TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Você guinou 180º no rumo da prosa, USAntiago. O papo é OTAN ou dependência de um(1) fornecedor?
O que se pede nas ToTs é justamente para que no caso de guerra, possamos usar nossos caças independentemente do fornecedor primário, inclusive com as nossas armas.
Eu não concordo que os caças fiquem com a França, mas concordo menos ainda e acho que é melhor F-5M forever que caça sueco ou americano.
A questão é de escolher o menos pior dos três.
Eu ficaria com a dupla que a FAB não quer de jeito nenhum, SU-35BM e PAK-FA.
Agora que ambos voaram e estão para entrar em produção, somos piada no mundo todo por termos deixado uma oportunidade única dessas passar porque nossa FAer acha que seria difícil demais nos adaptarmos e seria uma heresia ideológica uma mudança destas.
Prefere um caça de 4G limitado e nati-obsoleto. Tudo pela mediocridade.
Não seremos/seríamos piada por cancelar o FX, isso é babaquice porque os vendedores voltam mil vezes se for necessário, e rindo, desde que se abane o cheque na cara deles, todos inclusos aí.
Então agora a questão é de quem se pode depender menos, quem depende menos daqueles que o GF não quer mais nem parafuso e painel na cor certa.
Perceba o conflito entre o que o negritei e veja que a short-list foi uma jogada de dois espertos que se lascaram, ambos.
Um achou que estando o seu preferido na SL, depois se dava um jeito e um chute no que a FAB queria.
A FAB idem, achou que era só usar um lobizinho e uns vazamentos que ia emparedar o GF, afinal como podem questionar a imaculada?
Veja que eu falei de dois atores, e não de todos, nem na FAB e nem no GF principalmente.
Agora, basta que surjam sombras longínquas no horizonte e já soltam aquela pérola de fábrica suja, paredes e etc.
Se é assim, imagina se os caras não fossem os porcos sujos que pintaram naquela coisa tida como notícia!!!!
Colocaram o Su-35BM em produção e com encomendas da própria Rússia.
O PAK-FA T-50 tem três protótipos sendo testados e dois parceiros no programa, por enquanto.
Enquanto isso, alguém na FAB preferiu acreditar em promessas e desenhos e nas suas ideologias.
Das promessas não se tem absolutamente nada até hoje.
E a ideologia está caduca até no EB, que é ultra conservador.
Então é isso, estamos agora tendo que optar pelo menos ruim, porque os três estão obsoletos, mas um tem a coleira mais folgada.
O que se pede nas ToTs é justamente para que no caso de guerra, possamos usar nossos caças independentemente do fornecedor primário, inclusive com as nossas armas.
Eu não concordo que os caças fiquem com a França, mas concordo menos ainda e acho que é melhor F-5M forever que caça sueco ou americano.
A questão é de escolher o menos pior dos três.
Eu ficaria com a dupla que a FAB não quer de jeito nenhum, SU-35BM e PAK-FA.
Agora que ambos voaram e estão para entrar em produção, somos piada no mundo todo por termos deixado uma oportunidade única dessas passar porque nossa FAer acha que seria difícil demais nos adaptarmos e seria uma heresia ideológica uma mudança destas.
Prefere um caça de 4G limitado e nati-obsoleto. Tudo pela mediocridade.
Não seremos/seríamos piada por cancelar o FX, isso é babaquice porque os vendedores voltam mil vezes se for necessário, e rindo, desde que se abane o cheque na cara deles, todos inclusos aí.
Então agora a questão é de quem se pode depender menos, quem depende menos daqueles que o GF não quer mais nem parafuso e painel na cor certa.
Perceba o conflito entre o que o negritei e veja que a short-list foi uma jogada de dois espertos que se lascaram, ambos.
Um achou que estando o seu preferido na SL, depois se dava um jeito e um chute no que a FAB queria.
A FAB idem, achou que era só usar um lobizinho e uns vazamentos que ia emparedar o GF, afinal como podem questionar a imaculada?
Veja que eu falei de dois atores, e não de todos, nem na FAB e nem no GF principalmente.
