TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2842 vezes
Agradeceram: 2504 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#34351 Mensagem por P44 » Sáb Fev 13, 2010 10:03 am

:lol: :lol: :lol:

*Turn on the news and eat their lies*
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#34352 Mensagem por Penguin » Sáb Fev 13, 2010 10:19 am

13/02, Correio Braziliense

Conexão diplomática :: Isabel Fleck

Transparência, por favor

Esse talvez seja o pedido que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, mais tem ouvido nos últimos dias, de diferentes lados interessados na concorrência F-X2, da Força Aérea Brasileira. Na última semana, veio do novo embaixador dos Estados Unidos, Thomas Shannon, em reunião reservada com Jobim. Nesta, do chanceler sueco, Carl Bildt, e da Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Senado, que aprovou o convite para que Jobim tente, mais uma vez, explicar aos parlamentares a preferência pelos caros caças franceses. Também o chanceler Celso Amorim foi chamado para “prestar esclarecimentos” sobre o acordo entre Brasil e França “relativo à cooperação no domínio da defesa e ao estatuto de suas forças”, assinado em janeiro de 2008 em Paris. Segundo a comissão, o documento “destoa, pela complexidade que alcança”, de outros acordos de cooperação militar, englobando, em um só acordo, isenção de impostos, assistência militar, cooperação industrial-militar — ofertas que geralmente são tratadas em documentos distintos. Está certo que a cobrança por explicações vem tarde — dois anos depois de assinado o documento —, mas talvez ainda em tempo de rever a escolha que custará mais ao Brasil. Resta saber se Jobim e Amorim terão um lugar na agenda para comparecer à comissão antes que o previsível anúncio do vencedor seja feito.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Penguin
Sênior
Sênior

#34353 Mensagem por Penguin » Sáb Fev 13, 2010 10:23 am

Zero Hora, 13/02

Jobim vai aos EUA discutir defesa

Para incrementar relações bilaterais com os americanos, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, viaja no dia 18 para os Estados Unidos para discutir temas ligados às áreas de segurança e defesa.

A autorização para a viagem do ministro foi publicada no Diário Oficial da União de ontem, que informa que Jobim estará fora do país no período de 18 a 23 de fevereiro. Um dos temas que deve entrar na pauta é a compra de caças para a Força Aérea Brasileira. A americana Boeing concorre com empresas da Suécia e da França para vender os aviões ao país.

Os ministros do Esporte, Orlando Silva, e da Saúde, José Gomes Temporão, também farão viagens aos Exterior. Silva, segundo despacho publicado no Diário Oficial, viaja de 24 de fevereiro a 2 de março, para Vancouver, no Canadá, onde acompanhará os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010.

Já o ministro Temporão viaja para Havana, em Cuba, no período de 22 a 25 de fevereiro, para participar de encontros e visitas a entidades de pesquisa biomédica, no âmbito da cooperação bilateral Brasil-Cuba na área de saúde, bem como preparar a visita presidencial ao país caribenho.

Editado pela última vez por Penguin em Sáb Fev 13, 2010 12:34 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
soultrain
Sênior
Sênior

#34354 Mensagem por soultrain » Sáb Fev 13, 2010 11:52 am

Thor escreveu:
soultrain escreveu: Estranho, quando aqui se fala que a FAB prefere este ou aquele, nunca o vi perguntar: Quem é essa FAB aí que você colocou?

[[]]'s
Não entendi. :roll:
Quando alguém colocou algo genérico, que não foi publicado oficialmente, lembro-me de perguntar: "tem certeza que foi a FAB??"
Na minha concepção, existem órgãos que representam a FAB, tais como CECOMSAER (notas oficiais), COPAC (para contratos), COMGAR (para operações aéreas) e o Comandante da Aeronáutica e os demais órgãos autorizados por este para dar entrevistas.
Quando eu falei, induzido ao erro pelo Juliano que postou GDA ao invés de DGA, sobre o Esquadrão de F-2000 da FAB, foi porque ninguém lá pode tecer preferência que venha a público, e por conhecer todos os pilotos daquele Esquadrão, sem exceção, posso afirmar que não há essa unanimidade que imaginei ter sido passada pelo Juliano.
Abraços
COPAC, apenas uma comissão coordenadora temporária de um programa, representa a FAB????

Acho melhor ver o ORGANOGRAMA oficial:

http://www.fab.mil.br/portal/organogram ... MA_FAB.pdf

Quem representa a FAB é o seu comandante em Chefe, que delega em determinados orgãos a sua representação.

O Comandante é um cargo politico que é nomeado e exonerado pelo Governo Federal e depende directamente do Ministério da Defesa.

Quem é a FAB?

