Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6391 Mensagem por Penguin » Sáb Mai 29, 2010 10:41 am

caixeiro escreveu:
ciclope escreveu:Eu nunca itendi comprarmos um helicoptero que está sendo subistituido por outro em seu pais de origem.
Ele e um tanto ultrapassado é não foi projetado especificamente para operações militares como os UH-60, NH-90,Eh-101 e MIL-Mi35.
Na minha opinião qualquer deles seria melhor. Fabricação sob-licença com transferencia de tecnologia de veiculo ultrapassado prá mim não vale.
Caro Ciclope, citei voce mais poderia ser qualquer outro nessa pagina, fui contra a maneira como foi feita essa compra com uma cunha politica muito forte, mais nao desgosto do aparelho, ele se mostrou e vem se mostranto o que todos sabemos, e "pau de dar em doido", agora sempre aparece aqui no forum que compramos o "pior" ou o "mais velho" dos modelos existente na categorio, e se coloca que talvez no mesmo fabricante teriamos um outro modelo "melhor" o NH-90, agora vomos a ele :

NH-90: Todo em material composto e alta tecnologia, otimo, mais os atuais operadores que pagaram milhoes esta sofrendo um pouco com ele, o aparelho nao pode pousar em locais com obstaculos que tenha mais de 16cm, entao como ficaria na Amazonia,vomos mandar um grupo precursor fazer capina ? A rampa de desembarque e chao da aeronave nao aturam mais de 100 kg, ponhe ai um soldado forte e equipado, a versao naval ficou acima do peso e nao pode ser embarcada.

EH-101: O meu preferido, mais os custos, ele custa caro e caro para manter e gasta muito tempo em manutencao, estamos no Brasil ainda e nao na Royal Navy.

Os UH-60 e Mi35 estam ai, acho que se nada der errado para o pais nao escapa de um dia um desses dois serem montados por aqui, o americano todos ja sabemos das dificuldades com o congresso deles, mais o russo parece que esta caindo na graca do operadores locais :lol: .


Voltando ao "Jaca" se for se olhar a "Big picture", nao ficamos feio na foto, ele serve e vai servir bem ao pais como aeronave de desembarque, SAR etc..

Vomos ver onde o futuro nos leva.

Abracos Elcio Caixeiro


DATE:28/05/10
SOURCE:Flight International
ILA: Finland details experience with new NH90s
By Craig Hoyle


The NH90 programme is one of the most successful examples of European co-operation in the rotorcraft sector, with the four-nation NH Industries consortium having so far secured production orders for more than 500 examples.
Fourteen nations have now ordered the NH90 in its tactical transport helicopter (TTH) and NATO frigate helicopter (NFH) variants, and around half of these countries now have examples in service.
Flightglobal in early May visited one of the two European customers with operational NH90s beyond launch nations France, Germany, Italy and the Netherlands.

Now equipped with seven aircraft from its eventual fleet of 20 TTH-configured NH90s, the Finnish army's Utti Helicopter Battalion has been flying the type since May 2008 from Utti air base near Kouvola. Five of the aircraft were delivered to the customer between March and December that year.
Finland's new aircraft are now being used to support the training needs of its special operations forces, and in particular those of the Utti Jaeger Regiment. They are replacing its Mil Mi-8 transports, the last two of which will be retired within the next few months after an operational history that spans more than 36,000 flight hours with the type since 1973.

The army expects to receive a further five NH90s this year, five more in 2011 and a final three during 2012. All of these will be assembled at the Halli facilities of national aerospace company Patria.
Helsinki's armed forces received their first helicopters in 1961, and have operated the assets from Utti since the following year, logging more than 100,000 flight hours. But a major change happened in 1997, when the air force's rotorcraft were transferred to army control, and the Utti Jaeger Regiment was established.
This draws together helicopter assets, the army's special forces personnel and related command and control infrastructure, and will prepare ground units able to conduct wartime duties by 2016. They will also be trained to support nation defence and international crisis management tasks, says commanding officer Col Kim Mattsson.
Previously a poor relation to the air force's fast jet assets, and starved of investment in favour of Boeing F-18C/D fighters, the helicopter force now found itself receiving fresh attention. In 2001, a contract was signed to introduce the new-generation NH90.
"There has been a huge change from 10 years ago," says helicopter battalion commanding officer Lt Col Anssi Vuolle. "There were probably around 40 guys and a few helicopters back then. We now have 150-plus personnel, and within two years we will have 27 aircraft."
These will also include seven MD Helicopters MD500D/Es, which are used to conduct pilot training activities with the battalion's 3rd Company, also from Utti. Finland has amassed more than 35,000 flight hours with the model since 1975, with its current aircraft having been delivered between 1983 and 2001. Modified by Saab, the four newest examples can be used to perform training with night vision goggles.

