Noticias de Portugal

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Noticias de Portugal

#1651 Mensagem por soultrain » Dom Fev 07, 2010 11:00 pm

Face Oculta
Escutas revelam o ‘esquema’ e os negócios
Por Ana Paula Azevedo e Felícia Cabrita
Pode parecer ficção, mas o que ressalta das conversas telefónicas interceptadas no inquérito ‘Face Oculta’ é que um plano dominava a cabeça do primeiro-ministro e de um conjunto de homens da sua confiança ao longo de 2009: controlar a principal comunicação social do país



Escutas revelam o ‘esquema’ e os negócios

O plano envolveu directamente alguns dos principais gestores da PT e de outros grandes grupos económicos, mas também de bancos – todos qualificados como «os nossos».

O primeiro alvo que surge é a TVI e percebe-se que o «esquema» estava em marcha há quase um ano. Manuela Moura Guedes, que à sexta-feira abria o Jornal Nacional com notícias sobre o ‘caso Freeport’, era uma das vozes a silenciar. Mas para isso tinham de afastar da estação o director, José Eduardo Moniz. Armando Vara, quando a estratégia sofreu o primeiro revés, disse a frase certa numa das várias conversas interceptadas: «Esta operação era para tomar conta da TVI e limpar o gajo».

As primeiras escutas com relevância criminal são de Maio de 2009, com Paulo Penedos (advogado, dirigente do PS, assessor na PT e pivô para vários negócios) e Armando Vara (ex-dirigente do PS, muito próximo de Sócrates, e vice-presidente do BCP) a falarem do assunto com vários interlocutores.

No dia 26 de Maio, Penedos recebe um telefonema do administrador executivo da PT para quem trabalha: Rui Pedro Soares (ver biografia na pág. 9), o homem escolhido para ultimar o contrato com o grupo de media espanhol Prisa, que há muito se sabia estar vendedor de 30% da portuguesa Media Capital, dona da TVI.

Rui Pedro pede-lhe para ligar para a secretária de Manuel Polanco (líder da Prisa) na TVI, para «marcar a reunião para a semana, conforme combinado».



PT compra através de fundos

No dia seguinte, 27, Paulo Penedos dá conta dos seus receios a Américo Thomati (presidente executivo do Tagus Park, em representação da PT, a cujo quadro pertence). É que Zeinal Bava, presidente executivo da PT, não queria envolver o nome da empresa na compra e optara por engenharias participadas pelos bancos para a ocultar.

«O Zeinal já arranjou maneira de, não dizendo que não ao Sócrates, fazer a operação de forma que ele nunca aparece» – conta Penedos, explicando que vão «passar uns fundos para Londres». Thomati diz que «então são os fundos que aparecem a comprar». Paulo diz que não está disposto a ficar mal visto no mercado e o outro remata: «Não é conveniente para nenhum».



30% por 90 milhões

No dia 29 de Maio, Rui Pedro Soares diz que esteve «com o Júdice» (o advogado José Miguel Júdice, cujo nome é apenas referido, não existindo escutas de conversas com ele), que pensou outra solução. A Media Capital, empresa-mãe da TVI, detém outras participadas. Se a PT, aliada a parceiros de confiança, dividisse esse ‘bolo’ em fatias, conseguiriam dominar a holding através dos administradores lá colocados pelos vários compradores. Rui Pedro conta como se «inventou uma solução de antologia»: em vez de comprarem 30% da holding, «compram activos em baixo, o que permite que a PT, directamente, possa comprar a internet e a produtora de novelas, e que outras entidades mais inócuas vão comprar 30% da televisão».

Rui Pedro Soares e Paulo Penedos convocam para os ajudar João Carlos Silva (vogal da comissão executiva do Tagus Park e ex--presidente da RTP nomeado por Armando Vara, quando este foi ministro-adjunto de Guterres e tinha o pelouro da Comunicação Social).

No dia 2 de Junho, Rui pede a Paulo para fazer «aquele périplo pelos empresários do Porto, pessoas de confiança». Rui esclarece as contas: vão «comprar 30% por 90 milhões» e «era importante que o João Carlos conseguisse, pelo menos, uma participação de 9 milhões. Em dinheiro seriam 3 milhões, no máximo».

