Iraque: Vídeo mostra ataque dos EUA contra civis em Bagdad

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
tflash
Sênior
Sênior
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

Re: Iraque: Vídeo mostra ataque dos EUA contra civis em Bagdad

#31 Mensagem por tflash » Qua Abr 07, 2010 5:30 pm

WalterGaudério escreveu:
Quiron escreveu:No vídeo completo fica claro que havia armas.
Quem editou esse video para 15mim cortando as partes em que apareciam os homens armados é um tremendo FDP!!!

Não só cortaram partes como usaram uma táctica de manipulação muito boa, que conseguiram convencer muita gente aqui por uns tempos incluindo eu.

Antes que venham os lança-chamas, eu sou contra a guerra no Iraque. Apoio a intervenção no Afeganistão mas condeno de forma veemente a guerra no Iraque. Não só nunca deviam ter lá entrado, como quando entraram usaram tropas insuficientes para uma ocupação decente, criando um vazio de poder que levou à situação que temos hoje. Só se preocuparam com o petróleo.

Tendo dito isto, A montagem foi feita da seguinte maneira. Mostraram fotos do sofrimento da família (que o atirador não viu). A seguir mostraram imagens a cores tiradas de perto, do repórter com a câmara para que não tivéssemos dúvidas que era um repórter e que o objecto era uma câmara. (o atirador também não viu)

Para que não houvesse dúvidas ainda mostram uma foto da câmara que foi confundida com uma arma junto com mais fotos do repórter.

Quando começamos a ver a filmagem, Já sabemos que um cidadão pacato com família, levava uma câmara e foi morto. Já nos foi dada a matriz para descodificarmos as imagens que vamos ver a seguir.

No acontecimento, propriamente dito, não conseguimos perceber como é que uma tripulação de um helicóptero, não consegue ver que aquele traço preto é uma câmara. Vemos-o a passear pacatamente com outras pessoas e vamos buscar as fotos que vimos antes, de gente calma e civilizada para compor a imagem no nosso cérebro.

Por outro lado, O artilheiro do helicóptero, foi treinado anos a fio para conseguir identificar ameaças pelas câmaras, está numa zona de conflito, se calhar à meses, com o cérebro treinado para conseguir descobrir armas que os outros tentam esconder, Vai olhar para uma imagem daquelas e assumir que é uma câmara?

Eu aposto que se nós tivéssemos visto só as imagens do helicóptero sem as "ajudas" que foram acrescentadas não iríamos identificar a câmara. Se alguém tiver a hipótese, faça dois testes. Mostre a uma ou duas pessoas que não saibam nada do assunto, só o vídeo e depois pergunte o que é aquilo que aquele homem trás.

O outro teste, é fazer o mesmo mas perguntar às "cobaias" se conseguem ver alguém com um rpg ou uma AK 47.

Observem as respostas e tirem as vossas conclusões.

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Markus
Novato
Novato

#32 Mensagem por Markus » Qua Abr 07, 2010 5:49 pm

O vídeo completo, a full version, está no site: http://www.collateralmurder.com

Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#33 Mensagem por Clermont » Qua Abr 07, 2010 6:34 pm

tflash escreveu:
WalterGaudério escreveu: Quem editou esse video para 15mim cortando as partes em que apareciam os homens armados é um tremendo FDP!!!

Não só cortaram partes como usaram uma táctica de manipulação muito boa, que conseguiram convencer muita gente aqui por uns tempos incluindo eu.
suntsé escreveu:É realmente avia armas. O procedimento deles foi correto.

Isso é para a gente aprender a buscar informações precizas antes de expressar opiniões equivocadas.
E isso resume tudo.

Como é mesmo que dizia o "finado" Morcego?

TOMA! TOMA! TOMA!

Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#34 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qua Abr 07, 2010 8:49 pm

"Toma, toma, toma"? É isto que um membro centrado e informado, como Clermont, tem a dizer?
"Havia armas"... É o que se branda, como justificativa?

Devo dizer, que apesar de participar com um personagem, de evidente veia cômica, jamais joguei para cima a sensatez ao abordar um fato. No entanto, não é o que vejo dos meus pares, neste tópico.

