Ameaça REAL ao Brasil

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: Ameaça REAL ao Brasil

#346 Mensagem por Guerra » Ter Mai 04, 2010 4:54 pm

Loki escreveu:Exatamente amigo Delta, ou seja, chegamos na paridade, mais ou menos assim: 1% de crescimento no PIB 1% de crescimento da geração de energia.

Qualquer dor de barriga e será necessário despachar as termos, um espirro e olha o apagão ai de novo.

Se não controlar o crescimento, mantendo os 5% ou 6% já viu o que vai acontecer!

Vai aumentar o uso de geradores eletricos na região norte, que já é assombroso. Porque com certeza os salvadores do planeta não ficam sem energia eletrica.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
DELTA22
Sênior
Sênior

#347 Mensagem por DELTA22 » Ter Mai 04, 2010 11:22 pm

A moda está pegando...
Sem comentários... :evil: :evil: :evil:
===========================================================

Na Venezuela, Sting reitera rejeição a Belo Monte
04 de maio de 2010 • 23h00

O cantor britânico Sting reiterou hoje, na Venezuela, sua rejeição à construção da hidroelétrica de Belo Monte no rio Xingu, no Pará.

Sting, que fará um show hoje em Caracas, disse em entrevista coletiva que defende a não construção da represa pelos mesmos motivos que expressa há anos.

O ex-integrante do grupo The Police argumenta que a obra afetará a vida e a cultura dos povos que vivem há milênios na área do Xingu.

"Sigo solidário aos grupos indígenas que tentam deter a construção", assegurou Sting.

Fonte: EFE via Portal Terra

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Sterrius
Sênior
Sênior
Agradeceu: 115 vezes
Agradeceram: 323 vezes

#348 Mensagem por Sterrius » Qua Mai 05, 2010 1:06 am

logo na ideia deles os indigenas devem ser cercados por um muro de 50 metros de altura e la deverão viver o resto da eternidade. Como vivem a milhares de anos. :roll:

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#349 Mensagem por Bolovo » Qua Mai 05, 2010 1:09 am

DELTA22 escreveu:A moda está pegando...
Sem comentários... :evil: :evil: :evil:
===========================================================

Na Venezuela, Sting reitera rejeição a Belo Monte
04 de maio de 2010 • 23h00

O cantor britânico Sting reiterou hoje, na Venezuela, sua rejeição à construção da hidroelétrica de Belo Monte no rio Xingu, no Pará.

Sting, que fará um show hoje em Caracas, disse em entrevista coletiva que defende a não construção da represa pelos mesmos motivos que expressa há anos.

O ex-integrante do grupo The Police argumenta que a obra afetará a vida e a cultura dos povos que vivem há milênios na área do Xingu.

"Sigo solidário aos grupos indígenas que tentam deter a construção", assegurou Sting.

Fonte: EFE via Portal Terra
Sting é old school nessas bandas.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 413 vezes

#350 Mensagem por prp » Qua Mai 05, 2010 1:49 am

Guerra escreveu:
Loki escreveu:Exatamente amigo Delta, ou seja, chegamos na paridade, mais ou menos assim: 1% de crescimento no PIB 1% de crescimento da geração de energia.

Qualquer dor de barriga e será necessário despachar as termos, um espirro e olha o apagão ai de novo.

Se não controlar o crescimento, mantendo os 5% ou 6% já viu o que vai acontecer!

Vai aumentar o uso de geradores eletricos na região norte, que já é assombroso. Porque com certeza os salvadores do planeta não ficam sem energia eletrica.
E vocês sabem quem vai pagar a conta?
Nós, pois a energia gerada nas cidades, onde funciona geradores, é subsidiada e a conta é repassada para todo o sistema, portanto quando reclamarem que a conta de luz ai está cara é porque você está pagando parte da minha conta aqui em Tabatinga/AM.

Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 128 vezes
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

#351 Mensagem por Sávio Ricardo » Qua Mai 05, 2010 7:07 am

prp escreveu:E vocês sabem quem vai pagar a conta?
Nós, pois a energia gerada nas cidades, onde funciona geradores, é subsidiada e a conta é repassada para todo o sistema, portanto quando reclamarem que a conta de luz ai está cara é porque você está pagando parte da minha conta aqui em Tabatinga/AM.
Humm...então vc é desses??? Agora sei onde receber quando minha conta vier muito alta

Posso passar o numero da minha conta p/ tranferencia?? :mrgreen: :mrgreen:

Imagem
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#352 Mensagem por Marino » Qui Mai 06, 2010 11:08 am

