Maquete do novo aeroporto de lisboa

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Maquete do novo aeroporto de lisboa

#1 Mensagem por tflash » Qui Abr 15, 2010 6:03 pm

maquete do novo aeroporto de lisboa

Tinha isto no mail à algum tempo e já que não foi postado, aqui vai.


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Re: Maquete do novo aeroporto de lisboa

#2 Mensagem por jumentodonordeste » Qui Abr 15, 2010 7:34 pm

Bonito.

Já foi aprovado?
Quando estará pronto?




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Re: Maquete do novo aeroporto de lisboa

#3 Mensagem por P44 » Sex Abr 16, 2010 5:13 am





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Re: Maquete do novo aeroporto de lisboa

#4 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Abr 16, 2010 5:21 am

Quando estará pronto? Talvez até 2017, ou um pouco mais.

Tanto 747 :mrgreen:




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Re: Maquete do novo aeroporto de lisboa

#5 Mensagem por P44 » Sex Abr 16, 2010 5:40 am

já agora, QUANDO é começam as obras?

esta é a 1ª FASE, certo? :

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Re: Maquete do novo aeroporto de lisboa

#6 Mensagem por tflash » Sex Abr 16, 2010 8:10 am

Pelo que percebi, as obras começam no fim deste ano e vai ser feito por fases por insistência do PSD.

Achei este artigo no sol:
núncio feito há um ano
Construção do novo aeroporto só arranca no final de 2010
Um ano após o Governo ter anunciado a construção do novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete, os trabalhos de caracterização do local ainda estão a decorrer e as obras só deverão arrancar no final de 2010


Depois de em 2007 se ter tornado um tema político incontornável e o Governo ter sido obrigado a recuar quanto à escolha da Ota, a decisão «prévia e preliminar» de construir o novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete foi anunciada pelo primeiro-ministro, José Sócrates, a 10 de Janeiro, tendo sido aprovada em Conselho de Ministros cerca de quatro meses depois.

A opção pelo Campo de Tiro de Alcochete foi legitimada pelo estudo comparativo elaborado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), que apontou a localização da infra-estrutura aeroportuária na margem Sul como «globalmente mais favorável» que na Ota, localização confirmada em 1999.

Os primeiros trabalhos do projecto, que representa um investimento de cerca de 4,9 mil milhões de euros (incluindo a construção e o valor a investir no período da concessão), tiveram início em Agosto de 2008. No Campo de Tiro de Alcochete, os trabalhos de prospecção e sondagens foram os primeiros a arrancar e ficaram concluídos em Dezembro do ano passado.

Em curso estão actualmente trabalhos de caracterização geológica, de monitorização da qualidade do ar, de monitorização de aves, de cartografia e de prospecção hidrogeológica. De acordo com a NAER, empresa responsável pelo projecto do novo aeroporto, o estudo dos movimentos de avifauna terá início «em breve» e o concurso para a realização do estudo de impacto ambiental deverá ser lançado «até ao final de Janeiro».

O concurso público internacional para a construção e exploração do novo aeroporto, que está associado à privatização da ANA - Aeroportos de Portugal, deverá ser lançado «durante o primeiro semestre deste ano», disse hoje à Lusa fonte oficial do Ministério das Obras Públicas.

O concurso deverá demorar «mais de um ano», pelo que o consórcio vencedor só deverá ser conhecido em 2010, disse a mesma fonte, acrescentando que o calendário do Governo prevê que a construção arranque «entre o final de 2010 e início de 2011», de modo a poder ser inaugurado em 2017.

O novo aeroporto, que terá, de início, duas pistas paralelas, será servido por uma auto-estrada, cujos custos de construção ficarão a cargo da Brisa, e pelas redes ferroviárias convencional e de alta velocidade.

Actualmente, estão a decorrer reuniões do grupo de trabalho responsável pelas acessibilidades ao novo aeroporto que inclui, entre outras entidades e institutos, a RAVE - Rede Ferroviária de Alta Velocidade, a Refer e a Estradas de Portugal, disse fonte oficial do ministério tutelado por Mário Lino.

