Estado de exceção no Paraguai

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

Re: Estado de exceção no Paraguai

#136 Mensagem por suntsé » Qua Mai 05, 2010 6:17 pm

Eu sou a favor do voto facultativo.

Defendo o voto facultativo porque existem pessoas que vão votar porque acreditão que estão exercendo o dever patriotico da cidadania. E não são poucas não, muitos jovens estão tirando titulo de eleitor mesmo não sendo obrigados a fazelo, e idosos também vão as urnas mesmo tendo a opção de ficar em casa (estou falando isso só para exemplificar).

Para mim as pessoas que acham que democracia é perda de tempo, e que vão votar só por que são obrigadas...deveriam ter a opção de ficar em casa e não fazer besteira nas eleições.

czarccc
Sênior
Sênior

#137 Mensagem por czarccc » Qua Mai 05, 2010 6:32 pm

Acredto que a motivação do voto obrigatório e secreto foi a de evitar o voto de cabresto ou compra de voto, tão comuns ao longo da nossa história. O voto secreto é o elemento mais importante, mas a obrigatoriedade também ajuda a dificultar indução ou compra de votos. Não sei se já estamos maduros, como sociedade, para abrirmos mão da obrigatoriedade. Só para citar um exemplo de nosso estágio atual que, apesar de muito melhor do que já fomos, ainda é deprimene. Em pequenas cidades do interior, recorrentemente, temos maior número de eleitores do que de habitantes! :roll: O que acontece? Como nessas cidades a quantidade de votos para ser eleito vereador ou até mesmo prefeito é pequena. Nossos nobres políticos fazem um tour pelas cidades vizinhas, com uma Kombi velha, "catando votantes", que nos meses que antecedem a eleição, haviam sido registrados em várias cidades da região simultaneamente. Paga-se em dentaduras, remédio, cesta básica e outras moedas tradicionais desse florecente mercado de caixa 2. Geralmente com dinheiro público desviado. Acredito que o ideal é o voto facultativo, mas também acredito que ainda não estamos prontos para o ideal, infelizmente. :roll:

Imagem
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6004 vezes
Agradeceram: 3375 vezes

#138 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 05, 2010 6:39 pm

Não ficam não. Seria mais dinheiro publico jogado no ralo da gastança publica em uma nova eleição em que os cadidatos seriam na prática os mesmos, e nós obrigados mais uma vez a ter que optar por uma destas candidaturas, e aguentar o stress das filas, do calor e da confusão que é votar nesse país.

Melhor seria, que o voto não fosse obrigatório. Ai sim teriamos realmente um sistema politico realmente democrático, já que quem não estivesse a vontade para participar do pleito, simplesmente não compareceria. Vota quem tem interesse, vontade e consciência politica para votar. Como se faz nos paises civilizados.

Mas advinha se os politicos iriam querer peder essa mamata do voto obrigatório, onde quem dá mais leva. :evil:

ps: infelizmente ainda não temos no Brasil, um povo com educação suficiente para livremente saber optar pela participação ou não nas eleições. Nossos politicos ainda dependem da miseria e da ignorância popular para manterem seus privilégios e a corrupção cultural desse país. :cry:

Carpe Diem
souzat19
Júnior
Júnior

#139 Mensagem por souzat19 » Qua Mai 05, 2010 7:02 pm

Olha o certo é que se alem dos candidatos terem de fazer campanha para que votem neles eles tambem teram que fazer campanha para as pessoas irem votar, como acontece nos EUA. Po isso acho q o voto deve ser facultativo. Gente o que quero dizer é que temos que ter mais mecanismos de pressão contra quem nos elegemos. Se o voto for facultativo pensso que q avera mais humildade da parte dos governates comedo de o povo não compareça as urnas.

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#140 Mensagem por WalterGaudério » Qua Mai 05, 2010 7:05 pm

Túlio escreveu:Não foi a isso que me referi, cupincha, os caras do EPP não são ex-padres? :wink:
São ex-seminaristas. Mas são comunas e, nesse caso sim(sem querer ser maldoso_ sério :? :roll: ) comedores de criancinhas...

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 515 vezes

#141 Mensagem por delmar » Qua Mai 05, 2010 7:50 pm

Devemos esclarecer algo. No Brasil o voto não é obrigatório . Existe a obrigatoriedade de comparecer ao local de votação mas é dada ao eleitor a opção de não votar em ninguém, votando em branco. Isto também é um protesto. Ou seja, entre dois candidatos o eleitor não está obrigado a votar em nenhum deles, podendo registrar o voto em branco.
Também já defendi, no passado, o fim da obrigatoriedade do voto. Atualmente mudei de idéia. No dia da eleição temos quase que uma festa. Pessoas conhecidas se encontram e cumprimentam-se, ficam conversando na rua. Aqui perto de casa tem um colégio com muitas seções, reunindo milhares de eleitores. Nunca vi qualquer conflito entre eles. Todos alegres e felizes, pais e mães acompanhados dos filhos pequenos, velhos e adolescentes, é para todo este povo um dia especial realmente. Um dos poucos momentos em que eles são realmente cidadãos e percebe-se que sentem isto.

