Aeroportos: concessão. Não privatização, afirma Jobim
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Aeroportos: concessão. Não privatização, afirma Jobim
Meus prezados:
Ministro Jobim: haverá concessão, e não privatização, de aeroportos no Brasil
Jobim: terá concessão, e não privatização, de aeroportos
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, descartou hoje a privatização da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), ao ser questionado sobre a proposta de cisão e privatização da estatal de infraestrutura aeroportuária proposta por um estudo encomendado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
"O que está decidido exclusivamente é a Anac fazer uma formatação do processo de concessão de aeroportos que não é a privatização. O presidente da República (Luiz Inácio Lula da Silva) já decidiu que faríamos a concessão de Viracopos (em Campinas, SP), do Galeão (no Rio de Janeiro) e depois a concessão para a construção de um novo aeroporto em São Paulo", disse o ministro.
Fonte: Agência Estado, via G1, por meio de Câmara 2 Porto Alegre - Quinta-feira, 14.05.09
Um abraço e até mais...
Ministro Jobim: haverá concessão, e não privatização, de aeroportos no Brasil
Jobim: terá concessão, e não privatização, de aeroportos
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, descartou hoje a privatização da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), ao ser questionado sobre a proposta de cisão e privatização da estatal de infraestrutura aeroportuária proposta por um estudo encomendado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
"O que está decidido exclusivamente é a Anac fazer uma formatação do processo de concessão de aeroportos que não é a privatização. O presidente da República (Luiz Inácio Lula da Silva) já decidiu que faríamos a concessão de Viracopos (em Campinas, SP), do Galeão (no Rio de Janeiro) e depois a concessão para a construção de um novo aeroporto em São Paulo", disse o ministro.
Fonte: Agência Estado, via G1, por meio de Câmara 2 Porto Alegre - Quinta-feira, 14.05.09
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Re: Aeroportos: concessão. Não privatização, afirma Jobim
Meus prezados:
Avança privatização de aeroportos
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já tem pronta uma minuta de modelo de concessão a ser adotada pelo governo para a privatização dos principais aeroportos do país e, agora, está discutindo o tema com os outros órgãos governamentais envolvidos na questão, como os ministérios do Planejamento, da Fazenda e a Casa Civil da Presidência da República, que tratam de concessões dos serviços de infraestrutura
fonte: Câmera 2 - 25 de julho de 2009
Avança privatização de aeroportos
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já tem pronta uma minuta de modelo de concessão a ser adotada pelo governo para a privatização dos principais aeroportos do país e, agora, está discutindo o tema com os outros órgãos governamentais envolvidos na questão, como os ministérios do Planejamento, da Fazenda e a Casa Civil da Presidência da República, que tratam de concessões dos serviços de infraestrutura
fonte: Câmera 2 - 25 de julho de 2009
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Re: Aeroportos: concessão. Não privatização, afirma Jobim
Meus prezados:
Passageiros poderão avaliar aeroportos
Os usuários do sistema de transporte aéreo brasileiro terão um espaço na internet para avaliar os serviços dos aeroportos. A iniciativa será divulgada pela Anac (Agência Nacional de aviação Civil) amanhã, mas ainda não há definição sobre quando ela será implementada.
A partir da percepção dos passageiros sobre uma série de indicadores, como acesso a embarque e entrega de bagagens, a Anac vai elaborar um ranking de qualidade entre os aeroportos do país.
Desde 19 de maio, a Anac possui um sistema semelhante para avaliar as companhias aéreas, o Espaço do Passageiro, que fica hospedado no site http://www.anac.gov.br/passageiro. O portal recebeu 14.440 visitas até ontem.
A decisão de avaliar os aeroportos agrada à Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base), que defende o sistema de concessões nos aeroportos brasileiros e a definição de critérios de qualidade dos serviços.
"No sistema de concessões, a prestação de serviços passa a ser regida por um contrato, com critérios de qualidade, metas de investimentos e realismo tarifário, tudo fiscalizado por uma agência reguladora, com penalidades previstas e sem distinção entre empresas públicas e privadas", diz Paulo Godoy, presidente da Abdib.
