Notícias Ferroviárias

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Pedro Gilberto
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Re: Notícias Ferroviárias

#31 Mensagem por Pedro Gilberto » Qua Fev 10, 2010 12:30 am

O novo modelo de concessão ferroviária
09/02/2010 - 08:10

O modelo, em questão, obedece a um princípio que deveria ter sido utilizado desde o início. No caso dos setores de energia, telecomunicações e ferrovias, separar a chamada distribuição da operação. Na energia, a distribuição são as linhas de transmissão; nas telecomunicações, a infraestrutura de cabos; nas ferrovias, os trilhos.

Com isso, permite-se a competição na ponta, na oferta de serviços.


Folha de S.Paulo

Governo vai rever modelo de concessões ferroviárias – 09/02/2010
Plano prevê separar construção, manutenção e controle da operação nas linhas

Ministério diz que novo modelo eleva competição e quer aplicá-lo na concessão do tramo sul da ferrovia Norte-Sul ainda neste ano

AGNALDO BRITO
DA REPORTAGEM LOCAL

Instituições do governo federal preparam a revisão da modelagem de concessão ferroviária vigente hoje no país. Os estudos, em fase final de elaboração, preveem a exclusão dos operadores das ferrovias das novas licitações. Nada muda nas concessões vigentes.

Se a proposta for implantada de fato, as concessões incluirão no rol de atribuições do concessionário a construção da ferrovia, a manutenção da linha e o controle do tráfego de trens. Funcionará como uma concessão rodoviária, livre ao acesso de todos mediante o pagamento de um pedágio (no caso, o direito de passagem pela linha).

O governo tenta emular modelo adotado pela espanhola Adif (Administradora de Infraestruturas Ferroviárias).

O governo tem pressa. A ideia é aplicar a nova modelagem de concessão para leilões que irão ocorrer ainda neste ano, entre os quais: as subconcessões dos trechos da Ferrovia de Integração Oeste Leste, entre Ilhéus (BA) e Figueirópolis (TO), e as do tramo sul da Ferrovia Norte-Sul, entre Palmas (TO) e Estrela D’Oeste (SP).

“O governo vem estudando há algum tempo uma nova modelagem para os trechos de ferrovia que estão em construção, separando as responsabilidades pela construção e pela operação. Na prática, significa dizer que teremos ferrovias abertas e, com isso, um sistema mais eficiente e competitivo”, disse o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.

Pela proposta na mesa, os operadores ferroviários como a Vale, a ALL ou a MRS (entre outras) não poderão fazer parte da concessão, serão apenas usuários da infraestrutura com seus equipamentos e responsáveis pela prospecção de mercado para atração de cargas para os corredores.

O assunto é tratado de forma reservada por três instituições ligadas ao governo federal: o Ministério dos Transportes, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) -responsável pela concessão- e a Valec Engenharia (a estatal que projeta, constrói e detém os direitos sobre novos trechos a serem licitados no país).

A informação foi dada pelo superintendente de serviços de transporte da ANTT, Noboru Ofugi, durante uma mesa de discussões em Santos (litoral de São Paulo) sobre a expansão do porto da região.

“Vou dar aqui em primeira mão uma informação, que as concessionárias já devem saber. Estamos discutindo no âmbito do governo a mudança da modelagem de concessões ferroviárias no país”, disse, ao detalhar as iniciativas do governo para impulsionar o setor ferroviário.

Após o encontro, Ofugi afirmou à Folha que a proposta ainda está em fase de discussão no governo, mas que o objetivo é construir um modelo capaz de garantir mais competição entre as companhias ferroviárias que exploram os 29 mil quilômetros de linhas no país dedicadas ao transporte de carga. A disputa entre os operadores é ainda incipiente, o que, para o governo, retarda o avanço da ferrovia na matriz de transportes do país.

As operadoras ferroviárias somente agora assumem posições mais flexíveis ao permitir o acesso de concorrentes a suas linhas. A ANTT chegou a intervir em alguns momentos para que isso fosse garantido.

