Programa do Veículo Lançador de Satélites - VLS-1

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Brazilian Space
Intermediário
Intermediário
Contato:

Re: Programa do Veículo Lançador de Satélites - VLS-1

#31 Mensagem por Brazilian Space » Qui Fev 25, 2010 10:51 pm

DELTA22 escreveu:É o motor L-75 SIM!!! UHuuuuuuuulllllllllllllll......... [063] [009] [100]
Pois é amigos!

O amigo DELTA 22 Está correto. Trata-se mesmo de mais um extrato de contrato do motor-foguete a propulsão líquida L75. Veja a confirmação pelos seguintes links enviados por ele a mim no Fórum Zona Militar:

http://www.giasj.cta.br/home/downloads/con02009.pdf

http://www.jusbrasil.com.br/diarios/...-12-2009-pg-19

Saudações amigo DELTA 22

Duda Falcão
(Blog Brazilian Space])
http://brazilianspace.blogspot.com/

DELTA22
Sênior
Sênior

#32 Mensagem por DELTA22 » Qui Fev 25, 2010 10:59 pm

[009]

[]'s Duda!

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 238 vezes
Agradeceram: 541 vezes

#33 Mensagem por Brasileiro » Sex Fev 26, 2010 1:13 pm

Excelente notícia! [100]

Li em algum lugar que o IAE tem estudos de utilizar o combustível etanol em futuros motores foguete de ciclo aberto. Eu tive a impressão de que há intenção de se ter um L75 a etanol.

O nosso amigo Leandro poderia nos explicar sobre as vantagens do etanol no lugar do querosene.

abraços]

----------------
amor fati
DELTA22
Sênior
Sênior

#34 Mensagem por DELTA22 » Sex Fev 26, 2010 1:31 pm

O IAE usou etanol+LOx no motor L-15. No L-75 será querosene+LOx. Ele é cópia aperfeiçoada do motor russo RD-0109. :wink:

[]'s.

joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#35 Mensagem por joao fernando » Sex Fev 26, 2010 1:50 pm

Mais um pouco e chegamos na V2!

Perguntei sobre o uso de alcool uma vez, lá em SJC, e fui devidamente gozado. A vantagem do metanol é refrigerar a camara de combustão, certo?

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Brazilian Space
Intermediário
Intermediário
Contato:

#36 Mensagem por Brazilian Space » Sex Fev 26, 2010 1:59 pm

Realmente é uma grande notícia DELTA22 e Brasileiro e eu não entendo o porquê o Capitão Eng. Mecânico Marco Fabius de Carvalho Torres do IAE deu uma entrevista ao Jornal “VALEPARAIBANO” (veja o link http://brazilianspace.blogspot.com/2010 ... eguro.html) do dia 17/02 dizendo que a expectativa de emprego prático desse motor teria um absurdo prazo de 20 anos. Se isso for verdadeiro, estamos ferrados.

Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)

DELTA22
Sênior
Sênior

#37 Mensagem por DELTA22 » Sex Fev 26, 2010 2:31 pm

Duda, a reportagem esclarece que "a expectativa do grupo é lançar o primeiro foguete brasileiro impulsionado por propelente líquido entre 2013 e 2015, segundo capitão Torres" e, como agora sabemos, o prazo do fim do projeto do L-75 é 2014. Façam suas apostas...

Meu entendimento da reportagem é que "nos próximos 20 anos" estaremos construindo foguetes 100% a combustível líquido. Isso vai de encontro ao cronograma do proposto Programa Cruzeiro do Sul, o qual tenho minhas dúvidas se realmente foi abandonado como alguns dizem. :wink:

[]'s.

Brazilian Space
Intermediário
Intermediário
Contato:

#38 Mensagem por Brazilian Space » Sex Fev 26, 2010 2:58 pm

DELTA22 escreveu:Duda, a reportagem esclarece que "a expectativa do grupo é lançar o primeiro foguete brasileiro impulsionado por propelente líquido entre 2013 e 2015, segundo capitão Torres" e, como agora sabemos, o prazo do fim do projeto do L-75 é 2014. Façam suas apostas...

Meu entendimento da reportagem é que "nos próximos 20 anos" estaremos construindo foguetes 100% a combustível líquido. Isso vai de encontro ao cronograma do proposto Programa Cruzeiro do Sul, o qual tenho minhas dúvidas se realmente foi abandonado como alguns dizem. :wink:

[]'s.
Caro amigo DELTA 22, permita-me discordar de você, pois em momento algum da matéria ele diz que o motor que será testado entre 2013 e 2015 será o L75. Em minha opinião ele está se referindo ao L15 através do lançamento do primeiro foguete projetado no Brasil a propulsão líquida, ou seja, o já divulgado VS-15. Além disso, o prazo de 20 anos para o domínio da propulsão líquida no país é um absurdo (veja bem, ele falou domínio para emprego prático, não a construção de motores-foguetes maiores) já que estamos falando do longinco ano de 2030, quando nações como EUA, Rússia, China, Japão, Índia e a Europa já estarão andando na Lua há anos e muito provavelmente em Marte e nações como Coréia do Sul, do Norte, Paquistão e quem sabe até mesmo a Argentina, já terão dominado o espaço local terrestre, ambos os grupos muito provavelmente também com tecnologias muito mais avançadas que a de motores líquidos. Portanto não podemos esperar 20 anos, nem mesmo 10 anos, isso é loucura.

Quanto ao "Programa Cruzeiro do Sul", não acredito que o mesmo tenha sido abandonado, no entanto dependerá muito do que acontecer com o desenvolvimento desse motor-foguete L75.

Forte abraço

Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)

DELTA22
Sênior
Sênior

#39 Mensagem por DELTA22 » Sex Fev 26, 2010 3:08 pm

Brazilian Space escreveu:Caro amigo DELTA 22, permita-me discordar de você, pois em momento algum da matéria ele diz que o motor que será testado entre 2013 e 2015 será o L75. Em minha opinião ele está se referindo ao L15 através do lançamento do primeiro foguete projetado no Brasil a propulsão líquida, ou seja, o já divulgado VS-15. Além disso, o prazo de 20 anos para o domínio da propulsão líquida no país é um absurdo (veja bem, ele falou domínio para emprego prático, não a construção de motores-foguetes maiores) já que estamos falando do longinco ano de 2030, quando nações como EUA, Rússia, China, Japão, Índia e a Europa já estarão andando na Lua há anos e muito provavelmente em Marte e nações como Coréia do Sul, do Norte, Paquistão e quem sabe até mesmo a Argentina, já terão dominado o espaço local terrestre, ambos os grupos muito provavelmente também com tecnologias muito mais avançadas que a de motores líquidos. Portanto não podemos esperar 20 anos, nem mesmo 10 anos, isso é loucura.

Forte abraço

Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
Duda, respeito sua interpretação.
Penso que o L-15 não será, já foi testado, funcionou bem, creio que para os testes de materiais foi válido, mas não vejo por que fazê-lo voar só em 2015 se hoje ele já está pronto para isso. O L-15 é um motorzinho furreca, assim como os do Tronador argentino que eles tanto se gabam estar fazendo e que se não partirem para um motor de verdade, com turbobombas, vão continuar fazendo foguetes de sondagem, mas com combustível líquido...

[]'s.

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 238 vezes
Agradeceram: 541 vezes

#40 Mensagem por Brasileiro » Sex Fev 26, 2010 3:14 pm

Na boa, acho que o Delta22 está certo.

Demorar 20 anos pra colocar o motor L75 (que fica pronto daqui 3 ou 4 anos) em cima de um foguete é uma loucura mesmo. Ou seja, demora 5 anos para desenvolver um motor com uma tecnologia até então totalmente desconhecida e 20 anos para armar em cima de um foguete com o tanque de combustivel? Não rola...

Até o C-390 que vai ser um baita avião vai demorar 4 anos pra voar o protótipo...

O L15 acho que esta programado para voar ano que vem.

abraços]

----------------
amor fati
Brazilian Space
Intermediário
Intermediário
Contato:

#41 Mensagem por Brazilian Space » Sex Fev 26, 2010 3:29 pm

DELTA22 escreveu:
Brazilian Space escreveu:Caro amigo DELTA 22, permita-me discordar de você, pois em momento algum da matéria ele diz que o motor que será testado entre 2013 e 2015 será o L75. Em minha opinião ele está se referindo ao L15 através do lançamento do primeiro foguete projetado no Brasil a propulsão líquida, ou seja, o já divulgado VS-15. Além disso, o prazo de 20 anos para o domínio da propulsão líquida no país é um absurdo (veja bem, ele falou domínio para emprego prático, não a construção de motores-foguetes maiores) já que estamos falando do longinco ano de 2030, quando nações como EUA, Rússia, China, Japão, Índia e a Europa já estarão andando na Lua há anos e muito provavelmente em Marte e nações como Coréia do Sul, do Norte, Paquistão e quem sabe até mesmo a Argentina, já terão dominado o espaço local terrestre, ambos os grupos muito provavelmente também com tecnologias muito mais avançadas que a de motores líquidos. Portanto não podemos esperar 20 anos, nem mesmo 10 anos, isso é loucura.

