Interdição do Espaço Aéreo - Norte da Europa

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Interdição do Espaço Aéreo - Norte da Europa

#1 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Abr 15, 2010 10:03 am

Reino Unido com voos cancelados

Cinza vulcânica fecha espaço aéreo no Norte da Europa

15.04.2010 - 10:10 Por PÚBLICO

O espaço aéreo do Norte da Europa está praticamente interdito na totalidade, com inúmeros voos a serem cancelados devido às cinzas vulcânicas da erupção, na véspera, do vulcão islandês do glaciar Eyjafjallajokull.

Todas as ligações aéreas a partir dos aeroportos londrinos de Heathrow e Stansted estão canceladas a partir das 12h00 de hoje e até às 18h00 – dada a entrada da cinza vulcânica no espaço aéreo britânico –, e todos os voos foram cancelados igualmente no aeroporto de Oslo, na Noruega.

O aeroporto de Faro registou já o cancelamento de 28 voos provenientes do Reino Unido e Irlanda, segundo o site da ANA - Aeroportos de Portugal. Até às 22h00 hoje, adianta a agência Lusa, também já tinham sido cancelados 31 voos que deveriam partir hoje de Faro para destinos naqueles países.

Os aeroportos franceses podem ser afectados entre as 18h00 e as 20h00.

Estão já encerrados também os aeroportos escoceses de Aberdeen, Edimburgo e Glasgow, assim como o de Belfast. O mesmo acontece nos aeroportos de Manchester, Liverpool e Birmingham.

A Dinamarca seguiu pelo mesmo caminho, fechando o espaço aéreo sobre o Mar do Norte a toda a circulação de aviões, uma interdição que se estende à totalidade do território a partir das 17h00.

A BAA, operadora dos principais aeroportos britânicos, informa que esta medida se impõe pelos regulamentos internacionais em matéria de trânsito aéreo devido a actividade vulcânica.

Foi feito o apelo para que os passageiros com voos marcados para hoje não vão para os aeroportos suspensos. Estima-se que dezenas de milhares de pessoas serão afectadas. A ANA recomenda aos passageiros que contactem as companhias aéreas para confirmar se os voos vão ser realizados ou não.

As cinzas expelidas por um vulcão contêm pequenas partículas de pedra e até vidro que podem causar sérias avarias ou pelo menos mau funcionamento dos mecanismos dos aviões – há registos de um avião da British Airways ter perdido todos os quatro motores quando entrou inadvertidamente numa nuvem de cinza vulcânica em 1982, exemplifica a BBC online.

Notícia actualizada às 13h15




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Re: Interdição do Espaço Aéreo - Norte da Europa

#2 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Abr 15, 2010 10:42 am

Nuvem vulcânica
Norte e centro da Europa com espaço aéreo fechado
por Lusa

O vulcão na Islândia criou duas colunas de cinza que cobrem a Escandinávia e a Grã-Bretanha. O espaço aéreo foi encerrado no norte e centro da Europa e os aviões que já tinham descolado estão a ser mandados regressar.


Reino Unido, Dinamarca, Noruega, Suécia e Alemanha são alguns dos países que já decidiram encerrar o seu espaço aéreo devido às nuvens de cinzas provenientes da erupção de um vulcão na Islândia.

Os serviços de controlo aéreo britânicos anunciaram ter decidido encerrar totalmente o espaço aéreo britânico a partir das 11:00 TMG (12:00 em Lisboa) e "pelo menos" até às 17:00 TMG (18:00 em Lisboa).

Durante esse período, "não será autorizado nenhum voo no espaço aéreo britânico, à exceção de situações de emergência", indicou o National Air Traffic Service (NATS, controlo aéreo).

Hoje de manhã, cerca de uma centena de voos foram anulados em Heathrow, o aeroporto mais movimentado do mundo, e cerca de 150 em Gatwick.

Na Dinamarca, e depois de um anúncio de que o espaço aéreo sobre o Mar do Norte estava encerrado a todo o tráfego, as autoridades anunciaram entretanto que todo o seu espaço aéreo vai estar encerrado a partir das 16:00 TMG (17:00 em Lisboa).

A companhia aérea escandinava SAS suspendeu todos os voos da Dinamarca para a Noruega, Escócia e norte de Inglaterra.

