TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37561 Mensagem por Bender » Qua Mar 31, 2010 5:54 pm

Boa intervenção Justin! [009]

Eu trouxe esse fantasma do passado,para tentar mostrar,(ainda que erroneamente [000] :roll: diante do teu post) que a decisão em sendo tomada neste governo,qualquer que seja o escolhido,vai ter que passar por todo um ritual,que não se cumpre em uma semana,como voce bem disse,as coisas até se modificam,mas a burocracia ministerial e legislativa,essa nem com trabalho forte na encruzilhda em noite de lua cheia.

Mas na minha opinião pelo menos com relação as discussões dos itens do contrato,as coisas estão bem mais adiantadas do que possamos imaginar,é só especulação o que eu estou dizendo.

Abraços,é sempre bom ter suas intervenções precisas.




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tanjjr
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37562 Mensagem por tanjjr » Qua Mar 31, 2010 6:03 pm

Rússia faz novas investidas...
Com a visita do presidente russo próxima, não sei não...




Não vale a pena desconsiderar o Sukhoi Su-35


A empresa russa Rosoboronexport continuará no seu pleito pelo direito de participar na licitação no âmbito do Programa F-X2 e fornecer ao Brasil os caças multimissão Sukhoi Su-35. Moscou tem uma certeza absoluta de que o Sukhoi Su-35 é a melhor opção para a FAB. Não se trata, entretanto, apenas da superioridade técnica da aeronave russa sobre os concorrentes. É proposto ao Brasil uma oportunidade única de transferência de tecnologias para a montagem em série desses caças super-modernos por empresas brasileiras.

Superioridade total

Os concorrentes do caça multimissão russo Sukhoi Su-35 são: o Rafale francês, o F/A-18E/F “Super Hornet” norte-americano e o Gripen NG sueco. Quais são, então, as vantagens do Su-35 para a conquista da superioridade aérea e atacar alvos terrestres ou navais, independente da hora, do dia ou das condições meteorológicas?

Além de ser o mais veloz de todos (2.400 km/h à altitude de 11 km), o Su-35 possui a maior relação empuxo/peso. O seu raio de ação é impressionante, com 3.600 km atende perfeitamente às necessidades do Brasil, levando em consideração o tamanho do seu território e a extensão das fronteiras terrestres e navais do país.

Ademais, o Su-35 tem uma eficiência operacional mais alta que a dos seus concorrentes. O caça é capaz de carregar mais de 8 toneladas de diversas armas em 12 pontos sob as asas ou fuselagem, número maior do que os outros participantes da licitação. A aeronave é propulsionada por dois sofisticados motores 117C de empuxo vetorado, uma versão avançada do famoso AL-31F. Os motores são dotados de novos compressores, turbinas de alta e baixa pressão, sistema de controle digital. O empuxo dos dois motores foi aumentado para 29.000 kg, sendo igualmente aperfeiçoados certos indicadores de vida útil. Estas inovações associadas às excelentes qualidades aerodinâmicas proporcionam ao Su-35 sua conhecida supermanobrabilidade, invejável para outros caças, garantindo uma grande vantagem no combate aéreo.

A cabine de piloto apresenta novas soluções ergonômicas, sendo introduzidos novos meios de apresentação das informações segundo o princípio da cabine de vidro (Glass Cockpit), o que facilita o trabalho do piloto, permitindo a sua concentração máxima no cumprimento das missões de combate. Uma outra particularidade importante da aeronave são os seus aviônicos integrados ao sistema de informação operacional e ao controle digital responsável pela integração dos equipamentos embarcados. O radar de varredura eletrônica ativa, conhecido por sua sigla inglesa AESA (Active Electronically Scanned Array), quando comparado com os similares dos concorrentes, apresenta 1,5-2 vezes mais eficiência no alcance de detecção dos alvos aéreos e navais (até 400 km) e também superior em outras características técnicas. O radar é capaz de rastrear até 30 alvos aéreos simultaneamente, além de poder atacar 8 destes simultaneamente.

Os novos sistemas integram os equipamentos de rádio e navegação avançados, sistemas de operação dos caças em grupo e um sistema altamente eficiente de contramedidas eletrônicas. Cabe dar um destaque especial a que no Su-35 são empregadas as tecnologias de quinta geração, sendo deste modo garantida a superioridade sobre os caças concorrentes da mesma classe em toda uma série de aspectos técnicos e operacionais.

