Asas Fixas na Marinha do Brasil
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Re: Asas Fixas na Marinha do Brasil
Carvalho, eu sei disso tudo, mas quando vejo a Rússia, China e outras potências mundiais com tudo isso e mais esquadrões de ataque naval com aviões de alto desempenho, eu acredito que deva haver alguma razão além de gastar dinheiro.
O PA não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Se o PA tá no Norte, o esquadrão desloca pro Sul, e vice-versa(apenas exemplificando).
Os aviões baseados em terra podem ainda servir de apoio e complemento numa tática de ataque de saturação (exemplo), além do que, se forem caças/bombardeiros, ainda podem prover alguma proteção/escolta a outros atacantes, os do PA mesmo, que assim poderiam dispensar escoltas, ou complementar a escolta com esses atacantes baseados em terra.
Não temos nem teremos uma penca de PAs, só os EUA podem se dar a esse luxo (por enquanto).
Então eu vejo que esquadrões baseados em terra teriam sim muita utilidade na nossa defesa da costa e além. Dependendo do equipamento, bem além aliás.
Abraços!
O PA não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Se o PA tá no Norte, o esquadrão desloca pro Sul, e vice-versa(apenas exemplificando).
Os aviões baseados em terra podem ainda servir de apoio e complemento numa tática de ataque de saturação (exemplo), além do que, se forem caças/bombardeiros, ainda podem prover alguma proteção/escolta a outros atacantes, os do PA mesmo, que assim poderiam dispensar escoltas, ou complementar a escolta com esses atacantes baseados em terra.
Não temos nem teremos uma penca de PAs, só os EUA podem se dar a esse luxo (por enquanto).
Então eu vejo que esquadrões baseados em terra teriam sim muita utilidade na nossa defesa da costa e além. Dependendo do equipamento, bem além aliás.
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- Skyway
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Re: Asas Fixas na Marinha do Brasil
[quote="Carlos Mathias"]Carvalho, eu sei disso tudo, mas quando vejo a Rússia, China e outras potências mundiais com tudo isso e mais esquadrões de ataque naval com aviões de alto desempenho, eu acredito que deva haver alguma razão além de gastar dinheiro.
Você mesmo deu a respostas: potências mundiais. Quem sabe um dia a gente ainda chega lá.
O PA não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Se o PA tá no Norte, o esquadrão desloca pro Sul, e vice-versa(apenas exemplificando).
Esta tática não é interessante no nosso caso, por dois motivos: 1. nossos Nae's quando ao mar no AS estarão atuando geralmente fora do alcance de terra; e 2: teremos pelo menos 3/5 esquadrões de patrulha ao longo da costa cobrido os espaços de deslocamento da esquadra. Por isso que gostaria de 4 ao invés de 2 Nae na MB. Sempre 1 no norte/nordeste e outro no sul/sudeste. Mas...
Os aviões baseados em terra podem ainda servir de apoio e complemento numa tática de ataque de saturação (exemplo), além do que, se forem caças/bombardeiros, ainda podem prover alguma proteção/escolta a outros atacantes, os do PA mesmo, que assim poderiam dispensar escoltas, ou complementar a escolta com esses atacantes baseados em terra.
Para esse tipo de cobertura é que existem os GAE dos Nae's, de preferência bastante robustos em sua composição; a não ser que aqueles estejam atuando perto do nosso litoral. Mas aí eles já perdem seu objetivo básico, que é projeção de força. Seria duplicidade/desperdício de esforços.
Não temos nem teremos uma penca de PAs, só os EUA podem se dar a esse luxo (por enquanto).
Então eu vejo que esquadrões baseados em terra teriam sim muita utilidade na nossa defesa da costa e além. Dependendo do equipamento, bem além aliás.
Com certeza, mas tenha sempre em mente que a MB ainda não tem necessidade premente de no momento projetar força fora do TO do AS. Quando essa necessidade chegar, se chegar, aí sim poderemos pensar em vetores em terra com alcance muito longo. E ponha longo nisso.
Abraços! [/quote]
abs.
Você mesmo deu a respostas: potências mundiais. Quem sabe um dia a gente ainda chega lá.
O PA não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Se o PA tá no Norte, o esquadrão desloca pro Sul, e vice-versa(apenas exemplificando).
