PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#541 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Mar 17, 2010 8:25 pm

Pois é, gostei da lista, só acho que o item 39 obrigatório pudesse ser o de nº 12 desejável...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#542 Mensagem por Guerra » Qua Mar 17, 2010 10:27 pm

Para atingir isso tudo vão ter fabricar outra VBTP




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#543 Mensagem por Bolovo » Qua Mar 17, 2010 10:48 pm

Guerra escreveu:Para atingir isso tudo vão ter fabricar outra VBTP
Foi a primeira coisa que eu pensei.




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#544 Mensagem por ciclope » Qua Mar 17, 2010 11:05 pm

Más ja temos, será o guaraní!




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#545 Mensagem por Bourne » Qua Mar 17, 2010 11:10 pm

Bolovo escreveu:
Guerra escreveu:Para atingir isso tudo vão ter fabricar outra VBTP
Foi a primeira coisa que eu pensei.
Os requisitos parecem voltados para construir um novo VBTP.




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#546 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Mar 18, 2010 12:02 am

Bom, vão aproveitar apenas a casca dele... O interior será 100% novo, mais ou menos o que 80% dos países que modernizaram o M113 fizeram. Manterão apenas o formato, e o recheio será todo revitalizado. Será que alguém consegue manter a capacidade anfíbia, e melhorar a blindagem dele?




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#547 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Mar 18, 2010 12:16 am

Ele poderia ficar assim:

Imagem
Uma boa proteção frontal e traseira...




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#548 Mensagem por Bolovo » Qui Mar 18, 2010 1:01 am

ciclope escreveu:Más ja temos, será o guaraní!
Esse vai ser o carrinho de brincar de guerra. O de guerra mesmo vai ser outro.




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#549 Mensagem por knigh7 » Qui Mar 18, 2010 5:20 am

glauberprestes escreveu:Bom, vão aproveitar apenas a casca dele... O interior será 100% novo, mais ou menos o que 80% dos países que modernizaram o M113 fizeram. Manterão apenas o formato, e o recheio será todo revitalizado. Será que alguém consegue manter a capacidade anfíbia, e melhorar a blindagem dele?
Há blindagens leves, como a de cerâmica, que equipam os Super Tucanos, que resistem a até calibres .50 .

Entretanto, esse impotante item (alteração na blindagem) não consta do ROB.

Uma pergunta ao pessoal: sei que a blindagem frontal da M113 resiste a calibres de até .50 . Mas a blindagem lateral resiste pelo menos a calibres 7,62mm?




binfa
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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#550 Mensagem por binfa » Qui Mar 18, 2010 6:32 am

jauro escreveu:Ressuscitando tópico.

Vem coisa por aí.

PORTARIA Nº 012-EME, DE 9 DE MARÇO DE 2010.
Aprova os Requisitos Operacionais Básicos nº
01/10 - Viatura Blindada de Transporte de Pessoal
M113 B Modernizada - VBTP M113 BR.


