TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Booz
Sênior
Sênior

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#34651 Mensagem por Booz » Ter Fev 16, 2010 2:22 am

Enlil escreveu:10, 9, 8, 7... Contagem regressiva para este tópico "feder a tripa de ganso"...

Imagem

Hummmm... tropa de ganso né!?

Que tal só foie gras
De qualquer modo, desde que não saíamos dos trilhos, tripa de ganso ou só o foie tem tudo a ver.
Paris está em festa! :mrgreen:

Imagem
suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

#34652 Mensagem por suntsé » Ter Fev 16, 2010 2:59 am

gomugomu escreveu:
suntsé escreveu:
Achei muito interessante o seu post completo.

Se a FAB pulou fora de um projeto de alto-nivel tecnologico por uma questão ideologica.....então eles são mais infantis do que os esquerdinhas que dominam o Itamarati...

Se eles colocaram o PAK-FA para fora por causa de uma questão menor...em um projeto que envolve a segurança nacional, então estou muito decepicionado com a FAB, pensei que eles fossem mais profissionais.

Isso non ecxiste.
O fato é, a Rússia não transfere técnologia.
Não é ma primeira vez que alguem me diz isso.

Então eu peço desculpas pelo meu post acima.

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#34653 Mensagem por Penguin » Ter Fev 16, 2010 8:08 am

cb_lima escreveu:
Santiago escreveu: Depende. A Dassault tb é uma integradora a exemplo da Saab e Boeing. Ela adquire componentes de diversos outros fornecedores. A maioria francês, mas há muitos de outras procedências, fabricandos na França ou não.

Se as tecnologias almejadas pelo Brasil envolvem componentes que não são fabricados pelos consórcio Rafale (Dassault, Thales e Snecma) ou Super Hornet (Boeing, Northrop-Grumman, Raytheon e GE) ou Saab, terão que negociar sim. Ou como seria então?

[]s
Ola Santiago,

Tentar comparar o tipo de integradora que a Dassault ou a Boeing sao com a SAAB desculpe mas 'e um pouco demais... Sei la de uma maneira simploria o SH e o Rafale sao projetos " nacionais' com minimo apoio e colaboracao "externa", o Gripen 'e um projeto "nacional" com a maior maximizacao possivel de fornecedores existentes que pudessem 'colaborar' no projeto administrado pelos suecos... esses fornecedores estrangeiros ou suecos poderiam ser ou nao de "componentes " criticos, mas com participacao sueca, embora o dono 'original' fosse outro.

Isso tudo 'e claro que foi otimo para os suecos pois muita coisa estava pronta por ai e foi uma questao de conseguir licensas e integrar... 'otimo... merito deles... a Embraer faz isso o tempo todo! :)

Mas nao da para comparar com Boeing e Dassault nesse caso.

Meus 2 cents

[]
CB_Lima
-------------------------------------------

CB,

Estou me referindo ao fato de que a Dassault assim como a Boeing não fabrica muitos dos componentes do Rafale. Assim como a Saab.

A diferença é que no caso da Dassault e Boeing, boa parte desses fornecedores são nacionais. No caso da Saab não.

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2844 vezes
Agradeceram: 2505 vezes

#34654 Mensagem por P44 » Ter Fev 16, 2010 8:08 am

Enlil escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Vou me arriscar a ler a mente do Marino.

"soberana" -> Porque mesmo com enormes pressões externas, travestidas de internas, o governo manteve a sua escolha, e quem mantém uma posição sua é soberano.

"eleito" -> Pode ser porque o fato de ser eleito legitima a Política e Estratégias Nacionais, respaldadas pelos votos do povo. Assim, a Política Estratégica nada mais é que derivada da vontade da maioria da população, expressa através dos votos.
Por isso, o governo "eleito" tem ligitimidade para tomar decisões que ache melhor para o futuro do país.