Um modelo de concessão para o setor já foi elaborado pela Anac, mas o projeto está em avaliação em outras instâncias do governo. Depois de receber as contribuições, o texto será encaminhado ao Ministério da Defesa, que o submeterá à avaliação do presidente Lula.
fonte: Folha de São Paulo, via CECOMSAER - 21 out 2009
Passageiros poderão avaliar aeroportos
Os usuários do sistema de transporte aéreo brasileiro terão um espaço na internet para avaliar os serviços dos aeroportos. A iniciativa será divulgada pela Anac (Agência Nacional de aviação Civil) amanhã, mas ainda não há definição sobre quando ela será implementada.
A partir da percepção dos passageiros sobre uma série de indicadores, como acesso a embarque e entrega de bagagens, a Anac vai elaborar um ranking de qualidade entre os aeroportos do país.
Desde 19 de maio, a Anac possui um sistema semelhante para avaliar as companhias aéreas, o Espaço do Passageiro, que fica hospedado no site http://www.anac.gov.br/passageiro. O portal recebeu 14.440 visitas até ontem.
A decisão de avaliar os aeroportos agrada à Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base), que defende o sistema de concessões nos aeroportos brasileiros e a definição de critérios de qualidade dos serviços.
"No sistema de concessões, a prestação de serviços passa a ser regida por um contrato, com critérios de qualidade, metas de investimentos e realismo tarifário, tudo fiscalizado por uma agência reguladora, com penalidades previstas e sem distinção entre empresas públicas e privadas", diz Paulo Godoy, presidente da Abdib.
Um modelo de concessão para o setor já foi elaborado pela Anac, mas o projeto está em avaliação em outras instâncias do governo. Depois de receber as contribuições, o texto será encaminhado ao Ministério da Defesa, que o submeterá à avaliação do presidente Lula.
fonte: Folha de São Paulo, via CECOMSAER - 21 out 2009
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Re: Aeroportos: concessão. Não privatização, afirma Jobim
Meus prezados:
O filé e o osso da aviação
Presidente da ANAC, Solange Vieira disse a ISTOÉ que o governo não venderá aeroportos.
"O projeto não inclui a privatização dos ativos. A propriedade continuará nas mãos da União."
Ela explica como será a concessão dos dez aeroportos mais lucrativos, que hoje equilibram os custos de 57 deficitários.
"Haverá blocos. Quem levar um aeroporto lucrativo pagará royalties para subsidiar unidades não rentáveis."
fonte: revista "ISTOÉ" 17 fev 2010
O filé e o osso da aviação
Presidente da ANAC, Solange Vieira disse a ISTOÉ que o governo não venderá aeroportos.
"O projeto não inclui a privatização dos ativos. A propriedade continuará nas mãos da União."
Ela explica como será a concessão dos dez aeroportos mais lucrativos, que hoje equilibram os custos de 57 deficitários.
"Haverá blocos. Quem levar um aeroporto lucrativo pagará royalties para subsidiar unidades não rentáveis."
fonte: revista "ISTOÉ" 17 fev 2010
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Re: Aeroportos: concessão. Não privatização, afirma Jobim
tenho para mim que a iniciativa privada vai acabar tornando estes aeroportos deficitários bastante lucrativos, e finalmente, vou poder chegar a São paulo GRU e não me molhar no estacionamento DESCOBERTO em dias de chuva.jambockrs escreveu:Meus prezados:
O filé e o osso da aviação
Presidente da ANAC, Solange Vieira disse a ISTOÉ que o governo não venderá aeroportos.
"O projeto não inclui a privatização dos ativos. A propriedade continuará nas mãos da União."
Ela explica como será a concessão dos dez aeroportos mais lucrativos, que hoje equilibram os custos de 57 deficitários.
"Haverá blocos. Quem levar um aeroporto lucrativo pagará royalties para subsidiar unidades não rentáveis."
fonte: revista "ISTOÉ" 17 fev 2010
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
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Re: Aeroportos: concessão. Não privatização, afirma Jobim
Alguém sabe porque eu pago 900 reais para ir de Tabatinga a Manaus e pago 90 reais para ir de Leticia para Bogotá?
Letícia=cidade colombiana visinha de tabatinga.
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Re: Aeroportos: concessão. Não privatização, afirma Jobim
Com esses aeroportos falidos, muito ainda acreditam que somos uma nova potência.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
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Re: Aeroportos: concessão. Não privatização, afirma Jobim
Quase com certeza FALTA de concorrência. Qdo. a Azul começar a voar para Brasília e Congonhas...prp escreveu:Alguém sabe porque eu pago 900 reais para ir de Tabatinga a Manaus e pago 90 reais para ir de Leticia para Bogotá?
