Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Franz Luiz
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6106 Mensagem por Franz Luiz » Qua Mar 24, 2010 8:30 pm

alexmabastos escreveu:
wagnerm25 escreveu: Enquanto os monstrinhos russos não decolam, fiquemos com o melhor produto da região.

http://englishrussia.com/index.php/2008 ... erleaders/
Ah, as russas...
Confesso que esqueci completamente das cheerleaders americanas.
Ah!!! As russas...
Obrigado pela página
Franz




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soultrain
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6107 Mensagem por soultrain » Qua Mar 24, 2010 10:06 pm

Santiago escreveu:Muito pertinente o trecho do texto abaixo:
PROJETO F-X2
ALGUNS COMENTÁRIOS A RESPEITO NA ANTEVÉSPERA DA DECISÃO

Brig. do Ar. Res. Teomar Fonseca Quírico
Piloto de Caça - Turma de 1970
http://www.abra-pc.com.br/
(Forum no27, fev 2010)

[...]

Além disso, minha experiência com eles passa pela definição do canhão que equiparia a série das nossas aeronaves AMX. Poucos sabem, mas nossos protótipos de A-1 foram ensaiados com o canhão DEFA 554, uma versão melhorada daqueles canhões que equipavam nossos Mirage III. Pois bem, depois de toda uma campanha de ensaios feita com o DEFA 554, na hora em que fomos colocar nosso pedido de compra para a série, nossos amigos franceses colocaram tanta dificuldade e tanto sobrepreço que, a despeito de todo o gasto que teríamos para ensaiar um novo canhão, saiu mais barato e conveniente trocarmos de armamento e começarmos tudo de novo, com um novo canhão de um outro país que poderia, inclusive, ser produzido no Brasil!

Essa experiência ruim continua com a gestão do contrato da troca dos helicópteros “Puminha” pelo Super-Puma onde, a despeito de contratualmente constar a implantação de um banco de provas do motor, para evitar o tremendo gasto das revisões gerais feitas na França, tivemos que suar várias camisas para convencer nossos amigos gauleses a simplesmente cumprirem as cláusulas previstas contratualmente com que eles haviam concordado e assinado! E saí da logística sem saber se eles efetivamente cumpriram o contrato ou se estamos até hoje mandando nossas turbinas para fazerem revisão geral na França! E falando em logística, só quem trabalhou nessa área para saber o elevadíssimo custo de manutenção dos produtos franceses, quase que inviabilizando, economicamente, a operação desses equipamentos.

Quanto à transferência de tecnologia, bem, basta alguém procurar saber hoje, passadas algumas dezenas de anos, qual é o índice de nacionalização dos nossos helicópteros Esquilos montados em Itajubá para se ter uma idéia da filosofia francesa em relação ao assunto. Um companheiro antigo da Força costuma dizer que a diferença entre o americano e o francês é que o americano pouco ou nada entrega, mas aquilo que ele se comprometeu a entregar ele o faz; já o francês, promete que vai entregar mundos e fundos e, ao final, apesar de compromissado e assinado, pouco ou nada entrega!

[...]
Pois é Santiago, e o texto que o Skyway postou? Como fica? Especialmente com pérolas como estas no resto do texto:
E falando em logística, só quem trabalhou nessa área para saber o elevadíssimo custo de manutenção dos produtos franceses, quase que inviabilizando, economicamente, a operação desses equipamentos.
Claro, por isso existem inumeros operadores, por isso nós reactivamos os velhos Puma, para substituir os Merlin, será que nós somos mais capazes que os Brasileiros? Acho que não é por ai a explicação...
A solução americana é a de menor risco, uma vez que há centenas de F-18E/F voando em diversos países, com alguns milhares de horas de vôo acumuladas
Diversos???? Claramente alguém que sabe o que fala.
A versão ofertada é a do Super-Hornet (F-18 E/F) e não a do Hornet antigo (F-18 A/B ou mesmo C/D). Isso nunca tivemos antes, uma vez que os americanos sempre nos ofertaram aviões de segunda linha e que não estavam sendo empregadas operacionalmente pelas suas próprias forças armadas.
Quando está a entrar o substituto o F-35...
A FAB já possui longa tradição em operar aeronaves americanas, temos já toda uma cultura operacional assimilada bem como uma completa cadeia logística implantada com nossos amigos americanos do norte. Táticas de combate, canais de suprimento, escritórios de ligação, tudo implantado e funcionando (bem)!
Funcionando bem...nossos amiguinhos...sei...

Alguém que mostra este preconceito, sem mostrar evidências...Já o texto do Sky tem evidências, não faz juízos de valor, esta é a diferença de credibilidade, desculpe o Sr. Brigadeiro, pode saber muito mais que eu em algumas coisas, mas nisto meteu o pé na poça e parece que tem outras intenções, pois ele sabe muito bem o porquê de algumas coisas que ele descreve.