No dia 3 de Junho, Rui Pedro vai a Madrid, negociar com o patrão da Prisa, Manuel Polanco.



Manuela sai, para o entretenimento

No dia 5 de Junho, Penedos fala com um homem não identificado, mas que parece bem informado. Comunica-lhe que, na segunda-feira a seguir, vai ter «um dia lindo, que começa com Zeinal», às 8h45. Ao saber que, na reunião, o tema na mesa é a TVI, o interlocutor diz que «tem-se rido» com o assunto, pois tem «informação privilegiada».

Penedos revela que, quanto a «ela, Manuela Moura Guedes, vai ser anunciado já que vai sair» – «vai para o entretenimento». Moniz é um problema nesta altura ainda não resolvido: «Ele deve ser muito bom porque os espanhóis querem fazer a transição com tranquilidade». Têm medo de, «se o hostilizarem, perderem uma boa operação em Portugal» e afectarem os activos da Media Capital. O que Moniz «não sabe é que já não estão a pedir a cabeça dele». Ou seja, há outras formas de resolver a questão.

A 17 de Junho, Paulo Penedos não tem dúvidas sobre o desfecho do negócio e avisa um certo Luís (alguém que vive fora do país e que não surge identificado) de que «vai haver alterações imprevisíveis na comunicação social». Daí a dois dias, segundo as suas contas, a TVI «vai deixar de ser controlada por Moniz e Manuela».

O tal Luís quer saber se a Media Capital vai mudar de dono. Penedos garante o plano inicial, que apenas compram 30% à Prisa. Mas também poderão comprar o Correio da Manhã a Paulo Fernandes – já que o dono da Cofina, com a quebra das receitas de publicidade, admite desfazer-se do diário se não entrar no negócio da TVI. Pediu «140 milhões, para começar a conversar».



Impresa na mira

A Impresa, grupo de Francisco Pinto Balsemão, também é envolvida. Foram então comunicadas à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) duas operações, fora de Bolsa, de compra e venda de acções da holding do fundador do Expresso. A Ongoing, de Nuno Vasconcelos e Rafael Mora (accionistas da PT), compra mais 1,88% da Impresa. O BCP vendeu também a sua participação na Impresa, quase na mesma percentagem.

Paulo Penedos explica ainda ao incógnito Luís: «A confirmar-se a operação da TVI», esta «terá algum fôlego na reorganização da comunicação social, da qual apenas lhe dá um lamiré» – as «transacções do grupo Impresa nas últimas horas». «Está tudo ligado».

A encenação e o jogo psicológico noutras esferas de poder também não são descurados. Entre os sócios do Benfica opositores a Luís Filipe Vieira, surgira o movimento ‘Vencer, Vencer’ que convida Moniz para se candidatar à presidência do clube. O director da TVI admite estar a pensar seriamente no assunto – e Paulo Penedos vê logo aí «um sinal», uma «saída» mesmo.

Em conferência de imprensa, Moniz anuncia que afinal desiste, pois não tem tempo para preparar convenientemente a candidatura.

Paulo Penedos lamenta, mas acha que isso até «foi bom»: acabou por ser uma excelente «cortina de fumo», que já deixou às pessoas a ideia de que o próprio Moniz até está disponível, tem vontade em sair da direcção da TVI sem dramas e conotações políticas.

O negócio com a Prisa está quase fechado. A 19 de Junho, Rui Pedro Soares manda Paulo Penedos tratar de enviar a Manuel Polanco «um documento», por email. Penedos fala com a secretária do líder da Prisa em Madrid, diz-lhe que «é a versão definitiva».



Jantar com Sócrates: ‘é tudo ou nada’

Estava-se a 19 de Junho e Rui Pedro comenta com Penedos que está «tudo a seguir o seu caminho» e que vai «jantar com o 1.º». Telefona três horas depois e conta que «o chefe estava bem disposto».

No dia seguinte, 20 de Junho, Moniz dá uma conferência de imprensa e Paulo faz o relato a Rui: «Não tem nada de pessoal contra o primeiro--ministro» e «terá dito que, se não o ouvirem na alteração ao projecto, sai sem fazer barulho».

