TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#34636 Mensagem por Marino » Seg Fev 15, 2010 10:49 pm

Divino Alves, Pois não parece, pois o seu ministro disse que, oficialmente, não tem nada decidido.

Ou você acredita que o seu ministro mente?
Para encerrar, retornando para um último post, quando foi que o Ministro disse isso?
Meu post é de HOJE!
Ele deu alguma declaração HOJE, 15 de fevereiro?

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
soultrain
Sênior
Sênior

#34637 Mensagem por soultrain » Seg Fev 15, 2010 10:53 pm

Enlil escreveu:
cb_lima escreveu: Mas Soul,

O que há de errado na atitude dos EUA ou da França (e mesmo do Brasil)???

Eu não entendo isso... os argentinos se meteram a valentes e atacaram um país da OTAN!! De graça (não na mente deles), sem ser agredidos e meio que de surpresa, violando até os próprios acordos existentes entre os países das Américas...

Eles queriam o que? que os EUA não fosse contra eles? que a França mandasse um Hércules cheio de Exocet?

Mas é de uma inocência enorme acreditar que isso não ocorreria.

Sei lá, os Argentinos esperavam mais 6 meses o Hermes ia para a Índia, eles estariam com os seus estoques de Exocet em dia, etc etc.

Mas peraí... mesmo os argentinos mandaram recrutas colocar bandeirinhas por lá... bom... os ingleses chegaram lá de sola para tomar o que eles acreditavam que era deles.

Nós faríamos o mesmo... por muito menos no Rio Traíra mandamos Am-X e o escambau e FEsp PQD etc etc jogar shampoo dentro mesmo de território colombiano.

:twisted:

Desculpem, mas foi o clássico caso de Ditadura Amadora agindo contra Governo Profissional.

[]s
CB_Lima
Melhor síntese impossível CB :!:

Eles contaram com a cobardice do Ministro da Defesa Inglês, que entregou a demissão assim que a Frota Inglesa largou ancora, a Tatcher obrigou-o a ficar no cargo até à vitória. Mulher com colhões e grandes.

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#34638 Mensagem por Skyway » Seg Fev 15, 2010 10:57 pm

Divino Alvez...só um detalhe.

Se você for brasileiro, então o Ministro Nelson Jobim tambem é seu Ministro. Ele é o Ministro da Defesa, escolhido de forma legal pelo Governo Brasileiro. Então por mais que não concorde com ele, ou por mais que não seja militar, e por isso, não esteja sujeito a ordens dele, ele é seu Ministro tambem.

Claro, se você for brasileiro. Não sendo, então ta tudo certo.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

#34639 Mensagem por suntsé » Seg Fev 15, 2010 11:06 pm

soultrain escreveu: A única maneira de não depender de nenhum fornecedor OTAN, é comprar Chinês, mas ai dança outra musica, os interesses também estão lá.
[[]]'s
È e existe uma grande diferença entre depender dos chineses ou das Potencias do ocidente:

Portencias Ocidentais: A gente tem + ou - noção do tipo de dança que eles vão nos impor.

Chineses: A gente desconhece completamente o tipo de dança que eles poderam querer nos impor :D

Editado pela última vez por suntsé em Seg Fev 15, 2010 11:26 pm, em um total de 1 vez.
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#34640 Mensagem por Penguin » Seg Fev 15, 2010 11:08 pm

soultrain escreveu:
Santiago escreveu:É com esse pessoal que a FAB e a indústria brasileira terão que negociar tanto para comprar peças e serviços como para obter off sets indústriais e tecnológicos...

Fornecedores

Gripen:
h[url]ttp://www.airframer.com/aircraft_detail.html? ... _39_Gripen[/url]

Rafale:
http://www.airframer.com/aircraft_detai ... ult_Rafale

Super Hornet:
http://www.airframer.com/aircraft_detai ... r%20Hornet

Não não é e você sabe.
Depende. A Dassault tb é uma integradora a exemplo da Saab e Boeing. Ela adquire componentes de diversos outros fornecedores. A maioria francês, mas há muitos de outras procedências, fabricandos na França ou não.

