TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#34141 Mensagem por PRick » Qui Fev 11, 2010 1:50 pm

GDA_Fear escreveu:
AlbertoRJ escreveu: Do jeito que "interpretam" as leis segundo seus interesses...
Pois é, é assim que os juízes fazem, cada um tem sua interpretação, muitas vezes ocorre de um juíz anula, e outro conceder, porque é segundo as interpretações do juíz.

Quanto a necessidade de dar um parecer técnico sobre a decisão...MUITO NORMAL afinal são os impostos da população que estão lá tem que dar justificativas e um parecer técnico SIM será que o Governo tem medo de alguma coisa ? ? ? Tipo o Rafale não ter sido bem avaliado tecnicamente e mesmo assim o quererem ? ? ?
Não existe nada falando em parecer técnico, apenas em justificar a decisão nos casos que isso pode ser feito. É EVIDENTE, que no caso em tela isso não pode ser feito ao público, eleitores, apenas sendo informados da decisão, o Tribunal Competente no caso é o Supremo, e o MD é ex-Presidente do Supremo.

Nos casos em que o Conselho de Defesa é convocado, fica dispensada até a justificativa, é o motivo é óbvio, basta olhar a composição do CD. Quando isso é feito, quer dizer que a Segurança Nacional está em jogo, e isso está acima de qualquer outra consideração.

Os motivos são óbvios, não é possível comparar os produtos ofertados, porque sua natureza é única, assim, a escolha é política, discricionária, subjetiva.

[]´s

Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#34142 Mensagem por Rodrigoiano » Qui Fev 11, 2010 2:22 pm

Mas que LIXO andam fazendo, hein?! Às favas para a defesa aérea do país. Para evitar que se use o caça francês (aliás para evitar que ele seja vendido para algum cliente...) parece que andam com um livro de desculpas na mão. Ora inflam setores do governo uns contra outros. Ora jornalistas aparecem com "furos" relatorísticos. Ora aparecem juristas falando contra. Talvez apareça algum dando destaque a parcerias estratégicas...Talvez na FSP...Ora, que se bata logo o martelo no caça escolhido. Doa a quem doer. E se alguém falar algo contra, será apreciado pelas autoridades competentes. Se for juridicamente falando, será no STF, que não dará, certamente, vazão a tais questionamentos. Sei que duas grandes vertentes devem estar por trás deste alvoroço. Uma interna, visando evitar que a candidata da situação seja eleita. Outra de caráter político-econômico externo, com os americanos a todo custo evitando um concorrente para suas aeronaves e para sua área de influência. Presidente Lula, assim que o CD ouça a decisão, torne-a pública e acabe logo com essa novela. Todos ficarão satisfeitos, inclusive a FAB, que terá uma moderníssima aeronave, anos-luz do que usa hoje.

Grande abraço a todos!

Strike7
Intermediário
Intermediário

#34143 Mensagem por Strike7 » Qui Fev 11, 2010 2:30 pm

Eu não costumo me meter neste tema. Mas tenho informações que foram repassadas ao longo do concurso que eu pouco vi neste fórum. Tem muitos pontos que nem sequer foram observados...

O F-X2 chega a sua etapa final, a decisão do governo justifica-se pelos acordos de cooperação Brasil-França. Alguns motivos apontam desvantagens políticas sobre a opção Suéca e Americana. Porém é fato que todos os concorrentes tem caças multirole, de 4 geração.

Contrariando a visão de alguns, o objetivo é fechar um pacote de aquisição de 36 caças, com a entrega prevista para 2014, e um pacote de manutenção para os proximos 30 anos. Vale destacar que até 2020, o numero de encomendas deve chegar a 88.

Independente das caracteristicas de cada vetor, a decisão é única e exclusivamente do Presidente da Republica e o programa F-X2 não é e nunca foi uma licitação.

Editado pela última vez por Strike7 em Qui Fev 11, 2010 2:31 pm, em um total de 1 vez.
saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 550 vezes
Agradeceram: 182 vezes

#34144 Mensagem por saullo » Qui Fev 11, 2010 2:31 pm

O problema é que um governo tem que ser sério ou pelo menos parecer sério.
Parece que o nosso não se encaixa em nenhum dos dois casos.

