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Marinha de Portugal
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Re: Marinha de Portugal
obrigado pelo link amigos
entretanto, á falta de Navpol...
Fragata Côrte-Real leva equipas das Forças Armadas para o Funchal
De Susana Paula (LUSA) – Há 22 horas
Funchal, 21 fev (Lusa) - A fragata Côrte-Real rumou no sábado à noite para a Madeira, levando a bordo as equipas e meios das Forças Armadas, para dar resposta aos efeitos do temporal que se abateu sobre a ilha.
Segundo uma nota de imprensa da Marinha Portuguesa, a fragata Côrte-Real largou às 20:45 da Base Naval de Lisboa com rumo ao Funchal.
"A bordo seguiram um destacamento de helicópteros, um destacamento de mergulhadores, uma secção de fuzileiros com capacidade de escalada, uma equipa médica treinada para situações de apoio às populações, um contentor com material de DISTEX - material de apoio para emergência/catástrofe", lê-se na nota.
© 2010 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
entretanto, á falta de Navpol...
Fragata Côrte-Real leva equipas das Forças Armadas para o Funchal
De Susana Paula (LUSA) – Há 22 horas
Funchal, 21 fev (Lusa) - A fragata Côrte-Real rumou no sábado à noite para a Madeira, levando a bordo as equipas e meios das Forças Armadas, para dar resposta aos efeitos do temporal que se abateu sobre a ilha.
Segundo uma nota de imprensa da Marinha Portuguesa, a fragata Côrte-Real largou às 20:45 da Base Naval de Lisboa com rumo ao Funchal.
"A bordo seguiram um destacamento de helicópteros, um destacamento de mergulhadores, uma secção de fuzileiros com capacidade de escalada, uma equipa médica treinada para situações de apoio às populações, um contentor com material de DISTEX - material de apoio para emergência/catástrofe", lê-se na nota.
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Triste sina ter nascido português
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Re: Marinha de Portugal
Entretanto a NRP Corte Real chegará hoje ao Funchal para apoio às vítimas, resgate e salvamento, tento embarcados um grupo de fuzileiros, e mergulhadores.
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Re: Marinha de Portugal
segundo o colega mpcarrilho do T-XXI:
a Corte Real [deverá] permanecer na Madeira até dia 7 de Março. O exercício da Marinha Intrex 2010 foi cancelado, e a Bartolomeu Dias está com prontidão de 12 horas
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Re: Marinha de Portugal
algumas fotos da Corte Real pouco antes de largar da BNL para a Madeira, tiradas pelo colega mpcarrilho e postadas com a devida autorização:
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Re: Marinha de Portugal
Alguém sabe qual é o volume de carga que uma fragata meko 200 pode transportar?
normalmente não costuma ser importante.
O que é que se passa com o Bérrio? vai levar o material pesado de engenharia ou está em manutenção?
Ai NPL, NPL, se chovesse assim tanto em São Bento, já não fazias tanta falta!
normalmente não costuma ser importante.
O que é que se passa com o Bérrio? vai levar o material pesado de engenharia ou está em manutenção?
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Re: Marinha de Portugal
segundo o mpcarrilho
no FD informaram que ao que parece tb vai ser usado um Ferry espanhol, o NAVIERA ARMAS http://3.bp.blogspot.com/_sJyEnaNZHVI/S ... 00/806.jpghoje por volta das 16h30 saiu tambem para a Madeira a corveta Afonso Cerqueira, com mais uma carga que nao teve tempo de embarcar na Corte Real.
O Berrio e a Bartolomeu Dias estao em prontidao, para o caso de ser necessario transportar mais alguma coisa
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Re: Marinha de Portugal
Tem pouca capacidade de carga dentro do hângar, que com mau tempo é o unico local seguro para essa carga. Além disso vai um Lynx embarcado.Localização: Portugal Alguém sabe qual é o volume de carga que uma fragata meko 200 pode transportar?
normalmente não costuma ser importante.
O que é que se passa com o Bérrio? vai levar o material pesado de engenharia ou está em manutenção?
O Bérrio não tem capacidade para carregar muito material de engenharia, nem meios próprios para os descarregar.
cumprimentos.
Luis Filipe Silva
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Re: Marinha de Portugal
Pelo que o carrilho contou , a corte real até largou da BNL sem o heli, e este só se lhe juntou mais tarde, após terem conseguido terminar as arrumações de material extra no hangar
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Re: Marinha de Portugal
Valha-nos o mercado civil ter meios disponíveis.
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Re: Marinha de Portugal
O NAVIO POLIVALENTE LOGÍSTICO: UMA NECESSIDADE INDISCUTÍVEL
O prefácio do último número da Revista de Marinha (Fevereiro/Março 2010), assinado pelo seu director, V/Alm. Henrique Alexandre da Fonseca, é especialmente dedicado à nossa Marinha de Guerra, destacando-se pela sua oportuna e antecipada previsão, tomando por exemplo típico a trágica catástrofe natural que infelizmente ocorreu na Madeira, a seguinte passagem que passo a transcrever: “ Uma lacuna significativa é a falta de um ‘navio polivalente logístico’, um navio que pudesse transportar forças militares e projectar os nossos fuzileiros, optimizando as suas capacidades e o seu emprego. Será talvez o projecto mais ‘conjunto’ que a Lei de Programação Militar refere, colhendo apoios nos mais diversos sectores. Uma das suas possibilidades de emprego é no apoio à protecção civil, em caso de acidentes graves, especialmente em ilhas ou locais de difícil acesso”.