O aeroporto de Bruxelas informou entretanto, num comunicado, que "há fortes possibilidades de aeroporto ser forçado a parar todas as operações hoje".

Na Islândia, no entanto, o tráfego aéreo não está a ser perturbado, e os voos com partida ou destino Reiquejavique estão a fazer-se com normalidade, segundo as autoridades aeroportuárias islandesas.

O vulcão, no glaciar Eyjafjllajokull, no sul da Islândia, registou na quarta-feira a segunda erupção em menos de um mês. Devido à erupção vulcânica, cerca de 800 pessoas foram retiradas do sul da país.

http://dn.sapo.pt/inicio/economia/inter ... id=1544679
_________________________________________________
Islândia/Vulcão
Atravessar nuvem de cinzas vulcânicas desliga motores dos aviões
por Lusa-Hoje

O "encontro" com uma nuvem de cinzas vulcânicas desliga os motores a um avião comercial e transforma-o num planador, o que torna estas poeiras um "perigo para a aviação", explicou à Lusa um piloto português.

José Cruz dos Santos, comandante, vice-presidente da Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APPLA) e responsável pela área de segurança aérea desta entidade, sublinhou que é essencial que as entidades meteorológicas monitorizem estas nuvens e avisem atempadamente os centros de controlo aéreo, uma vez que é muito difícil detectá-las em voo.

O radar meteorológico dos aviões "deteta a humidade que existe dentro das nuvens, mas estas são secas, por isso não têm grande reflexão em termos de radar", explicou José Cruz dos Santos, a propósito da nuvem de cinzas libertadas por um vulcão na Islândia que obrigou hoje ao encerramento do espaço aéreo de vários países europeus.

"É muito difícil detectar que se está a entrar dentro de uma nuvem de cinza vulcânica, parece uma nuvem normal", frisou, adiantando que, ao passar pelo meio da poeira vulcânica, uma "das primeiras sensações" é a "formação de fogo de Santelmo", uma descarga electroluminescente que pode ter o aspecto de uma faísca dupla ou tripla, que produz "raios ao longo dos vidros do aviões".

A juntar ao cenário de ficção científica, a parte mais grave: "ao entrar nos motores, a cinza entra nas câmaras de combustão e, devido à temperatura muito elevada, volta a derreter, e agrega-se às câmaras de combustão, impedindo a passagem de ar" e, consequentemente, para o motor.

"Se os pilotos não saírem rapidamente de dentro dessa nuvem, não conseguirão reactivar os motores e o avião fica um planador", ilustrou José Cruz dos Santos, adiantando que as finas poeiras vulcânicas provocam ainda danos nos sistemas de pressurização e tanques de combustível da aeronave.

"Cria-se uma nuvem densa dentro do avião devido à contaminação dos ares condicionados, porque o ar condicionado vai retirar ar aos motores", explicou.

"Os tanques de combustível também ficam contaminados porque estão constantemente a ser pressurizados com ar que vem dos motores", o que "dificulta a sua utilização", referiu.

Antes de iniciar um voo, esclareceu, todos os pilotos recebem informação gráfica e de coordenadas geográficas sobre a existência deste tipo de nuvens para, caso existam "alterações à rota em voo, saberem que não podem atravessar aquela área".

E se a nuvem de cinzas vulcânicas for suficientemente extensa para "cobrir toda uma área, [por exemplo] a área do Reino Unido, a única maneira é cancelar [os voos] e fechar o espaço aéreo", concluiu.

O vulcão localizado no sul da Islândia, no glaciar Eyjafjllajokull, registou na quarta feira a segunda erupção em menos de um mês, obrigando à retirada de cerca de 800 pessoas e ao encerramento, hoje, do espaço aéreo em vários países europeus, o que obrigou ao cancelamento de inúmeros voos na região.




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Re: Interdição do Espaço Aéreo - Norte da Europa

#3 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Abr 15, 2010 12:18 pm

Islândia/vulcão
Aeroporto de Lisboa com centenas de passageiros em filas de espera

por LusaHoje

O aeroporto da Portela, em Lisboa, registava hoje ao final da manhã algumas filas com centenas de passageiros surpreendidos pelo cancelamento dos voos para Inglaterra na sequência da nuvem de cinza de um vulcão na Islândia.

