Caça de 5a geração chinês
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Re: Caça de 5a geração chinês
Pelo que eu percebi de coisas que eu tenho lido na internet, houve realmente vários negócios entre a Russia e a China, incluindo a construção sob licença na China. O problema é que uma coisa é comprar kits e montar na China (a Turquia também fez o mesmo com os F-16), outra coisa é construir totalmente usando somente material Made in China. Posso estar errado, mas acho que a Russia até recusou continuar a cooperação/negócio com a China por causa disso mesmo. Ou seja, eles tinham concordado com um negócio e com o tempo estavam a usar cada vez mais coisas feitas na China através de engenharia reversa. Para além disso, acho que a versão vendida à China era vocacionada para a superioridade aérea e eles querem um caça multifunções. Será que a estrutura dos SU-27 feitos na China não está preparado para isso e é essa a razão dos problemas estruturais?
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Re: Caça de 5a geração chinês
cabeça de martelo escreveu:Pelo que eu percebi de coisas que eu tenho lido na internet, houve realmente vários negócios entre a Russia e a China, incluindo a construção sob licença na China. O problema é que uma coisa é comprar kits e montar na China (a Turquia também fez o mesmo com os F-16), outra coisa é construir totalmente usando somente material Made in China. Posso estar errado, mas acho que a Russia até recusou continuar a cooperação/negócio com a China por causa disso mesmo. Ou seja, eles tinham concordado com um negócio e com o tempo estavam a usar cada vez mais coisas feitas na China através de engenharia reversa. Para além disso, acho que a versão vendida à China era vocacionada para a superioridade aérea e eles querem um caça multifunções. Será que a estrutura dos SU-27 feitos na China não está preparado para isso e é essa a razão dos problemas estruturais?
sim, eu li que havia problemas entre a Rússia e a China com a cópia "pirata"
encontrei este artigo:
http://www.defensenews.com/story.php?i=3947599Russia Admits China Illegally Copied Its Fighter
By wendell minnick
Published: 13 Feb 12:29 EST (17:29 GMT)
BANGALORE, India - After years of denial, a Russian defense official conceded that China had produced its own "fake" version of the Su-27SK fighter jet in violation of intellectual property agreements.
"We are in discussions with China on this issue," said Mikhail Pogosyan, first vice president on program coordination, Russian Aircraft Corp., during a press conference here at the Aero India trade show.
In 1995, China secured a production license to build 200 Su-27SKs, dubbed J-11A, for $2.5 billion for the Shenyang Aircraft Corp. The deal required the aircraft to be outfitted with Russian avionics, radars and engines. Russia cancelled the arrangement at 95 aircraft in 2006 after it discovered that China was developing an indigenous version, J-11B, with Chinese avionics and systems.
China produced six J-11B fighters for testing, but despite efforts to produce a suitable replacement for the Russian engine, the new fighter was outfitted with the same AL-31F, said Andrei Chang, a China military specialist at the Kanwa Defense Center. One J-11A was outfitted with the indigenously-built WS10A Tai Hang turbofan engine, but the J-11Bs are still using Russian AL-31Fs due to technical difficulties, Chang said.
Pogosyan and Russian Defense Minister Anatoly Serdyukov traveled to Beijing in December to attend the 13th session of a Chinese-Russian joint commission on military and technical cooperation and apply pressure to Chinese officials. Ultimately, China agreed to protect intellectual property rights and stop illegally copying Russian military equipment.
"I think this was a big step to make this issue more transparent and more precise in our future discussions," said Pogosyan, who also serves as the general director of Sukhoi.
Russia fears that China would mass-produce cheaper export versions of the Su-27 for the international market, and China feared that Russia would cancel future orders for advanced arms, such as the Su-33 combat jet for China's aircraft carrier program, Chang said. Chinese violations of the end-user agreement would be particularly upsetting to Russia's long-time strategic partner India, if Pakistan buys the Chinese-built Su-27 version.