A new chapter in the service's NH90 operations began in January, when the 10t-class type was declared ready to support the provision of 24h search and rescue services. Aircraft are available to take off within 30min during office hours and in less than 2h at other times. Five rescues had been performed with the aircraft by early May by the battalion's 1 Company, and two lives saved.
"SAR is part of our national defence, and it also gives us public support for a very expensive procurement," Vuolle comments.
Finland's Rolls-Royce Turbomeca RTM322-powered aircraft were handed over first in the initial operational capability configuration, and from August 2009 in the IOC+ standard.
Featuring updated software, engine intake air particle separators and improved diagnostics equipment, the unit's current two IOC+ aircraft are "99% good for anything", Vuolle says. "Not everything is ready, but we are working on it," he adds.
NH90s are now flown with no operating restrictions, and can be operated at up to 175kt (320km/h) - some 40kt faster than the Mi-8 or MD500. However, they are typically operated at lower speeds to reduce fuel consumption. The aircraft's anti-icing equipment has also been shown to work well under Finnish operating conditions.
Finland expects to start receiving full operational capability aircraft from next year, with its entire fleet to have been brought to the standard by late 2013. This update will include adding an EADS Hellas obstacle warning system and Tetra radios to support nation defence duties.
Under current plans, the NH90 fleet will reach full operational readiness in 2013-14. "We're right on schedule," says Vuolle. However, he hopes that the schedule could be accelerated, perhaps to 2012, to provide support for NATO-led forces in Afghanistan.
"There is a shortage of SAR helicopters in [the country's] Regional Command (North)," he notes, with cover now provided by German army Sikorsky CH-53s.
Modifications required before Finland's aircraft could undertake such a commitment would include the addition of door guns - already to occur with the full operational capability enhancement - and ballistic protection. A programme is already in place, Vuolle says.
The helicopter battalion's NH90s have now flown more than 1,400h in 1,300 sorties, with 600h of this total having been added since last August. Highlights have included participating in special forces exercises in Denmark in 2009 and Norway earlier this year alongside Swedish and US personnel. "They were benchmarking exercises for us, and we had good results," Vuolle says.




Editado pela última vez por Penguin em Sáb Mai 29, 2010 10:55 am, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39492
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2849 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6392 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Mai 29, 2010 10:46 am

Acho que vocês é que fizeram bem, o Cougar pelo que eu tenho lido deve ser muito melhor que o NH-90 pelo simples facto de voar e aterrar sem problemas. O NH-90 tem revelado muitos problemas em todos os países onde já opera. :roll:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6393 Mensagem por Penguin » Sáb Mai 29, 2010 11:00 am

caixeiro escreveu:
ciclope escreveu:Eu nunca itendi comprarmos um helicoptero que está sendo subistituido por outro em seu pais de origem.
Ele e um tanto ultrapassado é não foi projetado especificamente para operações militares como os UH-60, NH-90,Eh-101 e MIL-Mi35.
Na minha opinião qualquer deles seria melhor. Fabricação sob-licença com transferencia de tecnologia de veiculo ultrapassado prá mim não vale.
Caro Ciclope, citei voce mais poderia ser qualquer outro nessa pagina, fui contra a maneira como foi feita essa compra com uma cunha politica muito forte, mais nao desgosto do aparelho, ele se mostrou e vem se mostranto o que todos sabemos, e "pau de dar em doido", agora sempre aparece aqui no forum que compramos o "pior" ou o "mais velho" dos modelos existente na categorio, e se coloca que talvez no mesmo fabricante teriamos um outro modelo "melhor" o NH-90, agora vomos a ele :

NH-90: Todo em material composto e alta tecnologia, otimo, mais os atuais operadores que pagaram milhoes esta sofrendo um pouco com ele, o aparelho nao pode pousar em locais com obstaculos que tenha mais de 16cm, entao como ficaria na Amazonia,vomos mandar um grupo precursor fazer capina ? A rampa de desembarque e chao da aeronave nao aturam mais de 100 kg, ponhe ai um soldado forte e equipado, a versao naval ficou acima do peso e nao pode ser embarcada.