Então, conclui Rui, «a abordagem está a correr bem». Mas avisa que há uma alteração de última hora: Sócrates diz que «tem de ser a PT, especificamente, a fazer a operação». Penedos pergunta-lhe se o documento que foi para a Prisa já reflecte isso e a resposta é afirmativa. Rui, aliás, tem viagem marcada para Madrid daí a três dias para fechar o negócio. Penedos desabafa que «é uma situação de risco» e que tem «mais medo do lado interno».

Internamente, porém, a situação parecia salvaguardada. A PT assumia o negócio e Rui seria o substituto de Moniz. Para isso, teria de fazer uma espécie de comissão de serviço na Prisa. Sócrates – que é apelidado pelos seus como o «chefe» ou «chefe maior» – dissera-lhe que tinha de ir para a Prisa «durante três meses». O que ele acata: «O chefe diz que é tudo ou nada e que não pode ficar com a fama e sem o proveito».

Rui Pedro adianta que também «já está escolhido o homem da informação, o Paulo Baldaia» (director da TSF, rádio do grupo Controlinveste, de Joaquim Oliveira, que inclui o DN e o JN).



Notícias colocadas nos jornais

Mas o caso Benfica/Moniz, causara interrogações nos jornalistas e começam a circular informações de que a PT estava na corrida à TVI. Além disso, a súbita mudança de planos obriga a acções rápidas.

A 23 de Junho, terça-feira, Rui Pedro Soares parte para Madrid, num avião a jacto, para ultimar o negócio com a Prisa. Pelo telefone, comenta com Penedos a manchete do Diário Económico (da Ongoing) que satisfaz os seus objectivos. O jornal dá conta de que não apenas a PT, mas também a Telefónica estão na guerra pela Media Capital.

Nesse mesmo dia, a PT é obrigada a fazer um comunicado à CMVM em que admite o interesse estratégico na Media Capital – mas nega ter sido concretizado qualquer acordo.

Rui e Paulo esfregam as mãos: ambos concordam que, dada a forma como as coisas foram feitas, só uma teoria da conspiração anularia a ideia de que se tratou de uma «guerra entre empresas». «Ao menos a notícia já não sai de chofre».

O ego dos dois é enorme e Rui Pedro Soares festeja o rasgo intelectual de ambos: «Podemos escrever um livro e ser pagos a peso de ouro». Com a campanha eleitoral à porta, comenta que merece mesmo ser recompensado pelos seus feitos – depois disto, espera «obter do chefe ‘luz verde’ para lhe tratar da comunicação durante três meses».

Rui telefona para Armando Vara: «O que lhe está a parecer a comunicação?». O homem do BCP não vacila: «Boa».

Mas a rápida inversão de estratégia deixa os mais próximos preocupados. José Penedos (presidente da REN) não percebe, mas o filho explica-lhe que se trata de «uma cortina de fumo para dar a ideia de que há mais interessados e que se trata de algo com mero interesse empresarial para justificar a operação».



‘Isto é que é uma tristeza total’

Conta ainda ao pai como Rui voara para Madrid num jacto particular, com as minutas do contrato na mão, que já lhes tinha enviado por email. Os bancos com que a Prisa trabalha «não estavam a aceitar as condições financeiras» e, «por isso, estão agora a negociar». E adianta: «As minutas não foram feitas por mim mas pelo Bes Investimentos». José Penedos ri-se: «Isto é que é uma tristeza total».

Aos primeiros minutos do dia 24, Paulo Penedos reporta a Rui Pedro Soares as manchetes dos jornais da manhã seguinte, que está a ver nas televisões. Mas Rui, em Madrid, ainda está preocupado com outros imbróglios do negócio. Estão a terminar «um novo documento para o Moniz assinar». Vai mandar-lhe, para Penedos o ler.

A notícia correcta já está em alguns jornais, que não engoliram a história do interesse da Telefónica: o diário i tem como manchete «PT compra 30% da Media Capital». Os comentários sobre Moniz e as más relações com o Governo multiplicam-se e o ambiente começa a ficar tenso.

Rui Pedro Soares e Paulo Penedos apostam que houve fuga de informação. Paulo recebe os ecos da PT, que está dividida. Agora «está toda a gente contra» – «o chairman (Henrique Granadeiro) está contra», «o Zeinal faz isto porque é um profissional, mas está-se a torcer».