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Edu Lopes
Sênior
Sênior

#34355 Mensagem por Edu Lopes » Sáb Fev 13, 2010 11:58 am

P44 escreveu:Me arrumem esse tal de SOFÁ para eu botar aqui na varanda, para ficar vendo o povo azul escavar até ao centro da terra procurando desculpas, mas mais confortável!

Imagem

Bremeilhu...só podia! [037]
Hehehehehehehe!!! Imagem

Editado pela última vez por Edu Lopes em Sáb Fev 13, 2010 12:28 pm, em um total de 1 vez.
ImagemImagem
Thor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

#34356 Mensagem por Thor » Sáb Fev 13, 2010 12:05 pm

soultrain escreveu:
COPAC, apenas uma comissão coordenadora temporária de um programa, representa a FAB????

Quem representa a FAB é o seu comandante em Chefe, que delega em determinados orgãos a sua representação.

O Comandante é um cargo politico que é nomeado e exonerado pelo Governo Federal e depende directamente do Ministério da Defesa.

Quem é a FAB?

[[]]'s
Para o F/X a COPAC é a FAB. O que eles disserem e analisarem é o que vale. Até o Comandante da Aeronáutica, para tecer comentários sobre o processo F/X consulta a COPAC, que ele mesmo designou e delegou poderes para tal.
Não sei se no seu país o Comandante da Aeronáutica tem condições de fazer tudo ao mesmo tempo e ditar tudo o que se deve fazer, aqui no Brasil existe delegação de competência.
É mais ou menos assim que funciona, nas diversas áreas de atuação da FAB.

Brasil acima de tudo!!!
PRick

#34357 Mensagem por PRick » Sáb Fev 13, 2010 12:09 pm

Thor escreveu:
soultrain escreveu:

Quem é a FAB?

[[]]'s
Para o F/X a COPAC é a FAB. O que eles disserem e analisarem é o que vale. Até o Comandante da Aeronáutica, para tecer comentários sobre o processo F/X consulta a COPAC, que ele mesmo designou e delegou poderes para tal.
Não sei se no seu país o Comandante da Aeronáutica tem condições de fazer tudo ao mesmo tempo e ditar tudo o que se deve fazer, aqui no Brasil existe delegação de competência.

Porém, é um competência meramente administrativa, quer dizer, pode ser desdelegada, da mesma forma que foi delegada. Já que estamos tratando de órgão baseado na hierarquia. Ou seja, manda quem pode, obedece quem tem juízo. :mrgreen: :mrgreen:

Por sinal, a carreira militar termina na patente de Tenente-coronel no Brasil, acima disso são considerados Oficiais Generais, patente que depende de nomeação da Presidência da República, quer dizer são patentes políticamente concedidas.

[]´s

ninjanki
Avançado
Avançado
Agradeceram: 7 vezes

#34358 Mensagem por ninjanki » Sáb Fev 13, 2010 12:17 pm

Thor escreveu:
soultrain escreveu:

Quem é a FAB?

[[]]'s
Delegar funções e esperar que sejam cumpridas com responsabilidade é essencial para um bom comandante, para um bom gerente, para um bom líder. No entanto, ainda que delegue função e responsabilidade por seu cumprimento, o onus da decisão, a responsabilidade pelos resultados, obtidos ou não, permanecem com quem delega. Não se pode delegar onus, exceto na mente fertil daqueles que ficam procurando alguém em quem botar a culpa.

Allan

soultrain
Sênior
Sênior

#34359 Mensagem por soultrain » Sáb Fev 13, 2010 12:29 pm

Thor escreveu:
soultrain escreveu:

Quem é a FAB?

[[]]'s
Acho que está a confundir competências funcionais, com competências de representação. No fundo qualquer militar da FAB fardado a representa, mas quem a pode representar nas decisões é o seu Comandante em Chefe, que como eu disse e você confirmou delega competências, competências essas que são delegadas do MD, pelo Presidente.

Agora, é a COPAC que se subordina ao Comandante em Chefe, não o contrário. Nesta fase da FX2 é um mero orgão consultivo, depois irá coordenar todo o programa da aeronave escolhida.

É assim no mundo inteiro.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Wellington
Intermediário
Intermediário

#34360 Mensagem por Wellington » Sáb Fev 13, 2010 12:29 pm

Caros debatedores, como sempre , alem da diversão em vê-los digladiar-se na defesa de suas posições é sempre uma fonte infindavel de informaçôes e uma satisfação participar, mesmo q apenas lendo,deste forum..... Desejo a todos um bom carnaval e que este periodo traga iluminação e seleridade aos nossos dirigentes..... Saudações.Wellington

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#34361 Mensagem por Skyway » Sáb Fev 13, 2010 12:34 pm

soultrain escreveu:
Thor escreveu: Para o F/X a COPAC é a FAB. O que eles disserem e analisarem é o que vale. Até o Comandante da Aeronáutica, para tecer comentários sobre o processo F/X consulta a COPAC, que ele mesmo designou e delegou poderes para tal.
Acho que está a confundir competências funcionais, com competências de representação. No fundo qualquer militar da FAB fardado a representa, mas quem a pode representar nas decisões é o seu Comandante em Chefe, que como eu disse e você confirmou delega competências, competências essas que são delegadas do MD, pelo Presidente.