However, Pogosyan downplayed the quality of the Chinese effort, saying a copy of a copy would not be a good aircraft.
"If we speak about the copy of the airplanes, I think that in this case, the original will always be better than a slightly modified copy," he said. "The original made by the designer who developed the product is always better, and it is a better start for a new program with the original designer and developer than making a fake copy."
He said buying copies makes it difficult to overcome problems occurring during the lifetime of the aircraft, while the original developer knows from experience how to deal with these issues.
Chang does not believe China will honor the intellectual property agreement, or any agreement with Russia, and will continue to develop the J-11B as a totally indigenous aircraft. However, China will move cautiously until it secures deals for the Su-33 carrier-based fighter. China is beginning to build its first aircraft carrier and needs Russian technology and experience, Chang said.
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Re: Caça de 5a geração chinês
Pelo q sei havia um contrato entre russos e chineses para construir sob lincença uma versão melhorada do J-11A - J-11B - igualmente com sistemas russos. Os chineses romperam o contrato após receberem algumas células e tempos depois aparece esse J-11B com vários sistemas chineses no lugar de seus similares russos. Os russos ficaram tão furiosos q parece inclusive recusaram uma encomenda de Su-33 da China. Pelo q parece justamente os sistemas chineses estão dando problemas nas novas aeronaves.
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Re: Caça de 5a geração chinês
Na última LAAD os russos contaram que os chineses viviam perguntando detalhes para transformar o J-11 em aeronave embarcada, segundo eles a situação chegava a ser ridícula pois a desculpa de perguntar era apenas para saber se o Su-33 era bom mesmo hahaha. Foi aí que a contra-inteligência entrou em ação passando informações incompletas e outras erradas, fazendo de tudo para os chineses comprarem o Su-33 e não um J-11 naval. Quando perceberam que o projeto estava andando vetaram até a venda do Su-33. Os russos não aprendem mesmo, desde o MiG-15/J-5 os chineses fazem esse tipo de sacanagem.
Vamos ver se o Su-33 da 25 de março(J-15) é bom mesmo...
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Re: Caça de 5a geração chinês
Pior que os aviões deles é uma cópia descarada, não se dão nem o trabalho de disfarçar um pouquinho o design.
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Re: Caça de 5a geração chinês
Os alunos aprenderam com os mestres...
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Re: Caça de 5a geração chinês
Se o Buran for uma copia, superou em tudo o original.
Subiu, desceu e fez o escambau sozinho, tudo pelo piloto automatico e controle remoto. Ejeção para os astronautas, e mais um monte de coisas, inclusive sem usar os boorster laterais, com combustivel solido.
Já a copia do Concorde, mais que copia, é a solução aerodinamica. Hoje em dia os carros são todos iguais, de modo a furar o ar facilmente.
O mesmo no desenho de supersonicos. Não tem muito pra onde correr.
Subiu, desceu e fez o escambau sozinho, tudo pelo piloto automatico e controle remoto. Ejeção para os astronautas, e mais um monte de coisas, inclusive sem usar os boorster laterais, com combustivel solido.
Já a copia do Concorde, mais que copia, é a solução aerodinamica. Hoje em dia os carros são todos iguais, de modo a furar o ar facilmente.
O mesmo no desenho de supersonicos. Não tem muito pra onde correr.
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- soultrain
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Re: Caça de 5a geração chinês
Exacto João,
Além disso o 144 vou dois meses antes do Concorde, foi o primeiro a alcançar M2.0, a McDonnell Douglas, Lockheed e Boeing tentaram desenvolver um equivalente e não conseguiram, mesmo com acesso à tecnologia do Concorde.
Á primeira vista parece parecido, para problemas iguais é natural saírem soluções parecidas, mas quando se olha o pormenor, há inúmeras diferenças.
