Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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Penguin
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#9856
Mensagem
por Penguin » Qua Mai 26, 2010 11:59 pm
Carlos Mathias escreveu:Você só não cita o mais importante que o cara de lá falou:
Anyone who thinks the US laws are secondary to some deal signed with SAAB need to provide evidence of their claims.
Ou...
but also stands far lower in combat performance to the F/A-18 E/F (which has greater payload, more powerful radar & avionics), EF and Rafale (outclassed in all departments).
Acho que a dúvida na verdade é outro doque a capacidade destes citados por você para escolher um caça.
E lembrando sempre que a Índia já é uma potência militar, operando caças pesados e fabricando-os no seu país sob licença.
Quem teria mais experiência no assunto mesmo, USAntiago?
Esse FORISTA esta repetindo o que os FORISTAS simpatizantes do Rafale daqui dizem. Nade de novo levando-se em conta que ele eh um forista como qq um aqui. Opiniao em foruns, ha para todos os gostos.
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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AlbertoRJ
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#9857
Mensagem
por AlbertoRJ » Qui Mai 27, 2010 12:00 am
Santiago,
Será que a Saab conseguiu mesmo de todos os seus fornecedores as autorizações para TOTs? Só se forem autorizações "necessárias" para quem realmente quer muito pouco, tipo aquele pedido ao DoD US para poderem fornecer dados operacionais dos servos do FCS.
Você acredita nisso? Eu tambem não!!!!
[]'s
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AlbertoRJ
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#9858
Mensagem
por AlbertoRJ » Qui Mai 27, 2010 12:01 am
Thor escreveu:AlbertoRJ escreveu:
Será que levam mesmo?
O Bharat Rakshak as vezes parece o fórum DB...
Do mesmo forum que citou, também tem outras visões:
The NG though has quite a few things going in its favor over the other contenders -
Supposedly has exceptional turnaround times and operating costs. Has low enough upfront costs as well - should fit in the current budget. Saab has shown the willingness to integrate 3rd party hardware without much drama. Overall, almost a perfect replacement of the M2k - only a little less payload. PLus the offer to work on a gen 5 JV.
As an old fighter pilot, however, I would always pitch for a light, easily manoeuvrable, agile and relatively inexpensive fighter that delivers every time, generates high sortie rates and is easy to maintain and train on a day to day peace time schedule. What counts in war is the number of fighters one can launch every hour, every day, day after day, with full confidence and ease of operation.
Gripen is definitely a big hit amongst pilots. IAF pilots were dying to get their hands on its simulator when SAAB brought it to Aero India in (2007 IIRC)... The general idea which I get from the article is that pilots are preferring Gripen were as the govt wants the deal to go to the americans mostly for the SH.
Thor, aqui também existem outras visões.
Não há unanimidade e os argumentos são quase os mesmos.
[]'s
Alberto -
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Carlos Mathias
#9859
Mensagem
por Carlos Mathias » Qui Mai 27, 2010 12:01 am
Nao amiguito.
Ela quer um caca que funcione em Leh e que passe nos testes e se custar mais barato melhor.
Amiguito, Leh é um(1) dos testes. Não te empolga não que ainda falta muito.
Por exemplo, falta a Suécia mandar um Gripen-NGI.
E lá também você acha que a maior preocupação é que seja mais baratinho?
USAntiago, estamos falando da Índia, esse argumento muquirana de mais "baratim" não cola por lá. Eles sabem que defesa à sério custa caro e só se faz com armas verdadeiramente dissuasórias, e com parceiros politicamente confiáveis.
E se forem pelo "mais baratim", vão de MIG-35, que está longe dos 70 milhões por um NG peladinho.
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#9860
Mensagem
por Penguin » Qui Mai 27, 2010 12:07 am
AlbertoRJ escreveu:Santiago,
Será que a Saab conseguiu mesmo de todos os seus fornecedores as autorizações para TOTs? Só se forem autorizações "necessárias" para quem realmente quer muito pouco, tipo aquele pedido ao DoD US para poderem fornecer dados operacionais dos servos do FCS.
Você acredita nisso? Eu tambem não!!!!
[]'s
Alberto, essa pergunta deve ser feita a FAB. Eh ela que recebe e examina as autorizacoes.
A Saab diz que entregou. Nem a FAB e nem o MD desmentiram. Entao eu pressumo que a Saab entregou.
A FAB solicitou N tecnologias que ela quer e que avalia como importantes para Brasil ter o dominio. Do ponto de vista do fornecedor essas sao as ToTs necesarias e as autorizacoes necessarias.
[]s
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AlbertoRJ
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#9861
Mensagem
por AlbertoRJ » Qui Mai 27, 2010 12:11 am
Santiago escreveu:AlbertoRJ escreveu:Santiago,
Será que a Saab conseguiu mesmo de todos os seus fornecedores as autorizações para TOTs? Só se forem autorizações "necessárias" para quem realmente quer muito pouco, tipo aquele pedido ao DoD US para poderem fornecer dados operacionais dos servos do FCS.
Você acredita nisso? Eu tambem não!!!!
[]'s
Alberto, essa pergunta deve ser feita a FAB. Eh ela que recebe e examina as autorizacoes.
A Saab diz que entregou. Nem a FAB e nem o MD desmentiram. Entao eu pressumo que a Saab entregou.