REQUISITOS OPERACIONAIS BÁSICOS Nº 01 / 10
1. TÍTULO
Viatura Blindada de Transporte de Pessoal M113-B Modernizada - VBTP M113-BR
2. DESCRIÇÃO DOS REQUISITOS OPERACIONAIS BÁSICOS
a. Absolutos
1) Possuir autonomia superior a 400 km (quatrocentos quilômetros), em estrada, sem utilização de
tanques suplementares. (Peso nove)
8 - Boletim do Exército nº 10, de 12 de março de 2010.
2) Desenvolver, com peso de combate, velocidade máxima igual ou superior a 60 km/h (sessenta
quilômetros por hora) em rodovia plana da classe 2 (dois). (Peso nove)
3) Transpor, com peso de combate, rampa longitudinal com inclinação de 60% (sessenta por cento),
com os sistemas de lubrificação, de alimentação de combustível e de arrefecimento em condições
normais de trabalho, subindo e descendo, de frente e de ré. (Peso nove)
4) Transpor, com peso de combate, rampa lateral com inclinação de 30% (trinta por cento), com os
sistemas de lubrificação, de alimentação de combustível e de arrefecimento em condições normais
de trabalho, transitando com inclinação à direita e à esquerda. (Peso nove)
5) Transpor obstáculo vertical de 0,60 m (zero vírgula sessenta metros) de altura, com peso de
combate. (Peso nove)
6) Ultrapassar vão horizontal (trincheira) de 1,60 m (um vírgula sessenta metros) de largura, com peso
de combate. (Peso nove)
7) Possuir raio de giro inferior a 7 m (sete metros). (Peso nove)
8) Ser anfíbia (fluvial) sem preparação e possuir manobrabilidade na transposição de cursos d’água.
(Peso nove)
9) Desenvolver velocidade igual ou superior a 5 km/h (cinco quilômetros por hora) nas vias aquáticas
sem correnteza. (Peso nove)
10) Apresentar ergonomia adequada à operação de seus diversos equipamentos. (Peso nove)
11) Possuir o banco do motorista com regulagens horizontal e vertical. (Peso nove)
12) Possuir cinto de segurança para o motorista e para o atirador, com fixação em 3 (três) ou 4
(quatro) pontos. (Peso nove)
13) Possuir, o compartimento do motorista, periscópios de visão diurna e noturna, com ângulo de
visão que permita ao motorista conduzir a viatura com segurança, quando dirigindo com a
escotilha fechada. Os equipamentos devem possuir proteção contra incidência de radiação laser.
(Peso nove)
14) Possuir indicadores e medidores que dêem ao motorista informações sobre o funcionamento dos
sistemas vitais da viatura. (Peso nove)
15) Possuir placa informativa no painel, conforme especificação do Exército Brasileiro, contendo
informações básicas sobre as características operacionais, técnicas e logísticas da viatura. (Peso
nove)
16) Possuir caixa de transmissão automática. (Peso nove)
17) Alojar e transportar no seu interior a guarnição da viatura composta de 02 (dois) homens e mais 01
(um) GC constituído de 09 (nove) homens, todos armados, equipados e municiados; considerar,
também, o material de comunicações, água e alimentação. (Peso nove)
18) Possuir disposição interna que possibilite o máximo conforto e segurança à tropa transportada,
inclusive com uso de cinto de segurança. (Peso nove)
19) Permitir o embarque e o desembarque de um GC, com facilidade, segurança e rapidez, mesmo
com a viatura em movimento. (Peso nove)
20) Sustentar velocidade mínima compatível com a velocidade de marcha da tropa a pé. (Peso nove)
21) Permitir o engajamento de alvos em 360º (trezentos e sessenta graus) de ângulo horizontal em
torno do atirador com o armamento orgânico da viatura, mantendo, no mínimo, as possibilidades
de realização do tiro existentes no sistema de armas original. (Peso nove)
22) Possuir suporte externo, dos dois lados da viatura, para apoio do fuzil automático pesado (FAP)
com bipé, que possibilite a realização do tiro quando em deslocamento e com a escotilha de carga
Boletim do Exército nº 10, de 12 de março de 2010. - 9
aberta. (Peso nove)
23) Possuir periscópios de visão diurna para o atirador da VBTP. (Peso nove)
24) Possuir quilometragem média entre falhas superior a 2500 km (dois mil e quinhentos
quilômetros). (Peso nove)
25) Possuir condições de ser operada e manutenida sob quaisquer condições climáticas da área
operacional do continente (AOC), excluída a área estratégica da Amazônia. (Peso nove)
26) Possuir índice de disponibilidade (razão entre o tempo de operação da VBTP e a soma dos tempos
de operação e de manutenção corretiva da VBTP) superior a 70% (setenta por cento). (Peso dez)
27) Possuir alças de amarração para o seu transporte multimodal, içamento e reboque rodoviário.
(Peso dez)
28) Possuir motor alimentado a óleo diesel, com alto grau de confiabilidade e baixo nível de emissões.