Forte abraço

Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
Duda, respeito sua interpretação.
Penso que o L-15 não será, já foi testado, funcionou bem, creio que para os testes de materiais foi válido, mas não vejo por que fazê-lo voar só em 2015 se hoje ele já está pronto para isso. O L-15 é um motorzinho furreca, assim como os do Tronador argentino que eles tanto se gabam estar fazendo e que se não partirem para um motor de verdade, com turbobombas, vão continuar fazendo foguetes de sondagem, mas com combustível líquido...

[]'s.
E eu torço para que você esteja certo caro amigo, porque se não estamos ferrados. E até acredito pelos dados que obtivemos que isso seja verdadeiro, vamos aguardar e torcer. Quanto ao teste do L15, me diga uma coisa, o teste em banco de provas ocorrido em 10/09/2008 ficou comprovado que era o do L15? Mesmo que tenha sido, o IAE divulgou que pretende testá-lo em vôo através do foguete VS-15 que até agora não tem previsão de vôo. Quanto ao Tronador/ICSUL, segundo o nosso companheiro argentino Halcon del Sur, o mesmo está com um teste de motor previsto para ocorrer esse ano e o vôo do foguete programado para ocorrer em 2012, com um satélite de 200 kg abordo. Você acha isso possível?

Saudações da Bahia

Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)

DELTA22
Sênior
Sênior

#42 Mensagem por DELTA22 » Sex Fev 26, 2010 3:40 pm

Brazilian Space escreveu:E eu torço para que você esteja certo caro amigo, porque se não estamos ferrados. E até acredito pelos dados que obtivemos que isso seja verdadeiro, vamos aguardar e torcer. Quanto ao teste do L15, me diga uma coisa, o teste em banco de provas ocorrido em 10/09/2008 ficou comprovado que era o do L15? Mesmo que tenha sido, o IAE divulgou que pretende testá-lo em vôo através do foguete VS-15 que até agora não tem previsão de vôo. Quanto ao Tronador/ICSUL, segundo o nosso companheiro argentino Halcon del Sur o mesmo está com um teste de motor previsto para ocorrer esse ano e o vôo do foguete programado para ocorrer em 2012, com um satélite de 200 kg abordo. Você acha isso possível?

Saudações da Bahia

Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
Eu também torço! :lol:
Quanto ao teste do L-15, não posso te confirmar. Os indícios são que aquele teste foi de um motor a propelente líquido, mais que isso não posso afirmar nada.
Quanto ao ISCUL argentino, eu acredito que não vai sair NUNCA neste prazo. O tal voo de 2012 com 200kg é suborbital, daqueles que fazemos com os foguetes Sonda. Veja, não duvido que eles façam um foguete lançador, mas o estágio ainda muito inicial.
O próximo lançamento deles é deste foguete aqui:
http://img22.imageshack.us/img22/8343/tiip.jpg
Creio que pela imagem é fácil ver que eles ainda estão um tanto quanto longe do objetivo. E tem mais: eles não tem infraestrutura nenhuma de lançamento, coisa que sabemos não se controe de hoje para amanhã e requer um pouco de 'plata'... O "Halcon" é uma boa pessoa, é engenheiro, muito inteligente, mas ele embarcou no que estão dizendo para ele sem nem questionar.

[]'s.

Brazilian Space
Intermediário
Intermediário
Contato:

#43 Mensagem por Brazilian Space » Sex Fev 26, 2010 3:49 pm

Brasileiro escreveu:Na boa, acho que o Delta22 está certo.

Demorar 20 anos pra colocar o motor L75 (que fica pronto daqui 3 ou 4 anos) em cima de um foguete é uma loucura mesmo. Ou seja, demora 5 anos para desenvolver um motor com uma tecnologia até então totalmente desconhecida e 20 anos para armar em cima de um foguete com o tanque de combustivel? Não rola...

Até o C-390 que vai ser um baita avião vai demorar 4 anos pra voar o protótipo...