Agora, basta que surjam sombras longínquas no horizonte e já soltam aquela pérola de fábrica suja, paredes e etc.
Se é assim, imagina se os caras não fossem os porcos sujos que pintaram naquela coisa tida como notícia!!!!
Colocaram o Su-35BM em produção e com encomendas da própria Rússia.
O PAK-FA T-50 tem três protótipos sendo testados e dois parceiros no programa, por enquanto.
Enquanto isso, alguém na FAB preferiu acreditar em promessas e desenhos e nas suas ideologias.
Das promessas não se tem absolutamente nada até hoje.
E a ideologia está caduca até no EB, que é ultra conservador.
Então é isso, estamos agora tendo que optar pelo menos ruim, porque os três estão obsoletos, mas um tem a coleira mais folgada.
-
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Não sei porque as aspas...Divino Alves escreveu:Então avise à FAB. Seus colegas de azul ainda não receberam oficialmente a decisão "soberana" do governo "eleito" do Brasil.Marino escreveu:Gente, ACABOU.
Tudo o que vemos são estertores finais de morimbundos que não alterarão em nada a decisão soberana tomada pelo governo eleito do Brasil.
Eu perguntei e ele não respondeu.
Aonde você mora divino?
E sobre as aspas, talvez ele ache que só é soberano o que "a FAB" quer.
Aonde você mora divino?
E sobre as aspas, talvez ele ache que só é soberano o que "a FAB" quer.
-
- Intermediário
Porque achei interessante o estilo enfático em que ele qualifica a decisão - "soberana". Talvez seja por isso que ainda foi anunciada.Enlil escreveu:Não sei porque as aspas...Divino Alves escreveu: Então avise à FAB. Seus colegas de azul ainda não receberam oficialmente a decisão "soberana" do governo "eleito" do Brasil.
E também porque ele achou necessário lembrar que o atual governo brasileiro foi "eleito".
Só por isso.
- Bourne
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Sei...PRick escreveu:Tá vendo você se entregou lá no outro tópico, e agora está de rabo preso.Bourne escreveu:
E a União Européia não é importante para a França? Presupondo que não imploda nas próximas décadas.
Os franceses são muito expertos, o Brasil é a segunda via para a França, caso a UE se torne apenas uma figura no papel. Por isso, digo, nossa aliança com os croassantes é algo muito interessante, porque a história está nos "jogando" para uma aliança.
[]´s
Está parecendo esperança de mulher amante de homem casado.
Editado pela última vez por Bourne em Seg Fev 15, 2010 7:24 pm, em um total de 2 vezes.
Vou me arriscar a ler a mente do Marino.
"soberana" -> Porque mesmo com enormes pressões externas, travestidas de internas, o governo manteve a sua escolha, e quem mantém uma posição sua é soberano.
"eleito" -> Pode ser porque o fato de ser eleito legitima a Política e Estratégias Nacionais, respaldadas pelos votos do povo. Assim, a Política Estratégica nada mais é que derivada da vontade da maioria da população, expressa através dos votos.
Por isso, o governo "eleito" tem ligitimidade para tomar decisões que ache melhor para o futuro do país.
Vamos ver se o Marino me chuta.
"soberana" -> Porque mesmo com enormes pressões externas, travestidas de internas, o governo manteve a sua escolha, e quem mantém uma posição sua é soberano.
"eleito" -> Pode ser porque o fato de ser eleito legitima a Política e Estratégias Nacionais, respaldadas pelos votos do povo. Assim, a Política Estratégica nada mais é que derivada da vontade da maioria da população, expressa através dos votos.
Por isso, o governo "eleito" tem ligitimidade para tomar decisões que ache melhor para o futuro do país.
-
- Intermediário
CM, quando for oficialmente divulgada a decisão legítima e soberana do governo eleito pela vontade majoritária dos brasileiros a gente conversa.Carlos Mathias escreveu:Vou me arriscar a ler a mente do Marino.
PS: Goiás.