(Peso dez)
29) Ser dotada de ferramental e sobressalentes destinados à manutenção de 1º escalão. (Peso dez)
30) Possuir manual de operação, manual de manutenção de 1º escalão, carta guia de lubrificação e
livro registro da viatura, escritos em língua portuguesa, na quantidade de um por viatura. (Peso
dez)
31) Possuir manual de manutenção de 2º e 3º escalões e catálogos de peças, escritos em língua
portuguesa, nas quantidades a serem definidas em contrato. (Peso dez)
32) Possuir sistema de iluminação militar, que permita o deslocamento da viatura com disciplina de
luzes. (Peso dez)
33) Possuir adequada proteção para os componentes do sistema de iluminação. (Peso dez)
34) Possuir chave geral para desativar o sistema elétrico, posicionado em local de fácil acesso para o
motorista. (Peso dez)
35) Possuir dispositivo de proteção contra sobrecarga e curto-circuito, mediante a utilização de
disjuntores ou fusíveis. (Peso dez)
36) Possuir sistema elétrico com circuitos independentes para o sistema de alimentação da viatura e
para o sistema de alimentação dos equipamentos de comunicações instalados. (Peso dez)
37) Possuir infra-estrutura para a instalação de dois equipamentos-rádio, dos grupos 2 e 3. (Peso dez)
38) Possuir um sistema de intercomunicadores para a guarnição da viatura. (Peso dez)
39) Possuir eficientes sistemas de ventilação e exaustão forçadas nos compartimentos do motorista e
de combate. (Peso dez)
40) Possuir sistema portátil de combate a incêndio de fácil localização e manuseio, capaz de ser
operado por qualquer elemento. (Peso dez)
41) Possuir sistema fixo de combate a incêndio para o compartimento do motor, com possibilidade de
ser acionado do interior da viatura pelo motorista e, alternativamente, do exterior da viatura. (Peso
dez)
42) Possuir sistema de freios de serviço e de estacionamento, que sejam eficientes em todas as
situações de emprego da viatura. (Peso dez)
43) Possuir sistema de drenagem, com bomba de porão, com capacidade de funcionamento mecânico
quando houver falha no sistema principal, que permita o rápido escoamento de líquidos
acumulados no interior da viatura, durante a travessia de cursos d’água. (Peso dez)
44) Ser pintada nas cores e padrão estabelecidos pelo Exército Brasileiro. (Peso dez)
45) Possuir lagartas com patins e almofadas substituíveis. (Peso dez)
10 - Boletim do Exército nº 10, de 12 de março de 2010.
b. Desejáveis
1) Possuir sistema de direção comandado por volante. (Peso seis)
2) Possuir sistema de freio acionado por pedal. (Peso seis)
3) Possuir quilometragem média entre falhas superior a 3000 km (três mil quilômetros). (Peso seis)
4) Possuir baixa assinatura térmica. (Peso seis)
5) Apresentar baixos níveis de ruído (motor e lagartas). (Peso cinco)
6) Possuir sistema de direção servo-assistido, com capacidade de funcionamento mecânico quando
houver falha no sistema principal. (Peso cinco)
7) Possuir guincho, montado externamente (fixo ou amovível), capaz de tracionar viatura semelhante.
(Peso quatro)
8) Possuir sistema automático para detecção e extinção de incêndios no compartimento de combate.
(Peso seis)
9) Possuir sistema de lançamento de granadas fumígenas para mascaramento da viatura, com o
acionamento comandado do seu interior. (Peso cinco)
10) Possuir clinômetro no compartimento do motorista, de fácil leitura, que informe o grau de
inclinação longitudinal e transversal da viatura. (Peso quatro)
11) Possuir periscópios de visão noturna para o atirador da VBTP, com proteção contra incidência de
radiação laser. (Peso quatro)
12) Possuir sistema de refrigeração para o compartimento de combate. (Peso quatro)
13) Possuir motor multicombustível. (Peso quatro)
MEMÓRIA JUSTIFICATIVA DOS ROB Nº 01 / 10
Viatura Blindada de Transporte de Pessoal M113-B Modernizada - VBTP M113-BR
Nº DO
REQUISITO J U S T I F I C A T I V A
a. Absolutos
01 Permitir o deslocamento a grandes distâncias, sem a necessidade de reabastecimento.
02 Permitir o deslocamento a velocidades compatíveis com seu emprego, especialmente para
acompanhar os CC Leopard 1A5.
03 Possibilitar a ultrapassagem de obstáculos existentes no TO e permitir boa mobilidade
tática.
04 Possibilitar a ultrapassagem de obstáculos existentes no TO e permitir boa mobilidade
tática.
05 Possibilitar a ultrapassagem de obstáculos existentes no TO e permitir boa mobilidade
tática.
06 Possibilitar a ultrapassagem de obstáculos existentes no TO e permitir boa mobilidade
tática.
07 Facilitar a manobrabilidade do veículo em qualquer terreno. A VBTP M113 original possuía
raio de giro inferior a 7 m, característica essa que não deve ser prejudicada pela
modernização.
08 Possibilitar a ultrapassagem (sem o apoio da Engenharia) dos numerosos cursos d’água
existentes nas regiões de provável emprego do veículo.
09 Velocidade de ultrapassagem de curso d’água que era atingida pela VBTP M113 original,
Boletim do Exército nº 10, de 12 de março de 2010. - 11
Nº DO
REQUISITO J U S T I F I C A T I V A
que não deve ser prejudicada pela modernização.
10 Diminuir o desgaste físico da guarnição e da tropa e facilitar as ações necessárias à sua
operação.
11 Permitir o ajuste do banco do motorista, facilitando a dirigibilidade do veículo.
12 Propiciar segurança aos ocupantes da viatura.
13 Possibilitar o emprego em operações noturnas e evitar danos à visão do motorista.
14 Possibilitar ao motorista a visualização das condições de funcionamento e controle do
veículo, quando necessário.
15 Facilitar a correta operação do MEM.
16 Facilitar a condução da viatura em combate e diminuir as panes causadas pelo motorista.
17 Fração tática a ser transportada, de acordo com a doutrina vigente.
18 Proporcionar segurança à tropa transportada e reduzir a fadiga do combatente durante os
deslocamentos.
19 Facilitar e dar agilidade às operações de embarque e desembarque do pessoal.
20 Possuir sistema de controle do carro e de refrigeração do motor que permita ao veículo
deslocar-se a baixa velocidade.
21 Manter, no mínimo, a capacidade de execução de tiro e a potência de fogo existentes na
VBTP M113-B.
22 Melhorar as condições de execução do tiro embarcado pelos atiradores do GC.
23 Manter, no mínimo, a capacidade de execução de tiro e a potência de fogo existentes na
VBTP M113-B.
24 Propiciar confiabilidade ao MEM modernizado.
25 Ter condições de operar no TO de seu provável emprego.
26 Propiciar confiabilidade ao MEM.
27 Permitir amarrar o veículo quando de seu transporte e, também, içá-lo e rebocá-lo, quando
necessário.
28 Facilitar o suprimento de combustíveis no TO.
29 Possibilitar a realização da manutenção de 1º escalão pela guarnição.
30 Propiciar a distribuição dos manuais necessários ao usuário, a fim de facilitar a execução da
manutenção orgânica da viatura.
31 Propiciar a distribuição racional dos manuais necessários aos escalões de manutenção,
diminuindo o custo de aquisição dos mesmos.
32 Permitir o deslocamento do veículo à noite, com disciplina de luzes.
33 Proteger o sistema de iluminação do veículo contra choques diversos.
34 Facilitar a manutenção e aumentar a segurança do sistema elétrico.
35 Aumentar a segurança e a confiabilidade do sistema elétrico.
36 Permitir o uso do equipamento rádio quando o veículo estiver parado e o motor desligado,
sem descarregar as baterias da viatura.
37 Permitir a instalação dos Cj Rd adotados pelo EB, sem que haja necessidade de realizar
adaptações na viatura ou nos equipamentos.
38 Permitir a comunicação entre os elementos da guarnição do veículo.
39 Propiciar o conforto térmico e a renovação de ar aos combatentes.
40 Debelar princípios de incêndio no compartimento da tropa e da guarnição, reduzindo os
riscos de danos aos ocupantes e ao veículo.
41 Debelar princípios de incêndio no compartimento do motor, reduzindo os riscos de danos
aos ocupantes e ao veículo.
42 Atender requisitos de segurança.
43 Proporcionar segurança nas operações anfíbias, garantindo a flutuabilidade e a navegação
da VBTP.
44 Adequar a camuflagem da VBTP ao(s) TO de provável emprego do MEM.
12 - Boletim do Exército nº 10, de 12 de março de 2010.
Nº DO
REQUISITO J U S T I F I C A T I V A
45 Facilitar e reduzir os custos de manutenção do trem de rolamento.
b. Desejáveis
01 Facilitar a dirigibilidade do veículo e reduzir a fadiga do motorista.
02 Facilitar a dirigibilidade do veículo e reduzir a fadiga do motorista.
03 Proporcionar maior confiabilidade ao MEM.
04 Dificultar a detecção do veículo por sensores tipo “imagem térmica”.
05 Diminuir a possibilidade de detecção da viatura pelo inimigo.
06 Facilitar a dirigibilidade do veículo e reduzir a fadiga do motorista.
07 Permitir ao veículo ultrapassar determinados atoleiros se auto-rebocando ou rebocar outros
carros.
08 Permitir rápida resposta a qualquer princípio de incêndio.
09 Possibilitar o emprego de fumígenos para dificultar sua exata localização pelo inimigo.
10 Facilitar a condução do veículo.
11 Possibilitar o emprego em operações noturnas e evitar danos à visão do usuário.
12 Diminuir a fadiga da tropa.
13 Facilitar o apoio logístico.
Prezados(as) bom dia!