Vamos ver se o Marino me chuta. :mrgreen:
Faça um desenho P44 porque tá difícil :mrgreen:...
euuuuuuuuuuuuuuuuuuuu????????????????????

não tenho papel e caneta aqui na varanda , sorry 8-]

*Turn on the news and eat their lies*
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#34655 Mensagem por Carlos Lima » Ter Fev 16, 2010 9:21 am

Santiago escreveu:CB,

Estou me referindo ao fato de que a Dassault assim como a Boeing não fabrica muitos dos componentes do Rafale. Assim como a Saab.

A diferença é que no caso da Dassault e Boeing, boa parte desses fornecedores são nacionais. No caso da Saab não.

[]s
Sim, e é isso que estou dizendo... e isso não é necessariamente bom para um país que está buscando uma certa "independência" como nós, correto?

Será que não está claro que para diversas partes criticas seria necessário pedirmos benção ao redor do globo?

Honestamente, querer transferência de tecnologia de uma aeronave assim ainda mais em uma versão que ninguém usa é pular de um trampolim a muitas dezenas de metros de altura dentro de um copo dágua e ainda estar vendado :lol:

Como sempre disse, não tenho nada contra o Gripen C/D, mas esse outro que está aí para tentar dar uma sobrevida a SAAB as nossas custas e que ainda por cima ainda será no máximo a mesma coisa que um Rafale ou SH (e olhe lá!) sei não.

Os EUA (da maneira deles) e a França (da maneira deles) pelo menos nos dão garantias que os suecos nem em seu melhor dia podem dar e eu acho que é isso que muita gente não consegue ver... independente dos "méritos" ou "deméritos" das aeronaves

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2045 vezes
Agradeceram: 2590 vezes

#34656 Mensagem por knigh7 » Ter Fev 16, 2010 10:59 am

Carlos Mathias escreveu:Você guinou 180º no rumo da prosa, USAntiago. O papo é OTAN ou dependência de um(1) fornecedor?

O que se pede nas ToTs é justamente para que no caso de guerra, possamos usar nossos caças independentemente do fornecedor primário, inclusive com as nossas armas.

Eu não concordo que os caças fiquem com a França, mas concordo menos ainda e acho que é melhor F-5M forever que caça sueco ou americano.
A questão é de escolher o menos pior dos três.

Eu ficaria com a dupla que a FAB não quer de jeito nenhum, SU-35BM e PAK-FA.

Agora que ambos voaram e estão para entrar em produção, somos piada no mundo todo por termos deixado uma oportunidade única dessas passar porque nossa FAer acha que seria difícil demais nos adaptarmos e seria uma heresia ideológica uma mudança destas.

Prefere um caça de 4G limitado e nati-obsoleto. Tudo pela mediocridade.

Não seremos/seríamos piada por cancelar o FX, isso é babaquice porque os vendedores voltam mil vezes se for necessário, e rindo, desde que se abane o cheque na cara deles, todos inclusos aí.

Então agora a questão é de quem se pode depender menos, quem depende menos daqueles que o GF não quer mais nem parafuso e painel na cor certa.

Perceba o conflito entre o que o negritei e veja que a short-list foi uma jogada de dois espertos que se lascaram, ambos.
Um achou que estando o seu preferido na SL, depois se dava um jeito e um chute no que a FAB queria.
A FAB idem, achou que era só usar um lobizinho e uns vazamentos que ia emparedar o GF, afinal como podem questionar a imaculada?

Veja que eu falei de dois atores, e não de todos, nem na FAB e nem no GF principalmente.

Agora, basta que surjam sombras longínquas no horizonte e já soltam aquela pérola de fábrica suja, paredes e etc.
Se é assim, imagina se os caras não fossem os porcos sujos que pintaram naquela coisa tida como notícia!!!!

Colocaram o Su-35BM em produção e com encomendas da própria Rússia.
O PAK-FA T-50 tem três protótipos sendo testados e dois parceiros no programa, por enquanto.

Enquanto isso, alguém na FAB preferiu acreditar em promessas e desenhos e nas suas ideologias.
Das promessas não se tem absolutamente nada até hoje.
E a ideologia está caduca até no EB, que é ultra conservador.

Então é isso, estamos agora tendo que optar pelo menos ruim, porque os três estão obsoletos, mas um tem a coleira mais folgada.