Abraços

Carlos Mathias

#34145 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Fev 11, 2010 2:57 pm

É, só seria sério se escolhesse umas bandeirinhas. :roll: :lol:

E haja desespero e horta de babodeiras! :lol:

Se a SAAB tivesse feito o que eu falei e substituído tudo americano do gripinho, talvez estivesse hoje em segundo na corrida.
Mas parece que preferiram o caminho das sombras, da FSP e dos juristas.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#34146 Mensagem por Carlos Lima » Qui Fev 11, 2010 3:21 pm

Carlos Mathias escreveu:É, só seria sério se escolhesse umas bandeirinhas. :roll: :lol:

E haja desespero e horta de babodeiras! :lol:

Se a SAAB tivesse feito o que eu falei e substituído tudo americano do gripinho, talvez estivesse hoje em segundo na corrida.
Mas parece que preferiram o caminho das sombras, da FSP e dos juristas.
Ou se tivesse jogado com uma aeronave que realmente existe... :wink:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Arlsan
Novato
Novato

#34147 Mensagem por Arlsan » Qui Fev 11, 2010 3:52 pm

AlbertoRJ escreveu:Divino,

Não sei onde onde esses juristas querem chegar, porque o Decreto é absolutamente claro:
Art 1º Ficam dispensadas de licitação as compras e contratações de obras ou serviços quando a revelação de sua localização, necessidade, característica do seu objeto, especificação ou quantidade coloque em risco objetivos da segurança nacional, e forem relativas à:

I - aquisição de recursos bélicos navais, terrestres e aeroespaciais;
Em seguida:
Parágrafo único. As dispensas de licitação serão necessariamente justificadas, notadamente quanto ao preço e à escolha do fornecedor ou executante, cabendo sua ratificação ao titular da pasta ou órgão que tenha prerrogativa de Ministro de Estado.
A dispensa de licitação já está justificada, porque o processo do FX-2 foi aberto SEM uma licitação e por intermédio do Ministério da Defesa e FAB.
Não é porque o Presidente fará a escolha política que ele terá que justificá-la, pois está já está justificada.
O processo todo foi realizado sem abertura de licitação e assim foi justificado pela FAB, Ministro de Estado da pasta competente e pelo próprio Presidente da República.
Ou seja, A AUSÊNCIA DE LICITAÇÂO está mais do que justificada.
A escolha do Presidente será submetida ao Conselho Nacional de Defesa, conforme determina a lei.

E acrescenta:
Art 2º Outros casos que possam comprometer a segurança nacional, não previstos no art. 1º deste Decreto, serão submetidos à apreciação do Conselho de Defesa Nacional, para o fim de dispensa de licitação
Onde existe irregularidade?

Chega a ser uma tentativa ingênua, na minha opinião. Como se compra armas de guerra e tecnologia bélica em um processo de licitação? Onde fizeram isso? Para seguir com um processo de licitação, dados que são absolutamente confidenciais precisariam estar disponíveis AO PÙBLICO, inclusive segredos militares e dos fabricantes:
Lei 8.666:

3o A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.

Art. 111. A Administração só poderá contratar, pagar, premiar ou receber projeto ou serviço técnico especializado desde que o autor ceda os direitos patrimoniais a ele relativos e a Administração possa utilizá-lo de acordo com o previsto no regulamento de concurso ou no ajuste para sua elaboração.

Parágrafo único. Quando o projeto referir-se a obra imaterial de caráter tecnológico, insuscetível de privilégio, a cessão dos direitos incluirá o fornecimento de todos os dados, documentos e elementos de informação pertinentes à tecnologia de concepção, desenvolvimento, fixação em suporte físico de qualquer natureza e aplicação da obra
Fora as questões políticas.

[]'s
AlbertoRJ,

Grifei algumas partes do seu texto pra comentar.

A licitação foi dispensada há anos. Não é esse ato que está sendo questionado.
É o ato de comprar a despeito de relatório técnico sobre os concorrentes, desacompanhado de justificativa.
O que eu entendi dos entrevistados foi que não basta dizer "a escolha é política" e pronto.
O dinheiro continua sendo público e deve haver justificativa para gastá-lo.
A decisão política não pode ser arbitrária.

Se for feita uma compra de acordo com o relatório técnico, essa compra está justificada por esse mesmo relatório.
Se for feita outra compra, deve haver outra justificativa. As questões políticas também devem ser explicadas.
Daí o esforço do MD para moldar o relatório da FAB de acordo com a decisão já tomada.
Se não precisasse, não faria esse esforço.

Se não houver justificativa, a decisão pode ser questionada judicialmente e o ato pode vir a ser considerado nulo. Não a decisão de dispensar a licitação - isso já foi resolvido e está previsto no art.1º que você postou, nem precisa do art.2º -, mas a decisão de comprar determinado produto.
Foi isso que eu entendi.