Penso que:

1º Se a revitalização será tão abrangente, todo o inventário de M 113 do EB deveria passar por este programa, não somente 350un como descrito anteriormente.
2º Esta revitalização precisa ser realizada junto a empresas privadas com um cronograma especificando início e termino inclusive como multa por atraso (para não ficar arrastando aos longo dos anos como as revitalizações dos Urutu e Cascavel junto AGSP).




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Hader

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#551 Mensagem por Hader » Qui Mar 18, 2010 7:48 am

Bueno. Este ROB tem a cara da FFG e BAE... Trocando em miúdos, vão retomar o processo.

Mas, ao contrário do grande amigo Binfa, acredito que o número de viaturas deve permanecer o mesmo ou até diminuir. Há no horizonte (sem ejaculação precoce moçada, isso é coisa de 10 anos) um bicho lagarteando em direção a este nicho e ACREDITO que não vale a pena gastar muito agora.

[]'s




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#552 Mensagem por jumentodonordeste » Qui Mar 18, 2010 9:17 am

É isso mesmo que pensei depois que vi a redução dessas unidades.

Mas, mas, mas...

Não disseram que deveríamos esquecer as lagartinhas ?




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#553 Mensagem por guilhermecn » Qui Mar 18, 2010 9:22 am

Não seria necessário também, aumentar a blindagem?




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#554 Mensagem por Ricardo Rosa » Qui Mar 18, 2010 9:58 am

Bom dia a todos,

Boas notícias! Pelo que está proposto, vai ser um blindado praticamente novo. Só acho que o exército perdeu muito tempo para chegar a essa conclusão lógica (cancelamento da primeira proposta de modernização).

Abraços.




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#555 Mensagem por Guerra » Qui Mar 18, 2010 11:32 am

glauberprestes escreveu:Bom, vão aproveitar apenas a casca dele... O interior será 100% novo, mais ou menos o que 80% dos países que modernizaram o M113 fizeram. Manterão apenas o formato, e o recheio será todo revitalizado. Será que alguém consegue manter a capacidade anfíbia, e melhorar a blindagem dele?
Dá não. Eu acho até um desafio eles conseguirem deixa-lo anfibio sem preparação sem mexer no desempenho ou na estabilidade.




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