FOLHA - Por que o Sukhoi russo foi excluído?

SAITO - Não atendeu, por exemplo, o requisito de transferência de tecnologia.

FOLHA - Se o Sukhoi foi descartado porque os russos não transferiam tecnologia, conclui-se que todos os três transferem. Por que o governo diz que o Rafale é preferido por isso?

SAITO - Em que grau, eu não sei, mas todos os três transferem tecnologia.

fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil ... 200905.htm

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#34657 Mensagem por Penguin » Ter Fev 16, 2010 11:04 am

knigh7 escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Você guinou 180º no rumo da prosa, USAntiago. O papo é OTAN ou dependência de um(1) fornecedor?

O que se pede nas ToTs é justamente para que no caso de guerra, possamos usar nossos caças independentemente do fornecedor primário, inclusive com as nossas armas.

Eu não concordo que os caças fiquem com a França, mas concordo menos ainda e acho que é melhor F-5M forever que caça sueco ou americano.
A questão é de escolher o menos pior dos três.

Eu ficaria com a dupla que a FAB não quer de jeito nenhum, SU-35BM e PAK-FA.

Agora que ambos voaram e estão para entrar em produção, somos piada no mundo todo por termos deixado uma oportunidade única dessas passar porque nossa FAer acha que seria difícil demais nos adaptarmos e seria uma heresia ideológica uma mudança destas.

Prefere um caça de 4G limitado e nati-obsoleto. Tudo pela mediocridade.

Não seremos/seríamos piada por cancelar o FX, isso é babaquice porque os vendedores voltam mil vezes se for necessário, e rindo, desde que se abane o cheque na cara deles, todos inclusos aí.

Então agora a questão é de quem se pode depender menos, quem depende menos daqueles que o GF não quer mais nem parafuso e painel na cor certa.

Perceba o conflito entre o que o negritei e veja que a short-list foi uma jogada de dois espertos que se lascaram, ambos.
Um achou que estando o seu preferido na SL, depois se dava um jeito e um chute no que a FAB queria.
A FAB idem, achou que era só usar um lobizinho e uns vazamentos que ia emparedar o GF, afinal como podem questionar a imaculada?

Veja que eu falei de dois atores, e não de todos, nem na FAB e nem no GF principalmente.

Agora, basta que surjam sombras longínquas no horizonte e já soltam aquela pérola de fábrica suja, paredes e etc.
Se é assim, imagina se os caras não fossem os porcos sujos que pintaram naquela coisa tida como notícia!!!!

Colocaram o Su-35BM em produção e com encomendas da própria Rússia.
O PAK-FA T-50 tem três protótipos sendo testados e dois parceiros no programa, por enquanto.

Enquanto isso, alguém na FAB preferiu acreditar em promessas e desenhos e nas suas ideologias.
Das promessas não se tem absolutamente nada até hoje.
E a ideologia está caduca até no EB, que é ultra conservador.

Então é isso, estamos agora tendo que optar pelo menos ruim, porque os três estão obsoletos, mas um tem a coleira mais folgada.

FOLHA - Por que o Sukhoi russo foi excluído?

SAITO - Não atendeu, por exemplo, o requisito de transferência de tecnologia.

FOLHA - Se o Sukhoi foi descartado porque os russos não transferiam tecnologia, conclui-se que todos os três transferem. Por que o governo diz que o Rafale é preferido por isso?

SAITO - Em que grau, eu não sei, mas todos os três transferem tecnologia.

fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil ... 200905.htm

Jobim descartou a abertura de um novo processo de compra para a inclusão da Rússia. Os russos participaram da primeira fase do processo com o caça Sukhoi. A argumentação de Jobim em relação à anunciada nova versão de caças russos é a mesma que ele oferece em relação aos americanos. "Os russos não transferem tecnologia. Ponto." Na viagem a Moscou, Jobim abordou a questão da transferência tecnológica, mas os russos só se dispunham a tratar do assunto após o fechamento do negócio.