Junto aos balcões da Easy Jet, TAP e British Airways, companhias com voos para aquele destino, aguardavam filas de pessoas, algumas com mais de um centena de passageiros, à espera de vez para tentar remarcar um voo e assegurar dormida e refeições, uma vez que os voos de hoje foram todos cancelados.

"Já não conseguimos voo para hoje, mas apenas para sábado e por outra companhia aérea. É um grande transtorno porque eu ia trabalhar hoje e as miúdas começam a escola segunda feira", disse à Lusa António Sal, um português que vive com a mulher e duas filhas em Londres há cerca de seis anos.

António veio uma semana a Portugal de férias, mas o regresso hoje adiado causa-lhe também prejuízos que lamenta não serem suportados pela Easy Jet: "Ele pagam o hotel, mas eu tenho o meu carro no aeroporto de Londres e vou ter de pagar mais dois dias e ninguém se quer responsabilizar", afirmou.

Joe é inglês e vive nos arredores de Londres, veio com a família e alguns amigos de férias a Portugal e também tinha regresso marcado para hoje, que acabou por ser cancelado devido á nuvem de cinza que se desconhece pro quanto tempo vai prejudicar o trafego aéreo.

"Adiar o regresso a Londres causa-nos algum transtorno, mas temos de ver as coisas pelo lado positivo pois podemos aproveitar mais um dia de ferias por aqui", disse à Lusa, comentando gostar da ideia de poder desfrutar do "muito bom tempo" do país e salientando a "boa prestação" da companhia na resolução deste problema.

Mas Joe ainda não conseguiu assegurar voo de regresso, uma vez que começam a escassear os voos de sexta feira para Inglaterra, tendo a companhia sugerido uma devolução do dinheiro do voo ou que aguardassem por mais informações de novos voos previstas para a tarde de hoje.

"Vou ter de me manter perto do aeroporto estas próximas horas, para decidirem quando regressamos, mas depois vamos concerteza aproveitar mais um dia nesta linda cidade de Lisboa", disse o inglês.

Nas filas junto aos balcões daquelas três companhias aéreas com voos para Inglaterra encontravam-se alguns funcionários da ANA - Aeroportos de Portugal a tentar orientar os passageiros que aguardavam a sua vez, distribuindo contactos telefónicos de linhas onde o dinheiro dos bilhetes podem ser devolvidos, caso os passageiros queiram fazer o regresso por outro meio de transporte.

Nos painéis de informação de voos, encontrava-se a palavra cancelado a vermelho em todos os voos das companhias EasyJet e British Airways, mas os da TAP continuavam sem qualquer informação apesar de a companhia ter já anunciado o cancelamento de todos os voos de hoje para Inglaterra.

Segundo a ANA - Aeroportos de Portugal vão ser afetados todos os voos dos aeroportos de Faro, Lisboa e Porto com destino ao Reino Unido, por causa da erupção do vulcão da Islândia que já obrigou à retirada de cerca de 800 pessoas das suas habitações no sul da Islândia.

http://dn.sapo.pt/inicio/economia/




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Re: Interdição do Espaço Aéreo - Norte da Europa

#4 Mensagem por tflash » Qui Abr 15, 2010 12:28 pm

Os típicos grunhos a quererem responsabilidades por um desastre natural. Isto é que é ser burro! Para o energrumeno que tem o carro no aeroporto de Londres, é melhor morrer num acidente aéreo do que pagar dois dias de estacionamento.




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Re: Interdição do Espaço Aéreo - Norte da Europa

#5 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Abr 20, 2010 10:07 am

TAP garante total segurança dos seus voos

13h44m / http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/InterioR

As filas de passageiros para obterem respostas e alternativas de voos continuam em todos os balcões das companhias aéreas no Aeroporto de Lisboa, a TAP ainda "está longe da normalidade mas com total garantia de segurança dos seus voos".

André Soares, do departamento de comunicação da companhia aérea nacional, garantiu hoje à agência Lusa que a transportadora nacional "ainda está longe da normalidade mas está a retomar as operações, exceto para os aeroportos do norte de Itália, Alemanha e com algumas restrições para Inglaterra".