EH-101: O meu preferido, mais os custos, ele custa caro e caro para manter e gasta muito tempo em manutencao, estamos no Brasil ainda e nao na Royal Navy.

Os UH-60 e Mi35 estam ai, acho que se nada der errado para o pais nao escapa de um dia um desses dois serem montados por aqui, o americano todos ja sabemos das dificuldades com o congresso deles, mais o russo parece que esta caindo na graca do operadores locais :lol: .


Voltando ao "Jaca" se for se olhar a "Big picture", nao ficamos feio na foto, ele serve e vai servir bem ao pais como aeronave de desembarque, SAR etc..

Vomos ver onde o futuro nos leva.

Abracos Elcio Caixeiro
100kg?!

Imagem

Imagem

Imagem

http://www.nhindustries.com/site/docs_wsw/RUB_56/lighted_box2.jpg




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6394 Mensagem por Corsário01 » Sáb Mai 29, 2010 11:06 am

É tão "Clean" né? Na guerra ele ficaria uma beleza na cômoda ou na penteadeira. :twisted:


Imagem

Imagem

Imagem

http://www.nhindustries.com/site/docs_wsw/RUB_56/lighted_box2.jpg[/quote]




Abraços,

Padilha
Carlos Mathias

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6395 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Mai 29, 2010 11:06 am

É Santiago, na propaganda pode tudo, mas no uso cotidiano as coisas são mais complicadas.
Basta ver o mocinha C-295, que ficou com nojinho de pousar no mato.




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6396 Mensagem por Marino » Sáb Mai 29, 2010 11:10 am

Plano Brasil
EM PRIMEIRA MÃO – IFI conclui negociações técnicas com a DGA
29/05/2010

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2c/Logo_DCTA.jpg

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial – IFI, órgão subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA, em São José dos Campos, São Paulo, concluiu, no mês de abril, negociações técnicas com a Direction Générale de L Armement – DGA, localizada na França, com vistas à assinatura de um Acordo de Cooperação para a certificação do Common Basic Vehicle, versão do helicóptero militar EC725 que será a base para as configurações brasileiras a serem desenvolvidas com o Projeto H-XBR.

O projeto, que trata da aquisição desses helicópteros para atender as Forças Armadas brasileiras (Marinha, Exército e Aeronáutica), demanda sua certificação pela Autoridade Certificadora Militar Brasileira, de forma a assegurar o cumprimento dos requisitos estabelecidos, bem como a segurança operacional das aeronaves no cumprimento de sua missão.

Algumas reuniões marcaram a negociação entre os dois Órgãos Certificadores. Como parte do cronograma, a DGA conheceu a estrutura do IFI, bem como alguns laboratórios de ensaios de qualificação e certificação de equipamentos e sistemas. Na fase de conclusão da parte técnica do acordo, o IFI dirigiu-se à sede da DGA com o objetivo de fechar os termos ainda pendentes, além de conhecer o modus operandi (modo de operação) daquela organização no que se refere à certificação.

Como resultado da visita à DGA, a equipe brasileira trouxe a certeza de que o IFI manterá seu elevado nível de contribuição para com a segurança operacional das Forças Armadas do Brasil.

Fonte: IFI/DCTA




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
caixeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 814
Registrado em: Dom Abr 20, 2008 10:34 pm
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 5 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6397 Mensagem por caixeiro » Sáb Mai 29, 2010 11:33 am

Santiago escreveu:
caixeiro escreveu: Caro Ciclope, citei voce mais poderia ser qualquer outro nessa pagina, fui contra a maneira como foi feita essa compra com uma cunha politica muito forte, mais nao desgosto do aparelho, ele se mostrou e vem se mostranto o que todos sabemos, e "pau de dar em doido", agora sempre aparece aqui no forum que compramos o "pior" ou o "mais velho" dos modelos existente na categorio, e se coloca que talvez no mesmo fabricante teriamos um outro modelo "melhor" o NH-90, agora vomos a ele :

NH-90: Todo em material composto e alta tecnologia, otimo, mais os atuais operadores que pagaram milhoes esta sofrendo um pouco com ele, o aparelho nao pode pousar em locais com obstaculos que tenha mais de 16cm, entao como ficaria na Amazonia,vomos mandar um grupo precursor fazer capina ? A rampa de desembarque e chao da aeronave nao aturam mais de 100 kg, ponhe ai um soldado forte e equipado, a versao naval ficou acima do peso e nao pode ser embarcada.