Se as tecnologias almejadas pelo Brasil envolvem componentes que não são fabricados pelos consórcio Rafale (Dassault, Thales e Snecma) ou Super Hornet (Boeing, Northrop-Grumman, Raytheon e GE) ou Saab, terão que negociar sim. Ou como seria então?

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#34641 Mensagem por Enlil » Seg Fev 15, 2010 11:19 pm

suntsé escreveu:
soultrain escreveu: A única maneira de não depender de nenhum fornecedor OTAN, é comprar Chinês, mas ai dança outra musica, os interesses também estão lá.
[[]]'s
È e existe uma grande diferença entre depender dos chineses ou das Potencias do ocidente:

Portencias Ocidentais: A gente tem + ou - o tipo de dança que eles vão nos impor.

Chineses: A gente desconhece completamente o tipo de dança que poderam querer nos impor :D

Não se preocupe, está tudo incluído nos TOTs do Chengdu J-10 :mrgreen:...

Enlil
Sênior
Sênior

#34642 Mensagem por Enlil » Seg Fev 15, 2010 11:21 pm

Recomendo esse filme, muito bom.

suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

#34643 Mensagem por suntsé » Seg Fev 15, 2010 11:21 pm

Carlos Mathias escreveu: Eu ficaria com a dupla que a FAB não quer de jeito nenhum, SU-35BM e PAK-FA.

Achei muito interessante o seu post completo.

Se a FAB pulou fora de um projeto de alto-nivel tecnologico por uma questão ideologica.....então eles são mais infantis do que os esquerdinhas que dominam o Itamarati...

Se eles colocaram o PAK-FA para fora por causa de uma questão menor...em um projeto que envolve a segurança nacional, então estou muito decepicionado com a FAB, pensei que eles fossem mais profissionais.

Bender

#34644 Mensagem por Bender » Seg Fev 15, 2010 11:47 pm

A maior independência estará na proposta que ofereça maior capacidade de manutenir, integrar sistemas e armas e modernizar localmente. Pode ser a proposta sueca, a americana ou a francesa. Infelizmente ou felizmente a instância governamental preparada para avaliar isso é a FAB/COPAC e não o MRE ou outros orgãos.
Realmente nossas convicções,ainda que opostas na visão,mas não tenho duvidas, legítimas, nos levam a ficar dando voltas,talvez isso explique melhor do que tudo,as nossas 1300 pgs.

Foram postadas nesse milheiro de páginas uma série de ilações que comprometem entendimentos e até a presunção dos mesmos de uma forma única e linear,mas ainda é possivel tentar alcançá-la até a pag. 2000.

A "instância governamental preparada para avaliar isso é a FAB/COPAC" ,sem duvida nenhuma e acho que ninguem aqui deveria ter dúvidas quanto isso,pelo menos no meu caso é assim que eu vejo.

O fato desta respeitável "comissão" avaliadora ter seus trabalhos valorosos com data de inicio e de apresentação de conclusões finais demarcados,faz com que ela não seja o "orgão" decisório (GF) ou cliente (GF/FAB) ou quem vai assinar os cheques,(GF/Tesouro) quem vai aprovar a compra em nome dos cidadãos (CN via CND),ela "a comissão é o que é" um orgão técnico acessório e não político econômico,pois não foi pedida sua opinião sobre estes aspectos,só referente aos aspectos técnicos.

