Mensagem
por Skyway » Seg Mai 03, 2010 4:47 pm
Já expus vários argumentos no DB a respeito da UPP, argumentos e fatos, que tenho conhecimento por vários meios, inclusive notícias de sites e TV sim, mas principalmente por amigos e até "familiares" que vivem a situação "in loco". Não me meto nesse assunto a anos atoa, e nem sou dono da verdade. Tenho conhecimento suficiente sobre segurança pública do Rio e não preciso provar isso para ninguém, muito menos para quem não respeita opiniões contrárias a sua.
Não preciso espalhar aos 4 ventos em um fórum minha experiência relacionada a segurança pública no Rio, pois acredito que não é isso que da apoio aos argumentos, mas o conhecimento extraído disso que faz os argumentos ganharem importância. Não basta viver, tem que saber ver, reconhecer, perceber e se informar. Ouvir de um ou de outro uma história, não é se informar, é participar de um círculo de fofocas, e fofoca nunca bate com a realidade.
Eu me informo, me baseio e a partir disso tiro minhas impressões. Podem não ser corretas mas não são fora da realidade.
E até por essa experiência sei que existem núcleos da segurança pública viciados em pensar de uma só forma, enxergar um só horizonte. E não culpo, por que viveram DÉCADAS tendo essa visão confirmada, tendo as péssimas expectativas cumpridas, mas esse bonde já passou, e uns perceberam, mas outros seguem incrustados nessa linha e graças a esses é que os núcleos continuam viciados nesse raciocínio pessimista.
Mas algo que eu não sabia era que fazia parte desse núcleo também a arrogância de desprezar quem pensa diferente. Achei no mínimo um debate poderia ser levado, cada um com seus argumentos...mas não há essa possibilidade. Não com você zero.
Pois vamos lá:
Seus argumentos contra a UPP se baseiam nas histórias que escuta e nas notícias que encontra contra a medida.
Meus argumentos, já colocados várias vezes aqui e sumariamente ignorados por você, se baseiam no que eu escuto e vejo, e nas notícias que encontro.
Então, pela minha visão, existe aí um bom cenário para se argumentar, discutir, aprender e ensinar. Então por que isso não vem sendo possível? Por que meus argumentos levantam tanta indignação de sua parte? Será que é só pelo fato de serem extremamente opostos aos seus? Ou será que é por que você é agente, e por isso, é privilegiado em informações, informações essas que só quem é de dentro tem e é impossível alguem de fora ter também?
Pois Zero, não é assim que a banda toca. Tudo bem você ser agente, aposto que escuta todo dia um balaio de coisas, mas isso não te faz um expert em segurança pública, muito menos dono da verdade. "Mas é em presídio que as coisas acontecem..." Sim, é em presídio que as ordens são dadas e os planos discutidos, mas as ações acontecem nas ruas, o avanço e o êxito de uma operação acontece na rua. Então só daí conclui-se que é lógico que vão existir histórias e "fatos" diferentes de dentro de um presídio e da rua.
O que quero dizer com isso? Que você não é o único com acesso a informações, com o "privilégio" de ouvir opiniões sobre operações e programas, que quem está fora, combatendo nas ruas, também tem informações e histórias pra contar, e muitas vezes coisas que não vão para os presídios. Já deu pra perceber que todos os que conheco na segurança pública trabalham na rua, não é óbvio? Então pra que querer bater de frente algo que poderia ser unida e um complementar o outro?
Você me acusa de não ter humildade de reconhecer que eu possa estar enganado, mas qualquer pessoa que leia essas discussões vai saber que é o contrário que acontece. Eu boto meus argumentos e opiniões, e o que recebo é o que você escreveu acima...que sou burro, playboy, que vivo em um quarto, nunca sentei numa viatura e nunca subi favela.
Que debate você espera ter agindo dessa forma? Que debate espera ter ignorando meus argumentos e mais tarde repetindo várias vezes que eu não argumento, que não dou opiniões, que só quero "impor o que penso", quando claramente quem faz isso é você, por achar que é melhor informado que eu?
Não parta desse princípio Zero, é um grande erro que comete. Respeito muito quem trabalha diretamente na segurança pública, mas respeito quem me respeita, e merece então meu respeito. Quem não respeita os outros, fala para a parede, e sinto discordar de ti quando fala que recebe "várias MPs" elogiando sua posição...mas o que eu tenho visto e sei é justamente o contrário...tem falado para as paredes com essa atitude desrespeitosa.
Um forte abraço e espero que acorde, por que o DB não é espaço para "donos da verdade", mas sim para quem tem humildade de reconhecer que aprende a cada dia, mesmo se tratando de um assunto que vive a anos como meu amigo Túlio sempre fez e o admiro muito por isso.
-----------------------------------
Túlio, não vou prestar queixa a moderação pelos insultos que o zero fez contra mim nesse tópico, mas gostaria que vocês ficassem atentos, pois certas coisas não podem acontecer.
Um abraço véio.
AD ASTRA PER ASPERA