EH-101: O meu preferido, mais os custos, ele custa caro e caro para manter e gasta muito tempo em manutencao, estamos no Brasil ainda e nao na Royal Navy.

Os UH-60 e Mi35 estam ai, acho que se nada der errado para o pais nao escapa de um dia um desses dois serem montados por aqui, o americano todos ja sabemos das dificuldades com o congresso deles, mais o russo parece que esta caindo na graca do operadores locais :lol: .


Voltando ao "Jaca" se for se olhar a "Big picture", nao ficamos feio na foto, ele serve e vai servir bem ao pais como aeronave de desembarque, SAR etc..

Vomos ver onde o futuro nos leva.

Abracos Elcio Caixeiro
100kg?!

Imagem

Imagem

Imagem

http://www.nhindustries.com/site/docs_wsw/RUB_56/lighted_box2.jpg

Quem diz eo operador mais claro a Alemanha,

arch 2, 2010: The German Army Air Mobility and Air Transport School conducted an evaluation of their new NH-90 helicopters. They had some complaints. Their conclusion was that, for combat missions, another model helicopter should be used whenever possible.

A particular problem was the lack of ground clearance. The NH-90 can't land on a piece of ground with any obstacles higher than 16 cm (6.4 inches). That makes many battlefield landing zones problematic. That assumes you can even get on a NH-90 and find a seat. The passenger seats cannot hold more than 110 kg (242 pounds). Combat equipment for German troops weighs 25 kg (55 pounds), meaning any soldier weighing more than 85 kg (187) has to take stuff off, put it on the floor, than quickly put it back on before exiting. Then there's the floor, it's not very sturdy, and combat troops using the helicopter for a short while, cause damage that takes the helicopter out of action for repairs. Worse, there is the rear ramp. It cannot support troops carrying all their equipment, making it useless for rapid exist of combat troops. There is not enough room in the passenger compartment for door gunners. There are no strap downs for larger weapons, like portable rocket launchers or anti-aircraft missiles. The passenger compartment also does not allow for carrying cargo and passengers at the same time. The winch is not sturdy enough for commandoes to perform fast roping operations. And so on. The Germans were not pleased with the NH-90.

Germany has 122 NH-90s on order, at a cost of over $50 million each. Choppers like these are popular for peacekeeping operations, as long as the troops don't use them while suited up for combat. The first one arrived four years ago. The deficiencies noted can be fixed by modifying the helicopter, but this would drive the price beyond $50 million.

Nao sou eu, alem de ser muito baixo, motivo pelo qual Franca e Alemanha nao o levaram para a campanha no Afeganistao, alguem esqueceu de medir as pedras do deserto...

PS: Fora que a Holanda teve problemas, a Franca, a Australia .... com seus NH-90, que ele e lindo eu tambem acho mais nao de forma alguma vou me ater so ao desenho e esquecer que ele tera de ser usado..

ABracos Elcio Caixeiro




Editado pela última vez por caixeiro em Sáb Mai 29, 2010 11:50 am, em um total de 2 vezes.
---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39492
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2849 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6398 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Mai 29, 2010 11:38 am

[QUOTE=dzhaga-dzhaga;4974276]HELIRUSSIA 2010


Full part 1: http://vitalykuzmin.net/?q=node/302


Mi-28NE
Imagem

2250x1500


Imagem

2250x1500


Imagem

2250x1500


Imagem

2250x1500


Imagem

2250x1500


30-mm 2A42 gun
Imagem

2250x1500

Imagem

2250x1500




ATGM 9M120 Ataka-V
Imagem

2250x1500



9M39 Igla-V
Imagem

2250x1500




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Jin Jones
Sênior
Sênior
Mensagens: 1005
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 2:18 pm
Localização: Santos/SP

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6399 Mensagem por Jin Jones » Sáb Mai 29, 2010 12:43 pm

Corsário01 escreveu:É tão "Clean" né? Na guerra ele ficaria uma beleza na cômoda ou na penteadeira. :twisted:


Imagem

Imagem

Imagem

http://www.nhindustries.com/site/docs_wsw/RUB_56/lighted_box2.jpg
[/quote]

Se a MB comprasse esse aparelho a sua opnião continuaria essa ????
Creio que não :wink:




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6400 Mensagem por Skyway » Sáb Mai 29, 2010 1:58 pm

Pelo que conheço do Padilha, seria sim. Porque?