Convém notar que as características supracitadas permitem economizar recursos financeiros importantes. Primeiro, quanto maior for o raio de ação da aeronave, tanto menor será o número de Bases Aéreas a serem usadas no território do país. Segundo, quanto mais alta for a eficiência operacional de cada aeronave, tanto menor será o número de caças necessários para o cumprimento das missões atribuídas.



Ao parceiro estratégico – as melhores tecnologias

Segundo os peritos, a proposta da Rosoboronexport atende aos requisitos da licitação não só do ponto de vista técnico. Recentemente, no Brasil foi aprovada uma nova doutrina militar, a Estratégia Nacional de Defesa, conforme a qual a aquisição de novos sistemas de armamento obrigatoriamente requer a transferência simultânea de tecnologias, permitindo às empresas brasileiras, independentemente de outros países, procederem com garantia a manutenção e revisões de todos os níveis de complexidade, assim como a produção do armamento e material bélico ou dos seus componentes. Este requisito consta da documentação da licitação relativa ao Programa F-X2. Mais ainda, o volume e a profundidade das tecnologias transferidas são especificados como fatores decisivos.

Dado isso, em abril de 2009, foi entregue ao Ministério da Defesa brasileiro a Proposta Revisada integrando um extenso programa de transferência de tecnologias que prevê um ciclo completo de manutenção técnica, revisões, ou mesmo, a produção dos Su-35 no Brasil.

Convém notar que a amplitude da implantação deste programa pode ser limitada exclusivamente pela capacidade econômica ou tecnológica das empresas brasileiras. Mas, o mais importante é que Su-35 tem muitas das tecnologias de quinta geração, é de duvidar que o Brasil as receba dos Estados Unidos, que participam na licitação com um caça da geração mais antiga, ou da França ou da Suécia que não possuem tais tecnologias.

As negociações levadas a efeito evidenciaram que, mesmo hoje, se pode contar com a parceria das empresas brasileiras no equipamento do Su-35 com os aviônicos embarcados, integrados com os sistemas atuais e futuros das aeronaves da FAB (avionicos, sistemas de comunicações, sensores embarcados, computadores, etc.), assim como na integração do armamento aéreo de produção brasileira, inclusive mísseis e foguetes, que possibilite o seu emprego operacional no Su-35.

Uma vantagem incontestável da proposta da Rosoboronexport frente aos concorrentes é que somente a Rússia tem uma experiência real de transferência de tecnologias de produção de caças a outros países. Para a China foram transferidas as tecnologias relativas aos caças Su-27, à Índia - aos caças Su-30. Hoje, estão sendo implementados no Brasil os programas análogos no âmbito do projeto de fornecimento de helicópteros russos à FAB. Esta experiência verdadeiramente valiosa, com certeza, será aproveitada em caso do fornecimento dos Su-35.

***
A Rússia e o Brasil são parceiros estratégicos. Os Presidentes dos dois países declararam-no reiteradamente. Portanto, o projeto de fornecimento dos Su-35 poderia vir a ser uma etapa qualitativamente nova no desenvolvimento das relações russo-brasileiras, contribuindo para a ampliação e consolidação da cooperação técnico-militar. O Su-35 é um caça único e um dos melhores entre atualmente existentes, inclusive segundo o critério custo-eficiência. O Ministério da Defesa da Rússia já celebrou o contrato de fornecimento para a Força Aérea russa de 48 destas aeronaves que nos próximos quatro anos irão equipar as unidades aéreas. Talvez, a FAB seja a seguinte?

Uma referencia:

A Empresa Federal Estatal Unitária Rosoboronexport – é única na Rússia que está fornecendo toda a variedade de Material de Emprego Militar, Serviços e Tecnologias de Uso Militar e Uso Dual.Representando de fato o Governo da Federação Russa , está celebrando todo suporte governamental. A Rosoboronexport é uma das maiores empresas no mercado mundial de armamentos, com mais que 80 per cento do volume da exportação total de armamentos e equipamentos militares da Rússia. Tem relações de cooperação com mais de 70 paises do Mundo.


http://www.defesanet.com.br/ru1/su-35_1.htm




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37563 Mensagem por crubens » Qua Mar 31, 2010 8:31 pm

Se o Sukhoi Su-35 quer pleitear a volta ao FX-2, então o EF2000 também tem esse direito.




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37564 Mensagem por jumentodonordeste » Qua Mar 31, 2010 8:35 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:

É só tirar o Gripen e o F-18 e colocar o SU-35 e o EF.