Dispensa de licitação não é dispensa de legislação. O Direito se aplica mesmo aos processos de compras dispensadas de licitação.
Imagine um caso de superfaturamento, por exemplo. Pode ser investigado, mesmo que tenha sido dispensada a licitação. Os culpados podem ser punidos e o negócio pode até ser cancelado, com ressarcimento aos cofres públicos do dinheiro desviado, prisão dos envolvidos, cassação de direitos políticos, etc. Isso é só um exemplo pra mostrar que dispensa de licitação não é carta branca.
Foi isso que eu entendi da reportagem.

Abraço.

ELSONDUARTE
Avançado
Avançado
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#34148 Mensagem por ELSONDUARTE » Qui Fev 11, 2010 3:58 pm

O que acho engraçado, é que agora tem um monte de gente " interessada " na decisão dos caças, agora esta decisão pode ser questionada pelo Congresso, Procuradoria-Geral, por ação popular, talvez pelo PAPA e sabe Deus por mais quem. Agora uma pergunta, por que não questionaram as obras super faturas, por que não questionam os " Atos Secretos" e outros, por que não questionam toda a podridão / corrupção em que nossa classe politica esta atolada até o ultimo fio de cabelo??
Imagem

Imagem

Grifon
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#34149 Mensagem por Grifon » Qui Fev 11, 2010 4:01 pm

Regional do Ciesp critica opção por caça francês

A regional de São José dos Campos do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) divulgou hoje uma carta aberta na qual afirma que o governo brasileiro vem “contrariando a lógica da racionalidade” ao preferir o caça da empresa francesa Dassault na licitação F-X2. A concorrência, que visa reequipar os esquadrões de elite da Força Aérea Brasileira (FAB), deve consumir mais de 2 bilhões de euros com a compra de 36 aviões supersônicos.

O conteúdo da carta, assinada pelo diretor-titular Almir Fernandes e pelos vices Ney Pasqualini Bevacqua e Nerino Pinho Junior, defende que o processo de seleção seja conduzido pelo Comando da Aeronáutica, que declarou preferência pelo caça sueco Gripen.

“O caça francês, se escolhido, será uma derrota para todo o povo brasileiro, pois perderemos a oportunidade de nos tornarmos soberanos e independentes como nação e como potência”, diz o texto enviado pela regional do Ciesp de São José dos Campos, que congrega cerca de 60% das empresas do setor aeroespacial e de defesa brasileiro.

A diretoria da regional alega que, além de custos maiores, a compra dos caças da Dassault tornará o Brasil “dependente de uma única nação” como fornecedora de material bélico, já que firmou com o governo francês compromisso de compra de cinco submarinos, na ordem de R$ 11,5 bilhões, e de 50 helicópteros, por mais de R$ 4,7 bilhões.

A carta também cita informações divulgadas pela imprensa sobre os valores que estariam em negociação. O acordo com a Dassault, do avião Rafale, teria um custo de US$ 6,2 bilhões e um valor de manutenção de US$ 4 bilhões, totalizando US$ 10,2 bilhões. A norte-americana Boeing, com o F-18, custaria US$ 5,7 bilhões, mais a manutenção de US$ 2 bilhões – total de US$ 7,7 bilhões. Por fim, a sueca Saab, dona do Gripen NG, estaria cobrando US$ 4,5 bilhões, com um custo de manutenção de US$ 1,5 bilhão – US$ 6 bilhões ao todo.

FONTE: Agência Estado, via G1 / Blog Poder Aereo

GDA_Fear
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#34150 Mensagem por GDA_Fear » Qui Fev 11, 2010 4:11 pm

AlbertoRJ escreveu:

E quem disse que não haverá justificativa?
Uma coisa é dizer que o processo precisa de licitação e outra é que não será justificado.
Bom eu que não disse, mas da forma como estão acontecendo as coisas, do tipo "quero Rafale e acabou" tem no mínimo que ser explicado, só isso.

nveras
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 147 vezes

#34151 Mensagem por nveras » Qui Fev 11, 2010 4:25 pm

E se o Gripen não estiver operacional no prazo , quem vai se explicar por comprometer a segurança nacional?

E mais, a FAB tem que se explicar por que escolheu um caça que não está operacional no país de origem, requisito estabelecido por ela mesma.

|Conclusão:qualquer escolha será contestada.

Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#34152 Mensagem por Skyway » Qui Fev 11, 2010 4:32 pm

Quando o FX acabar, tem muita gente aqui que faria uma grana forte abrindo na feira uma barraca de peixe manjubinha, mama-reis, peixinho de vala.... :lol:

AD ASTRA PER ASPERA
Adriano
Sênior
Sênior

#34153 Mensagem por Adriano » Qui Fev 11, 2010 4:33 pm

Arlsan escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Divino,

Não sei onde onde esses juristas querem chegar, porque o Decreto é absolutamente claro:
Em seguida:
A dispensa de licitação já está justificada, porque o processo do FX-2 foi aberto SEM uma licitação e por intermédio do Ministério da Defesa e FAB.
Não é porque o Presidente fará a escolha política que ele terá que justificá-la, pois está já está justificada.
O processo todo foi realizado sem abertura de licitação e assim foi justificado pela FAB, Ministro de Estado da pasta competente e pelo próprio Presidente da República.
Ou seja, A AUSÊNCIA DE LICITAÇÂO está mais do que justificada.
A escolha do Presidente será submetida ao Conselho Nacional de Defesa, conforme determina a lei.

E acrescenta:
Onde existe irregularidade?

Chega a ser uma tentativa ingênua, na minha opinião. Como se compra armas de guerra e tecnologia bélica em um processo de licitação? Onde fizeram isso? Para seguir com um processo de licitação, dados que são absolutamente confidenciais precisariam estar disponíveis AO PÙBLICO, inclusive segredos militares e dos fabricantes:
Fora as questões políticas.

[]'s
AlbertoRJ,

Grifei algumas partes do seu texto pra comentar.

A licitação foi dispensada há anos. Não é esse ato que está sendo questionado.
É o ato de comprar a despeito de relatório técnico sobre os concorrentes, desacompanhado de justificativa.
O que eu entendi dos entrevistados foi que não basta dizer "a escolha é política" e pronto.
O dinheiro continua sendo público e deve haver justificativa para gastá-lo.
A decisão política não pode ser arbitrária.

Se for feita uma compra de acordo com o relatório técnico, essa compra está justificada por esse mesmo relatório.
Se for feita outra compra, deve haver outra justificativa. As questões políticas também devem ser explicadas.
Daí o esforço do MD para moldar o relatório da FAB de acordo com a decisão já tomada.
Se não precisasse, não faria esse esforço.

Se não houver justificativa, a decisão pode ser questionada judicialmente e o ato pode vir a ser considerado nulo. Não a decisão de dispensar a licitação - isso já foi resolvido e está previsto no art.1º que você postou, nem precisa do art.2º -, mas a decisão de comprar determinado produto.
Foi isso que eu entendi.

Dispensa de licitação não é dispensa de legislação. O Direito se aplica mesmo aos processos de compras dispensadas de licitação.
Imagine um caso de superfaturamento, por exemplo. Pode ser investigado, mesmo que tenha sido dispensada a licitação. Os culpados podem ser punidos e o negócio pode até ser cancelado, com ressarcimento aos cofres públicos do dinheiro desviado, prisão dos envolvidos, cassação de direitos políticos, etc. Isso é só um exemplo pra mostrar que dispensa de licitação não é carta branca.
Foi isso que eu entendi da reportagem.

Abraço.
Se o problema for o parecer técnico, peraí que em dez minutos o Saito entrega um novinho...
O tal "ranking", se existe, foi feito com base em um critério que pode ser reavaliado a qualquer momento. Pareceres "técnicos" podem ser refeitos e a escolha avalizada com base em novos "pesos". Creio que é nisso que o Nj se baseia.

O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Adriano
Sênior
Sênior

#34154 Mensagem por Adriano » Qui Fev 11, 2010 4:38 pm

nveras escreveu:E se o Gripen não estiver operacional no prazo , quem vai se explicar por comprometer a segurança nacional?

E mais, a FAB tem que se explicar por que escolheu um caça que não está operacional no país de origem, requisito estabelecido por ela mesma.

|Conclusão:qualquer escolha será contestada.
Pode ter certeza!!

Os mesmos oportunistas de sempre exigirão sua parte nos negócios. A engrenagem terá de ser bem engraxada senão vai emperrar.

O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Hader

#34155 Mensagem por Hader » Qui Fev 11, 2010 4:47 pm

Acho que agora todos compreendem a lógica das ações. Não há jornalista burro, mal informado, etc. Apertem os cintos.

[]'s

Responder