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6401 Mensagem por Corsário01 » Sáb Mai 29, 2010 4:28 pm

Skyway escreveu:Pelo que conheço do Padilha, seria sim. Porque?
hehehehehehehehe

Liga não Sky, só quem não me conhece acha que eu me "vendo" por qualquer bugiganga. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mocinha por mocinha, eu fico com o EC-725, apesar de não ser o que eu gostaria para a MB.

Helicópteros multo Hi Tech acabam sofrendo mil problemas no cenário de guerra. É muito Glass e pouco Cockpit as vezes.

Se colocar esse feiozo russo com o melhor ocidental, no mano a mano e em um cenário bastante hostil, eu apostaria a minha vida no russo.
As vezes o simples é mais eficiente.

Mas......................, é só a minha opinião. hehehehehehehe




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6402 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Mai 29, 2010 7:44 pm

Marino escreveu:Plano Brasil
EM PRIMEIRA MÃO – IFI conclui negociações técnicas com a DGA
29/05/2010

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2c/Logo_DCTA.jpg

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial – IFI, órgão subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA, em São José dos Campos, São Paulo, concluiu, no mês de abril, negociações técnicas com a Direction Générale de L Armement – DGA, localizada na França, com vistas à assinatura de um Acordo de Cooperação para a certificação do Common Basic Vehicle, versão do helicóptero militar EC725 que será a base para as configurações brasileiras a serem desenvolvidas com o Projeto H-XBR.

O projeto, que trata da aquisição desses helicópteros para atender as Forças Armadas brasileiras (Marinha, Exército e Aeronáutica), demanda sua certificação pela Autoridade Certificadora Militar Brasileira, de forma a assegurar o cumprimento dos requisitos estabelecidos, bem como a segurança operacional das aeronaves no cumprimento de sua missão.

Algumas reuniões marcaram a negociação entre os dois Órgãos Certificadores. Como parte do cronograma, a DGA conheceu a estrutura do IFI, bem como alguns laboratórios de ensaios de qualificação e certificação de equipamentos e sistemas. Na fase de conclusão da parte técnica do acordo, o IFI dirigiu-se à sede da DGA com o objetivo de fechar os termos ainda pendentes, além de conhecer o modus operandi (modo de operação) daquela organização no que se refere à certificação.

Como resultado da visita à DGA, a equipe brasileira trouxe a certeza de que o IFI manterá seu elevado nível de contribuição para com a segurança operacional das Forças Armadas do Brasil.

Fonte: IFI/DCTA
Olá

Apesar de não gostar de determinadas histórias que tenho lido sobre esse projeto, tenho que dizer que o fato de ser algo "em conjunto" para as 3 FAs realmente me deixa feliz independentemente de no fim ser "todo" ou parcialmente fabricado nas terras tupiniquins :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6403 Mensagem por faterra » Sáb Mai 29, 2010 9:41 pm

cabeça de martelo escreveu:
dzhaga-dzhaga;4974276 escreveu:HELIRUSSIA 2010


Full part 1: http://vitalykuzmin.net/?q=node/302


Mi-28NE
Imagem

2250x1500


Imagem

2250x1500


Imagem

2250x1500


Imagem

2250x1500


Imagem

2250x1500


30-mm 2A42 gun
Imagem

2250x1500

Imagem

2250x1500




ATGM 9M120 Ataka-V
Imagem

2250x1500



9M39 Igla-V
Imagem

2250x1500
S'o deu para entender as fotos! 8-] :mrgreen:




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6404 Mensagem por ciclope » Seg Mai 31, 2010 12:14 pm

Eu prefiro um Helicoptero desse no nosso exército, do que um MI-35. EStou de acordo com aquela doutrina de aeronave deticada.




Carlos Mathias

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6405 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 31, 2010 5:46 pm

Mas e o preço?




Responder