JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

Re: JAS-39 Gripen

#9841 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Mai 26, 2010 6:37 pm

Eu critico pra caramba a FAB mas ela é pragmática: Sem dinheiro não dá. (?)
É isso que eu penso do FX-2.
Mas MB age de outra forma e está mais sintonizada com o GF. A MB planeja seu futuro de forma completamente diferente! Se fosse como a FAB esta abandonaria a aviação naval e o seu programa nuclear. Seria uma marinha costeira, com subs convencionais, com LPD ou no máximo LHD, como muitos acham que deveria ser.
Mas EU acho que a MB está certa.

Já a FAB, prefere o Gripen...

Abraços!

Alberto -
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#9842 Mensagem por Penguin » Qua Mai 26, 2010 7:18 pm

AlbertoRJ escreveu:Eu critico pra caramba a FAB mas ela é pragmática: Sem dinheiro não dá. (?)
Mas MB age de outra forma e está mais sintonizada com o GF. A MB planeja seu futuro de forma completamente diferente! Se fosse como a FAB esta abandonaria a aviação naval e o seu programa nuclear. Seria uma marinha costeira, com subs convencionais, com LPD ou no máximo LHD, como muitos acham que deveria ser.

Abraços!
Prefere mesmo?!

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

#9843 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Mai 26, 2010 7:21 pm

A FAB prefere qualquer coisa com bandeirinha. :roll: :mrgreen:

Fala que eu estou errado USAntiago. 8-]

Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#9844 Mensagem por Enlil » Qua Mai 26, 2010 7:37 pm

AlbertoRJ escreveu:Eu critico pra caramba a FAB mas ela é pragmática: Sem dinheiro não dá. (?)

Abraços!
Pois é, se a MB pensasse como certos setores da FAB não teria um NAe, muito menos SNs. Depois tem gente q têm faniquito quando se critica a FAB, mas pelo histórico da Força e do processo é isso q parece, tem muito minimalista na reserva e na ativa, e não me parece um problema só de orçamento, mas também de mentalidade, de "imaginário".

Trocentos países com territórios do tamanho de um pires em relação ao nosso mas aqui não dá para operar um caça de supremacia aérea, só táticos, baratinhos de operar, pra voar, não para ser uma FORÇA AÉREA q tenha intensão de dissuadir qualquer um q apareça em nosso cenário. Ma têm gente q é feliz assim, quando se compra sucata despachada por buana e depois mais ainda de país periférico q troca essas mesmas carcaças por OUTRO caça USADO.

MB - uma das mais Marinhas de GUERRA mais temidas do mundo até o final desta década, já outros...

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#9845 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mai 26, 2010 8:22 pm

AlbertoRJ escreveu:Pois é, vejam o Gripen Naval. O país fabricante nem tem porta-aviões!
Quem vai bancar a conta da aventura? E depois, com duas dúzias de aviões produzidos?

[]'s
O problema com os 'representantes' da SAAB é a tática de requentar notícias com outra 'roupagem' além da criação de versões alopradas do Gripen.

Sei lá... se os franceses ou os americanos agissem assim, eu também criticaria para ser honesto.

No fim das contas o que importa é que a Suécia está fazendo upgrade no Gripen que ela já possue... e não encomendou 1 gripen NG sequer...

Quando eu comparo com o F-20 é no sentido de iniciativas privadas tentando buscar um mercado que já não queria saber delas.

Para ser honesto o caso do F-20 é bem melhor... porque esse realmente voou e foi produzida mais de uma aeronave e realmente disse a que veio sem o uso de Photohop e coisas afins.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Penguin
Sênior
Sênior

#9846 Mensagem por Penguin » Qua Mai 26, 2010 8:29 pm

Apenas 2 caças não falharam nos teste em Leh...
Imagem

A few more Gripen Demo details ...

She landed in Leh. Switched off. Restarted 2 hours later as required after the team had a light lunch.

She took off with 2 Iris T, and 1600 kgs in the centre drop tank plus full internal fuel.

