A decisão política foi postergada por... Por seres alados.
Dizer que a única coisa que atrasou/atrasa o FX foi/é o poder político é querer jogar num colo só uma responsabilidade dividida entre muitos atores, é pensar que os que aqui labutam iniciaram este tópico a dois meses e estão alheios a todos os meandros desse processo que se arrasta a
15 anos, é achar que se pode crer que esse processo iniciou-se ontem.
E mais! Eu acho que se a França piscar concosco na área diplomática/comercial, tem mais é que cancelar, porque se é prá ser subserviente, há opções.
Sobre tampão e compra de mais F-5, só vai ser assim se o Brasil continuar tremendo diante do seu grande amigo do Norte e mantendo suas atitudes apenas na retórica e nas meias medidas, porque temos opção já para o ano que vem, melhor aliás que qualquer um dos FX-2 que estão na disputa.
Mas como já disse, depende de até onde o Brasil quer ir nas suas decisões supostamente soberanas e na sua verdadeira procura por independência.
Se a coisa é só para americano ver, vamos com a França, mesmo ela nos puxando o tapete. Se não, podemos agarrar a oportunidade e deixar de ser o único BRIC submisso aos ditames da velha ordem mundial, ainda, em pleno século XXI.
Me dá a caneta que eu resolvo isso em dois meses.
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)