A lista final deveria ter sido essa mesmo... :mrgreen:

RAFALE
SU-35
EUROFIGHTER




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37565 Mensagem por DELTA22 » Qua Mar 31, 2010 8:38 pm

Ai, a vodka... a vodka.... :roll: :lol: :lol:

[]'s a todos.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37566 Mensagem por Bourne » Qua Mar 31, 2010 9:05 pm

crubens escreveu:Se o Sukhoi Su-35 quer pleitear a volta ao FX-2, então o EF2000 também tem esse direito.
O LMdiano de F-16 mais F35 também :mrgreen:

O Russófilo Su-35 mais PAk idem. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37567 Mensagem por Penguin » Qua Mar 31, 2010 11:22 pm

PRick escreveu:
Emilio Carlos escreveu:Oi amigos, alguém poderia matar uma curiosidade minha? Porque o Rafale usa uma sonda de reabastecimento em vôo fixa e não um modelo retrátil que aparentemente seria mais aerodinâmico? Tem alguma vantagem nessa sonda escolhida?

Já que vamos comemorar em breve a chegada dos Rafas, é bom entender melhor do novo falcão da FAB...

Gripeiros...mordam o cotovelo!!!!!!!!!!!

Abraços [003] [003] [003]

O Rafale tem previsão em seu projeto para uma sonda REVO retrátil, porém, todos os caças franceses possuem sondas fixas, por requisitos da AdLA e da Marine Nationale. Segundo eles, a sonda fixa não falha, já a retrátil se falhar significa a perda do caça na maior parte das vezes.

[]´s
[054]

Imagem

Imagem

Há muito mais caças com sondas retrateis no mundo do que com sondas fixas:

Sonda retrátil:
F-4
Tornado
Harrier/AV-8B
Jaguar
Super Entendard
A-7
F-18
F-16
F-15
F-14
Mig-29/35
Su-27/30/35
Gripen
Super Hornet
Typhoon
F-22
F-35
PAK-FA


Sonda Fixa:
Mirage III/5/F-1/2000
Rafale
Kfir
J-10
F-5
AMX
A-4




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37568 Mensagem por PRick » Qui Abr 01, 2010 12:41 am

Santiago escreveu:
PRick escreveu:
O Rafale tem previsão em seu projeto para uma sonda REVO retrátil, porém, todos os caças franceses possuem sondas fixas, por requisitos da AdLA e da Marine Nationale. Segundo eles, a sonda fixa não falha, já a retrátil se falhar significa a perda do caça na maior parte das vezes.

[]´s
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Há muito mais caças com sondas retrateis no mundo do que com sondas fixas:

Sonda retrátil:
F-4
Tornado
Harrier/AV-8B
Jaguar
Super Entendard
A-7
F-18
F-16
F-15
F-14
Mig-29/35
Su-27/30/35
Gripen
Super Hornet
Typhoon
F-22
F-35
PAK-FA


Sonda Fixa:
Mirage III/5/F-1/2000
Rafale
Kfir
J-10
F-5
AMX
A-4
O Jaguar não é um caça francês, ele foi fruto do acordo militar com os Britânicos. A exceção é o SUE, porque não dava para fazer uma sonda fixa nele, como as próprias fotos comprovam, atrapalharia muito a pilotagem do caça.

Por sinal, o AMX também tinha previsão para uma sonda REVO retrátil, mas a FAB gosta de imitar a AdLA. :mrgreen: :mrgreen:

[]´s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37569 Mensagem por suntsé » Qui Abr 01, 2010 1:46 am

Vocês acham mesmo que é real a possibilidade do Brasil desenvolver um caça de 5° geração em conjunto com a frança?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37570 Mensagem por Penguin » Qui Abr 01, 2010 1:51 am

PRick escreveu:[ quote="Santiago"]
PRick escreveu:
O Rafale tem previsão em seu projeto para uma sonda REVO retrátil, porém, todos os caças franceses possuem sondas fixas, por requisitos da AdLA e da Marine Nationale. Segundo eles, a sonda fixa não falha, já a retrátil se falhar significa a perda do caça na maior parte das vezes.

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Há muito mais caças com sondas retrateis no mundo do que com sondas fixas:

Sonda retrátil:
F-4
Tornado
Harrier/AV-8B
Jaguar
Super Entendard
A-7
F-18
F-16
F-15
F-14
Mig-29/35
Su-27/30/35
Gripen
Super Hornet
Typhoon
F-22
F-35
PAK-FA


Sonda Fixa:
Mirage III/5/F-1/2000
Rafale
Kfir
J-10
F-5
AMX
A-4
O Jaguar não é um caça francês, ele foi fruto do acordo militar com os Britânicos. A excessão é o SUE, porque não dava para fazer uma sonda fixa nele, como as próprias fotos comprovam, atrapalharia muito a pilotagem do caça.