Performance tests were conducted in Adampur. No problems.

Indian Air Force pilots flew rear seat.

Gripen team basically said they would do whatever they were asked to do by the Indian Air Force.

The flight down from Sweden also worked flawlessly.

Remember ... this is a highly evolved prototype ... but a prototype nonetheless so there were clear risks for the Gripen team to be willing to fly this down. Whats been achieved is truly impressive.

Not sure if she supercruised in India though IAF pilots did supercruise in Sweden where they flew her quite extensively.

Cheers
Vishnu Som
Associate Editor and Senior Anchor
NDTV
Os indianos levam o Gripen NG a sério.

Editado pela última vez por Penguin em Qua Mai 26, 2010 8:32 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

#9847 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Mai 26, 2010 8:32 pm

Muito bom, muito bom.

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#9848 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Mai 26, 2010 11:14 pm

Santiago escreveu:Apenas 2 caças não falharam nos teste em Leh...
Imagem

A few more Gripen Demo details ...

She landed in Leh. Switched off. Restarted 2 hours later as required after the team had a light lunch.

She took off with 2 Iris T, and 1600 kgs in the centre drop tank plus full internal fuel.

Performance tests were conducted in Adampur. No problems.

Indian Air Force pilots flew rear seat.

Gripen team basically said they would do whatever they were asked to do by the Indian Air Force.

The flight down from Sweden also worked flawlessly.

Remember ... this is a highly evolved prototype ... but a prototype nonetheless so there were clear risks for the Gripen team to be willing to fly this down. Whats been achieved is truly impressive.

Not sure if she supercruised in India though IAF pilots did supercruise in Sweden where they flew her quite extensively.

Cheers
Vishnu Som
Associate Editor and Senior Anchor
NDTV
Será que levam mesmo?

O Bharat Rakshak as vezes parece o fórum DB...
I'd sure like to see all those documents that the Swedes signed which give it access to US technology or even allow it to state that it can transfer them without problems.

As things stand, in the Brazilian MMRCA contest, it was clearly stated that one of the reasons the Rafale was preferred by the political leadership, was because the Swedes asked Brazil to negotiate with all the individual OEMs for TOT.

Anyone who thinks the US laws are secondary to some deal signed with SAAB need to provide evidence of their claims.

As things stand, the Gripen NG is not only a threat to the LCA program (which the Swedes will do their best to scuttle, given the chance of another 140-180 aircraft orders for a plane which otherwise does not have a secured future), but also stands far lower in combat performance to the F/A-18 E/F (which has greater payload, more powerful radar & avionics), EF and Rafale (outclassed in all departments). The only thing it claims is low cost. If thats the only criterion, then forget about winning the war, but just holding peacetime contests.

Alberto -
Carlos Mathias

#9849 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Mai 26, 2010 11:25 pm

Ihhhhhhh USAntiago, já não é essa unanimidade toda lá também. :roll:
E olha o milagre, os argumentos contra lá, são os mesmos daqui. :wink: 8-]

DELTA22
Sênior
Sênior

#9850 Mensagem por DELTA22 » Qua Mai 26, 2010 11:32 pm

É puro 'transmimento de pensassão'!!! :lol: :lol: :lol:

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Carlos Mathias

#9851 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Mai 26, 2010 11:38 pm

Pois é...
Coincidência que o povo de lá tenha exatamente as mesmas dúvidas dos daqui.
Será que a FAer indiana também quer o mais baratinho e com fábrica de graça? :roll:

Penguin
Sênior
Sênior

#9852 Mensagem por Penguin » Qua Mai 26, 2010 11:48 pm

AlbertoRJ escreveu:
Santiago escreveu:Apenas 2 caças não falharam nos teste em Leh...
Será que levam mesmo?

I'd sure like to see all those documents that the Swedes signed which give it access to US technology or even allow it to state that it can transfer them without problems.