Amazônia terá 1/3 da oferta de energia
Governo planeja construir seis hidrelétricas em áreas protegidas na Amazônia para expandir
oferta de energia nos próximos dez anos
Marta Salomon / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo
Quase um terço da expansão da oferta de energia no País na próxima década, em consulta
pública pelo governo desde anteontem, está baseado em seis hidrelétricas a serem instaladas em
unidades de conservação na Amazônia. Juntas, elas têm potência equivalente a uma nova Belo Monte, a
maior hidrelétrica brasileira, recentemente leiloada no Pará.
Análise do Plano Decenal de Energia 2019 mostra que usinas com potência de 10.907 MW
(megawatts) na bacia do Rio Tapajós, no Pará, ocuparão áreas atualmente destinadas a unidades de
conservação, inclusive os chamados parques nacionais, de proteção integral.
O plano decenal relaciona novos projetos hidrelétricos "a serem viabilizados" até 2019. Numa
das tabelas do plano, de mais de 300 páginas, aparecem datas para a entrada em operação dessas
hidrelétricas, que dependerão não apenas de uma complicada análise ambiental, mas também da
aprovação de projetos de lei pelo Congresso.
"Sendo otimista". Questionado sobre o grau de incerteza dos empreendimentos nos quais
deposita fatia importante dos novos 35.245 MW de energia necessários a acompanhar o ritmo de
crescimento da economia brasileira, o presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Mauricio
Tolmasquim, admitiu que há riscos no cronograma. "Estamos sendo otimistas, e a alternativa seria
colocar um monte de usinas térmicas no plano, o que não seria razoável", disse Tolmasquim.
Segundo o presidente da estatal, 66% do potencial hidrelétrico a ser explorado no País encontrase
na Amazônia, onde grande parte do território foi convertida em áreas de conservação ambiental.
Entre as usinas programadas para as áreas de conservação da bacia do Tapajós, a maior
chama-se São Luiz do Tapajós, no Rio Tapajós, com potência de 6.133 MW - pouco mais do que a soma
do potencial das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, em construção em Rondônia.
Também no Rio Tapajós, há uma outra grande usina, Jatobá, com 2.336 MW de potência. A lista
das usinas programadas para unidades de conservação completa-se com mais quatro usinas no Rio
Jamanxim: Cachoeira do Caí, Jamanxim, Cachoeira dos Patos e Jardim do Ouro. Juntas, somam 2.438
MW.
As usinas do Rio Jamanxim deverão ser inauguradas em janeiro de 2019, prevê o plano decenal.
A hidrelétrica de São Luiz do Tapajós seria a primeira a entrar em operação, já em novembro de 2016.
A ideia do governo é implantar nessa região as chamadas "usinas-plataforma", com canteiros de
obras reduzidos e posterior recuperação de parte da área usada na construção.
Nuclear. O Plano Decenal de Energia não menciona nenhuma nova usina nuclear depois da
conclusão de Angra 3, cuja entrada em operação está prevista para 2015.
Não há nem mesmo menção a investimentos em usinas nucleares a serem inauguradas depois
de 2019, embora o governo já tenha anunciado planos de construir quatro novas usinas até 2030. E o
plano prevê mais de R$ 100 bilhões em investimentos em usinas ainda em fase de planejamento.
Há menos de dois meses, no anúncio da nova versão do Programa de Aceleração do
Crescimento (PAC 2), o governo chegou a apostar em novas usinas nucleares entre os investimentos em
fontes de energia renováveis ou limpas.
"Não tenho dúvida de que vamos ter de recorrer à geração de energia nuclear, mas contar com
novas usinas nesse prazo seria arriscado, não existe nada de concreto ainda", alegou Mauricio
Tolmasquim.
"Seria interessante considerar o início de construção dessas usinas", protestou o ministro Samuel
Pinheiro Guimarães (Assuntos Estratégicos), que assumirá a coordenação do grupo interministerial
responsável pelo programa nuclear.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5746 vezes
Agradeceram: 3276 vezes

#353 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 06, 2010 1:31 pm

Para se ver as coisas como são. O GF parece ele próprio não se entender com relação aos pplanejamentos de longo prazo. Principalmente no que concerne à multiplicidade de fontes de produção de energia.

Não sou da área da geografia ou geológo, mais vou consultar um aqui pelo tranbalho, sobre a viabilidade geológica e de relevo em termos de construção de usinas hidrelétricas na região, pois sempre nos foi ensinado nas aulas de geografia, que a amazonia era uma grande planice... bom, sabemos hoje depois de velho e muitas viajens pelo interior que de planice a amazonia não tem e nunca teve nada. Mas os rios amazonicos são uma outra questão.