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"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6108 Mensagem por WalterGaudério » Qua Mar 24, 2010 10:33 pm

soultrain escreveu:
Santiago escreveu:Muito pertinente o trecho do texto abaixo:
Pois é Santiago, e o texto que o Skyway postou? Como fica? Especialmente com pérolas como estas no resto do texto:
E falando em logística, só quem trabalhou nessa área para saber o elevadíssimo custo de manutenção dos produtos franceses, quase que inviabilizando, economicamente, a operação desses equipamentos.
Claro, por isso existem inumeros operadores, por isso nós reactivamos os velhos Puma, para substituir os Merlin, será que nós somos mais capazes que os Brasileiros? Acho que não é por ai a explicação...
A solução americana é a de menor risco, uma vez que há centenas de F-18E/F voando em diversos países, com alguns milhares de horas de vôo acumuladas
Diversos???? Claramente alguém que sabe o que fala.
A versão ofertada é a do Super-Hornet (F-18 E/F) e não a do Hornet antigo (F-18 A/B ou mesmo C/D). Isso nunca tivemos antes, uma vez que os americanos sempre nos ofertaram aviões de segunda linha e que não estavam sendo empregadas operacionalmente pelas suas próprias forças armadas.
Quando está a entrar o substituto o F-35...
A FAB já possui longa tradição em operar aeronaves americanas, temos já toda uma cultura operacional assimilada bem como uma completa cadeia logística implantada com nossos amigos americanos do norte. Táticas de combate, canais de suprimento, escritórios de ligação, tudo implantado e funcionando (bem)!
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Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
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Os Idiotas PLANTAM e os
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6109 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Mar 24, 2010 10:38 pm

Santiago escreveu:Muito pertinente o trecho do texto abaixo:
PROJETO F-X2
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Essa experiência ruim continua com a gestão do contrato da troca dos helicópteros “Puminha” pelo Super-Puma onde, a despeito de contratualmente constar a implantação de um banco de provas do motor, para evitar o tremendo gasto das revisões gerais feitas na França, tivemos que suar várias camisas para convencer nossos amigos gauleses a simplesmente cumprirem as cláusulas previstas contratualmente com que eles haviam concordado e assinado! E saí da logística sem saber se eles efetivamente cumpriram o contrato ou se estamos até hoje mandando nossas turbinas para fazerem revisão geral na França! E falando em logística, só quem trabalhou nessa área para saber o elevadíssimo custo de manutenção dos produtos franceses, quase que inviabilizando, economicamente, a operação desses equipamentos.

Quanto à transferência de tecnologia, bem, basta alguém procurar saber hoje, passadas algumas dezenas de anos, qual é o índice de nacionalização dos nossos helicópteros Esquilos montados em Itajubá para se ter uma idéia da filosofia francesa em relação ao assunto. Um companheiro antigo da Força costuma dizer que a diferença entre o americano e o francês é que o americano pouco ou nada entrega, mas aquilo que ele se comprometeu a entregar ele o faz; já o francês, promete que vai entregar mundos e fundos e, ao final, apesar de compromissado e assinado, pouco ou nada entrega!

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6110 Mensagem por soultrain » Qua Mar 24, 2010 10:43 pm

Alberto,

Foi você ou o Sky que postou aquele texto sobre os MIII? Confundo sempre vocês dois, não me leve a mal, eu não sei porquê :oops: :oops: :oops:

Pois é, de vez em quando há repetecos, mas esquecem-se de colocar as respostas já dadas...

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6111 Mensagem por soultrain » Qua Mar 24, 2010 10:47 pm

WalterGaudério escreveu:
Opnião pessoal. Just it.
Pois é, mas quem já assumiu aquelas responsabilidades deveria fundamentar um pouco melhor a sua opinião, especialmente quando generaliza e emite opiniões de valor. Se ele era assim na sua profissão... Você sabe que um militar nunca larga a sua disciplina, mesmo quando sai.

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6112 Mensagem por pafuncio » Qua Mar 24, 2010 10:57 pm

Foi o Alberto aka Projeto, Soul. O texto que ele postou, de um antigo Jaguar, era bem mais elegante e discreto.

O Jacques, cara esperto, colheu do ensejo para requentar matéria adrede espancada aqui. É válido, do pescoço para baixo é joelho, mormente às vésperas da homologação do Rafa :mrgreen:




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6114 Mensagem por WalterGaudério » Qua Mar 24, 2010 11:09 pm

Carlos Mathias escreveu::roll: :roll: :? :?
Fala CM , mais do mesmo?, esperando na varanda o que agora? O A/T 50 na FAB como exige o FÁBIO?




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6115 Mensagem por Bender » Qua Mar 24, 2010 11:33 pm

alexmabastos escreveu:
wagnerm25 escreveu: Enquanto os monstrinhos russos não decolam, fiquemos com o melhor produto da região.

http://englishrussia.com/index.php/2008 ... erleaders/
Ah, as russas...
:shock: PQP! Onde foram feitas essas fotos?No paraiso?

SDS. :shock: Esqueçam os outros aviões...




Carlos Mathias

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6116 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Mar 25, 2010 12:30 am

Pois é Walter, varanda e nada mais. :wink: 8-]




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6117 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qui Mar 25, 2010 8:36 pm

Blog Poder Aéreo, trás a notícia de que os russos anunciaram a entrega das aeronaves.

http://www.aereo.jor.br/2010/03/25/russ ... ao-brasil/




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6118 Mensagem por DELTA22 » Qui Mar 25, 2010 8:54 pm

Entregar, entregaram. O que não houve foi a recepção formal pela FAB, o que me parece prudente, pois esta só será feita após os problemas que surgiram (incompatibilidades) forem sanados.

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6119 Mensagem por Enlil » Qui Mar 25, 2010 8:55 pm

Ilya Ehrenburg escreveu:Blog Poder Aéreo, trás a notícia de que os russos anunciaram a entrega das aeronaves.

http://www.aereo.jor.br/2010/03/25/russ ... ao-brasil/
As fotos desse artigo são dos Mi-24V da Força Aérea Afegã. A melhor maneira de identificar os Mi-35 é pelo rotor de cauda, igual ao do Mi-28.




Editado pela última vez por Enlil em Qui Mar 25, 2010 9:02 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6120 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Mar 25, 2010 8:57 pm

Anunciar entrega nós anunciamos no mesmo dia.

A FAB não anunciou a chegada. Formalmente os helicópteros ainda não foram recebidos. Há problemas.




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