Outro mito criado por boataria insistente e interesseira na mídia,visa divulgar atrito e discórdia entre o GF e o comando da Força Aérea,que até a mais simples dedução levaria ao debacle,é nitido o interesse da FAB em finalmente ter seus novos caças,seria um orgulho para o Cmte estar a frente dessa realização já considerada por muitos,improvável e até impossível,julgar que existe insatisfação e birra do Cmte em ter Rafales Bi-turbinas,caças muito capazes,é desconhecer totalmente o que se passa no âmago do poder,noticia de jornal é coisa para repercutir para a massa,haverá consenso em torno dos interesses de todos os envolvidos.
Não tenho dito que o Gripen possui vantagem neste quesito. Digo que nenhum dos 3 possui. Diretamente (SH e Rafale) ou indiretamente (Gripen) estaremos atrelados a OTAN
Ao contrário de voce,minha opinião é que existe uma clara vantagem em favor da França neste aspecto,e bastaria a avaliação do menos pior no aspecto da detenção completa de projeto,para que isso se configurasse,pois se insistem em jogar todos no mesmo patamar de "atrelamento" a Aliança,melhor ficar com quem é dono do seu nariz,do que aqueles que precisam do nariz dos outros para cheirar.
Voltamos para a avaliação do que está sendo pedido em termos de TdT e o que está sendo oferecido. Alguém ficou encarregado de avaliar isso e avaliou. Em tese alguém foi melhor avaliado.
"Em tese" já foi repetido por nós 1000 vezes que os treis atenderiam ao país completamente no aspecto técnico,e por isso a "comissão" avaliadora os elegeu,para que fossem feitas tratativas comerciais com um dos treis e um fosse adquirido,em tese deveria apresentar sob sua ótica um resultado das diversas avaliações feitas para que fosse feita uma escolha,em tese a escolha de qualquer um dos treis deveria ser motivo de satisfação para o comando da Força Aérea,mas é óbvio que os interesses comerciais de bilhões,tentam evitar que seja uma escolha natural.

Fica claro pelo menos eu imagino para todos aqui em nosso espaço,que o que deve ter sido oferecido em T&D pelos treis disputantes é muito mais do que foi imaginado e pretendido pela força aérea no inicio da disputa,portanto eu pelo menos não imagino que as diferenças marginais deste ou daquele aspecto,sejam mais importantes que o fato da detenção e dominio total da tecnologia envolvida por parte do vendedor,neste aspecto até a proposta americana é muito melhor.
Bender, a África do Sul com sua experiência em embargos e sua política exterior independente dos EUA escolheu o Gripen com seu único caça, depois de décadas de experiência francesa.

A avaliação dos riscos nas negociações que virão deve ter sido feita. Além disso a FAB conhece a maioria dos fornecedores das diversas procedências envolvidas. E sabe onde o calo aperta. Eu não sei mesmo o resultado dessas avaliações. Vc sabe?

No Livro Branco da Defesa francesa, o END de lá, está muito claro que eles vão priorizar no desenvolvimento bélico e aeronáutico militar parcerias com os aliados da OTAN e UE, como já ocorre.
Parece que somente o a FAB,o GF e a FSP sabem os resultados,mas os resultados da avaliação técnica são somente balisas oferecidas a quem deve decidir e pagar a conta,levando em conta também outros aspectos julgados relevantes ao país,da maneira que sempre se coloca esta questão,parece se buscar a entrega de um bilhete do Copac/Fab para o GF escrito:"Compra esse aqui,que é o que eu quero". Obrigado. .

A Africa do Sul escolheu o que achou melhor para ela,a Malasia e Coréia também,nós escolheremos o que acharmos melhor para nós,em vista de nossos interesses mais amplos,não somente tendo em vista se um relatorio em que existem 3 pré escolhidos demonstram que A ou B usa Pentiun DC que é mais facil de se encontrar na Santa Efigênia se for preciso trocar,seria risível se fosse assim.
Ela pode não ser proprietária de todos, mas pode ser daquilo que o Brasil necessite. E no pacote já pode estar tudo que interessa negociado, a exemplo do acordo entre a Selex e a Atmos.

Esse tipo de proposta necessita uma avaliação minuciosa e não especulação.
"Em tese" todos ofereceram tudo aquilo que o Brasil pediu,o que não muda o fato,de que a END que tenta se tornar uma política de Estado (muito acima dos interesses honestos mais simplórios da comissão avaliadora que se apéga a outras questões do seu dia a dia,) deseja similaridade de meios entre a MB e a FAB e só este aspecto já seria suficiente para desclassificar a proposta Suéca,frente aos EUA e França que detem equipamento similar ao oferecido a FAB para operações navais.