Agora, é a COPAC que se subordina ao Comandante em Chefe, não o contrário. Nesta fase da FX2 é um mero orgão consultivo, depois irá coordenar todo o programa da aeronave escolhida.

[[]]'s
Acho que você está confundindo Soul.

O Thor não falou de representar no sentido de decisão, mas no sentido de "dar voz a..."

Ninguem pode afirmar que a preferência da FAB é pelo avião X se não foi um orgão representante da força quem disse. E ai o Thor listou os orgãos que podem falar em nome da FAB...não quem pode decidir por ela.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
PRick

#34362 Mensagem por PRick » Sáb Fev 13, 2010 12:40 pm

Skyway escreveu:
soultrain escreveu: Acho que está a confundir competências funcionais, com competências de representação. No fundo qualquer militar da FAB fardado a representa, mas quem a pode representar nas decisões é o seu Comandante em Chefe, que como eu disse e você confirmou delega competências, competências essas que são delegadas do MD, pelo Presidente.

[[]]'s

O Thor não falou de representar no sentido de decisão, mas no sentido de "dar voz a..."

Ninguem pode afirmar que a preferência da FAB é pelo avião X se não foi um orgão representante da força quem disse. E ai o Thor listou os orgãos que podem falar em nome da FAB...não quem pode decidir por ela.

Um abraço!
Somente duas pessoas ou órgão podem falar pela FAB, Alto Comando na figura do Comandante e o Porta-voz oficial, qualquer outra coisa é perigosa. Em determinadas circunstância é possível que sejam dadas a outros oficiais essa competência, porém, não é o que estamos assistindo. Tem gente falando além do necessário, e dando opinião que não deveria.

[]´s

soultrain
Sênior
Sênior

#34363 Mensagem por soultrain » Sáb Fev 13, 2010 12:44 pm

Skyway escreveu:

Um abraço!
Não não confundi, todos os orgãos da FAB se subordinam ao seu Comandante e ninguém pode ir contra uma ordem directa, não há órgãos independentes na FAB. Há uma hierarquia clara.

Por exemplo, se a COPAC emitir uma opinião publica, essa tem de ser de acordo com o Comandante em Chefe, a comissão não tem poder de representação nenhum.

[[]]'s

NJ
Penguin
Sênior
Sênior

#34364 Mensagem por Penguin » Sáb Fev 13, 2010 12:49 pm

soultrain escreveu:
Skyway escreveu:

Um abraço!
Não não confundi, todos os orgãos da FAB se subordinam ao seu Comandante e ninguém pode ir contra uma ordem directa, não há órgãos independentes na FAB. Há uma hierarquia clara.

Por exemplo, se a COPAC emitir uma opinião publica, essa tem de ser de acordo com o Comandante em Chefe, a comissão não tem poder de representação nenhum.

[[]]'s
E não foi isso que o Thor disse? O COPAC emitiu alguma opinião até o presente momento?

[]s

Carlo M. Cipolla
Arlsan
Novato
Novato

#34365 Mensagem por Arlsan » Sáb Fev 13, 2010 1:12 pm

vplemes escreveu: Tudo bem que seja tratado, sofa, mesa, ou o nome que queiram dar. O fato é que ouço muito falar do tal tratado, mas até hoje, que eu saiba não foi votado pelo senado federal. Sendo assim, não passa de um documento de intenções, pois de acordo com a constituição federal qualquer tratado internacional para entrar em vigor, deve obrigatóriamente ser aprovado pelo senado. A minha pergunta continua, este tratado foi votado? Pelo menos foi mandado para o senado para ser análisado? Gostaria muito de saber o andamento deste tratado.
Esse arcordo (SOFA) trata de temas específicos, mas não da compra de equipamentos.
O que é no mínimo estranho - para quem tiver senso crítico - é que um acordo muito mais geral, que aponta a direção a seguir nas relações estratégicas do Brasil com a França, e trata de diversos temas, tenha sido meio para a decisão de compras de equipamentos específicos.

De qualquer forma, mesmo que não haja problema em prever essas compras nesse acordo, ainda resta que não há compromisso de compra dos Rafales. Então não há nenhum pacote fechado nesse sentido. Esse era um dos argumentos que o governo usou no começo, para justificar a escolha precipitada do vetor francês.

Acho que se o acordo tivesse sido aprovado no Senado já teria saído na imprensa.
Procurei no site do Senado, mas não encontrei.

Responder