DELTA22 escreveu:Duda, a reportagem esclarece que "a expectativa do grupo é lançar o primeiro foguete brasileiro impulsionado por propelente líquido entre 2013 e 2015, segundo capitão Torres" e, como agora sabemos, o prazo do fim do projeto do L-75 é 2014. Façam suas apostas...
Meu entendimento da reportagem é que "nos próximos 20 anos" estaremos construindo foguetes 100% a combustível líquido. Isso vai de encontro ao cronograma do proposto Programa Cruzeiro do Sul, o qual tenho minhas dúvidas se realmente foi abandonado como alguns dizem.
[]'s.
Caro amigo DELTA 22, permita-me discordar de você, pois em momento algum da matéria ele diz que o motor que será testado entre 2013 e 2015 será o L75. Em minha opinião ele está se referindo ao L15 através do lançamento do primeiro foguete projetado no Brasil a propulsão líquida, ou seja, o já divulgado VS-15. Além disso, o prazo de 20 anos para o domínio da propulsão líquida no país é um absurdo (veja bem, ele falou domínio para emprego prático, não a construção de motores-foguetes maiores) já que estamos falando do longinco ano de 2030, quando nações como EUA, Rússia, China, Japão, Índia e a Europa já estarão andando na Lua há anos e muito provavelmente em Marte e nações como Coréia do Sul, do Norte, Paquistão e quem sabe até mesmo a Argentina, já terão dominado o espaço local terrestre, ambos os grupos muito provavelmente também com tecnologias muito mais avançadas que a de motores líquidos. Portanto não podemos esperar 20 anos, nem mesmo 10 anos, isso é loucura.
Quanto ao "Programa Cruzeiro do Sul", não acredito que o mesmo tenha sido abandonado, no entanto dependerá muito do que acontecer com o desenvolvimento desse motor-foguete L75.
Forte abraço
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
http://brazilianspace.blogspot.com/