kirk escreveu:AlbertoRJ escreveu:
Nenhuma indústria bélica no Brasil será impulsionada com ingredientes norte-americanos, podem ter certeza. E na receita do Gripen NG tem um monte disso. Está looooonge de ser só o motor.
[]'s
Por Favor seja especifico caro Alberto, que "MONTE É ESSE" cite alguma coisa !
Estamos falando do Gripen NGBR ???
Sds
kirk
AlbertoRJ escreveu:Kirk, vai desde a turbina até o FCS e os servos de atuação aerodinâmica, INS, HUD, radio, gerador e aviônicos, para citar alguns. Fora componentes europeus com tecnologia dos EUA.
Estamos falando de algo existente?
O Gripen e o Typhoon estão sob as normas do ITAR e adivinha porque o Rafale e o Su-35 não estão.
Mesmo se o Gripen fosse um novo AMX, como tentam vender, e olha que o AMX da FAB tinha quase zero componentes norte-americanos, de propósito, na época era o AMX ou o AMX. Mesmo assim, não deixaram vendêssemos para a Venezuela.
Agora é AMX ou RAFALE e esse AMX atual está mais "americanizado" que o anterior.
Não dá, é tiro no pé! É ignorar tudo o que já se passou.
[]'s
Olá Alberto,
INS, HUD, radio, gerador e aviônicos ...
INS : - Sistema de navegação inercial do Gripen (JAS-39) foi desenvolvido pela Saab Avionics, o que o faz pensar que o Gripen NGBR utilizará tecno americana? Além disso o Brasil desenvolve seu prórpio sistema de navegação, veja o link.
http://www.vectorsite.net/avgripen.html
http://defesabr.com/blog/index.php/14/1 ... -foguetes/
HUD : - Os HUDs dos F-5Ms, ST, AMX-M foram ou serão fabricados pela Aeroeletrônica, o que o faz pensar que se utilizará tecno gringa para os HUDs do Gripen-BR ?
http://www.epicos.com/epicos/extended/b ... _home.html
Radio : - Essa é demais ! Os suécos são copiados em seus sistemas de comunicação desde o Viggen :
"O JAS 39 Gripen tem um sistema de transmissão de dados, chamado TIDLS (sigla em Inglês DataLink Tactical Information System), que permite que você acesse leituras de radares e outros sensores Gripen vôo e estações terrestres. Este sistema foi desenvolvido com a intenção de que a aeronave está imune a contramedidas eletrônicas e evitar interferências.
Este sistema é uma extensão de um outro sistema semelhante utilizado por muitos anos no Saab 37 Viggen.
O TIDLS tem uma ligação bidireccional ar-solo e ar-ligação aérea para outras aeronaves. Pode transmitir dados a quatro aviões de uma só vez, enquanto ele pode receber um número ilimitado.
O TIDLS tem um alcance de 500 milhas no ar e isso pode ser estendido a outras aeronaves, atuando como plataformas para a substituição.
Na sua forma mais básica, o Gripen TIDLS um pode transmitir leituras de seus radares, sensores e do estado da aeronave a qualquer ponto da cadeia de comando ou a qualquer outro Gripen. Para enviar os dados,
tudo o que o piloto do Gripen fazer é selecionar o canal de rádio adequado (o que geralmente tem sido pré-seleccionados para o sistema de planeamento de voo) e transmitir.
http://translate.google.com/translate?h ... m.br&twu=1
gerador (?) e aviônicos : - Aviônicos é o que os suécos tem de melhor, o que o faz pensar que os aviônicos serão gringos? Ademais, a Aeroeletrônica está apta ao desenvolvimento e fabricação de 90% dos aviônicos (conf link ja postado).
http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ ... uecia.html
Alberto, critique a vontade porem faço-o de forma EMBASADA.
Sds
kirk