O L15 acho que esta programado para voar ano que vem.

abraços]
Olá Brasileiro!

De onde você tirou essa informação de que o L15 (VS-15) será testado em vôo ano que vem? Pergunto porquê, se o DELTA 22 estiver certo (e eu espero que esteja) essa informação contradiz a matéria do jornal “VALEPARAIBANO” que gerou a discussão, pois na mesma relata que o primeiro foguete brasileiro a propulsão líquida será testado entre 2013 e 2015. Se sua informação estiver correta, a matéria do jornal está totalmente equivocada, o DELTA 22 muito provavelmente correto nas suas colocações e eu me sentido aliviado, pois o que li na matéria realmente me deixou frustrado

Saudações da Bahia

Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)

Brazilian Space
Intermediário
Intermediário
Contato:

#44 Mensagem por Brazilian Space » Sex Fev 26, 2010 3:58 pm

DELTA22 escreveu:
Brazilian Space escreveu:E eu torço para que você esteja certo caro amigo, porque se não estamos ferrados. E até acredito pelos dados que obtivemos que isso seja verdadeiro, vamos aguardar e torcer. Quanto ao teste do L15, me diga uma coisa, o teste em banco de provas ocorrido em 10/09/2008 ficou comprovado que era o do L15? Mesmo que tenha sido, o IAE divulgou que pretende testá-lo em vôo através do foguete VS-15 que até agora não tem previsão de vôo. Quanto ao Tronador/ICSUL, segundo o nosso companheiro argentino Halcon del Sur o mesmo está com um teste de motor previsto para ocorrer esse ano e o vôo do foguete programado para ocorrer em 2012, com um satélite de 200 kg abordo. Você acha isso possível?

Saudações da Bahia

Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
Eu também torço! :lol:
Quanto ao teste do L-15, não posso te confirmar. Os indícios são que aquele teste foi de um motor a propelente líquido, mais que isso não posso afirmar nada.
Quanto ao ISCUL argentino, eu acredito que não vai sair NUNCA neste prazo. O tal voo de 2012 com 200kg é suborbital, daqueles que fazemos com os foguetes Sonda. Veja, não duvido que eles façam um foguete lançador, mas o estágio ainda muito inicial.
O próximo lançamento deles é deste foguete aqui:
http://img22.imageshack.us/img22/8343/tiip.jpg
Creio que pela imagem é fácil ver que eles ainda estão um tanto quanto longe do objetivo. E tem mais: eles não tem infraestrutura nenhuma de lançamento, coisa que sabemos não se controe de hoje para amanhã e requer um pouco de 'plata'... O "Halcon" é uma boa pessoa, é engenheiro, muito inteligente, mas ele embarcou no que estão dizendo para ele sem nem questionar.

[]'s.
Poxa amigo DELTA 22, se é assim, esquece então as minhas colocações com relação ao ICSUL argentino, pois embarquei nas palavras do Halcon. Realmente pelo esquema apresentado por você, não sou engenheiro, mas não duvido nada que esse foguete seja similar ao velho SONDA II. Quanto ao L15, vamos aguardar a resposta do Brasileiro.

Forte abraço

Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)

DELTA22
Sênior
Sênior

#45 Mensagem por DELTA22 » Sex Fev 26, 2010 4:11 pm

Como diriam eles, 'asi es', Duda véio! :wink:

Só para ilustrar mais um pouco: o próximo lançamento previsto (esse ai da figura!) é de um foguete com motor a propelente líquido de 4000kg de empuxo. Só o Sonda-III tem um empuxo de uns 9600kg. O S-43 (cada um) do VLS-1 tem mais de 20000kg de empuxo.

O objetivo deles é maior, olha o que diz o orçamento da Argentina sobre o programa ISCUL (o prazo de lançamento mudou para 2014), sobre o motor maior que eles planejam:
- Proseguir con el desarrollo, a nivel de ingeniería conceptual e ingeniería básica, de todos los componentes de un motor líquido de tipo regenerativo de 30.000 kg de empuje.

Temos que ver, e aqui quem tem a palavra é o Leandro, se é vantajoso do ponto de vista técnico fabricar um motor de grande empuxo como eles propõem com a tecnologia pressured-fed cicle que usam hoje...

Edit: o maior motor construido com a tecnologia de tanques pressurizados (pressured-fed cicle) foi, que eu saiba, o AJ-10 com + ou - 44kN (4400kg de empuxo) dos foguetes americanos Delta-II.

[]'s.

Responder