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Re: NOTÍCIAS
Realmente o ruido do motor é muito nítido neste vídeo.
De qualquer forma, uma lastima este ocorrido.
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- Vinicius Pimenta
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Re: NOTÍCIAS
Extremamente triste o acidente ocorrido com o Capitão Anderson. Infelizmente riscos são inerentes à atividade de piloto militar, ainda mais em uma esquadrilha de demonstração aérea. Não foi a primeira vez e nem será a última.
Não sou especialista para afirmar nada, mas pelos vídeos me pareceu apenas erro do piloto. Acredito que ele tenha feito a manobra sem ter ganho a devida altitude. Não me pareceu que o avião tenha sofrido qualquer pane. De qualquer forma, as investigações apontarão as causas do lamentável acidente.
Que Deus console aos familiares e amigos do Capitão e nossos valorosos pilotos do EDA.
Não sou especialista para afirmar nada, mas pelos vídeos me pareceu apenas erro do piloto. Acredito que ele tenha feito a manobra sem ter ganho a devida altitude. Não me pareceu que o avião tenha sofrido qualquer pane. De qualquer forma, as investigações apontarão as causas do lamentável acidente.
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Vinicius Pimenta
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Re: NOTÍCIAS
Olá, Sky!
Só acrescento a seu comentário que acidentes desse tipo( e quase acidentes) infelizmente são comuns nesse tipo de manobra com recuperaçào próximo ao solo, ou água. O Prick deve lembrar de um debate que tive com ele a respeito de um quase acidente com um rafale no mar.
Nesses tipos de manobras, deve haver redução do motor no início, pois já há a gravidade puxando. Se der mais motor ainda, a razào de descida aumentará maior do que a componente horizontal, que dá a sustentação. Ou seja, a inercia manda o bicho para o chão. Saindo do mergulho naturalmente, aí é livre o motor, pois ele só o puxará para frente, não para baixo.
Sobre a altura, o pessoal em geral não sabe que altímetro comum de avião não é essa maravilha toda que acham. Radio altimetro, doppler, radar, isso são para outras situações. O altimetro mede, através de pressào barométrica, a altitude em relação ao nível do mar(QNH), ou em relaçào ao solo naquela localidade(QFE). Mas sempre em relação aonde é feita a mediçào. A estação, em geral, na propria pista. Se tem morro, antena, etc, nada disso entra. Para garantir a segurança, antes dessas apresentaçòes é estabelecido um box, uma "caixa no ar", onde haverá as manobras e onde se estabelecem os mínimos.
O galho é que é tudo muito dinâmico, muito rápido. Na prática, o feeling do piloto acaba respondendo mais rápido que os próprios instrumentos. Voce TEM que se antecipar ao avião.
Na água, voce tem a vantagem de nào haver obstaculos com alturas diferentes, mas tem a grande desvantagem da agua produzir uma falta de noção de profundidade. Ou seja, vai bater antes do que pensa...
Só acho que, se houve erro, quem errou já foi punido com a maior das punições. Haverá investigação e lições serão aprendidas para evitar que tragédias como essa se repitam.
Mas ficar repetindo em demasia sobre possível erro do piloto só traz sofrimento aos familiares. Que também já foram punidos.
Abs!!
PS- Vinicius, não foi dirigido a voce, ok? Estava escrevendo enquanto voce postava. É só ao povo mais "afoito"...que também acho que não é por mal. Só não viu familiar de perto para ver a dor que provoca.
Só acrescento a seu comentário que acidentes desse tipo( e quase acidentes) infelizmente são comuns nesse tipo de manobra com recuperaçào próximo ao solo, ou água. O Prick deve lembrar de um debate que tive com ele a respeito de um quase acidente com um rafale no mar.
Nesses tipos de manobras, deve haver redução do motor no início, pois já há a gravidade puxando. Se der mais motor ainda, a razào de descida aumentará maior do que a componente horizontal, que dá a sustentação. Ou seja, a inercia manda o bicho para o chão. Saindo do mergulho naturalmente, aí é livre o motor, pois ele só o puxará para frente, não para baixo.
