Mensagem
por Marino » Seg Jun 07, 2010 10:53 pm
Olha, eu não tenho mais saco.
Incrível vocês, comentando a Guerra (CRISE) da Lagosta, não se colocarem no contexto da época, início da década dos 60 do século passado.
Neste contexto o Brasil já se preocupava com suas FA, fabricávamos sobressalentes, não precisávamos importar navios, e aviões, tínhamos recursos, não éramos mais um país predominantemente agrícola, a população já era educada e urbana.
Então me escrevem sobre falta de organização da MB..., que mobilizou todos os meios disponíveis e os mandou para o Nordeste, escalando a crise e a resolvendo a nosso favor, pois a França entendeu que a escalaríamos até onde fosse necessário e sentou para negociar.
Outro fica repetindo o mantra: LM 2500, LM 2500, LM 2500, AMÉM.
Só que não sabe se é esta a turbina que vai ser adotada nos novos escoltas. Espero que sim, pois ao contrário da turbina que ele quer ver aqui no mosquito, na LM 2500 o Brasil possui empresas, nacionais, e não só a CELTA, que tem competência instalada para a manterem, tanto de sobressalentes como de mão-de-obra.
O mosquito deve trazer total independência, na visão dele. Vai conseguir manter a turbina, fabricar aqui os sobressalentes, ter o software de controle da mesma, tudo o que temos na LM 2500 AMÉM.
Outro fica falando: GLORIOSA, GLORIOSA, GLORIOSA, em tom jocoso, como se não fosse um brasileiro. Não deve conhecer a história de sua Marinha, pois falaria GLORIOSA com orgulho, veria que tem toda razão em chamá-la assim, a respeitaria pelo que já fez, vem fazendo, e vai fazer sempre.
E o pior, é militar..., se deixa levar por troças, provocações absolutamente normais em um fórum civil, de aficcionados, em vez de fazer como outro representante de sua Força, o Thor, que tenta de todas as maneiras mostrar sua visão, tenta entender torcedores, admiradores da aviação, mas que não pertencem ao metier, tenta explicar, mostrar, compreender.
Um bando que não consegue ainda entender o que mudou neste país, que o tema Defesa está na agenda nacional, que existem mais de 400 congressistas filiados a Frente Parlamenter da Defesa Nacional, que o tema passou a dar voto, ter recursos, ter um farol, a END.
Não acompanham civis, sejam acadêmicos, universitários, empresários, etc, debatendo, participando de seminários, não conseguem ver a vida fora deste tópico.
Não tenho mais saco.
Creio que quem devia dar um tempo sou eu, e não o Orestes, que com sua vivência de Professor consegue repetir, ano após ano, as mesmas lições.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco