Mensagem
por Bolovo » Dom Abr 18, 2010 9:40 pm
Não sou tão burro, né, Enlil. Claro que não diria uma coisa dessas. Mas temos como fato o que aconteceu. O que não aconteceu vira masturbação imaginária e podemos chegar a qualquer cenário, sendo assim, iríamos ficar no "e se" para sempre. O que aconteceu: Floggers pilotados por árabes (iraquianos, libios, sírios) foram massacrados por americanos e israelenses, voando caças mais modernos e com um treinamento infinitamente superior (esse foi para mim o fator mais importante); Floggers pilotados por cubanos conseguiram limitar a atuação dos sulafricanos sobre a Angola, não havendo nenhuma vitória de ambos os lados, mas ocorrendo vários encontros quentes que levaram a posteriores recomendações de evitar o confronto direto por parte dos Afrikanner. Há outros casos, confirmados ou não, que dizem que os árabes derrubaram alguns caças israelenses, que soviéticos derrubaram vipers paquistaneses e etc. Acho que todo mundo aqui concorda que o Flogger foi um caça injustiçado pela história, pois quase sempre onde se meteu, estava ou tinha alguma desvantagem. Tenho certeza que é um excelente caça, que comandado por bons pilotos, como eram os soviéticos, seria um adversário a altura para qualquer caça ocidental equivalente, como foi por exemplo contra os Mirage F1 sulafricanos, quando pilotado por cubanos. Acho que podemos concluir muita coisa com apenas esses casos.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)