Falo isso por que temos em Manaus o (mal) exemplo da usina de Balbina que na época da construção foi uma baita briga politica e técnica, pois os seus defensores diziam que ela iria gerar pelo menos metade da energia de Manaus necessitava, e no final das contas, depois de finalizada, viu-se que o rio não tinha vazão se quer para produzir a energia que tanto soi propagandiada. Resultado, que hoje ela abastece mal e porcamente 20/30% da energia para Manaus, o resto é termelétrica e apagões de ano em ano.

Talvez fossemais prudente, e aqui não estou me posicionando contra ou a favor de Belo Monte, não ter tanta pressa na construção de uma usina que poderá, ou não, vir a produzir a energia que se propõe.

Há sim, uma outra coisa mais básica: vamos ter um pouco mais de respeito nos argumentos utilizados em relação aos povos, indigenas ou não, que estão sendo afetados pela construção da usina, pois, goste-se deles ou não, são cidadãos brasileiros como todos nós aqui, e como tal tem seus direitos - e deveres - garantidos e presevados em lei, e suas reivindicações são tão justas e cabíveis , segundo o olhar deles, quanto as que fazemos aqui em materia de defesa.

Menos passionalismo nas críticas e mais critérios nos argumentos seriam de bom auvitre para o enriquecimento do debate.

abraços.

Carpe Diem
Sterrius
Sênior
Sênior

#354 Mensagem por Sterrius » Qui Mai 06, 2010 1:56 pm

Obviamente todos aqui (espero) so defendem hidreletricas que tenham uma media de produção razoavel (E a media de Belo monte ainda fica entre as maiores do mundo, mesmo sendo metade do potencial total) e que tenham projetos serios de revitalização economica e social em suas areas.

Belo Monte, por ser uma "joia" do governo com certeza esta sendo pesquisada e feita pra não dar erros pois um erro em Belo monte travaria todas as hidreletricas da bacia amazonica.

Obviamente da mesma maneira que cobro um pouco de entendimento dos indios, que realmente tem o direito de defenderem seus interesses e se preocupar com o fim de seu estilo de vida, cobro do governo responsabilidade de não criar obras inuteis como Balbina. Se é pra atrapalhar o estilo de vida de cidadãos, sejam indios, fazendeiros, moradores de cidade etc. Que a obra faça juz ao incomodo.

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5746 vezes
Agradeceram: 3276 vezes

#355 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 06, 2010 2:11 pm

Sterrius, o problema de Belo Monte é que ela está dexando de ser uma questão técnico-científica para se tornar uma questão politíca.

Todo mundo se acha no direito de dar pitaco no assunto. Até o Sting, quer tirar uma lasquinha.

E nada de pior poderia acontecer se justamente a coisa desandar para esse lado. Se o negócio rolar para esse lado, aí então melou tudo...

Detalhe, pra quem acha que Belo Monte é simplesmente uma questão interna nossa, mas aprendeu um pouco sobre geopolitica e geoestretégia na escola, vai ver que o o negócio não é tão simples assim e que o buraco pode se deslocar mais pra baixo.

Será que vamos ter competência pra lidar com mais essa... :?: :idea:

Carpe Diem
Vitor
Sênior
Sênior

#356 Mensagem por Vitor » Sex Mai 07, 2010 12:01 am

Sterrius escreveu:Obviamente todos aqui (espero) so defendem hidreletricas que tenham uma media de produção razoavel (E a media de Belo monte ainda fica entre as maiores do mundo, mesmo sendo metade do potencial total) e que tenham projetos serios de revitalização economica e social em suas areas.

Belo Monte, por ser uma "joia" do governo com certeza esta sendo pesquisada e feita pra não dar erros pois um erro em Belo monte travaria todas as hidreletricas da bacia amazonica.

Obviamente da mesma maneira que cobro um pouco de entendimento dos indios, que realmente tem o direito de defenderem seus interesses e se preocupar com o fim de seu estilo de vida, cobro do governo responsabilidade de não criar obras inuteis como Balbina. Se é pra atrapalhar o estilo de vida de cidadãos, sejam indios, fazendeiros, moradores de cidade etc. Que a obra faça juz ao incomodo.
Deve ter sido por isso que foi vendida a Chesf que comprou sem ter nenhum relatório próprio de viabilidade e especificações do projeto e que ainda vai vender a energia por um preço bem baixo. :lol:

NÃO À DROGA! NÃO AO CRIME LEGALIZADO! HOJE ÁLCOOL, AMANHÃ COGUMELO, DEPOIS NECROFILIA! QUANDO E ONDE IREMOS PARAR?
Ogun K-9
Avançado
Avançado

#357 Mensagem por Ogun K-9 » Sex Mai 07, 2010 1:37 am

Quinta, 6 de maio de 2010, 19h13

Fonte: Agência Brasil

Cacique vai à França pedir apoio de Sarkozy contra Belo Monte

O cacique Raoni, da etnia dos Caiapós, está em Paris para fazer campanha contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará. O indígena se reuniu com o ex-presidente francês Jacques Chirac e pediu apoio para impedir a construção. Segundo o cacique, o mesmo pedido será feito ao presidente francês, Nicolas Sarkozy. As informações são da agência BBC Brasil.

Raoni disse que vai buscar apoio também das autoridades da União Europeia e de Mônaco. Segundo o cacique, ele tem uma reunião marcada para a próxima semana com o príncipe Albert, de Mônaco. Chirac é coordenador de uma fundação que atua também na área ambiental, com projetos de combate ao desmatamento e assina o prefácio do livro Raoni, Memórias de um Chefe Indígena, do cineasta e escritor Jean-Pierre Dutilleux, lançado na última segunda-feira na França.

Em 1989, Raoni se transformou em uma personalidade internacional ao receber o cantor Sting que veio ao Brasil para pedir pela proteção da floresta amazônica. A imprensa francesa tem destacado a visita de Raoni. "Vamos matar os brancos que construírem a barragem", disse o cacique, durante entrevista ao canal de TV TF1. "Desde sempre, impeço meu povo de guerrear, mas estou muito preocupado e inquieto agora", afirmou.

Segundo Raoni, 3 mil índios estariam preparados para pegar as armas, mas vão esperar esgotar todas as negociações. "Fui enviado por todos os índios Caiapó para obter apoio e recursos para proteger a floresta", afirmou.

Depois de duas décadas de disputas judiciais, a Justiça Federal brasileira autorizou a construção da barragem, que deve entrar em funcionamento em 2015. A Usina de Belo Monte deverá ser a terceira maior hidrelétrica do mundo em capacidade instalada, atrás de Três Gargantas, na China, e de Itaipu, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai

Pra mim com o Sarkozy e a França ele não vai conseguir é nada,eles tem muitos acordos com o Brasil e não vão arriscar um atrito(FX2) por causa de uma meia dúzia de índio revoltado.Agora o que me preocupa é essa papagaida ai de pegar em armas,matar branco e não sei mais o que.Pra mim tem dedo podre de gringo nessa história que ta louco pra ver uma matança de "inocentes e indefesos índios" e meter o bedelho na história.Sei não ta me cheirando muito mal isso ai.

Nascido de alma caudilha- nem por isso menos franca -Deus te deu essa cor branca que até de noite rebrilha.Lua do herói na coxilha,por onde eu for, onde eu ande e sem que ninguém me mande eu te canto, troféu mudo que é puro neste Rio Grande!
Sterrius
Sênior
Sênior

#358 Mensagem por Sterrius » Sex Mai 07, 2010 1:40 am

Pra mim com o Sarkozy e a França ele não vai conseguir é nada,eles tem muitos acordos com o Brasil e não vão arriscar um atrito(FX2) por causa de uma meia dúzia de índio revoltado.Agora o que me preocupa é essa papagaida ai de pegar em armas,matar branco e não sei mais o que.Pra mim tem dedo podre de gringo nessa história que ta louco pra ver uma matança de "inocentes e indefesos índios" e meter o bedelho na história.Sei não ta me cheirando muito mal isso ai.
Na verdade apoio direto de governos vai ser muito dificil. O Brasil anda em alta hoje diferente do Brasil endividado de antes, logo não querem se arriscar a fazer ataques diretos a projetos como esse onde pode criar uma crise diplomatica. Mas obviamente o mesmo não se pode dizer de ongs e entidades privadas.