- soultrain
- Sênior
A Suécia depende muito mais da OTAN e dos EUA especificamente, que a França depende, isso é um facto que por desonestidade intelectual tentam distorcer. A França sempre foi independente da OTAN na sua politica externa e militar.Santiago escreveu:O fato que muitos não querem enxergar é que tanto EUA como França são membros da OTAN. A Suécia não, embora a ele esteja próxima. Ou seja, qualquer que seja o caça selecionado pelo Brasil, ele estará sujeito aos "humores" da OTAN.
Apesar disso faz parte da OTAN e tem compromissos assumidos.
Quanto à Argentina, eu gostaria de saber o que defenderiam se hipoteticamente o Brasil vendesse Super Tucanos e 145 EW à Venezuela e estes sem nenhuma provocação, decidissem invadir unilateralmente a Colômbia, com intenção de conquistar território que a Colômbia considera ser seu solo soberano?
A Argentina vivia uma ditadura militar, e atacou militarmente um aliado e vizinho da França. Quem vocês ajudavam, a ditadura que vos paga, ou a Democracia que é vosso aliado histórico, com o qual tem assinado acordos de defesa mútuos?
Acham que se o Brasil atacar gratuitamente um vizinho, alguém vai correr a ajudar?
Só os EUA têm capacidade de atacar terceiros e levar os cachorrinhos atrás.
Nem parecem pessoas inteligentes, cegam pelo sangue...
Quanto a Israel, enfim mais desonestidade intelectual, meias verdades etc.
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- soultrain
- Sênior
O Chefe do Marino é o mesmo do Saito, ou o Saito responde a outro chefe de Estado que desconheçamos?Divino Alves escreveu:Prezado JP,jp escreveu:Divino Alves, Pois não parece, pois o seu ministro disse que, oficialmente, não tem nada decidido.
Ou você acredita que o seu ministro mente?
Prezado Divino.
O que não ocorreu foi o anúncio oficial.
Contudo, corroboro (olha só minha presunção, rss) o que outro forista já apontou. O brigadeiro Saito já sabe.
Se ele gosta ou não, ou se tenta um outro desfecho, aí já avança para o ditado do político mineiro, onde importam mais as versões que o próprio fato em si. Porque o fato é que o caça já foi escolhido (e bem antes de setembro).
O problema é o ato do anúncio. Face aos lobbys políticos, da política pré-eleitoral etc, a coisa ganhou contornos de um flato a ser dado por um indivíduo que sabe estar de diarréia. Ou seja, como flatar sem se borrar.
Quanto a nota do CH, deve-se dar o mesmo apreço e atenção que a um comentário do Luxemburgo a um poema de Friedrich Schiller.
Também acho que o brigadeiro Saito sabe que o chefe do Marino já decidiu.
E, como disse anteriormente, isso até o sino da faculdade de direito está careca de saber.
Até porque o chefe dele nunca fez qualquer esforço para esconder isso.
O que discordo do nobre marinheiro é ele dizer que a FAB concorda com isso.
E discordo da sua opinião de que o problema são os lobbys políticos, etc. Acho que o problema é o famoso relatório da FAB, cujo conteúdo parece conter "nitroglicerina pura" para os interesses do chefe do Marino.
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- soultrain
- Sênior
Enfim....Santiago escreveu:Vamos lá a um exercício de futurologia...
Se algum dia o Brasil se indispor com algum país da OTAN, o que impediria a França de dificultar as coisas para nos?
Aumentar absurdamente os preço de componentes e peças?
Negar o suprimento de componentes e peças?
Compartilhar informações dos caças e submarinos (e de seus sistemas de armas) com outro(s) membro(s) da OTAN indisposto(s) com o Brasil?
Esse é uma script manjado. Se ele não é levado em conta, a história está sendo convenientemente esquecida.