Antes de tudo, gostaria de lembrar aos membros deste espaço, que os americanos são invasores! É um direito dos iraquianos, portarem armas no seu próprio país. Quem não deveria estar lá, são os americanos do norte, que, diga-se de passagem, para lá foram sobre as asas da mentira, da forja e da calúnia!
Estou errado? Por favor... Há equívocos naquilo que disse, acima?

Das palavras proferidas, me magoam aquelas que jogam nas vítimas a culpa. É crime viver em um país invadido? É um erro trabalhar como repórter? Não se deve socorrer vítimas de agressão?

Pior, quem criticou os fotógrafos por estarem naquele local. Então não se deve buscar a notícia onde acontece? Deve-se retratar apenas a agenda oficial? É isto o que os meus colegas querem dizer?

Eu vi o vídeo, na forma longa, não editada. A ação se passa bem no início, e se percebe de pronto os fotógrafos, com suas características sacolas retangulares para carregar câmeras. O tal "RPG", que estava sendo "portado na esquina", só existe na mente dos alucinados e dos assassinos tripulantes do helicóptero, pois ali só estava um repórter fotográfico tirando fotos do pássaro da morte. Isto se deu próximo do tempo 02:49.
Há um elemento, portando algo que lembra um fuzil, ao fundo dos jornalistas. Sua imagem aparece junto a outros, com quem parece conversar. Pende a arma da mão, e não é uma câmera, por ser objeto esguio e longo (as câmeras são mais bojudas e curtas).

Agora, eu vou dizer o que depreendo do fato:
Voam estes chacais, com vontade de matar. Qualquer coisa serve como desculpa, para apertar o gatilho. Tenho a viva desconfiança, que a cobertura jornalística sobre os insurgentes ou qualquer coisa que não aborde os interesses dóceis aos norte-americanos, é encarada como ameaça, e sua eliminação tida como lícita. Por isto, o número enorme de jornalistas mortos em "acidentes", quando em cobertura fora do guarda-chuva imperial; isto acontece desde a guerra do golfo, em proporções inauditas para correspondentes de guerras.

Quanto aos civis, ora os civis! Para que existem, e insistem em viver!

Esta é a verdade deste vídeo. A verdade de um império. Como sou brasileiro e não natural dos EUA, tenho o ato acima como um nítido crime de guerra, perpetrado por uma força de ocupação, invasora. Duvido que algum jurista desfaça das minhas palavras.

Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg

Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#35 Mensagem por Bolovo » Qua Abr 07, 2010 9:01 pm

Uma grande dúvida minha: "TOMA! TOMA! TOMA!" é de autoria do Carlos Mathias né não? O morcego tinha outro bordão, acho que é o "BLEM BLEM BLEM çAI dAQUI vAI cASSAR O URsINHU GAMYYYYY [022]" O Tulio que manja em imitar o Batão!!!

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
soultrain
Sênior
Sênior

#36 Mensagem por soultrain » Qua Abr 07, 2010 9:05 pm

Meu caros:

Militares são treinados para matar, desde que entram que lhes é incutido isso. Por militares num teatro de operações com milhões de civis, o que esperam? Já aconteceu bem pior!!!

Militares armados em teatros de guerra matam. Militares não são policias, são armas de guerra, mesmo desarmados. Porque ali é a selva são eles ou os outros, má escolha volta de caixão para casa.

Quem proporcionou esta situação é que deve arcar com as culpas, deve ser preso por crimes de guerra contra civis.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#37 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qua Abr 07, 2010 9:13 pm

soultrain escreveu:Meu caros:

Militares são treinados para matar, desde que entram que lhes é incutido isso. Por militares num teatro de operações com milhões de civis, o que esperam? Já aconteceu bem pior!!!

Militares armados em teatros de guerra matam. Militares não são policias, são armas de guerra, mesmo desarmados. Porque ali é a selva são eles ou os outros, má escolha volta de caixão para casa.

Quem proporcionou esta situação é que deve arcar com as culpas, deve ser preso por crimes de guerra contra civis.

[[]]'s
George W. Bush, Barak Obama e comandantes militares no Tribunal de Haia?
Eu compro esta idéia!

Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg

Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#38 Mensagem por WalterGaudério » Qua Abr 07, 2010 9:18 pm

Ilya Ehrenburg escreveu:
soultrain escreveu:Meu caros:

[[]]'s
George W. Bush, Barak Obama e comandantes militares no Tribunal de Haia?
Eu compro esta idéia!
Ilya tu realmente não viu os AKs e o RPG?

mas báh! agora tb não entendo como que o Stálinn não viu os milhares de fuzis com os oficiais poloneses em Katyn... e nem aqueles milhares de M 16 com os deportados para os Gulags na Sibéria.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
GustavoB
Sênior
Sênior
Agradeceram: 68 vezes

#39 Mensagem por GustavoB » Qua Abr 07, 2010 9:24 pm

Havia dois caras perto com umas AK. RPG não vi, acho que no corner era o fotógrafo com uma teleobjetiva.

tflash
Sênior
Sênior

#40 Mensagem por tflash » Qua Abr 07, 2010 9:25 pm

Ai eu concordo contigo Ilya, mas culpar a tripulação do helicoptero como querem fazer é que não. Os apache foram feitos para destruir tanques russos. Usar helicópteros para caçar insurgentes em áreas urbanas só pode ter saído da cabeça de alguém que viu muitos episódios do raio azul (pt) ou trovão azul como saiu no Brasil. Se aquela missão fosse confiada a equipas de snipers, nada disto tinha acontecido. mas por snipers no chão é complicado. Continuo a dizer que que o cérebro humano, quando anda à procura de uma determinada coisa, completa com a imaginação aquilo que está em dúvida. especialmente sob stress.

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
soultrain
Sênior
Sênior

#41 Mensagem por soultrain » Qua Abr 07, 2010 9:30 pm

Sabem o tamanho do ecrã onde eles vêem isso????

Não é como nós sentados no sofá a dois dedos do ecrã. a rever novamente, sem luz, sem stress, sem vozes, sem ordens.

Sabe o que evitava isso? o que alguns gozaram, binóculos estabilizados.

Editado pela última vez por soultrain em Qua Abr 07, 2010 9:34 pm, em um total de 1 vez.

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
soultrain
Sênior
Sênior

#42 Mensagem por soultrain » Qua Abr 07, 2010 9:33 pm

WalterGaudério escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu: George W. Bush, Barak Obama e comandantes militares no Tribunal de Haia?
Eu compro esta idéia!
Ilya tu realmente não viu os AKs e o RPG?

mas báh! agora tb não entendo como que o Stálinn não viu os milhares de fuzis com os oficiais poloneses em Katyn... e nem aqueles milhares de M 16 com os deportados para os Gulags na Sibéria.
Walter, eu vi e revi e é duvidoso, não é claro.

O Barak herdou, não pode sair de repente, eles têm o dever de minorar o que fizeram, se saem de repente é o caos na região e pode ter consequencias graves para o mundo. Já o GWB tribunal já!

[[]]'s

NJ
tflash
Sênior
Sênior

#43 Mensagem por tflash » Qua Abr 07, 2010 9:34 pm

Lembrei-me agora de um episódio que me contaram da guerra colonial portuguesa.

Consta que um praça estava de guarda a um certo local de noite quando ouviu passos. Disse alto e pediu a contra-senha e do outro lado nada. Estando em guerra, ele fez o que devia fazer e abriu fogo.

No outro dia, puderam constatar o massacre. Um rebanho de cabras ou ovelhas que o exército teve que pagar ao dono.

Isto tudo para dizer que o instinto leva-nos a assumir que temos uma ameaça quando temos apenas um indicio desta.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#44 Mensagem por Bolovo » Qua Abr 07, 2010 9:34 pm

Os pilotos cumpriram ordens. Eles só atiram com a ordem do comando da missão ou seja, se houve algum erro, foi do comando. Eu só gostaria de saber de onde eles tiram essa de se pode ou não atirar, se eles não estão vendo nada, mas sim os pilotos, que através de descrição, detalham o possível alvo.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

#45 Mensagem por suntsé » Qua Abr 07, 2010 10:01 pm

Breves palavras do colega Ilya quando comentavamos sobre a ação Russa na Chechenia, e os seculos de massacre ao qual aquele povo foi submetido:
Ilya Ehrenburg escreveu:A Rússia precisa de um novo Stalin!
Realmente, da para perceber que ele é um defensor dos direitos humanos.

Responder