Marino
Sênior
Sênior

#359 Mensagem por Marino » Sex Mai 07, 2010 9:14 am

RISCO
Hidrelétricas do Pará inundarão uma S.Paulo
Áreas da floresta Amazônica que servirão de reservatório para novas usinas no Pará equivalem a mais de 30% do território da capital paulista
Marta Salomon - O Estado de S.Paulo
Uma área da floresta Amazônica superior ao território da cidade de São Paulo será inundada pelas hidrelétricas localizadas em unidades de conservação no Pará e que deverão entrar em operação até 2019, de acordo com o Plano Decenal de Energia.
Dados preliminares dos projetos de cinco das usinas do Complexo Tapajós, disponíveis no sistema de licenciamento ambiental do Ibama, mostram que as áreas de reservatório dessas hidrelétricas somarão 1.980 km2, área 30% maior que a cidade de São Paulo.
Juntas, essas usinas têm potência de 10,5 mil MW, quase uma Belo Monte, a maior hidrelétrica brasileira, com 11,2 mil MW, recentemente leiloada. Para uma comparação, Belo Monte irá inundar 516 km2 na criação do reservatório.
No plano que a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) lançou à consulta pública na terça-feira, o Complexo Tapajós aparece como responsável por quase a terça parte do aumento da oferta de energia no País na próxima década.
"Acho muito pouco, o que estamos propondo é um mínimo de devastação", defende Luiz Fernando Rufato, superintendente da Eletronorte, referindo-se à área a ser alagada. A estatal bancou os estudos de viabilidade dos empreendimentos ao lado das empreiteiras Camargo Corrêa e CNEC Engenharia.
Rufato alega que o abate de árvores causado pelos lagos das hidrelétricas brasileiras é pequeno diante de outros motivos da devastação, como o avanço da fronteira agrícola e sobretudo a pecuária. Todas as hidrelétricas - das pequenas às grandes - já inundaram uma área equivalente a 40 mil km2 no País.
A área do reservatório representa a dimensão mínima do desmatamento a ser causado pelos futuros empreendimentos em reservas ambientais do Pará. As chamadas usinas plataforma causam desmatamento, por mais "cirúrgica" que se pretenda a intervenção.
O diretor de licenciamento do Ibama, Pedro Bignelli, adianta que o órgão ambiental dará tratamento diferente aos processos do Complexo Tapajós, segundo ele ainda em "estado latente".
Açodamento. A proposta de construir hidrelétricas em unidades de conservação chegou à cúpula do governo em meados de 2008. Ganhou fôlego com o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinado no mês passado, autorizando pesquisa de potencial hidrelétrico no interior das áreas protegidas.
A maior parte das unidades de conservação próximas aos rios Tapajós e Jamanxim, que abrigarão as novas hidrelétricas, foi criada para deter o desmatamento nas proximidades da BR-163 e também da Transamazônica.
O presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo Mello, diz que as unidades de conservação foram criadas "de forma açodada" e estão longe de representar áreas realmente à salvo do desmatamento. Ele diz que há inclusive áreas de agricultura consolidada dentro dessas unidades. O instituto é responsável pelas áreas de proteção e pretende compensar a área atingida pelas hidrelétricas com novas áreas de proteção nas proximidades.
A maior das usinas planejadas nessa região é São Luiz do Tapajós, com potência de 6.133 MW. No plano da EPE, a usina começará a operar em novembro de 2016. As demais usinas do Complexo Tapajós entrariam em operação em janeiro de 2019.
Duas outras usinas estudadas na mesma região - Chacorão e Jardim de Ouro - não contam com o entusiasmo imediato dos empreendedores porque a primeira avança em território indígena e a segunda não demonstra ser um investimento atraente, embora tenha sido listada pelo Plano Decenal de Energia.

PARA LEMBRAR
Plano Decenal é resposta às críticas antigas
A mais recente versão do Plano Decenal de Energia prevê o crescimento em 5,1% ao ano da demanda de energia elétrica no País na próxima década, para acompanhar o ritmo da economia brasileira. Elaborado pela EPE e lançado à consulta pública na terça-feira, o plano concentra a expansão da oferta de energia em projetos hidrelétricos. O Plano Decenal de Energia responde às críticas feitas à versão anterior do plano, que previa o aumento do número de usinas térmicas, consideradas fontes de energia mais poluentes, vilãs do aquecimento global.

Barão do Rio Branco
Marino
Sênior
Sênior

#360 Mensagem por Marino » Sex Mai 07, 2010 9:24 am

Deu no
www.correiobraziliense.com.br
Exército e PF em terras indígenas
A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou o projeto de lei que trata da atuação das Forças Armadas e da Polícia Federal em terras indígenas. A proposta autoriza, entre outros pontos, a liberdade de trânsito e de acesso, por via aquática, aérea ou terrestre, de militares e policiais para deslocamentos, patrulhamento, policiamento e demais operações nessas áreas. A relatora do projeto, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), destacou em seu parecer que a proposta não agride os povos indígenas. “Ela é de grande relevância aos interesses nacionais e de modo algum prejudicial às comunidades indígenas.” O projeto segue, agora, para o plenário.

Barão do Rio Branco
Responder