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/ ... more-47984
[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
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Re: Notícias Ferroviárias

#32 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Fev 11, 2010 2:50 pm

Série 4700 CP (siemens), sistema BoBo, unidade de uma série de 25 exemplares exclusivamente atribuidas á CP Carga:

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Fotos: Valério Santos e João Balseiro in Portugal Ferroviário




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Re: Notícias Ferroviárias

#33 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Fev 11, 2010 3:00 pm

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Foto: Valério dos Santos, in Portugal Ferroviário

Vossloh AG/Electro Motive Division, série 6000 Takargo, para carga, sistema CoCo, interoperável (pode circular em Portugal e Espanha)




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Re: Notícias Ferroviárias

#34 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Fev 12, 2010 1:18 pm

English Electric, série 1400CP, com carruagens Sorefame, em marcha especial do PTG:

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Fotos: João Balseiro e Carlos Loução in ParaFerroviário

EE 1427CP, afecta a manobras na Estação de Santa Apolónia (Lisboa)
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Re: Notícias Ferroviárias

#35 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Fev 12, 2010 1:21 pm

Alsthom série 1900CP (CP Carga):

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Foto: Carlos loução, in ParaFerroviário

CP Longo Curso (Alsthom 1946):
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1947
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Fotos: André Ferreira e Vicente




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Re: Notícias Ferroviárias

#36 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Fev 12, 2010 1:29 pm

Grupo Oficinal do Barreiro (arredores de Lisboa):

Em primeiro plano, ALCO série 1500, desactivadas nos inícios dos anos 90 (as primeiras locomotivas a diesel em Portugal), adquiridas em 1947 à American Locomotive Company.
Em segundo plano, Alsthom série 1900CP aguardando manutenção:

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Re: Notícias Ferroviárias

#37 Mensagem por Al Zarqawi » Sex Fev 12, 2010 5:27 pm

Adoro combóios.Excelente postagens.Meio eficientíssimo de locomoção quer de passageiros quer de carga.
Enviem mais,se não estou pedindo demais.

Abs,




Al Zarqawi - O Dragão!

"A inveja é doce,o olho grande é que é uma merda"Autor desconhecido.
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Re: Notícias Ferroviárias

#38 Mensagem por eu sou eu » Sáb Fev 13, 2010 9:39 pm



super distribuida subindo a serra de paranagua pr




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o amor é lindo
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Re: Notícias Ferroviárias

#39 Mensagem por P44 » Sáb Fev 20, 2010 8:59 am

não são comboios mas achei curioso...

Antigos carros electricos da Carris(Lisboa)...na ARGENTINA

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Ex-CCFL 343 - ;
Ext -
Int - ;
Int -

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Triste sina ter nascido português 👎
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Re: Notícias Ferroviárias

#40 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Fev 22, 2010 10:39 am

Desconhecia que houvessem, antigos eléctricos da CARRIS na Argentina.

Quanto a comboios, aqui vão duas fotos do Mariano a uma English Electric (a 1440), já pintada com as cores da LSM, traccionando carruagens:

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Aqui, traccionando 5 carruagens Sorefame não renovadas, do segundo lote de material ferroviário portuga para a argentina:

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http://www.porlosrielesdelsud.com.ar/1400d.jpg




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Re: Notícias Ferroviárias

#41 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Fev 22, 2010 10:50 am

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CP VENDEU LOCOMOTIVAS E CARRUAGENS À ARGENTINA
Foi em Janeiro de 2006 que a CP entrou em acordo com o Estado Argentino para a compra de algumas locomotivas English Electric, da série 1400. Para já, foram 7 loc. English Eléctric (série 1400) e 40 carruagens

Tratam-se das locomotivas mais numerosas ao serviço da CP desde sempre, tendo sido adquiridas 67 unidades, compondo a série de unidades numeradas desde a 1401 até 1467. Tratam-se de locomotivas de tipo Bo-Bo (dois eixos por boggie), motor diesel-eléctrico com 8 cilindros en V, 4 motores de tracção, 1.350 CV de potência, 11,5 mts de largo, 64 tons de peso, e que alcançam uma velocidade máxima de 105 km/hora, dependendo do estado da via. As primeiras 10, construidas ainda em Inglaterra e trazidas para Portugal, entrando ao serviço em 1967, e as seguintes, construidas nas instalações da SOREFAME, na Amadora, e colocadas ao serviço progressivamente a partir de 1969.

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Com o aumento de linhas electrificadas (Ramais de Braga, Guimarães, Tomar, linha do Douro até Penafiel), e ainda das linhas da Beira Alta, da Beira Baixa (até Castelo Branco) e da linha do sul, de Lisboa a Faro, houve um decréscimo da procura de locomotivas diesel-eléctricas em Portugal. A CP vendeu cerca de 10 locomotivas da série 1400 à Argentina, tendo o transporte por navio dessas locomotivas e carruagens BUDD-SOREFAME, em caixa de alumínio inox, sido feito por navio, embarcadas no porto de Leixões. As locomotivas foram para a Argentina por um valor razoável, tendo em conta a idade das máquinas, entretanto revistas nas oficinas EMEF, ainda pintadas com a cores utilizadas ao serviço da CP e a quem apenas retiraram o logo da CP. Foto de uma das 1400, ao lado de uma outra loc. argentina:

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Perspectiva do material circulante enviado "Rentabilizar es la palabra de orden" La idea anticuada de ferrocarril social, que empuja toneladas de prejucios fue abandonada. O es rentable o se baja en la primera estacion... La operadora de los ferrocarriles portugueses esta decidida a lucrar con los servicios suburbanos y viajes a las grandes ciudades, y la operacion regional solo sera asegurada si es compartida por el poder local" (Sergio Costa)

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Recepção do material circulante português em Buenos Aires Como nota, constou numa publicação da especialidade (a TransporteXXI) que no acordo estaria ainda incluida a posterior venda de locomotivas francesas da série 1200, de algumas automotoras Nohab (de via larga), e que até há pouco anos serviram em linhas no Alentejo, e ainda algumas locomotivas diesel-eléctricas da série 1930, do início dos anos 80 (Altshom-Sorfame) Após a recepção das loc. 1400, procedeu-se à repintura das mesmas para poderem servir na Argentina ao serviço da empresa ferroviária local - a FERROCENTRAL:

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Desembarque de Alsthom:
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Editado pela última vez por Rui Elias Maltez em Seg Fev 22, 2010 1:09 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Notícias Ferroviárias

#42 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Fev 22, 2010 10:58 am

CP exporta para a Argentina comboios no valor de 27 milhões Leonor Matias / http://dn.sapo.pt/2007/01/05/economia/ A CP realiza entre os dias 10 e 13 deste mês o segundo embarque de material circulante desactivado para a Argentina. A exportação está inserida num contrato de venda assinado em Junho de 2005, com o Governo argentino, no valor de 27 milhões de euros, revelou a CP. Parte do material que será exportado na próxima semana já se encontra no porto de Setúbal, enquanto o restante vai ficar parqueado nas linhas de acesso à Portucel até ao dia da partida. Esta encomenda contém onze unidades triplas eléctricas série 200, seis locomotivas Brissoneau, uma locomotiva EE 1400, três automotoras Nohab 100 e quatro carruagens. Até Novembro, a CP estima realizar mais dois embarques de material circulante. As oficinas da EMEF, empresa de manutenção da CP, no Barreiro, Entroncamento e de Contumil, foram as responsáveis pela reparações no material, que se encontrava fora de circulação devido à electrificação da rede nacional e também por desadequação comercial. O terceiro embarque tem data marcada para Maio, e no total serão exportadas 26 unidades. O quarto e último embarque previsto no contrato ocorrerá em Novembro, e está prevista a exportação de 22 unidades, entre as quais dez unidades triplas eléctricas, que já circularam na linha de Sintra. A primeira venda de material circulante à Argentina ocorreu em Junho de 2004. Na altura, o contrato ultrapassou os 3,8 milhões de euros. O material era então composto por 17 automotoras diesel-eléctricas, de via estreita, e tinha sido desactivado do serviço comercial da linha da Póvoa, com a transferência desta via para o Metro do Porto. Estas vendas integram-se na estratégia de internacionalização da CP, e poderão abrir novos mercados na reabilitação de veículos ferroviários e na assistência técnica a outros operadores ferroviários da América Latina. Técnicos da CP estudaram recentemente o mercado chileno. A América Latina, por utilizar a bitola (espaço entre os carris) ibérica, é considerado um mercado de oportunidade, sobretudo quando se estuda a migração da bitola utilizada em Portugal para a praticada na Europa. Com a passagem para uma nova bitola o material circulante irá sendo gradualmente modernizado, sublinham fontes do sector. O matreial a exportar nesta fase: As Unidades Triplas Eléctricas:

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Já em Buenos Aires, recem-desembarcadas:
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Loc. Brissoneau, série 1200 CP (anos 60)

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Automotora Nohab, anos 50




Editado pela última vez por Rui Elias Maltez em Seg Fev 22, 2010 11:43 am, em um total de 1 vez.
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Re: Notícias Ferroviárias

#43 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Fev 22, 2010 11:03 am

LANDSCAPE:

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Foto: Pedro Sabino, in railpictures.net.

Alsthom 1900CP mais contentores




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Re: Notícias Ferroviárias

#44 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Fev 22, 2010 11:25 am

Vossloh AG/EMD (6007 Takargo) em Vilar Formoso:
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A 6002:
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Re: Notícias Ferroviárias

#45 Mensagem por nelson38899 » Qui Fev 25, 2010 3:20 pm

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