Apesar do início da regularização dos voos da companhia de bandeira, garantido por André Soares, continuam as longas filas de espera em todos os balcões de atendimento no Aeroporto de Lisboa.

A TAP apela a todos os passageiros que se dirigem ao aeroporto para o fazerem com "cooperação e tranquilidade porque ainda não está reposta a normalidade", afirmou André Soares.

O representante da empresa garante que é uma "obrigação da companhia reembolsar todos os passageiros com voos cancelados, sempre que é solicitado", junto dos serviços da companhia.

De acordo com André Soares, a TAP alojou e forneceu alimentação a milhares de passageiros a seu cargo, explicando também que quem voou a "partir do Brasil e África com escala em Lisboa assinou um termo de responsabilidade" em que ficava por sua conta e risco.

A TAP ainda não voa para o norte de Itália, que afecta os destinos de Bolonha, Veneza e Milão, Alemanha, Escandinávia, Polónia e com algumas restrições para as ilhas britânicas, afirmou o representante da transportadora nacional.

Uma enorme nuvem de cinzas libertadas por um vulcão na Islândia, que entrou em erupção em 14 de abril, tem estado a afetar o tráfego aéreo em quase todo o espaço europeu, tendo sido cancelados milhares de voos.




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Re: Interdição do Espaço Aéreo - Norte da Europa

#6 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Abr 20, 2010 10:12 am

Voos regressam aos céus europeus mas normalidade só na quinta-feira

13h19m / http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior

A reabertura de vários aeroportos europeus está a permitir às companhias aéreas voltar a voar. Mas ainda há restrições em Londres, Alemanha e norte de Itália. Mais de seis milhões de passageiros ficaram retidos em vários pontos do mundo. Prevê-se que o tráfego aéreo apenas normalize na quinta-feira.

O tráfego aéreo foi retomado hoje, terça-feira, "progressivamente" depois do caos sem precedentes e dos prejuízos históricos para as companhias aéreas causados pela nuvem de cinzas vulcânicas proveniente da Islândia, desde a semana passada.

Mas o regresso completo à normalidade nas ligações aéreas só deverá verificar-se na próxima quinta-feira, segundo a agência europeia de controlo aéreo (Eurocontrol).

"A Eurocontrol prevê que 14 mil voos possam ser operados hoje no espaço aéreo europeu", o que representa 53% do total, lê-se num comunicado da agência. "Numa terça-feira normal são programados entre 27 mil e 28 mil voos" na Europa, acrescenta o texto.

Ontem, segunda-feira, apenas 32,6% dos voos previstos na Europa puderam realizar-se.

“Prevemos realizar mais dez a 15% de voos na quarta-feira e mais dez a 15% no dia seguinte”, indicou o presidente da Eurocontrol, Bo Redeborn, segundo a agência France Presse. “Se as coisas continuarem como actualmente e se o vulcão parar de expelir cinza para a Europa, devemos regressar à normalidade na quinta-feira”, referiu.

Restrições em Londres, Alemanha e Itália

Pelo menos 83 voos foram cancelados entre as zero horas e as 12.30 horas de hoje, terça-feira, nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro

"Desde o início da manhã que é possível operar para a maioria dos países da Europa, excepto para a Alemanha e norte de Itália, que estão ainda com restrições", adiantou à Lusa André Serpa Soares, da Direcção de Comunicação da TAP.

A regularização da circulação ser "necessariamente morosa", uma vez que "não será possível os passageiros voarem todos aos mesmo tempo". As descolagens estão dependentes das "necessárias autorizações", explicou o porta-voz da TAP.

Mais de 6.8 milhões de passageiros ficaram retidos em 313 aeroportos, segundo o Conselho Internacional de Aeroportos (ACI).

Também a AENA, que gere os aeroportos espanhóis, referiu que as empresas terão que reorganizar frota e tripulação. Quase 900 voos foram cancelados hoje, terça-feira, nos 47 aeroportos de Espanha.

As restrições mantêm-se também nos principais aeroportos de Londres, devido a uma nova nuvem de cinza que "está a espalhar-se para sul e este em direcção ao Reino Unido", de acordo com os serviços de controlo aéreo Nats.

