AlbertoRJ escreveu:PRick escreveu:
Pelo menos o Rafale está no Afeganistão, já o Typhoon, Gripen e Gripen NG estão em casa, ou nas pranchetas
![Laughing :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
, já falei essa lógica de criticar o que ainda não está integrado, melhor, não estava, porque o Rafale F3 já tem isso integrado, não é nada bom para a torcida azul do B. Porém, o Gripen NG é o desintegrado, e o outro fica em casa que é mais seguro.
Quanto ao uso de binóculos para definir o alvo, é uma ótima prática, porque mesmo tendo definição os HMD´s são pequenos, é bem melhor fazer assim, que massacrar civis inocentes como já vimos no Iraque. Não se trata que de uma guerra, mas de combater mendigos.
[]´s
Pois é, que coisa hein? Ninguém se lembra desses "detalhes".
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
A razão pela utilização dos binóculos por parte dos aviões Franceses no Afeganistão não tem nada a ver com uma qualquer suposta maior preocupação pelos civis (haja imaginação para inventar uma destas!), mas sim por uma questão de utilização de equipamento antiquado.
Só para ilustrar o que se escreveu aqui, façam o seguinte exercicio, num carro, vá numa estrada a 150 km/h, agarre num binoculo à mão e tente fixar um ponto a trezentos metros, este ponto tem de o identificar através de instruções vocais por telemóvel vindas de outro ponto completamente distinto a várias centenas de metros, boa sorte... Agora tente fazer a mesma coisa a voar a 900 km/h!
Quem quer que tenha utilizado um binóculo na vida sabe do que é que eu estou a falar.
Um LDP moderno utiliza uma sistema optico multiplas vezes maior e com uma MUITO maior capacidade de ampliação e resolução por comparação com uns binoculos manuais, está equipado com giroscópio que fixa automaticamente um alvo a milhares de metros de distância e que além do mais está equipado com canais IR.
Os braços dos navegadors Franceses devem ser "phod..." para conseguirem estabilizar uma peça optica equivalente aos dos mais recentes LDP (ou seja um grupo optico a pesar mais de 100 quilos) enquanto voam a 800/900 km/h no meio das montanhas do Afeganistão...
Mas a parte que me "matou" foi mesmo esta:
"Quanto ao uso de binóculos para definir o alvo, é uma ótima prática, porque mesmo tendo definição os HMD´s são pequenos"
A imagem vinda do LDP, ou do terreno via data link Rover pode, e normalmente é, colocado num dos MFD´s...
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...