NJ
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 2843 vezes
- Agradeceram: 2504 vezes
não te chateies Soul, eles já só fazem o pessoal rir
essa da NATO então é de antologia, o que vale é que os EUA não pertencem/mandam na NATO
essa da NATO então é de antologia, o que vale é que os EUA não pertencem/mandam na NATO
*Turn on the news and eat their lies*
-
- Sênior
- Agradeceram: 25 vezes
Sem dúvida, como a informação porque da inefetividade dos torpedos do único submarino da ARA que tentou atacar a Esquadra Inglesa. Os grandes técnicos argentinos..., e era um equipamento que deveria estar dominado, porque já tinha sido entregue bem antes, porém, no final....PRick escreveu:Primeiro: quem disse que sou jornalista? Eu não sou jornalista. Eu sou um pesquisador( e mais: AMADOR!!!!). E como tal faço uma longa pesquisa antes de fazer qualquer trabalho de campo. Vc novamente está tomando conclusões infundadas a respeito de uma pessoa( nesta caso, eu), e é justamente assim que se faz uma calunia!!!. Depoimentos de pessoas que faço são feitas in loco e geralmente gravadas(mediante permissão do entrevistado). Quando publicado, eu assino o que escrevo( com meu nome verdadeiro),assumindo eventuais responsabilidade ao contrario de vc calunia as pessoas escondido comodamente atrás de um pseudonimo.PRick escreveu: Hélio,
Você não é jornalista, nem nunca será, quem entrevista alguém sem ter informação prévia, se preparar para a matéria não é jornalista, o que você faz é só entrevistas, que devem ser tomadas com muito reserva, existem informações da época sobre isso, e são bem claras, se você quer acreditar nas mentiras de uma ditadura militar ótimo, eu apenas confronto fatos, e os seus são absurdos, os Argie não tinham conhecimento técnico para fazer o que você falou em 1982, e não tem debate sobre isso.
[]´s
Consequentemente qual dos dois deve ter reservas do que cada um escreve dispensa comparações.
Leia o meu post acima, sobre a historia repaginada. Muitos fatos da II Guerra por exemplo tiveram profundas alterações agora que novos arquivos foram sendo descobertos.
O da Guerra das Malvinas também, vão ter ainda profundas mudanças, não só dos argentinos(da época do regime militar), como também dos ingleses (da época de Margareth Tatcher).
Muita verdade ainda virá a tona, não pense que só porque aconteceu há relativamente pouco tempo, já está tudo esclarecido.
Os fatos que afirmei podem ser um absurdo para vc, principalmente num caso em que o frances não foi o suposto autor da façanha.
Hélio
[]´s[/quote]
Bom Prick
Cheguei agora em casa, e consultando alguns livros do meu acervo, encontrei 2 bibliografias que confirmam o que eu afirmei:
"Dassault Super Etandard" Série Aeronaval (julho 2006) de Jorge F.Nunez Padin (o maior pesquisador argentino de aviação naval argentina)
Na página 7 deste livro temos:
"....Para el 30 de marzo, se estimaba en un mes el prazo minimo para el alistamiento del sistema de armas Super Etandard/Exocet, previendose la llegada de una mission francesa para el 12 de abril de 1982".
"....El 10 de abril se efectuó la primera practica de reabastecmiento en vuelo con un KC-130 de la Fuerza Aérea y al dia seguiente se completaron las verificaciones para poner a punto el sistema AM-39 Exocet"...
"Malvinas, 1982" da Serie Grandes Batalhas Aéreas da editora C&R Brasil(2007) dos pesquisadores argentinos Santiago Rivas e Juan Carlos Cicalesi.
Na página 48 do segundo livro temos:
..."Em 30 de março de 1982 requisitou-se à unidade....o tempo que seria necessário para que estivesse pronta para operar o novo jato e lançar o Exocet, sendo que foi estimado um prazo de um mês, incluindo-se o adestramento diurno a a colocação a serviço do novo sistema de armas. Teve-se em conta para isto a visita que deveria ser feita por uma missão técnica de pessoal da empresa Aerospatiale,prevista para meados de abril. No dia 1º deste mês, porém, teve-se conhecimento da Operação Rosário, começando-se os estudos das táticas a serem empregadas e os distintos perfis de voo que seriam utilizados....."
....."Desta forma, tornou-se completamente operatico o sistema de armas Super-Etandard - Exocet em apenas 15 dias e sem a assistencia francesa - pois a França em apoio ao Reino Unido, havia suspendido o asssessoramento à Armada argentina sobre o uso da arma, assim como a entrega de itens de reposição e das aeronaves e dos misseis que faltavam."