No entanto, ao início da tarde, a Islândia indicou que três crateras do vulcão em erupção continuam a expelir cinzas, mas as nuvens formadas são agora mais pequenas e mais claras.

Bruxelas rejeita críticas

O presidente da Comissão Europeia voltou a rejeitar hoje, terça-feira, críticas a Bruxelas na gestão desta crise, lembrando que o controlo dos espaços aéreos é da responsabilidade dos Estados-membros.

"A decisão (de fechar o espaço aéreo) foi tomada por cada regulador nacional, é uma competência dos Estados-membros", disse Durão Barroso durante o debate no Parlamento Europeu.

Também o comissário europeu para os Transportes, Siim Kallas, negou que a resposta concertada dos governos europeus ao permitirem a abertura de alguns corredores aéreos tenha chegado tarde.

"Após a erupção do vulcão, todas as decisões foram baseadas em modelos existentes aprovados", assegurou.




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Re: Interdição do Espaço Aéreo - Norte da Europa

#7 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Abr 21, 2010 7:23 am

British Airways considera encerramento do espaço aéreo “desnecessário”

19 ABR 10 às 16:50 / http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/

O director geral da companhia aérea britânica British Airways considerou hoje "desnecessário" o encerramento do espaço aéreo do Reino Unido devido às nuvens de cinzas vulcânicas, tendo em conta os resultados do voo de teste realizado domingo pela companhia.

«A avaliação que fizemos até agora, tal como as de outros voos de teste realizados por outras companhias, forneceram provas novas de que as actuais restrições são desnecessárias», disse Willie Walsh num comunicado.

«Consideramos que as companhias aéreas são competentes para avaliar todas as informações disponíveis e determinar os riscos existentes para os passageiros, tripulações e aparelhos», acrescenta.

O director da companhia britânica afirmou que a avaliação feita pela companhia é de que «o risco é mínimo» e apelou ao governo para que tome medidas para que os aviões possam voltar a voar.

A indústria da aviação comercial estima que as restrições impostas ao tráfego aéreo nos últimos cinco dias devido às nuvens de cinzas provenientes de um vulcão na Islândia já deram um prejuízo de pelo menos mil milhões de dólares (cerca de 745 milhões de euros).

A British Airways (BA) informou, esta segunda-feira, que está a perder 20 milhões de libras (cerca de 22,7 milhões de euros) por dia.




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Re: Interdição do Espaço Aéreo - Norte da Europa

#8 Mensagem por tflash » Qua Abr 21, 2010 7:30 am

Eu gostava de ver o que é que diria a imprensa se o espaço aéreo tivesse ficado aberto e por acaso, caísse um avião. (mesmo que não fosse derivado às cinzas.)




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Re: Interdição do Espaço Aéreo - Norte da Europa

#9 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Abr 21, 2010 9:35 am

Companhias precisam de dias para recuperar os atrasos
Dinamarca, Alemanha e Reino Unido abrem espaço aéreo

21.04.2010 - 09:36 Por PÚBLICO

A Dinamarca é a mais recente adição à lista de países que anunciaram a reabertura total dos seus espaços aéreos, após a interrupção provocada pela nuvem de cinzas do vulcão islandês Eyjafjallajokull. Um passageiro que conseguiu chegar a Amesterdão vindo do Brasil (Toussaint Kluiters/Reuters)

A reabertura do espaço aéreo dinamarquês é efectiva a partir das 10h00 (de Portugal), assim como acontece com a Alemanha – de circulação fechada desde a noite de sexta-feira passada – que o faz uma hora mais tarde.

O Reino Unido tinha já encetado este mesmo caminho na noite de ontem, mantendo sob excepção apenas o noroeste da Escócia. A agência de aviação britânica sublinha que baixou consideravelmente o risco de voar nas áreas onde se verifica uma baixa concentração de cinzas vulcânicas.

Apesar destas reaberturas – ao fim de mais de cinco dias de encerramento do espaço aéreo do Norte da Europa – as companhias aéreas admitem que levará ainda vários dias, senão mesmo semanas, para recuperar de todos os atrasos e voos cancelados, pondo de novo a circulação a funcionar na normalidade.




