TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6506 vezes
Agradeceram: 6874 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40546 Mensagem por Túlio » Sex Mai 28, 2010 4:33 pm

Seu...pessimista... :evil: :evil: :evil: :evil:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 128 vezes
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

#40547 Mensagem por Sávio Ricardo » Sex Mai 28, 2010 4:38 pm

Um dos motivos de minha admiração pelo flanker é justamente uma coisa visivel nesta foto de cima q o Bolovo postou... qualquer missil IR q alvejar um turbina de um F-5 automaticamente detona a outra e o piloto tem q se ejetar ou cair junto... nos F-5 quem projetou pensou apenas em potência e nunca em ser bi-turbina por questão de segurança tbm... ta certo q é projeto antigo, mas o flanker tbm é e o projestista pensou em tudo, existe uma distância consideravel entre um turbina e outra em um flanker e dependendo da proporção do dano consegue-se manter uma delas operando p/ um pouso forçado ou retorno a base...

Claro tudo isso é muito remoto, um caça ser atingido e conseguir retornar...mas é um solução em algum caso...

Observem a proximidade das turbinas dos mitingas...

Imagem
Adriano
Sênior
Sênior

#40548 Mensagem por Adriano » Sex Mai 28, 2010 4:39 pm

Túlio escreveu:Olha, se a dúvida é do tipo ' a gente compra Rafale/F-18/Gripen e quando receber já está obsoleto por causa do PAK, F-35 & quetales', bueno, vamos de F-16C-60 ou qualquer outra prateleira mesmo e toca o barco, POWS!!!

O que não dá é para esperar os Matusas & Mitingas saírem por pura exaustão da célula e ter que entrar DE NOVO em FABIO-mode, ou seja, mais 'compras de oportunidade'... :roll: :roll: :roll: :roll:

Pois é... mas eu tenho aqui uma dúvida: como os europeus estão lidando com essa situação de 4++ vs 5º geração.
EF, Rafale e Gripen não são caças de 5º geração. Eles vão mesmo reconhecer o barco perdido e se submeter aos EUA no F-35 ou vão buscar um caça "maide in europe"? Se for essa última opção, estão bem atrasados....

Abraços,

Adriano

O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#40549 Mensagem por Túlio » Sex Mai 28, 2010 5:07 pm

Sávio Ricardo escreveu:Um dos motivos de minha admiração pelo flanker é justamente uma coisa visivel nesta foto de cima q o Bolovo postou... qualquer missil IR q alvejar um turbina de um F-5 automaticamente detona a outra e o piloto tem q se ejetar ou cair junto... nos F-5 quem projetou pensou apenas em potência e nunca em ser bi-turbina por questão de segurança tbm... ta certo q é projeto antigo, mas o flanker tbm é e o projestista pensou em tudo, existe uma distância consideravel entre um turbina e outra em um flanker e dependendo da proporção do dano consegue-se manter uma delas operando p/ um pouso forçado ou retorno a base...

Claro tudo isso é muito remoto, um caça ser atingido e conseguir retornar...mas é um solução em algum caso...

Observem a proximidade das turbinas dos mitingas...

Não podemos esquecer que os WVRs de hoje NÃO buscam o calor da turbina mas sim a Imagem Infravermelha da aeronave toda, ou seja, não irão necessariamente em busca da fonte mais intensa de irradiação térmica... :wink:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

GustavoB
Sênior
Sênior
Agradeceram: 68 vezes

#40550 Mensagem por GustavoB » Sex Mai 28, 2010 5:23 pm

"Doze"... "neste semestre"... "substituir os Hércules até 2015"...

[027]

13:49
28/05/2010
Decisão sobre compra de caças pode sair neste semestre, diz Jobim
Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, reiterou hoje (28) que espera uma decisão do governo ainda neste semestre sobre a compra de novos aviões de caça para a Força Aérea Brasileira (FAB). Depois disso é que terá início o processo de compra. Três empresas – uma sueca, uma francesa e uma norte-americana – disputam a preferência do governo brasileiro, que pretendeai adquirir 36 aeronaves.

Segundo ele, a decisão será do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois que receber parecer do Conselho de Defesa Nacional sobre o assunto. Jobim negou que o ano de movimentação política possa atrapalhar a decisão.

Jobim afirmou que a Defesa Nacional "não é desenhada pela política. , é necessidade que vem sendo adiada há 20 anos e por isso mesmo não poderia ser resolvida de uma hora para outra".

O ministro lembrou que de 1995 para cá o processo de compra de aeronaves foi interrompido em três momentos, inclusive no ano passado, por causa da expectativa em torno da crise econômica mundial. Segundo ele, além da compra de 12 caças para a Força Aérea, o governo deve se preparar para substituir até 2015 os aviões Hércules 130 da FAB.

Nelson Jobim falou sobre o assunto em entrevista na Base Aérea de Brasília, depois da cerimônia comemorativa do Dia Internacional dos Mantenedores da Paz da Organização das Nações Unidas (Peacekeepers).

Desde 2008, a data vem sendo festejado em 28 de maio, com a participação de contingentes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Centenas de militares que já participaram de missões de paz do Brasil em diversos países desfilaram durante a solenidade, quando foi depositada uma coroa de flores em homenagem aos soldados mortos durante essas missões.