[]´s[/quote]

-----------------------------------------------------------------------------

Ele é um caça anglo-gaulês. Mais de 200 equiparam a AdLA. Aliás, muitos equipamentos e armas são fruto da cooperação anglo-gaulesa.

O SUE durante muito tempo foi o único vetor da Marine e nada garante que nãopoderia levar um probe fixo a la Mirage/Rafale/F-5/AMX.

[]s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37571 Mensagem por Penguin » Qui Abr 01, 2010 1:54 am

suntsé escreveu:Vocês acham mesmo que é real a possibilidade do Brasil desenvolver um caça de 5° geração em conjunto com a frança?
A França vai desenvolver caça de 5a geração?




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37572 Mensagem por PRick » Qui Abr 01, 2010 2:04 am

Santiago escreveu:
Ele é um caça anglo-gaulês. Mais de 200 equiparam a AdLA. Aliás, muitos equipamentos e armas são fruto da cooperação anglo-gaulesa.

O SUE durante muito tempo foi o único vetor da Marine e nada garante que nãopoderia levar um probe fixo a la Mirage/Rafale/F-5/AMX.

[]s
Os acordos franco-britânicos envolviam a troca de projetos, alguns eram franceses outros britânicos, pelo que me lembro foi a BAE que projetou o Jaguar, e ele não foi produzido pela Dassault.

O problema do SUE é a largura do caça na altura do Cockpit, creio seria impossível colocar a sonda fixa onde a Dassault costumava usar.

Assim como o AMX, o Rafale tem previsão uma sonda REVO retrátil, a questão seria implementar a mesma, porém, quase tudo que a Embraer fez até hoje, é sonda REVO fixa.

[]´s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37573 Mensagem por soultrain » Qui Abr 01, 2010 5:09 am

Santiago escreveu:
suntsé escreveu:Vocês acham mesmo que é real a possibilidade do Brasil desenvolver um caça de 5° geração em conjunto com a frança?
A França vai desenvolver caça de 5a geração?
O projecto está no orçamento.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37574 Mensagem por Penguin » Qui Abr 01, 2010 9:23 am

soultrain escreveu:
Santiago escreveu: A França vai desenvolver caça de 5a geração?
O projecto está no orçamento.

[[]]'s
Por que não se fala desse tardio projeto gaulês de um caça de 5a geração?

Não me refiro a UCAV....

[]s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37575 Mensagem por Penguin » Qui Abr 01, 2010 9:29 am

PRick escreveu:
Santiago escreveu:
Ele é um caça anglo-gaulês. Mais de 200 equiparam a AdLA. Aliás, muitos equipamentos e armas são fruto da cooperação anglo-gaulesa.

O SUE durante muito tempo foi o único vetor da Marine e nada garante que nãopoderia levar um probe fixo a la Mirage/Rafale/F-5/AMX.

[]s
Os acordos franco-britânicos envolviam a troca de projetos, alguns eram franceses outros britânicos, pelo que me lembro foi a BAE que projetou o Jaguar, e ele não foi produzido pela Dassault.

[054]
Cross-channel negotiations led to the formation of SEPECAT (Société Européenne de Production de l'Avion d'École de Combat et d'Appui Tactique - the European company for the production of a combat trainer and tactical support aircraft) in 1966 as a joint venture between Bréguet—now Dassault Aviation—and the British Aircraft Corporation to produce the airframe, and a separate teaming of Rolls-Royce and Turboméca to develop the Adour afterburning turbofan engine. Though based in part on the Breguet Br.121, using the same basic configuration and an innovative French designed landing gear, the Jaguar as built also incorporated major elements designed by BAC - notably the wing and high lift devices.

O problema do SUE é a largura do caça na altura do Cockpit, creio seria impossível colocar a sonda fixa onde a Dassault costumava usar.

Assim como o AMX, o Rafale tem previsão uma sonda REVO retrátil, a questão seria implementar a mesma, porém, quase tudo que a Embraer fez até hoje, é sonda REVO fixa.

Implementar custa! Quando a grana fica curta, é necessário priorizar algumas coisas.

[]s


[]´s




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