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Rock n Roll
Avançado
Avançado

#142 Mensagem por Rock n Roll » Qua Mai 05, 2010 10:46 pm

WalterGaudério escreveu:
Túlio escreveu:Não foi a isso que me referi, cupincha, os caras do EPP não são ex-padres? :wink:
São ex-seminaristas. Mas são comunas e, nesse caso sim(sem querer ser maldoso_ sério :? :roll: ) comedores de criancinhas...
Lá vou eu de novo...
Dá le colorado. Chutou nos dentes agora, e bem chutado. Minha preocupação é quando abrirem o balaio
de gatos que apoia essa corja por aqui. Magina vivente, se acham ONG com grana pública nesse balaio...
Em plena campanha... Não acho impossível.
Dá última vez que acendi o radar sobre as Falvinas / Malklands não deu um mês e foi tudo no ventilador.
Pura especulação. Mas... Será ? ...

:shock: :shock: :shock:

Sterrius
Sênior
Sênior
Agradeceu: 115 vezes
Agradeceram: 323 vezes

#143 Mensagem por Sterrius » Qui Mai 06, 2010 2:25 am

Também já defendi, no passado, o fim da obrigatoriedade do voto. Atualmente mudei de idéia.
O que me da mais medo no voto facultativo são as aberrações de falta de representatividade. Pessoas se elegendo com 30,20 ou mesmo 10% dos votos da população geral.

Soube que uma cidade na italia bateu o recorde. Apenas 3% dos moradores foram votar.

Se em paises politizados estamos tendo uma apatia politica desse nivel. Num país como o Brasil onde a politica ja é complicada tornar o voto facultativo so ira prejudicar a nossa ja fraca democracia.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#144 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 06, 2010 1:54 pm

Uma das formas de se combater isso seria a adoção do voto distrital misto. Você fecha a lista e compromete o candidato com a suas área eletiva. E por consequencia com seus eleitores. E o mais importante, você se identifica com um partido politico e sua ideologia. Coisa no Braisil nunca se fez em materia de eleição. Até porque, apesar do nosso atual sistema eleitoral privileigiar de certa forma os partidos, nós não votamos em partidos, e sim nos candidatos. Eu vejo qual acho mais simpático, mais cara de politico e voto nele, ou então troco o meu voto pelo pão, telha, dentadura...

Olha, não adianta querer continuar obrigando as pessoas a votar, se elas não tem identificação como as idéias dos partidos, porque no final das contas, quem governa não são os politicos, mas a máquina partidaria. Taí o exemplo do PT que nã me deixa mentir. Enquanto estivermos votando em candidatos, e não em idéias, vamos continuar capegando na leniência e no altergo de candidatos que usam siglas de aluguel só para poder fazer parte do velório e testamento da viúva.

abraços

Carpe Diem
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#145 Mensagem por joao fernando » Qui Mai 06, 2010 6:06 pm

Mas o voto é obrigatorio?

Porque vc paga uma multa e já era. Pelo valor da multa, temos um sistema que em teoria é obrigatorio, mas um final de semana na praia vale muito mais que a taxa da multa.

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
souzat19
Júnior
Júnior

#146 Mensagem por souzat19 » Qui Mai 06, 2010 6:25 pm

Uma coisa é certa me sinto ludibriado quando volto em alguem que depois faz merda. da vontade de não votar mais, por que agente sempre acha que vai acabar sendo enganado.

Sterrius
Sênior
Sênior
Agradeceu: 115 vezes
Agradeceram: 323 vezes

#147 Mensagem por Sterrius » Qui Mai 06, 2010 7:09 pm

Porque vc paga uma multa e já era. Pelo valor da multa, temos um sistema que em teoria é obrigatorio, mas um final de semana na praia vale muito mais que a taxa da multa.
tem essa tb, ja que a multa nunca passará de 30 reais. (o valor maximo decidido por um juiz que não achou sua justificativa o suficiente e aumentou a taxa em 10x, o valor maximo).

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6527 vezes
Agradeceram: 6898 vezes
Contato:

#148 Mensagem por Túlio » Qui Mai 06, 2010 7:14 pm

souzat19 escreveu:Uma coisa é certa me sinto ludibriado quando volto em alguem que depois faz merda. da vontade de não votar mais, por que agente sempre acha que vai acabar sendo enganado.

Faz que nem eu, vota em nanico, isso sim, é recado pros grandes... :wink:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
FCarvalho
Sênior
Sênior

#149 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 06, 2010 7:52 pm

PSOL, PSTU, PV, PCB... PSDC, PSC, PT DO B ... PQP, STMOS, TDOS, FDOS :!: [002]

Carpe Diem
delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 515 vezes

#150 Mensagem por delmar » Qui Mai 06, 2010 8:01 pm

joao fernando escreveu:Mas o voto é obrigatorio?

Teve muita gente que lutou, sofreu e até morreu para que os cidadãos deste país pudessem escolher seus governantes em eleições diretas. Para que o povo tivesse o direito de votar. Agora se hoje tem alguns alienados que prefereem ir à praia no dia da votação, fazer o que? A pátria sobrevive bem sem eles, não farão falta.

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Responder