Em tese o fato da França se comprometer a participar do projeto e adquirir transportes C390 já seria suficiente como contrapartida comercial relevante ao Brasil,isto em tese desclassificaria as outras duas propostas,já que não houve "em Tese" comprometimento delas quanto a isso.
Nas belonaves e submarinos a profusão de fornecedores de diversas procedência nunca foi um problema. Creio até que seja uma vantagem se há fornecedores variados para um mesmo item.

Aqui uma questão. Do que estás a falar, de venda de componentes para manutenção ou da TdT dos componentes? Isso faz muita diferença.

[]s

Sds.
Há que se pensar também do que falamos ambos,falamos dos interesses de desenvolvimentos industriais do país,da tecnologia do país,da defesa do país,da politica externa do país,das alianças diplomáticas do país, só da Força Aérea(GF,MRE,FAB,MD,MIC,CN),eu falo destes,onde incluo a FAB como um dos componentes,infelizmente vemos muitos discursos aqui,que só enxergam a Força Aérea,como um orgão sobre-humano ,soberano e independente,cujo governo tem que satisfazer suas vontades independente das suas.

As T&Ds todos ofereceram suficientes em tese,uns tem dominio completo delas(França e USA) outro não,Suécia.

A manutenção é outro mito criado,todos os pacotes estão sendo avaliados para período de 30 anos,portanto,quem é melhor ou pior? o mais barato é melhor para quem? Para a Força Aérea?Ela que vai pagar a conta,ou somos nós?.

Se for pra ter o caça mais caro e poderoso do mundo,pode contar com meus impostos,eu estou nessa,pois acho importante para quem pilota ter o melhor equipamento do mundo,tem mais chances de sobrevivência,acho que esse é o aspecto importante,o respeito de proporcionar o melhor e mais poderoso caça a que vai pilotar e lutar,não se o pneu custa mais que o outro baratinho.

A questão das cestas e ovos vai se resolver o dia que tivermos nossas próprias galinhas,mas minhas cestas hoje no caso dos caças,seriam duas,Russia e França.

Abraços e obrigado por comentar!

Editado pela última vez por Bender em Seg Fev 15, 2010 11:56 pm, em um total de 2 vezes.
Wardog
Sênior
Sênior
Agradeceram: 8 vezes

#34645 Mensagem por Wardog » Seg Fev 15, 2010 11:48 pm

suntsé escreveu:
Carlos Mathias escreveu: Eu ficaria com a dupla que a FAB não quer de jeito nenhum, SU-35BM e PAK-FA.

Achei muito interessante o seu post completo.

Se a FAB pulou fora de um projeto de alto-nivel tecnologico por uma questão ideologica.....então eles são mais infantis do que os esquerdinhas que dominam o Itamarati...

Se eles colocaram o PAK-FA para fora por causa de uma questão menor...em um projeto que envolve a segurança nacional, então estou muito decepicionado com a FAB, pensei que eles fossem mais profissionais.

Isso non ecxiste.
O fato é, a Rússia não transfere técnologia.