Na verdade, a flexibilidade operacional proporcionada pelas diversas valências de um navio deste tipo é notável, quer em termos de condução de operações especificamente militares (transporte e projecção de forças), quer no apoio logístico e sanitário a forças militares ou outros serviços do Estado e populações civis, que deles necessitem em condições anómalas, como é o caso de catástrofes ou acidentes graves que ocorram ou atinjam zonas ribeirinhas ou próximas do litoral.
A grande capacidade de transporte de pessoas e material e a sua colocação em locais costeiros de difícil acesso por terra, através das suas lanchas de desembarque e helicópteros embarcados, o apoio nas comunicações, o reforço da capacidade local de busca e salvamento marítimos, a evacuação de feridos e a capacidade de assistência médica em ambiente de características hospitalares (incluindo intervenções cirúrgicas e cuidados especiais de saúde) constituem valências de excepcional valia nas condições atrás referidas. No caso concreto dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, é possível proporcionar todo este tipo de apoios, a partir do Continente, em dois dias para as ilhas do primeiro arquipélago e em três a quatro dias para o segundo.
A aquisição de um navio polivalente logístico para Portugal torna-se, sem sombra de dúvida, um investimento urgente que os responsáveis políticos devem enfrentar seriamente, pois a segurança das populações e as vidas humanas valem certamente mais do que um qualquer troço de auto-estrada.
José M. Castanho Paes
http://avozdaabita.blogspot.com/
O prefácio do último número da Revista de Marinha (Fevereiro/Março 2010), assinado pelo seu director, V/Alm. Henrique Alexandre da Fonseca, é especialmente dedicado à nossa Marinha de Guerra, destacando-se pela sua oportuna e antecipada previsão, tomando por exemplo típico a trágica catástrofe natural que infelizmente ocorreu na Madeira, a seguinte passagem que passo a transcrever: “ Uma lacuna significativa é a falta de um ‘navio polivalente logístico’, um navio que pudesse transportar forças militares e projectar os nossos fuzileiros, optimizando as suas capacidades e o seu emprego. Será talvez o projecto mais ‘conjunto’ que a Lei de Programação Militar refere, colhendo apoios nos mais diversos sectores. Uma das suas possibilidades de emprego é no apoio à protecção civil, em caso de acidentes graves, especialmente em ilhas ou locais de difícil acesso”.
Na verdade, a flexibilidade operacional proporcionada pelas diversas valências de um navio deste tipo é notável, quer em termos de condução de operações especificamente militares (transporte e projecção de forças), quer no apoio logístico e sanitário a forças militares ou outros serviços do Estado e populações civis, que deles necessitem em condições anómalas, como é o caso de catástrofes ou acidentes graves que ocorram ou atinjam zonas ribeirinhas ou próximas do litoral.
A grande capacidade de transporte de pessoas e material e a sua colocação em locais costeiros de difícil acesso por terra, através das suas lanchas de desembarque e helicópteros embarcados, o apoio nas comunicações, o reforço da capacidade local de busca e salvamento marítimos, a evacuação de feridos e a capacidade de assistência médica em ambiente de características hospitalares (incluindo intervenções cirúrgicas e cuidados especiais de saúde) constituem valências de excepcional valia nas condições atrás referidas. No caso concreto dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, é possível proporcionar todo este tipo de apoios, a partir do Continente, em dois dias para as ilhas do primeiro arquipélago e em três a quatro dias para o segundo.
A aquisição de um navio polivalente logístico para Portugal torna-se, sem sombra de dúvida, um investimento urgente que os responsáveis políticos devem enfrentar seriamente, pois a segurança das populações e as vidas humanas valem certamente mais do que um qualquer troço de auto-estrada.
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Re: Marinha de Portugal
Se não fosse um acontecimento localizado, queria ver...P44 escreveu:mercado civil ESTRANGEIRO...
e se o porto estivesse destruido, então é que era o bom e o bonito. tinhamos a Bombarda apenas.
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Re: Marinha de Portugal
É o procedimento normal. Não sejas boateiroP44 escreveu:a corte real até largou da BNL sem o heli, e este só se lhe juntou mais tarde
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Re: Marinha de Portugal
JLRC escreveu:É o procedimento normal. Não sejas boateiroP44 escreveu:a corte real até largou da BNL sem o heli, e este só se lhe juntou mais tarde
olha a voz do além
Eu não sou boateiro e sei lá se é o procedimento normal
o Lynx podia ter vindo do Montijo e aterrar na fragata com ela atracada na BNL, ou não?
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