A FAB solicitou N tecnologias que ela quer e que avalia como importantes para Brasil ter o dominio. Do ponto de vista do fornecedor essas sao as ToTs necesarias e as autorizacoes necessarias.
[]s
Sim, ela disse que entregou e eu acredito nisso.
Só que, talvez, para o GF (dito MD), o que foi entregue não satisfaz. Se quiser mais, este terá que negociar com cada uma das bandeirinhas estrangeiras.
E como penso que para a FAB o fator CUSTO é preponderante...
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#9862
Mensagem
por Penguin » Qui Mai 27, 2010 12:15 am
Carlos Mathias escreveu:Nao amiguito.
Ela quer um caca que funcione em Leh e que passe nos testes e se custar mais barato melhor.
Amiguito, Leh é um(1) dos testes. Não te empolga não que ainda falta muito.
Por exemplo, falta a Suécia mandar um Gripen-NGI.
E lá também você acha que a maior preocupação é que seja mais baratinho?
USAntiago, estamos falando da Índia, esse argumento muquirana de mais "baratim" não cola por lá. Eles sabem que defesa à sério custa caro e só se faz com armas verdadeiramente dissuasórias, e com parceiros politicamente confiáveis.
E se forem pelo "mais baratim", vão de MIG-35, que está longe dos 70 milhões por um NG peladinho.
Vc precisa se esclarecer mais sobre os extensos testes no MMRCA (na India e nos paises de origem).
A etapa na India nao foi apenas Leh. Volta no artigo que postei:
A few more Gripen Demo details ...
She landed in Leh. Switched off. Restarted 2 hours later as required after the team had a light lunch.
She took off with 2 Iris T, and 1600 kgs in the centre drop tank plus full internal fuel.
Performance tests were conducted in
Adampur.
No problems.
Indian Air Force pilots flew rear seat.
Gripen team basically said they would do whatever they were asked to do by the Indian Air Force.
The flight down from Sweden also worked flawlessly.
Remember ... this is a highly evolved prototype ... but a prototype nonetheless so there were clear risks for the Gripen team to be willing to fly this down.
Whats been achieved is truly impressive.
Not sure if she supercruised in India though
IAF pilots did supercruise in Sweden where they flew her quite extensively.
Cheers
Vishnu Som
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#9863
Mensagem
por Skyway » Qui Mai 27, 2010 12:15 am
Só um adendo a discussão de vocês...quem disse que a SAAB indicou ao Brasil que negociasse ToT diretamente com os fornecedores foi o Ministro Nelson Jobim...ou seja, palavra do Ministério da Defesa.
Um abraço.
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AlbertoRJ
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#9864
Mensagem
por AlbertoRJ » Qui Mai 27, 2010 12:17 am
Skyway escreveu:Só um adendo a discussão de vocês...quem disse que a SAAB indicou ao Brasil que negociasse ToT diretamente com os fornecedores foi o Ministro Nelson Jobim...ou seja, palavra do Ministério da Defesa.
Um abraço.
Mas como a palavra dele vale menos que a da Saab...
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Alberto -
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Carlos Mathias
#9865
Mensagem
por Carlos Mathias » Qui Mai 27, 2010 12:18 am
Ou seja, é uma mentiralhada só, de tudo quanto é lado.
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#9866
Mensagem
por Penguin » Qui Mai 27, 2010 12:21 am
Skyway escreveu:Só um adendo a discussão de vocês...quem disse que a SAAB indicou ao Brasil que negociasse ToT diretamente com os fornecedores foi o Ministro Nelson Jobim...ou seja, palavra do Ministério da Defesa.
Um abraço.
O MD deveria ter pelo menos desmentido a Saab que afirmou outra coisa em nota publicada em jornais e em revista de circulacao nacional. Muita gente leu a nota da Saab, inclusive o staff do MD. Mas pouca gente escutou a fala de NJ.
[]s
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Skyway
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#9867
Mensagem
por Skyway » Qui Mai 27, 2010 12:23 am
Santiago escreveu:Skyway escreveu:Só um adendo a discussão de vocês...quem disse que a SAAB indicou ao Brasil que negociasse ToT diretamente com os fornecedores foi o Ministro Nelson Jobim...ou seja, palavra do Ministério da Defesa.
Um abraço.
O MD deveria ter pelo menos desmentido a Saab que afirmou outra coisa em nota publicada em jornais e em revista de circulacao nacional. Muita gente leu a nota da Saab, inclusive o staff do MD. Mas pouca gente escutou a fala de NJ.
[]s
Talvez pelo fato de uma declaração do Ministro da Defesa estar acima de propagandas de uma empresa.
Mas isso sou eu que acho...
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Carlos Mathias
#9868
Mensagem
por Carlos Mathias » Qui Mai 27, 2010 12:27 am
Detalhes, detalhes, detalhes, meros detalhes.
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Carlos Lima
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#9869
Mensagem
por Carlos Lima » Qui Mai 27, 2010 1:44 am
Pera'i... o Ministro vai a Camara, diz aos Senadores que os caras disseram que o Brasil tem que pedir autorizacao aos EUA para usar certas coisas do Gripen (honestamente nenhuma novidade a'i... ) e entao quer dizer que a palavra que vale 'e a do fabricante?
Cara... lamentavel.
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CB_Lima
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Carlos Mathias
#9870
Mensagem
por Carlos Mathias » Qui Mai 27, 2010 1:51 am
Pois é.