Divino Alves
Intermediário
Intermediário

#34646 Mensagem por Divino Alves » Seg Fev 15, 2010 11:53 pm

Marino escreveu:
Divino Alves escreveu: Prezado JP,
Também acho que o brigadeiro Saito sabe que o chefe do Marino já decidiu.
E, como disse anteriormente, isso até o sino da faculdade de direito está careca de saber.
Até porque o chefe dele nunca fez qualquer esforço para esconder isso.
O que discordo do nobre marinheiro é ele dizer que a FAB concorda com isso.
E discordo da sua opinião de que o problema são os lobbys políticos, etc. Acho que o problema é o famoso relatório da FAB, cujo conteúdo parece conter "nitroglicerina pura" para os interesses do chefe do Marino.
Divino, primeiro o NJ é meu Chefe sim, faz parte da cadeia de comando das FA e vc não me atinge de maneira alguma falando desse modo (se essa era sua intenção), pois é um fato.
Segundo, quem, ou o que, é a FAB, para você?
Quem, para você, fala pela FAB?
Quem, para você, responde pela FAB?
Quem, para você, representa a FAB?
Para mim, é o Brigadeiro Saito.
Você escreve que a FAB não concorda com isso, mas podia escrever quem não condorda, e com o que.
Escreve de relatório da FAB, mas vc tomou conhecimento dele, ou se baseia na Cantanhede?
Escreve em "interesses" do Ministro da Defesa. Poderia dizer quais são, para deixar bem claro o que pensa e seu nível de informação, ou talvez saiba de algo escuso do NJ?
Você pode discordar de mim o quanto quiser, pode, como já pedi acima, não acreditar absolutamente no que escrevo (ao contrário dos mais antigos em nosso fórum, que conhecem meu grau de credibilidade).
Ao contrário de sua primeira frase, onde usou a palavra ACHO, no meu post que iniciou essa troca de mensagens entre nós, eu não a utilizei, ao contrário de muitos outros posts meus.
Mas se vc quer debater comigo, iniciemos com suas respostas à minhas perguntas acima.
No aguardo.
Marino, é o seu "chefe" porque você é do efetivo do MD. E você faz questão de que todos saibam disso. Não tive a intenção de atingí-lo com uma obviedade dessa.
Para mim, quem representa, fala e decide pela FAB é o brigadeiro Saito.
Não tenho nenhuma intenção ou interesse em debater contigo, mas se quizer minha opinião a respeito do que penso, estou a sua disposição.
Baseio minhas opiniões no que leio e quando inicio uma frase por "acho", é simplesmente porque "acho".
Não discuto a sua credibilidade embora "acho" que você tem um perfil opinativo muito "chapa branca" para o meu gosto. Partido do Chefe.
E ainda "acho" que a FAB (leia o seu comandante) não prefere o Rafale, e os motivos para isso estão todos no relatório que o seu chefe não aceita.

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#34647 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Fev 15, 2010 11:58 pm

Santiago escreveu:É com esse pessoal que a FAB e a indústria brasileira terão que negociar tanto para comprar peças e serviços como para obter off sets indústriais e tecnológicos...

Fornecedores

Gripen:
h[url]ttp://www.airframer.com/aircraft_detail.html? ... _39_Gripen[/url]

Rafale:
http://www.airframer.com/aircraft_detai ... ult_Rafale

Super Hornet:
http://www.airframer.com/aircraft_detai ... r%20Hornet
Você confunde fornecedores contratados com tecnologia.
Uma coisa é especificar um componente para que um terceiro o fabrique e outra é ter que comprar aquilo que não domina.

[]'s

[]'s

Alberto -
Enlil
Sênior
Sênior

#34648 Mensagem por Enlil » Ter Fev 16, 2010 12:08 am

10, 9, 8, 7... Contagem regressiva para este tópico "feder a tripa de ganso"...

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#34649 Mensagem por Carlos Lima » Ter Fev 16, 2010 1:05 am

Santiago escreveu:
soultrain escreveu:
Não não é e você sabe.
Depende. A Dassault tb é uma integradora a exemplo da Saab e Boeing. Ela adquire componentes de diversos outros fornecedores. A maioria francês, mas há muitos de outras procedências, fabricandos na França ou não.

Se as tecnologias almejadas pelo Brasil envolvem componentes que não são fabricados pelos consórcio Rafale (Dassault, Thales e Snecma) ou Super Hornet (Boeing, Northrop-Grumman, Raytheon e GE) ou Saab, terão que negociar sim. Ou como seria então?

[]s
Ola Santiago,

Tentar comparar o tipo de integradora que a Dassault ou a Boeing sao com a SAAB desculpe mas 'e um pouco demais... Sei la de uma maneira simploria o SH e o Rafale sao projetos " nacionais' com minimo apoio e colaboracao "externa", o Gripen 'e um projeto "nacional" com a maior maximizacao possivel de fornecedores existentes que pudessem 'colaborar' no projeto administrado pelos suecos... esses fornecedores estrangeiros ou suecos poderiam ser ou nao de "componentes " criticos, mas com participacao sueca, embora o dono 'original' fosse outro.