Sobre a altura, o pessoal em geral não sabe que altímetro comum de avião não é essa maravilha toda que acham. Radio altimetro, doppler, radar, isso são para outras situações. O altimetro mede, através de pressào barométrica, a altitude em relação ao nível do mar(QNH), ou em relaçào ao solo naquela localidade(QFE). Mas sempre em relação aonde é feita a mediçào. A estação, em geral, na propria pista. Se tem morro, antena, etc, nada disso entra. Para garantir a segurança, antes dessas apresentaçòes é estabelecido um box, uma "caixa no ar", onde haverá as manobras e onde se estabelecem os mínimos.
O galho é que é tudo muito dinâmico, muito rápido. Na prática, o feeling do piloto acaba respondendo mais rápido que os próprios instrumentos. Voce TEM que se antecipar ao avião.
Na água, voce tem a vantagem de nào haver obstaculos com alturas diferentes, mas tem a grande desvantagem da agua produzir uma falta de noção de profundidade. Ou seja, vai bater antes do que pensa...
Só acho que, se houve erro, quem errou já foi punido com a maior das punições. Haverá investigação e lições serão aprendidas para evitar que tragédias como essa se repitam.
Mas ficar repetindo em demasia sobre possível erro do piloto só traz sofrimento aos familiares. Que também já foram punidos.
Abs!!
PS- Vinicius, não foi dirigido a voce, ok? Estava escrevendo enquanto voce postava. É só ao povo mais "afoito"...que também acho que não é por mal. Só não viu familiar de perto para ver a dor que provoca.
- Vinicius Pimenta
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Re: NOTÍCIAS
Relaxa, amigo.alcmartin escreveu:PS- Vinicius, não foi dirigido a voce, ok? Estava escrevendo enquanto voce postava. É só ao povo mais "afoito"...que também acho que não é por mal. Só não viu familiar de perto para ver a dor que provoca.
Concordo em 100% com seu post.
Vinicius Pimenta
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Re: NOTÍCIAS
Skyway escreveu:Olha, sinceramente eu gostaria muito de ver um ato de heroísmo nessas imagens, mas mesmo não vendo, o piloto não deixe de merecer o mesmo respeito pela profissão que exercia, pela vida que perdeu e pelas coisas que fez no EDA.
O que eu vejo foi uma saída de mergulho mal sucedida devido um stall. No vídeo que coloco a seguir da pra ver perfeitamente que ele vinha puxando forte G para se safar, mas que no meio da curva, a aeronave parou de seguir o nariz e passou a seguir o ventre, e foi de encontro ao chão. Escuta-se até mesmo o power off no inicio do mergulho e muitíssimo pouco antes do impacto o full throttle, mas já sendo tarde.
Novamente digo, não vou respeitar menos o piloto, lógico que não, mas acho que ele não tentou desviar de nada, ele tentou apenas sair da situação. As pessoas embaixo deram sorte de ele ter começado a manobra lá em cima onde começou, por que se fosse a uns 50 metros depois, tinha acontecido algo pior.
Um abraço.
Não foi exatamente a mesma manobra, mas lembram-se daquele incidente com um "Tucano" da AFA, em que estavam um aluno e o instrutor?
O instrutor toma o comando às mãos porque assusta-se com aquilo que antevê, e na sua reassunção consegue trazer o avião à saída controlada do mergulho. No vídeo da época, ouve-se nitidamente o espraguejar do piloto-instrutor, depois seu riso nervoso. Também ocorreram controversos debates sobre se aquela manobra de recuperação forçada teria ou não afetado o T-27, por excesso de "G".
Abçs.
Re: NOTÍCIAS
alcmartin escreveu:Olá, Sky!
Só acrescento a seu comentário que acidentes desse tipo( e quase acidentes) infelizmente são comuns nesse tipo de manobra com recuperaçào próximo ao solo, ou água. O Prick deve lembrar de um debate que tive com ele a respeito de um quase acidente com um rafale no mar.
