P44 escreveu:epa, oh U-27, não me lixes , daqui a nada vais dizer que a Inquisição nunca existiu!
Estás a perder toda a credibilidade, vai por mim...está bem que sejas "fundamentalista" mas tem lá calma
a inquisição existiu sim
tiveram varias
a da igreja em si, que existiu, formando o Santo Oficio
e as dos estados
como a mais famosa, a espanhola.
existem varias diferenças entre estes tipos
a da igreja, que ela comandava era principalmente sobre o clero e territorios papais e onde os reis pediam que se instalasse.
a segunda foi mais para o final da idade media, com o surgimento dos governos absolutistas, onde o estado ja queria mandar na igreja e começou a fazer inquisição por conta propria, mesmo sem apoio da igreja (no caso da espanhola ainda sim, foi em resposta a uma lambança dos reis com os judeus).
tanto é que marques de pombal usou de sua inquisição para perseguir os jesuitas, que de hereges nada tinham.
(e p44, pouco ligo de me acharem credivel, vou dizer a verdade seja la qual for o tema, se jogam um ataque a igreja desta forma, dizendo que ela nunca puniu seu clero, eu vou falar o que aconteceu, uma coisa é vocês acharem que tenho credibilidade e que estou mentindo, outra é eu estar mentindo, e garanto que não estou)