Edição: Tereza Barbosa

Editado pela última vez por GustavoB em Sex Mai 28, 2010 5:24 pm, em um total de 1 vez.
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#40551 Mensagem por Bolovo » Sex Mai 28, 2010 5:23 pm

[002]

Enforquem o NJ. Está na hora da revolução começar!

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 136 vezes
Agradeceram: 427 vezes

#40552 Mensagem por prp » Sex Mai 28, 2010 5:29 pm

Skyway escreveu:
prp escreveu:O tampo passa...
O tempo voa ...
E a marinha e EB continuam nunha boaaa
É a marinha e o EBê ê.
E a culpa só pode ser da FAB...né? Concordo que é um raciocínio lógico, mas será que é condizente com a realidade? Eu não sei, não tenho certeza nem de um lado nem do outro, então prefiro não opinar sobre essa demora no processo para a FAB.

É lógico pensar que se das 3 forças duas estão se modernizando junto ao governo, a que sobra só pode estar atrapalhando tudo, já que o andamento das outras duas é a prova de que o problema no governo não é. Mas eu fico com um pé atrás com esse 2+2.

Mas isso sou eu.

Um abraço!
Certeza, certeza nós nunca vamos ter, mas qua dá pra especular, ha isso dá. :D
Eu ainda tenho esperança que tudo se resolva nos próximos 15 dias.
Abraços.

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 136 vezes
Agradeceram: 427 vezes

#40553 Mensagem por prp » Sex Mai 28, 2010 5:35 pm

12, como assim?

tenso
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 1 vez

#40554 Mensagem por tenso » Sex Mai 28, 2010 5:37 pm

A próxima desculpa vai ser a copa :mrgreen: [004]

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#40555 Mensagem por Túlio » Sex Mai 28, 2010 5:41 pm

Talha mode on

"PODE SAIR NESTE SEMESTRE"

AI MEU DEUS AI MEU DEUS AI MEU DEUS

Talha mode off

guilhermecn
Sênior
Sênior
Agradeceu: 61 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#40556 Mensagem por guilhermecn » Sex Mai 28, 2010 5:43 pm

GustavoB escreveu:"Doze"... "neste semestre"... "substituir os Hércules até 2015"...

[027]

13:49
28/05/2010
Decisão sobre compra de caças pode sair neste semestre, diz Jobim
Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, reiterou hoje (28) que espera uma decisão do governo ainda neste semestre sobre a compra de novos aviões de caça para a Força Aérea Brasileira (FAB). Depois disso é que terá início o processo de compra. Três empresas – uma sueca, uma francesa e uma norte-americana – disputam a preferência do governo brasileiro, que pretendeai adquirir 36 aeronaves.

Segundo ele, a decisão será do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois que receber parecer do Conselho de Defesa Nacional sobre o assunto. Jobim negou que o ano de movimentação política possa atrapalhar a decisão.

Jobim afirmou que a Defesa Nacional "não é desenhada pela política. , é necessidade que vem sendo adiada há 20 anos e por isso mesmo não poderia ser resolvida de uma hora para outra".

O ministro lembrou que de 1995 para cá o processo de compra de aeronaves foi interrompido em três momentos, inclusive no ano passado, por causa da expectativa em torno da crise econômica mundial. Segundo ele, além da compra de 12 caças para a Força Aérea, o governo deve se preparar para substituir até 2015 os aviões Hércules 130 da FAB.

Nelson Jobim falou sobre o assunto em entrevista na Base Aérea de Brasília, depois da cerimônia comemorativa do Dia Internacional dos Mantenedores da Paz da Organização das Nações Unidas (Peacekeepers).

Desde 2008, a data vem sendo festejado em 28 de maio, com a participação de contingentes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Centenas de militares que já participaram de missões de paz do Brasil em diversos países desfilaram durante a solenidade, quando foi depositada uma coroa de flores em homenagem aos soldados mortos durante essas missões.

Edição: Tereza Barbosa
Mais mirrages? :twisted:

Imagem

Espero que tenha sido erro do jornal... :(

"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life."
Winston Churchill

Imagem
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#40557 Mensagem por Bourne » Sex Mai 28, 2010 5:46 pm

Bolovo escreveu: [002]

Enforquem o NJ. Está na hora da revolução começar!
Isso são DORGAS, MANO

Imagem

EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#40558 Mensagem por EDSON » Sex Mai 28, 2010 5:47 pm

Daqui a pouco o EB já tem fuzil novo e a Marinha escolheu suas escoltas.

E o FX2? :roll:

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#40559 Mensagem por Bourne » Sex Mai 28, 2010 5:48 pm

Túlio escreveu:Talha mode on

"PODE SAIR NESTE SEMESTRE"

AI MEU DEUS AI MEU DEUS AI MEU DEUS

Talha mode off
Pode é a mesmo coisa que não vai. A eleição está aí. Acabou, Acabou, Acabou!!!! O FX é assunto para o próximo governo. [064]

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#40560 Mensagem por Bolovo » Sex Mai 28, 2010 5:54 pm

Bourne escreveu:Isso são DORGAS, MANO

Imagem
Só assim pra aguentar essa situação, todo dorgado. :mrgreen:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder