindo você e eu) devem se ater: a existência do Gripen como sendo um ótimo caça; e a intolerância de alguns em relação à política de vendas por parte da SAAB.

Claro que a segunda contamina a primeira, ou seja, a condução provoca repulsa (ou atração) ao produto; isto deve ser assimilado e inclusive aceito. Se imagem é tudo (ou quase), então a imagem do produto Gripen é consequência da marketing adotado; e ao questionar-se este, não tem como ignorar que a imagem ficou arranhada, no mínimo (caso contrário não haveria tamanha resistência em várias pessoas). Se existe erro, então este não recai sobre os projetistas do produto, mas dos marqueteiros.

A primeira (o produto em si) não garante, por si só, a imagem gerada na consciência da maioria do coletivo popular, é preciso construí-la, mas se não for bem feita...

Entenda, agora, os motivos de (eu) não gostar de debater sobre o hardware por si só, pois isto é impossível e até inconclusivo. No caso do Gripen, a fragilidade não está no produto, mas em outras variáveis. As duas variáveis principais, produto e sua imagem, estarão sempre unidas, sem possibilidade de isolamento de uma delas na mente do indivíduo comum, que é sempre passional.

Se me permite a ousadia de sugeri-lo algo, então que sejam estas: tenha sempre a sua opinião formada sobre tudo, procure ignorar as diferenças e jamais tente convencer aquele que já tenha a sua formada, mesmo sendo imparcial (que é o seu caso), pois será acusado de parcialidade ao querer considerar apenas a variável "boa" (técnica). Assim sendo, não saia do fórum, pois você é o mais imparcial e sóbrio dos defensores do Gripen, pois você é aquele que aponta detalhes que ficariam perdido nas (pré)concepções de alguns, aquele que apresenta novas leituras dos fatos; em suma, não se preocupe com o comportamento de todo o rebanho (que sempre é incontrolável), mas com as poucas ovelhas que teimam em seguir a orientação do pastor. Fique, e quando quiser conversar sobre seus pensamentos e convicções, mesmo sentindo desconfortável para expor em fórum aberto, opte por contactar por MP aqueles que você se identificar mais e tiver liberdade para uma livre conversa; agindo assim não se perde o ritmo e mantém-se a capacidade de livre abstração sobre os temas aqui versados.

Forte abraço,

Orestes
X2!

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Carlos Mathias

#10078 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jun 19, 2010 1:46 pm

Concordo 100%, Túlio.

Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior

#10079 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sáb Jun 19, 2010 6:38 pm

Santiago escreveu:
delmar escreveu:Companheiro, o sectarismo é exatamente isto. Colocar que existe um lado vermelho, que está sempre certo, e um lado azul, que está sempre errado, ou o contrário. Na realidade o mundo, na minha opinião, não é mais dividido assim. Não existe mais lado vermelho ou azul. A verdade pode estar em qualquer lugar. Partir do pressuposto que tudo que compramos dos EUA é ruim para o Brasil e tudo que vier da Russia é bom é uma atitude sectária. Que a intenção deles, EUA, é sempre nos enganar, é sectária. Podemos fazer negócios com os Russos (penso que a compra de helicópteros foi bom para o Brasil) mas também podemos negociar com os EUA, com a Alemanha, com a inglaterra, com a China sem sofrer acusações de caráter ideológico ou político. Negócios são negócios e não devem, no mundo atual, estarem ligados a ideologias políticas.
x2
Eu sabia... És um dos Camelos sedentos de Sangue!

Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg

Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior

#10080 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sáb Jun 19, 2010 6:39 pm

Túlio escreveu:
Santiago escreveu: x2

X3!!!!!!!!!!! :D :D :D :D
Camelo gaúcho, sedento de sangue!

Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg

Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Responder