As things stand, in the Brazilian MMRCA contest, it was clearly stated that one of the reasons the Rafale was preferred by the political leadership, was because the Swedes asked Brazil to negotiate with all the individual OEMs for TOT.

Anyone who thinks the US laws are secondary to some deal signed with SAAB need to provide evidence of their claims.

As things stand, the Gripen NG is not only a threat to the LCA program (which the Swedes will do their best to scuttle, given the chance of another 140-180 aircraft orders for a plane which otherwise does not have a secured future), but also stands far lower in combat performance to the F/A-18 E/F (which has greater payload, more powerful radar & avionics), EF and Rafale (outclassed in all departments). The only thing it claims is low cost. If thats the only criterion, then forget about winning the war, but just holding peacetime contests.
O FORISTA indiano anda bebendo da amarga agua rafalista do DB :lol:

O FORISTA diz:

Swedes asked Brazil to negotiate with all the individual OEMs for TOT

A SAAB diz:
Em sua proposta, a Saab Gripen entregou à FAB todas as autorizações e liberações das licenças necessárias, de todos os parceiros e fornecedores da Saab, independentemente do país de origem, para a total transferência de tecnologia para o Brasil.

A Saab Gripen ofereceu, conforme solicitado, preços garantidos para o caça Gripen NG, incluindo toda a Transferência de Tecnologia, sem qualquer forma de reajuste ou de risco econômico para o governo brasileiro.
Alguem tem duvidas de que o principal beneficiario com as ToT no F-X2, a FAB e a Embraer, para nao mencionar outras empresas, nao saberiam avaliar qual a melhor proposta?

E que os indianos sao escolados nessas questoes?

Editado pela última vez por Penguin em Qua Mai 26, 2010 11:53 pm, em um total de 1 vez.
Carlo M. Cipolla
Penguin
Sênior
Sênior

#9853 Mensagem por Penguin » Qua Mai 26, 2010 11:53 pm

Carlos Mathias escreveu:Pois é...
Coincidência que o povo de lá tenha exatamente as mesmas dúvidas dos daqui.
Será que a FAer indiana também quer o mais baratinho e com fábrica de graça? :roll:
Nao amiguito.
Ela quer um caca que funcione em Leh e que passe nos testes e se custar mais barato melhor.

Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

#9854 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Mai 26, 2010 11:55 pm

Você só não cita o mais importante que o cara de lá falou:
Ou...
but also stands far lower in combat performance to the F/A-18 E/F (which has greater payload, more powerful radar & avionics), EF and Rafale (outclassed in all departments).
Acho que a dúvida na verdade é outro doque a capacidade destes citados por você para escolher um caça.
E lembrando sempre que a Índia já é uma potência militar, operando caças pesados e fabricando-os no seu país sob licença.

Quem teria mais experiência no assunto mesmo, USAntiago?

Thor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

#9855 Mensagem por Thor » Qua Mai 26, 2010 11:55 pm

AlbertoRJ escreveu:
Será que levam mesmo?

Do mesmo forum que citou, também tem outras visões:
The NG though has quite a few things going in its favor over the other contenders -
Supposedly has exceptional turnaround times and operating costs. Has low enough upfront costs as well - should fit in the current budget. Saab has shown the willingness to integrate 3rd party hardware without much drama. Overall, almost a perfect replacement of the M2k - only a little less payload. PLus the offer to work on a gen 5 JV.
As an old fighter pilot, however, I would always pitch for a light, easily manoeuvrable, agile and relatively inexpensive fighter that delivers every time, generates high sortie rates and is easy to maintain and train on a day to day peace time schedule. What counts in war is the number of fighters one can launch every hour, every day, day after day, with full confidence and ease of operation.
Gripen is definitely a big hit amongst pilots. IAF pilots were dying to get their hands on its simulator when SAAB brought it to Aero India in (2007 IIRC)... The general idea which I get from the article is that pilots are preferring Gripen were as the govt wants the deal to go to the americans mostly for the SH.

Brasil acima de tudo!!!
Responder