Na corrida à construção do novo aeroporto estão, para já, o consórcio Astérion, presidido pela Brisa e pela Mota-Engil, bem como o agrupamento liderado pela Teixeira Duarte e pela espanhola Ferrovial. A Abertis, a MacQuarie e a espanhola FFC também já demonstraram interesse no projecto.




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Re: Maquete do novo aeroporto de lisboa

#7 Mensagem por P44 » Sex Abr 16, 2010 8:13 am

Concordo com a ideia de ser feito por fases, coisa que não teria sido possivel na Ota, até porque acho que esta crise financeira ainda vai andar muito "por aí" e actualmente ninguém pode prever como estará o mercado de tráfego aéreo em 2017...




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Re: Maquete do novo aeroporto de lisboa

#8 Mensagem por tflash » Sex Abr 16, 2010 8:20 am

Seria bom que o conseguissem tornar no Hub europeu para a América do sul e África tal como planeiam. Ao contrário do TGV, acho que este empreendimento faz falta. Não compreendo é o porquê uma ponte em Chelas em vez de ser a montante da Vasco da Gama.




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Re: Maquete do novo aeroporto de lisboa

#9 Mensagem por P44 » Sex Abr 16, 2010 8:23 am

tflash escreveu:Seria bom que o conseguissem tornar no Hub europeu para a América do sul e África tal como planeiam. Ao contrário do TGV, acho que este empreendimento faz falta. Não compreendo é o porquê uma ponte em Chelas em vez de ser a montante da Vasco da Gama.

suponho que foi porque a localização da ponte foi decidida quando se pensava que o aeroporto ia ser na Ota?

pessoalmente acho essa 3ª ponte uma idiotice de todo o tamanho, ainda vai trazer mais carros para dentro de Lisboa e congestionar mais o já de si tráfego caótico. Faria mais sentido ser só ferroviária para o TGV




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Re: Maquete do novo aeroporto de lisboa

#10 Mensagem por tflash » Sex Abr 16, 2010 8:40 am

Há tantas falhas nestas obras, eu vi um programa em que era sugerido um túnel na zona de Vila Franca para o TGV/Comboio convencional e realmente é muito mais directo. Eu pessoalmente acho que o TGV a ser feito devia sair da gare do oriente, Seguir pela margem norte até Vila franca e passar pelo dito túnel e então ai bifurcar-se a linha para Madrid ou Para o Porto. Se ele for pela margem sul apanha menos acidentes naturais e áreas urbanas mas há muito interesse para a linha passar pela margem norte.




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Re: Maquete do novo aeroporto de lisboa

#11 Mensagem por P44 » Sex Abr 16, 2010 8:45 am

tflash escreveu:Há tantas falhas nestas obras, eu vi um programa em que era sugerido um túnel na zona de Vila Franca para o TGV/Comboio convencional e realmente é muito mais directo. Eu pessoalmente acho que o TGV a ser feito devia sair da gare do oriente, Seguir pela margem norte até Vila franca e passar pelo dito túnel e então ai bifurcar-se a linha para Madrid ou Para o Porto. Se ele for pela margem sul apanha menos acidentes naturais e áreas urbanas mas há muito interesse para a linha passar pela margem norte.

Além de que um túnel, não se vê, como "obra de fachada" :twisted:

acho que essa do TGV ir pela margem norte vai custar mais não sei quantos milhões, mas a mota-engil é quem mais orden(h)a... :roll: :roll:




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Re: Maquete do novo aeroporto de lisboa

#12 Mensagem por tflash » Sex Abr 16, 2010 2:15 pm

acho que escolhi a altura exacta para abrir o tópico, se quisesse fazer de propósito não conseguia.
"Processo" do novo aeroporto de Lisboa deve avançar até ao fim de 2010


O secretário de Estado das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos, disse hoje que o "processo" referente ao novo aeroporto de Lisboa será lançado até ao final deste ano. Paulo Campos falava à margem da conferência "O Novo Aeroporto de Lisboa" organizada pelo "Diário Económico".



Questionado pelos jornalistas sobre se este "processo" significava o lançamento do concurso para o novo aeroporto e a privatização da ANA - Aeroportos de Portugal, o secretário de Estado escusou-se a responder.