Nesses tipos de manobras, deve haver redução do motor no início, pois já há a gravidade puxando. Se der mais motor ainda, a razào de descida aumentará maior do que a componente horizontal, que dá a sustentação. Ou seja, a inercia manda o bicho para o chão. Saindo do mergulho naturalmente, aí é livre o motor, pois ele só o puxará para frente, não para baixo.
Sobre a altura, o pessoal em geral não sabe que altímetro comum de avião não é essa maravilha toda que acham. Radio altimetro, doppler, radar, isso são para outras situações. O altimetro mede, através de pressào barométrica, a altitude em relação ao nível do mar(QNH), ou em relaçào ao solo naquela localidade(QFE). Mas sempre em relação aonde é feita a mediçào. A estação, em geral, na propria pista. Se tem morro, antena, etc, nada disso entra. Para garantir a segurança, antes dessas apresentaçòes é estabelecido um box, uma "caixa no ar", onde haverá as manobras e onde se estabelecem os mínimos.
O galho é que é tudo muito dinâmico, muito rápido. Na prática, o feeling do piloto acaba respondendo mais rápido que os próprios instrumentos. Voce TEM que se antecipar ao avião.
Na água, voce tem a vantagem de nào haver obstaculos com alturas diferentes, mas tem a grande desvantagem da agua produzir uma falta de noção de profundidade. Ou seja, vai bater antes do que pensa...
Só acho que, se houve erro, quem errou já foi punido com a maior das punições. Haverá investigação e lições serão aprendidas para evitar que tragédias como essa se repitam.
Mas ficar repetindo em demasia sobre possível erro do piloto só traz sofrimento aos familiares. Que também já foram punidos.
Abs!!
PS- Vinicius, não foi dirigido a voce, ok? Estava escrevendo enquanto voce postava. É só ao povo mais "afoito"...que também acho que não é por mal. Só não viu familiar de perto para ver a dor que provoca.
Só existe uma pequena diferença, no caso do Rafale foi uma manobra induzida, porém o piloto depende na qualidade da aeronave, o Rafale pode sustentar AOA de 100º ou mais graus em determinadas situações, foi o que o piloto do Rafale fez, induziu um loop que numa aeronave "normal" terminaria na água, porém, ele fez o caça "derrapar" e usar a potência das turbinas para compensar a falta de sustentação da manobra. O F-18 apenas demonstrou que não tem as mesmas qualidades do Rafale no que tange a capacidade de manobra, a configuração de canard´s permite curvas muito fechadas sustentadas, quem assiste com mais atenção as apresentações do Rafale pode perceber que os pilotos abusam das chamadas derrapagens, quer dizer fazem curvas fechadas com o caça apontando para o interior da curva em contraste com a atitude de voo do caça. O Rafale consegue fazer isso com perda pequena de energia. Esse é o maior segredo do FCS e da aerodinânica dele, perde pouca energia em manobras com AOA alto.
Coloquei essa foto em outro lugar, mas demonstra esse efeito, o caça está apontando uns 35º graus para cima, no entanto, seu voo é nivelado na horizontal.
[]´s
- Skyway
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Re: NOTÍCIAS
Concordo mil% amigo.alcmartin escreveu:Olá, Sky!
Só acrescento a seu comentário que acidentes desse tipo( e quase acidentes) infelizmente são comuns nesse tipo de manobra com recuperaçào próximo ao solo, ou água. O Prick deve lembrar de um debate que tive com ele a respeito de um quase acidente com um rafale no mar.
Nesses tipos de manobras, deve haver redução do motor no início, pois já há a gravidade puxando. Se der mais motor ainda, a razào de descida aumentará maior do que a componente horizontal, que dá a sustentação. Ou seja, a inercia manda o bicho para o chão. Saindo do mergulho naturalmente, aí é livre o motor, pois ele só o puxará para frente, não para baixo.
Sobre a altura, o pessoal em geral não sabe que altímetro comum de avião não é essa maravilha toda que acham. Radio altimetro, doppler, radar, isso são para outras situações. O altimetro mede, através de pressào barométrica, a altitude em relação ao nível do mar(QNH), ou em relaçào ao solo naquela localidade(QFE). Mas sempre em relação aonde é feita a mediçào. A estação, em geral, na propria pista. Se tem morro, antena, etc, nada disso entra. Para garantir a segurança, antes dessas apresentaçòes é estabelecido um box, uma "caixa no ar", onde haverá as manobras e onde se estabelecem os mínimos.