Hélio
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Helio,
Me desculpe, mas os Argentinos já haviam sido treinados quanto ao uso do Exocet antes mesmo da entrega das aeronaves, é bem verdade que os franceses não estavam lá presentes quando os argentinos colocaram a arma "operacional", mas a aeronave chegou a Argentina plenamente operacional e capaz de realizar disparos com a arma, mas como em todo sistema dessa complexidade não ocorreu imediatamente.
Então assim, o termo "sem assistência francesa" não tem necessariamente o alcance que parece.
Assitência existiu sim, inclusive com instruções sobre a solução de tiro ideal do missil e tudo mais, o que não havia ocorrido foi o uso prático em solo argentino de tais procedimentos...
Obviamente que a França fez a opção de não dar apoio aos argentinos pois acima de tudo eles "agrediram" um pedaço de solo que era inglês (OTAN) até aquele momento.
[]s
CB_Lima
Me desculpe, mas os Argentinos já haviam sido treinados quanto ao uso do Exocet antes mesmo da entrega das aeronaves, é bem verdade que os franceses não estavam lá presentes quando os argentinos colocaram a arma "operacional", mas a aeronave chegou a Argentina plenamente operacional e capaz de realizar disparos com a arma, mas como em todo sistema dessa complexidade não ocorreu imediatamente.
Então assim, o termo "sem assistência francesa" não tem necessariamente o alcance que parece.
Assitência existiu sim, inclusive com instruções sobre a solução de tiro ideal do missil e tudo mais, o que não havia ocorrido foi o uso prático em solo argentino de tais procedimentos...
Obviamente que a França fez a opção de não dar apoio aos argentinos pois acima de tudo eles "agrediram" um pedaço de solo que era inglês (OTAN) até aquele momento.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
-
- Sênior
Eu acho que essa conversa sobre as Malvinas traz o seguinte:
1) Os EUA foram os primeiros a "trair" a Argentina porque não cumpriram o tratado TIAR, que deveria estar acima ou no mesmo nível da sua aliança com a Grã-Bretanha. Quando foi interesse dos EUA, o TIAR foi invocado, como no 11 de setembro de 2002. Os norte-americanos não só não cumpriram o tratado como forneceram armas e informações para a Grã-Bretanha. A Guerra das Malvinas reforçou a relação dos EUA com a Grã-Bretanha e significou o fim do tratado TIAR, proposto pelos próprios norte-americanos. Foi uma facada contra a América.
2) A França não tinha tratado de defesa com a Argentina mas por ironia era quem tinha fornecido as armas mais avançadas usadas por esta. Por que será? Por este motivo, foi pressionada pela Grã-Bretanha para que boicotasse os argentinos.
Assim, a França foi aliada da Grã-Bretenha, que invocou a sua condição de membro da União Européia.
A "ajuda" norte-americana aos ingleses foi muitíssimo superior.
[]'s
1) Os EUA foram os primeiros a "trair" a Argentina porque não cumpriram o tratado TIAR, que deveria estar acima ou no mesmo nível da sua aliança com a Grã-Bretanha. Quando foi interesse dos EUA, o TIAR foi invocado, como no 11 de setembro de 2002. Os norte-americanos não só não cumpriram o tratado como forneceram armas e informações para a Grã-Bretanha. A Guerra das Malvinas reforçou a relação dos EUA com a Grã-Bretanha e significou o fim do tratado TIAR, proposto pelos próprios norte-americanos. Foi uma facada contra a América.
2) A França não tinha tratado de defesa com a Argentina mas por ironia era quem tinha fornecido as armas mais avançadas usadas por esta. Por que será? Por este motivo, foi pressionada pela Grã-Bretanha para que boicotasse os argentinos.
Assim, a França foi aliada da Grã-Bretenha, que invocou a sua condição de membro da União Européia.
A "ajuda" norte-americana aos ingleses foi muitíssimo superior.
[]'s
Alberto -
-
- Sênior
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Eu acho que os franceses fizeram o mesmo que os tupiniquins: jogaram dos dois lados...