Isso tudo 'e claro que foi otimo para os suecos pois muita coisa estava pronta por ai e foi uma questao de conseguir licensas e integrar... 'otimo... merito deles... a Embraer faz isso o tempo todo! :)

Mas nao da para comparar com Boeing e Dassault nesse caso.

Meus 2 cents

[]
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Booz
Sênior
Sênior

#34650 Mensagem por Booz » Ter Fev 16, 2010 2:08 am

Divino Alves escreveu:
jp escreveu:Divino Alves, Pois não parece, pois o seu ministro disse que, oficialmente, não tem nada decidido.

Ou você acredita que o seu ministro mente?

Prezado Divino.
O que não ocorreu foi o anúncio oficial.
Contudo, corroboro (olha só minha presunção, rss) o que outro forista já apontou. O brigadeiro Saito já sabe.
Se ele gosta ou não, ou se tenta um outro desfecho, aí já avança para o ditado do político mineiro, onde importam mais as versões que o próprio fato em si. Porque o fato é que o caça já foi escolhido (e bem antes de setembro).
O problema é o ato do anúncio. Face aos lobbys políticos, da política pré-eleitoral etc, a coisa ganhou contornos de um flato a ser dado por um indivíduo que sabe estar de diarréia. Ou seja, como flatar sem se borrar.
Quanto a nota do CH, deve-se dar o mesmo apreço e atenção que a um comentário do Luxemburgo a um poema de Friedrich Schiller.
Prezado JP,
Também acho que o brigadeiro Saito sabe que o chefe do Marino já decidiu.
E, como disse anteriormente, isso até o sino da faculdade de direito está careca de saber.
Até porque o chefe dele nunca fez qualquer esforço para esconder isso.
O que discordo do nobre marinheiro é ele dizer que a FAB concorda com isso.
E discordo da sua opinião de que o problema são os lobbys políticos, etc. Acho que o problema é o famoso relatório da FAB, cujo conteúdo parece conter "nitroglicerina pura" para os interesses do chefe do Marino.

Obrigado por contestar-me Divino, seus argumentos são consistentes e fazem nos levar à reflexão.
Contudo, quando apontei este fator, "lobby político", quis mostrá-lo latu senso.
Ocorre que ele, o lobby político, é de largo espectro. Abrange o campo interno e externo.
No interno estão no mesmo cadinho: os grupos na FAB - ou a própria "voz" da FAB, quem sabe, políticos bem intencionados (sim, acredite eu creio que existam, rsss), e aqueles apenas motivados pelas proximidades da eleição, Cita-se ainda os grupos empresariais ligados a interesses que se anelam aos interesses dos concorrentes.
No externo abrange nossas relações inernacionais, que não fica infensa às pressões que podem ser feitas - e efetivamente o são - das nações que estão na concorrência.

Quanto ao relatório técnico da comissão, importante eu ressalto, é uma peça exclusivamente técnica. Importante por isto, sem dúvida, mas que imprescínde de amparo político para prover-lhe o necessário valor de sentença. O fato é que mesmo nos tempos do "prendo e arrebento", uma peça técnica em si não discricionava e decidia por si só. Em um sistema mais "arejado", onde a predominância castrense aloja-se em escalão com natureza infra hierarquica política, "a menor", torna a peça técnica ainda mais imprescindível da sustentabilidade que pode prover-lhe o amparo político. E é por isto que esta celeuma vem se dando de modo tão escancardo.

Um dado emerge bem interessante nessa estória.
Trata-se do comportamento de "oscilante passionalidade" do nosso mandarim (como vc diz o "chefe do Marino" - e que já foi o meu também, rsss). Apesar dele ter sido cevado nas entranhas e patranhas do meio sindical, posto isto com viés conciliador, vezes há em que - sob ameaça de ser atropelado ou contrariado - decide com o fígado e sai passando a por cima.
Não quero dizer que a escolha foi feita assim, mas c'est fini
Fte abç.

Imagem
Responder