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Re: Interdição do Espaço Aéreo - Norte da Europa

#10 Mensagem por WalterGaudério » Qua Abr 21, 2010 4:25 pm

tflash escreveu:Eu gostava de ver o que é que diria a imprensa se o espaço aéreo tivesse ficado aberto e por acaso, caísse um avião. (mesmo que não fosse derivado às cinzas.)
Eu tb estou curioso qto. a Isso.




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Re: Interdição do Espaço Aéreo - Norte da Europa

#11 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Abr 22, 2010 5:14 am

Eyjafjallajokull ainda em actividade mas estável
Suécia e Noruega voltam a fechar alguns aeroportos

22.04.2010 - 08:42 Por PÚBLICO


Vários aeroportos na Suécia e Noruega voltaram hoje a fechar, sem prazo determinado, devido ao regresso aos espaços aéreos daqueles países das cinzas vulcânicas oriundas da erupção do vulcão islandês Eyjafjallajokull. Na Suécia, ainda há passageiros em terra (Bob Strong/Reuters)

“A situação piorou. E as previsões são agora ainda mais incertas que antes”, sublinhou a autoridade aeroportuária sueca em comunicado emitido esta manhã. Os aeroportos de Göteborg e Malmo, na segunda e terceira maiores cidades do país, a sul do território, encerraram ainda durante a noite, e nas últimas horas seguiram-se-lhes outros no norte da Suécia.

Na Noruega, a interdição atinge o sudoeste incluindo os aeroportos de Bergen e Stavanger, segunda e quarta maiores cidades, assim como as ligações por helicóptero entre o continente e as plataformas petrolíferas do mar do Norte.

Em contrapartida, no aeroporto parisiense de Roissy-Charles de Gaulle – que com o de Orly assegura 60 por cento de todo o tráfego aéreo francês – a actividade regressou esta manhã à normalidade, após os vários dias de paragem forçada pela nuvem de cinzas vulcânicas.

Esta manhã o Eyjafjallajokull, em erupção desde 14 de Abril, continuava em actividade, mas de forma estável em relação ao que se verificava ontem, foi indicado pela protecção civil islandesa: “Não há quaisquer sinais de que haja uma nova erupção. O jorro de cinzas permanece baixo e as explosões não aumentaram”. Os peritos consideram que o nível da expulsão de cinzas é já “insignificante”.




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Re: Interdição do Espaço Aéreo - Norte da Europa

#12 Mensagem por WalterGaudério » Qui Abr 22, 2010 10:13 am

Escutem Tugas, o primeiro ministro de vcs ja conseguiu voltar a Lisboa? :shock: :?

Ah! sim, a pergunta que não quer calar...

Ele está fazendo muita falta? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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Re: Interdição do Espaço Aéreo - Norte da Europa

#13 Mensagem por tflash » Qui Abr 22, 2010 10:29 am

Não era o primeiro-ministro. era o presidente da republica. Depois de uma odisseia de carro por 4 países. apanhou um avião na Catalunha para Portugal. Quanto ao primeiro-ministro, eu sugeri que fosse atirado para o vulcão para aplacar a ira dos deuses, mas não tive muito apoio. :twisted:

De facto o país não notou a sua ausência

Tinhamos cá a Angela Merkel, que eu trocava sem pestanejar.




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Re: Interdição do Espaço Aéreo - Norte da Europa

#14 Mensagem por P44 » Qui Abr 22, 2010 11:13 am

Eu punha o PM, mais o governo todo, mais os deputados, mais os boys, tudo bem aconxegadinho num Tupolev em direcção a Smolensk...




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Re: Interdição do Espaço Aéreo - Norte da Europa

#15 Mensagem por WalterGaudério » Qui Abr 22, 2010 2:43 pm

tflash escreveu:Não era o primeiro-ministro. era o presidente da republica. Depois de uma odisseia de carro por 4 países. apanhou um avião na Catalunha para Portugal. Quanto ao primeiro-ministro, eu sugeri que fosse atirado para o vulcão para aplacar a ira dos deuses, mas não tive muito apoio. :twisted:

De facto o país não notou a sua ausência

Tinhamos cá a Angela Merkel, que eu trocava sem pestanejar.
Perece que tinha até cantora de fado na comitiva...(sério) :mrgreen:




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