Fonte: Valor (http://www.defesanet.com.br/10_02/100204_03_jobim.htm)

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
marcelo l.
Sênior
Sênior
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

#34658 Mensagem por marcelo l. » Ter Fev 16, 2010 11:08 am

"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2045 vezes
Agradeceram: 2590 vezes

#34659 Mensagem por knigh7 » Ter Fev 16, 2010 11:10 am

É o que muitas vezes ocorre: há o papo de vendedor do produto. Na hora de colocar no papel, "no vamos ver", a coisa muda.

Editado pela última vez por knigh7 em Ter Fev 16, 2010 11:16 am, em um total de 1 vez.
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#34660 Mensagem por Skyway » Ter Fev 16, 2010 11:15 am

[modo crise de russofilia exagerada] Mentira!!! Isso é mentira!!!! Eles são santos, são os bonzinhos, fabricam os melhores caças, vendem mais barato e transferem tecnologia, transferem até a mãe!!! Isso é alergia!!! [/modo crise de russofilia exagerada] :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

O pior é que existe mesmo uma massa na internet que acredita na parte grifada...sem pensar que se fosse verdade, não existiria mais mercado de caças no mundo, seria tudo da Rússia. Afinal, até eu compraria um caça pra mim com essas condições de venda. :mrgreen:

Já vi até o slogam: Melhor do mundo pelo menor preço e transferindo tudo, só aqui nas Casas Bah....digo...Rússia!

Bahhhh, só pegando no pé porque hoje é carnaval.... [009] [050] [059] [055] [091] [106] [082]

AD ASTRA PER ASPERA
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#34661 Mensagem por Marino » Ter Fev 16, 2010 11:18 am

Marino, é o seu "chefe" porque você é do efetivo do MD. E você faz questão de que todos saibam disso. Não tive a intenção de atingí-lo com uma obviedade dessa.
Para mim, quem representa, fala e decide pela FAB é o brigadeiro Saito.
Não tenho nenhuma intenção ou interesse em debater contigo, mas se quizer minha opinião a respeito do que penso, estou a sua disposição.
Baseio minhas opiniões no que leio e quando inicio uma frase por "acho", é simplesmente porque "acho".
Não discuto a sua credibilidade embora "acho" que você tem um perfil opinativo muito "chapa branca" para o meu gosto. Partido do Chefe.
E ainda "acho" que a FAB (leia o seu comandante) não prefere o Rafale, e os motivos para isso estão todos no relatório que o seu chefe não aceita.
Não Divino, nunca disse que sou do MD (coloque um post meu onde sequer eu tenha simplesmente sugerido isso). Sempre disse que sou da MB e que por isso, e por achar que existem outros mais capazes do que eu, poco posto aqui.
Mas tenho inúmeros amigos na FAB e no EB, inúmeros mesmo, em postos relevantes.
A forma que vc escrevia "seu Chefe", de uma maneira agressiva até, é que dava a impressão de querer me atingir de alguma maneira, o que não conseguiria, obviamente, pois ele é meu Chefe, assim como do Alte Moura Neto, do General Enzo e do Brigadeiro Saito. Ele está na Cadeia de Comando, e a revisão da LC 97, no Congresso, vai aprofundar isso.
Dispenso o debate, pelo menos nas atuais circunstâncias.
Já disse, você pode "achar" o que quiser, é um direito seu que eu respeito ao limite.
Mas ao invés de "achar", como escrevi em outro post lhe respondendo, eu estou fazendo afirmações, compreendeu agora?
Mas não me chame de chapa branca. Você não me conhece, não leu os 9000 posts meus aqui no DB, não sabe meu perfil de postagem no fórum e a credibilidade que possuo, ou não, com os demais foristas e não conhece a contribuição que já dei para nosso fórum.
Qual a sua contribuição até agora com os oitenta e poucos posts?
Então, se não acredita no que escrevo, é outro direito seu. Simplesmente pule um post meu, não o leia. Deixe isso para os outros foristas.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#34662 Mensagem por GDA_Fear » Ter Fev 16, 2010 11:21 am

Essa parte de transferir a mãe fica com os franceses. :roll: :lol: [003] :mrgreen:

Divino Alves
Intermediário
Intermediário

#34663 Mensagem por Divino Alves » Ter Fev 16, 2010 11:25 am

Skyway escreveu:Divino Alvez...só um detalhe.