"Em 2010 haverá uma decisão por parte do Governo relativamente a todas essas questões", disse Paulo de Campos, que também se escusou a confirmar se haveria um concurso público e qual a percentagem do capital da ANA que será entregue a privados.

Portela deve encerrar

Na mesma conferência, o presidente executivo da Naer - Novo Aeroporto, reiterou que o actual aeroporto de Lisboa deve fechar quando abrir o novo. "O aeroporto da Portela deve encerrar assim que abrir o novo aeroporto. Não temos dimensão para funcionar com dois aeroportos" afirmou Carlos Madeira.

O presidente executivo da empresa responsável pelo novo aeroporto disse que o aeroporto da Portela "tem problemas de ruído" e "está no meio da cidade". Citado pela agência Lusa, Carlos Madeira afirmou que a Portela "é uma manta de retalhos e é um produto de 60 anos de decisões a curto prazo".

Durante a sua intervenção o presidente da Naer voltou a apresentar o plano da proposta de privatização da ANA - Aeroportos de Portugal, feita pela Naer ao Governo, que prevê três fases: Pré-qualificação, qualificação e selecção da melhor das três propostas.

Carlos Madeira disse que, segundo a proposta da Naer, os concorrentes à privatização da ANA terão de apresentar duas propostas. Uma delas com o valor a pagar pela gestora dos aeroportos nacionais e a outra com o preço fixo pelo qual se propõem construir o aeroporto.

O presidente da Naer afirmou ainda que serão os privados que terão a responsabilidade de "arranjar e estruturar o financiamento".




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Re: Maquete do novo aeroporto de lisboa

#13 Mensagem por rodrigo » Sex Abr 16, 2010 6:18 pm

Campo de Tiro de Alcochete
O que é isso?




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
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Re: Maquete do novo aeroporto de lisboa

#14 Mensagem por tflash » Sex Abr 16, 2010 7:51 pm

da wikipédia (mas está certo :mrgreen: )
O Campo de Tiro de Alcochete (CTA) é um campo da Força Aérea Portuguesa que serve para exercício e treino de operações militares ou acções que podem ser conduzidas nas carreiras de tiro e nas estruturas de ensaio que nele estão integradas, bem como para a armazenagem de material de guerra. Situa-se na bacia sedimentar do rio Tejo e tem 7539 hectares de área. Em termos de área ocupada, é a maior instalação militar da Europa.

Trata-se de vasta extensão de terreno que possui larga mancha florestal, onde se abriga uma abundante fauna cinegética (perdiz, sisão, raposa, gineta e coelho). O Campo de Tiro de Alcochete permite ainda apoiar o melhoramento da reserva florestal e de caça correspondente à sua área, com a participação de outros departamentos e organismos do Estado português.

Apesar do nome que lhe atribuíram, a maioria dos terrenos do CTA pertence à recente cidade de Samora Correia.
A força aérea da antiga RFA veio para para cá pelas excelentes condições de treino e só saíram porque não lhe autorizamos o aumento dos voos.




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Re: Maquete do novo aeroporto de lisboa

#15 Mensagem por P44 » Sáb Abr 17, 2010 7:41 am

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O Campo de Tiro de Alcochete (CTA) tem por Missão:
O CTA é o orgão da Força Aérea que tem por missão assegurar à Força Aérea, aos ramos das Forças Armadas e às Industrias de Defesa a execução das acções que podem ser conduzidas nas carreiras de tiro e nas estruturas de ensaio que nele estão integradas, bem como a armazenagem de material de guerra.
É igualmente missão do CTA apoiar o melhoramento da sua reserva florestal e cinegética correspondente à sua área, com a participação de outros departamentos e organismos do Estado.

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Breve Resenha Histórica:
O Campo de Tiro de Alcochete localiza-se na bacia sedimentar dos rios Tejo e Sado e foi criado por decreto régio em 24MAR1904 como polígono de tiro de artilharia.
Desde esta data o CTA passou por várias dependências, maioritàriamente do Exército, mas, em 26FEV1993, de acordo com o DL 51/93, foi integrado na Força Aérea, como unidade territorial, na dependência orgânica do COFA.

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fonte
http://policia-aerea.blogspot.com/2008/ ... e-cta.html




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