O galho é que é tudo muito dinâmico, muito rápido. Na prática, o feeling do piloto acaba respondendo mais rápido que os próprios instrumentos. Voce TEM que se antecipar ao avião.
Na água, voce tem a vantagem de nào haver obstaculos com alturas diferentes, mas tem a grande desvantagem da agua produzir uma falta de noção de profundidade. Ou seja, vai bater antes do que pensa...
Só acho que, se houve erro, quem errou já foi punido com a maior das punições. Haverá investigação e lições serão aprendidas para evitar que tragédias como essa se repitam.
Mas ficar repetindo em demasia sobre possível erro do piloto só traz sofrimento aos familiares. Que também já foram punidos.
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PS- Vinicius, não foi dirigido a voce, ok? Estava escrevendo enquanto voce postava. É só ao povo mais "afoito"...que também acho que não é por mal. Só não viu familiar de perto para ver a dor que provoca.
Não entro no mérito(ou demérito) de qual foi o erro, ou se houve mesmo um erro. Como eu já disse antes, isso alem de todo o sofrimento, é um tiro no escuro que no final, pra nós aqui e tão cedo, não serve pra nada.
Expus apenas minha opinião sobre o "depois", sobre as atitudes já no mergulho. Já falei lá no início que é provável que o piloto simplesmente não contava com aquela elevação, e quando notou, já era tarde.
Uma pena, uma fatalidade. Aconteceu, e agora vamos aprender com isso.
O que eu posso fazer é isso que faço, respeitar e homenagear. Minha assinatura ta aí. Pra mim ela significa muito.
Um abraço!
AD ASTRA PER ASPERA
- Fábio Nascimento
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Re: NOTÍCIAS
PRick escreveu:
Só existe uma pequena diferença, no caso do Rafale foi uma manobra induzida, porém o piloto depende na qualidade da aeronave, o Rafale pode sustentar AOA de 100º ou mais graus em determinadas situações, foi o que o piloto do Rafale fez, induziu um loop que numa aeronave "normal" terminaria na água, porém, ele fez o caça "derrapar" e usar a potência das turbinas para compensar a falta de sustentação da manobra. O F-18 apenas demonstrou que não tem as mesmas qualidades do Rafale no que tange a capacidade de manobra, a configuração de canard´s permite curvas muito fechadas sustentadas, quem assiste com mais atenção as apresentações do Rafale pode perceber que os pilotos abusam das chamadas derrapagens, quer dizer fazem curvas fechadas com o caça apontando para o interior da curva em contraste com a atitude de voo do caça. O Rafale consegue fazer isso com perda pequena de energia. Esse é o maior segredo do FCS e da aerodinânica dele, perde pouca energia em manobras com AOA alto.
Coloquei essa foto em outro lugar, mas demonstra esse efeito, o caça está apontando uns 35º graus para cima, no entanto, seu voo é nivelado na horizontal.
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Re: NOTÍCIAS
Não se se já colocaram aqui. Vejam o vídeo na página abaixo. Está muito bem filmado direto de dentro do Apache e é bem recente:
http://collateralmurder.com/
Overview
5th April 2010 10:44 EST WikiLeaks has released a classified US military video depicting the indiscriminate slaying of over a dozen people in the Iraqi suburb of New Baghdad -- including two Reuters news staff.
Reuters has been trying to obtain the video through the Freedom of Information Act, without success since the time of the attack. The video, shot from an Apache helicopter gun-site, clearly shows the unprovoked slaying of a wounded Reuters employee and his rescuers. Two young children involved in the rescue were also seriously wounded.
http://collateralmurder.com/
Overview
5th April 2010 10:44 EST WikiLeaks has released a classified US military video depicting the indiscriminate slaying of over a dozen people in the Iraqi suburb of New Baghdad -- including two Reuters news staff.