Se você for brasileiro, então o Ministro Nelson Jobim tambem é seu Ministro. Ele é o Ministro da Defesa, escolhido de forma legal pelo Governo Brasileiro. Então por mais que não concorde com ele, ou por mais que não seja militar, e por isso, não esteja sujeito a ordens dele, ele é seu Ministro tambem.

Claro, se você for brasileiro. Não sendo, então ta tudo certo.

Um abraço!
Skyway,
A minha família é Alves. Nada contra os Alvez.
É ministro do meu (nosso) presidente mas não é o meu chefe. Não trabalho no MD.
O estilo de dar tom solene às afirmações está fazendo escola. Se é ministro, é cristalino que foi escolhido de forma legal e, é também lógico, que foi pelo governo brasileiro. Ainda bem.

Divino Alves
Intermediário
Intermediário

#34664 Mensagem por Divino Alves » Ter Fev 16, 2010 11:34 am

Marino escreveu:
Marino, é o seu "chefe" porque você é do efetivo do MD. E você faz questão de que todos saibam disso. Não tive a intenção de atingí-lo com uma obviedade dessa.
Para mim, quem representa, fala e decide pela FAB é o brigadeiro Saito.
Não tenho nenhuma intenção ou interesse em debater contigo, mas se quizer minha opinião a respeito do que penso, estou a sua disposição.
Baseio minhas opiniões no que leio e quando inicio uma frase por "acho", é simplesmente porque "acho".
Não discuto a sua credibilidade embora "acho" que você tem um perfil opinativo muito "chapa branca" para o meu gosto. Partido do Chefe.
E ainda "acho" que a FAB (leia o seu comandante) não prefere o Rafale, e os motivos para isso estão todos no relatório que o seu chefe não aceita.
Não Divino, nunca disse que sou do MD (coloque um post meu onde sequer eu tenha simplesmente sugerido isso). Sempre disse que sou da MB e que por isso, e por achar que existem outros mais capazes do que eu, poco posto aqui.
Mas tenho inúmeros amigos na FAB e no EB, inúmeros mesmo, em postos relevantes.
A forma que vc escrevia "seu Chefe", de uma maneira agressiva até, é que dava a impressão de querer me atingir de alguma maneira, o que não conseguiria, obviamente, pois ele é meu Chefe, assim como do Alte Moura Neto, do General Enzo e do Brigadeiro Saito. Ele está na Cadeia de Comando, e a revisão da LC 97, no Congresso, vai aprofundar isso.
Dispenso o debate, pelo menos nas atuais circunstâncias.
Já disse, você pode "achar" o que quiser, é um direito seu que eu respeito ao limite.
Mas ao invés de "achar", como escrevi em outro post lhe respondendo, eu estou fazendo afirmações, compreendeu agora?
Mas não me chame de chapa branca. Você não me conhece, não leu os 9000 posts meus aqui no DB, não sabe meu perfil de postagem no fórum e a credibilidade que possuo, ou não, com os demais foristas e não conhece a contribuição que já dei para nosso fórum.
Qual a sua contribuição até agora com os oitenta e poucos posts?
Então, se não acredita no que escrevo, é outro direito seu. Simplesmente pule um post meu, não o leia. Deixe isso para os outros foristas.
Marino,
Não é meu objetivo nem intenção disputar contigo conhecimento nem prestígio neste fórum.
Ficamos assim então.
Divino

Algus
Avançado
Avançado
Agradeceu: 38 vezes
Agradeceram: 48 vezes

#34665 Mensagem por Algus » Ter Fev 16, 2010 11:34 am

Essa parte de transferir a mãe fica com os franceses.
Se pelo menos fosse a Carla Bruni essa questão já teria sido concluída faz tempo =/

Editado pela última vez por Algus em Ter Fev 16, 2010 11:36 am, em um total de 1 vez.
Responder