Letícia=cidade colombiana visinha de tabatinga.
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Re: Aeroportos: concessão. Não privatização, afirma Jobim
Aeroportos terão estruturas temporárias para ampliar capacidade
RIO - Vários aeroportos brasileiros passarão a operar com estruturas temporárias de embarque e desembarque até a Copa de 2014 para ampliar a capacidade de atendimento a passageiros. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), as estruturas vão funcionar de forma conjunta com os prédios já existentes.
Segundo a Infraero, cada estrutura, chamada de "módulo operacional", tem em média 1.200 metros quadrados, com todas as conveniências de uma estrutura predial permanente, como assentos, isolamento acústico, circuito de som, climatização e até lojas de conveniência.
O módulo temporário já foi instalado no Aeroporto de Florianópolis. Os aeroportos de Vitória, Goiânia e Brasília deverão ganhar a estrutura nos próximos 180 dias, já que a ordem de serviço para início das obras foi assinada na última quarta-feira (10).
O aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, deverá ganhar três módulos a partir de janeiro de 2011, com capacidade anual para três milhões de passageiros. A estrutura será gradualmente substituída por um novo terminal permanente de passageiros que será construído, com capacidade para 4 milhões de usuários por ano.
"O módulo operacional á uma estrutura quase pré-moldada, com um projeto pronto e um custo baixo. Você faz a licitação por leilão, porque é um projeto padrão da Infraero. Tendo a área adequada para o módulo, você o instala muito mais rapidamente. E é uma instalação que posso transferir para outros aeroportos. Agora mesmo, na África do Sul, isso está sendo usado", disse o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza.
Barboza informou ainda que a Infraero está prevendo investimentos totais de R$ 8 bilhões em aeroportos brasileiros até a Copa de 2014, em medidas como a ampliação de terminais de passageiros e melhorias de pistas de pouso.
Em evento no Rio de Janeiro, o presidente da Infraero também comentou que a empresa tem projeto de descentralizar a malha aérea brasileira, desafogando os aeroportos de São Paulo com o redirecionamento de voos para Viracopos ou para o Rio de Janeiro, por exemplo.
Leia mais: http://www.valoronline.com.br/?online/t ... z0hzptO7J2
RIO - Vários aeroportos brasileiros passarão a operar com estruturas temporárias de embarque e desembarque até a Copa de 2014 para ampliar a capacidade de atendimento a passageiros. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), as estruturas vão funcionar de forma conjunta com os prédios já existentes.
Segundo a Infraero, cada estrutura, chamada de "módulo operacional", tem em média 1.200 metros quadrados, com todas as conveniências de uma estrutura predial permanente, como assentos, isolamento acústico, circuito de som, climatização e até lojas de conveniência.
O módulo temporário já foi instalado no Aeroporto de Florianópolis. Os aeroportos de Vitória, Goiânia e Brasília deverão ganhar a estrutura nos próximos 180 dias, já que a ordem de serviço para início das obras foi assinada na última quarta-feira (10).
O aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, deverá ganhar três módulos a partir de janeiro de 2011, com capacidade anual para três milhões de passageiros. A estrutura será gradualmente substituída por um novo terminal permanente de passageiros que será construído, com capacidade para 4 milhões de usuários por ano.
"O módulo operacional á uma estrutura quase pré-moldada, com um projeto pronto e um custo baixo. Você faz a licitação por leilão, porque é um projeto padrão da Infraero. Tendo a área adequada para o módulo, você o instala muito mais rapidamente. E é uma instalação que posso transferir para outros aeroportos. Agora mesmo, na África do Sul, isso está sendo usado", disse o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza.
Barboza informou ainda que a Infraero está prevendo investimentos totais de R$ 8 bilhões em aeroportos brasileiros até a Copa de 2014, em medidas como a ampliação de terminais de passageiros e melhorias de pistas de pouso.
Em evento no Rio de Janeiro, o presidente da Infraero também comentou que a empresa tem projeto de descentralizar a malha aérea brasileira, desafogando os aeroportos de São Paulo com o redirecionamento de voos para Viracopos ou para o Rio de Janeiro, por exemplo.
Leia mais: http://www.valoronline.com.br/?online/t ... z0hzptO7J2
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a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
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João Guimarães Rosa
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