O Concorde foi um grade feito, mas o 144 e outras coisas que eles fizeram, espantam-me, pena que foi à custa de um povo.
[[]'s
Além disso o 144 vou dois meses antes do Concorde, foi o primeiro a alcançar M2.0, a McDonnell Douglas, Lockheed e Boeing tentaram desenvolver um equivalente e não conseguiram, mesmo com acesso à tecnologia do Concorde.
Á primeira vista parece parecido, para problemas iguais é natural saírem soluções parecidas, mas quando se olha o pormenor, há inúmeras diferenças.
O Concorde foi um grade feito, mas o 144 e outras coisas que eles fizeram, espantam-me, pena que foi à custa de um povo.
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Re: Caça de 5a geração chinês
Mas é exponencialmente mais fácil fazer melhoramentos a um conceito do criar a partir de uma folha em branco. O caso do concordsky pelo que vi, foi mesmo espionagem industrial, o do buran não sei, mas se calhar quem criou os originais, gastou n anos até chegar a certo ponto e quem copia pode sempre fazer melhoramentos com um custo reduzido, coisa que os chineses, ainda não fazem.
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- soultrain
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Re: Caça de 5a geração chinês
tflash,
Para perceber o avanço dos Russos nessa altura, eles tiveram dois anos a voar aeronaves civis a jacto, sem mais nenhum voar no mundo inteiro, foram os primeiros a introduzir turbofan em aeronaves civis etc, etc etc.
Se olhar com atenção, o Tu-144 tem soluções aerodinâmicas bem diferenciadas, na altura eles dominavam n campos, desde a matemática, à aerodinâmica, o TsAGI forneceu cérebros brutais, como o Tupolev ou o Sukhoi. Foram os anos dourados deles.
Um dos problemas do Tu-144, eram os motores muito gastadores, mas para perceber a sua superioridade aerodinâmica, ele voava mais longe que o Concorde com menos combustível, a ver se tenho tempo de procurar a referencia a isso.
[[]]'s
Para perceber o avanço dos Russos nessa altura, eles tiveram dois anos a voar aeronaves civis a jacto, sem mais nenhum voar no mundo inteiro, foram os primeiros a introduzir turbofan em aeronaves civis etc, etc etc.
Se olhar com atenção, o Tu-144 tem soluções aerodinâmicas bem diferenciadas, na altura eles dominavam n campos, desde a matemática, à aerodinâmica, o TsAGI forneceu cérebros brutais, como o Tupolev ou o Sukhoi. Foram os anos dourados deles.
Um dos problemas do Tu-144, eram os motores muito gastadores, mas para perceber a sua superioridade aerodinâmica, ele voava mais longe que o Concorde com menos combustível, a ver se tenho tempo de procurar a referencia a isso.
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Re: Caça de 5a geração chinês
De facto o Tu 144 é diferente do Concorde mas eu estou a basear-me num documentário que vi, sobre a espionagem soviética na Grã-Bretanha mas posso estar a fazer confusão porque já foi há uns anitos. O Buran, se não foi espionagem foi cópia de conceito aerodinâmico, Nessa altura havia também um projecto de space shuttle europeu que usava leme duplo, tirando isso, seria semelhante aos outros 2
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Re: Caça de 5a geração chinês
na verdade existiam alguma diferenças entre o Buran e os space shuttle
mas o mais irónico disto tudo é que no final de 2010 os Space shuttle vão deixar de voar, logo os "mestres" têm de apanhar boleia nas "Soyuz" dos malandros dos copiadores, a não ser que queiram ir para a ISS de autocarro.
mas o mais irónico disto tudo é que no final de 2010 os Space shuttle vão deixar de voar, logo os "mestres" têm de apanhar boleia nas "Soyuz" dos malandros dos copiadores, a não ser que queiram ir para a ISS de autocarro.
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Re: Caça de 5a geração chinês
É verdade, agora o Obama entregou a Exploração Espacial aos "civis":
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