Esta tática não é interessante no nosso caso, por dois motivos: 1. nossos Nae's quando ao mar no AS estarão atuando geralmente fora do alcance de terra; e 2: teremos pelo menos 3/5 esquadrões de patrulha ao longo da costa cobrido os espaços de deslocamento da esquadra. Por isso que gostaria de 4 ao invés de 2 Nae na MB. Sempre 1 no norte/nordeste e outro no sul/sudeste. Mas...
Os aviões baseados em terra podem ainda servir de apoio e complemento numa tática de ataque de saturação (exemplo), além do que, se forem caças/bombardeiros, ainda podem prover alguma proteção/escolta a outros atacantes, os do PA mesmo, que assim poderiam dispensar escoltas, ou complementar a escolta com esses atacantes baseados em terra.
Para esse tipo de cobertura é que existem os GAE dos Nae's, de preferência bastante robustos em sua composição; a não ser que aqueles estejam atuando perto do nosso litoral. Mas aí eles já perdem seu objetivo básico, que é projeção de força. Seria duplicidade/desperdício de esforços.
Não temos nem teremos uma penca de PAs, só os EUA podem se dar a esse luxo (por enquanto).
Então eu vejo que esquadrões baseados em terra teriam sim muita utilidade na nossa defesa da costa e além. Dependendo do equipamento, bem além aliás.
Com certeza, mas tenha sempre em mente que a MB ainda não tem necessidade premente de no momento projetar força fora do TO do AS. Quando essa necessidade chegar, se chegar, aí sim poderemos pensar em vetores em terra com alcance muito longo. E ponha longo nisso.
Abraços! [/quote]
abs.
Carpe Diem
- Carlos Lima
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Re: Asas Fixas na Marinha do Brasil
Bem Carvalho, eu acho que seria bom sim, mas é só opinião mesmo.
- Skyway
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Re: Asas Fixas na Marinha do Brasil
Valeu CB! Só apaguei as marcas argentinas e botei as brasileiras...
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- Túlio
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Re: Asas Fixas na Marinha do Brasil
Hummmmmmmm...que tale ires a UM MUSEU?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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- Skyway
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Re: Asas Fixas na Marinha do Brasil
Nããã, o da FAB eu já cansei de ver no MUSAL...
Quero ver um da MB, e operacional. É um bom avião, e de uma classe que possui pouquíssimos representantes no mercado, e menos ainda que podem operar no A-12.
Um abraço!
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- Carlos Lima
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Re: Asas Fixas na Marinha do Brasil
Ihhh Sky...
Concordo com o T'ulio...
Museu Naval Entao...
Quase nao existe Spitfire voando e nem por isso a classe dele (daquela geracao) 'e relevante hoje em dia
[]s
CB_Lima
Concordo com o T'ulio...
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Quase nao existe Spitfire voando e nem por isso a classe dele (daquela geracao) 'e relevante hoje em dia
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CB_Lima
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- Skyway
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Re: Asas Fixas na Marinha do Brasil
Pô, mas comparar Spitfire com Tracker é sacanagem...
Quantos aviões navais, bimotores a hélice com capacidade para ser AEW, existem no mercado? E quantos cabem no A-12?
Eu penso que avião não tem idade, tem utilidade. Um avião bem cuidado, modernizado e revisado, pode voar eternamente, ou enquanto for útil. O P-3 é um bom exemplo, é da segunda metade dos anos 50 e voa até hoje, já o S-2 é da primeira metade da mesma década.
Enquanto se pode manter e operar, seu uso se mostrar útil e não existir substituto, está ótimo na minha opinião.
Muitos defendiam a permanência do Búffalo na FAB vendo a aeronave por esse prisma, até porque não existe substituto equivalente, mas não era mais viável manter para a disponibilidade nescessária.
Um abraço!
Quantos aviões navais, bimotores a hélice com capacidade para ser AEW, existem no mercado? E quantos cabem no A-12?
Eu penso que avião não tem idade, tem utilidade. Um avião bem cuidado, modernizado e revisado, pode voar eternamente, ou enquanto for útil. O P-3 é um bom exemplo, é da segunda metade dos anos 50 e voa até hoje, já o S-2 é da primeira metade da mesma década.
Enquanto se pode manter e operar, seu uso se mostrar útil e não existir substituto, está ótimo na minha opinião.
Muitos defendiam a permanência do Búffalo na FAB vendo a aeronave por esse prisma, até porque não existe substituto equivalente, mas não era mais viável manter para a disponibilidade nescessária.
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- Carlos Lima
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Re: Asas Fixas na Marinha do Brasil
Quem disse que o S-2 é AEW
O Brasil quer inventar essa história amigo...
É um Tracker NG (já que está na moda)
Avião tem idade sim amigo... olha lá os P-3 indo fazer lanternagem de novo... o que é aquilo? Utilidade? Não... Idade!
Operação em PA é algo violentissimo... sem dó nem piedade... dar porrada em convôo com um avião que costumava fazer isso a 40!!!!! anos atrás... sei não.
[]s
CB_Lima
O Brasil quer inventar essa história amigo...
É um Tracker NG (já que está na moda)
Avião tem idade sim amigo... olha lá os P-3 indo fazer lanternagem de novo... o que é aquilo? Utilidade? Não... Idade!
Operação em PA é algo violentissimo... sem dó nem piedade... dar porrada em convôo com um avião que costumava fazer isso a 40!!!!! anos atrás... sei não.
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Re: Asas Fixas na Marinha do Brasil
Uma coisa que aprendi no primeiro ano da Escola Naval: nunca descarte a ameaça que uma arma, mesmo velha, pode causar.
Vcs estão confundindo um S2 de 40 anos, com a utilização somente da célula, revisada na MARSH, com garantia, com motores turbo (e não pistão), nova eletrônica, etc.
Não descartem a eficácia do meio não.
Vcs estão confundindo um S2 de 40 anos, com a utilização somente da célula, revisada na MARSH, com garantia, com motores turbo (e não pistão), nova eletrônica, etc.
Não descartem a eficácia do meio não.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
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Re: Asas Fixas na Marinha do Brasil
A idade pode pesar muito para um avião de alta performace como um caça, onde mesmo modernizado ainda terá seu desempenho inferior aos de projeto mais modernos porque num caça toda inovação é válida num combate, o projeto aerodinamico conta muito e as novas técnicas de fabricação.
Para aviões de transporte, apoio, etc... a modernidade do seu projeto não vai pesar tanto, basta que sua celula atenda as necessidades inerentes depois de modernizada, prova disso são os B-52, B-707, aviões de treinamento com quase 50 anos de uso, os C-47 modernizados que ainda estão voando pelo mundo afora, etc...
Um Tracker devidademente revisado e modernizado, equipado com sistemas de comunicações, radares, etc..., modernos será um SISTEMA no estado da arte, independente da idade de sua célula.
Para aviões de transporte, apoio, etc... a modernidade do seu projeto não vai pesar tanto, basta que sua celula atenda as necessidades inerentes depois de modernizada, prova disso são os B-52, B-707, aviões de treinamento com quase 50 anos de uso, os C-47 modernizados que ainda estão voando pelo mundo afora, etc...
Um Tracker devidademente revisado e modernizado, equipado com sistemas de comunicações, radares, etc..., modernos será um SISTEMA no estado da arte, independente da idade de sua célula.
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Re: Asas Fixas na Marinha do Brasil
Mas isso é tão cristalino...Um Tracker devidademente revisado e modernizado, equipado com sistemas de comunicações, radares, etc..., modernos será um SISTEMA no estado da arte, independente da idade de sua célula.
Achar que um avião desse reformado e equipado com o que de melhor existe seria ruim ou ineficaz e jogar no lixo todos os P-3, B-52, TU-95, IL-Patrulha naval(não sei a dsignação )...
Enfim, acontece e se faz nas melhores marinhas do mundo.
- Skyway
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Re: Asas Fixas na Marinha do Brasil
Enfim, acho que o Marino e o Henrique já cobriram bem o que eu ia responder ao CB.
Só um detalhe, o S-2 já foi AEW, E-1 Tracer:
Um abraço!
Só um detalhe, o S-2 já foi AEW, E-1 Tracer:
Um abraço!
AD ASTRA PER ASPERA