Reuters has been trying to obtain the video through the Freedom of Information Act, without success since the time of the attack. The video, shot from an Apache helicopter gun-site, clearly shows the unprovoked slaying of a wounded Reuters employee and his rescuers. Two young children involved in the rescue were also seriously wounded.
- soultrain
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Re: NOTÍCIAS
Prick, esse piloto teve sorte, ponto.
wagnerm25,
Deu-me a volta ao estômago, esses militares fizeram o trabalho deles, não vejo o que poderiam fazer melhor naquele TO, o problema e o que me revolta foi a criação desse TO, muitos militares e civis a perder vidas por questões politicas.
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wagnerm25,
Deu-me a volta ao estômago, esses militares fizeram o trabalho deles, não vejo o que poderiam fazer melhor naquele TO, o problema e o que me revolta foi a criação desse TO, muitos militares e civis a perder vidas por questões politicas.
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"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- zela
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Re: NOTÍCIAS
É realmente um vídeo triste.soultrain escreveu:
wagnerm25,
Deu-me a volta ao estômago, esses militares fizeram o trabalho deles, não vejo o que poderiam fazer melhor naquele TO, o problema e o que me revolta foi a criação desse TO, muitos militares e civis a perder vidas por questões politicas.
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Concordo com o Soultrain. Não tinha como os pilotos identificarem os repórteres, inclusive até procuraram por armas. É uma guerra que não vejo um fim tão próximo, e espero mesmo que quando as tropas americanas saírem, aquilo lá esteja controlável pelos iraquianos.
- soultrain
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Re: NOTÍCIAS
É, para mim o maior erro foi do controlo de missão. Mas vocês já viram o que uns binóculos estabilizados poderiam ter feito nesse cenário?
[[]]'s
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"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
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Re: NOTÍCIAS
A estupidez de alguns não tem limites... Desde de 2003 as baixas civis no Iraque são sistemáticos "efeitos colaterais"... Sempre atiram antes e perguntam depois, mas é claro, a culpa é dos nativos, não dos invasores ocupantes do Iraque... Enquanto a "liberade e democracia" reina no país Iraque as petroleiras anglo-americanas tem lucros recordes, vide último balanço das maiores empresas mundiais... Mas claro, tudo mudou com Obama?... Continuam mais de 100.000 soldados e o mesmo número de mercenários a contrato do Pentágono no Iraque...wagnerm25 escreveu:Não se se já colocaram aqui. Vejam o vídeo na página abaixo. Está muito bem filmado direto de dentro do Apache e é bem recente:
http://collateralmurder.com/
Overview
5th April 2010 10:44 EST WikiLeaks has released a classified US military video depicting the indiscriminate slaying of over a dozen people in the Iraqi suburb of New Baghdad -- including two Reuters news staff.
Reuters has been trying to obtain the video through the Freedom of Information Act, without success since the time of the attack. The video, shot from an Apache helicopter gun-site, clearly shows the unprovoked slaying of a wounded Reuters employee and his rescuers. Two young children involved in the rescue were also seriously wounded.
Re: NOTÍCIAS
Creio que não, é uma manobra que o pessoal da Marine anda fazendo entre outras, só que está foi feita para ser filmada, repare que ele foi até ao lado do navio como que fazendo pose, o normal é não serem filmadas e algumas proíbidas. Outra indicação de manobras muito radicais foi a perda dos 02 Rafales M, os dois pilotos estavam fazendo das suas, pelo relato vazado, estavam "brincando de gato e rato", quando um deles entrou de bico na turbina do outro, em uma manobra ascendente. Relatos de combates aéreos indicam manobras muito radicais, por sinal, a primeira perda do Rafale indicam outras manobras que levaram o piloto ao G-LOC.soultrain escreveu:Prick, esse piloto teve sorte, ponto.
wagnerm25,
Deu-me a volta ao estômago, esses militares fizeram o trabalho deles, não vejo o que poderiam fazer melhor naquele TO, o problema e o que me revolta foi a criação desse TO, muitos militares e civis a perder vidas por questões politicas.
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