Rui Pedro Soares sabe que vai receber ataques, mas continua mais preocupado com José Eduardo Moniz, que ainda não saiu de cena: «Se o Moniz é corrido sem nós entrarmos, é melhor para a PT», mas «é pior para o ‘chefe máximo’».



Um contrato para Moniz

Paulo não tem dúvidas que «os gajos que trabalharam ali espalharam» informações. Por seu lado, Rui já informara quem de direito: «Disse ao Sócrates que tem a noção que andam nisto há dez meses e que só nos últimos dias é que…». Mas o primeiro-ministro tinha uma ideia fixa: «O Sócrates perguntou-me se não era melhor correr com o Moniz antes da PT entrar». Rui garantiu-lhe que não, porque «tem uma grande pára-choques para ele» (o ‘chefe’).

E Penedos: «Custe o que custar em termos de dinheiro, por muito que um gajo possa pensar que o crime compensa ou vamos beneficiar o gajo, o Moniz devia sair confortável para estar calado».

Mas o que os deixa mais moídos são os comentários do socialista Arons de Carvalho no i, ao dizer que teme que a entrada da PT na TVI possa ser vista como tentativa de pressão do Governo: «Parece que põe cá a história toda e, ainda por cima, burro, dá como certa a entrada da PT».

Dia 24 é dia de debate na Assembleia da República, entre Governo e oposição e os homens do plano adivinham que vem aí um ataque a Sócrates.

Ainda em Madrid, com ordens para manter o plano, Rui aguarda a todo o momento a hora em que irá falar com a Prisa. Dá então instruções a Penedos para meter de imediato uma pessoa num avião, para lhe levar o seu computador a Madrid.

Entretanto, pede-lhe que vá ao seu gabinete e entre no seu email – «a password é ‘Sócrates2009». O contrato de Moniz está concluído e tem de ser «entregue a Zeinal».

Falta um minuto para as 11 horas da manhã, quando Fernando Soares Carneiro (outro administrador executivo da PT) telefona a Armando Vara. Recorda-lhe o almoço em que falaram «das perpétuas» (acções de direito perpétuo, que também pode significar golden share) e pergunta ao vice-presidente do BCP quando «termina o prazo». Este responde que «precisam de tomar uma decisão hoje». Fernando diz-lhe que «interessa que esteja a ser analisado o pacote da PT» – Vara responde apenas que «está» e «o outro está mas não é para já».

À mesma hora, Paulo Penedos lê um documento a Rui Pedro Soares. Trata-se de um contrato de prestação de serviços para «consultor» do grupo PT na área dos audiovisuais. Pela conversa de ambos, deduz-se que seria um contrato para Moniz assinar.



Sócrates já falou com Zapatero

Paulo Penedos diz a Rui que Soares Carneiro lhe «disse que o negócio estava feito», pois «ontem à noite o Zapatero (chefe do Governo espanhol) tinha falado com Sócrates».

São três horas da tarde (ainda do dia 24) e Rui Pedro Soares pergunta a Penedos «se a Mediapro já disparou» (trata-se de outro grupo de media espanhol, dono da cadeia La Sexta, que em Maio de 2009 os jornais espanhóis diziam ser alvo do interesse da Prisa, que estudaria uma fusão). Penedos responde: «A informação que há aqui é que dispararam; a Mediapro e as acções da Prisa dispararam 9%».



Como condicionar Cavaco

Ainda na mesma conversa, Rui Pedro Soares equaciona mais uma ideia: «As rádios (da Media Capital) vão ser compradas pela Ongoing e pelo genro de Cavaco» (o empresário Luís Montez).

Penedos comenta que «isso é bom» e pergunta--lhe se é «o autor desta patifaria». Rui Pedro acrescenta, referindo-se a Cavaco, que «é o preço da paz e que esse cala-se logo, fica a cuidar dos netos».

O debate no Parlamento começa por essa altura e Penedos vai relatando o que se passa a Rui Pedro Soares. Diogo Feio, deputado do CDS, pergunta a Sócrates se o Governo está a par do negócio da PT/TVI. E o primeiro-ministro perde a calma, mas nega: «O Governo não dá orientações nem recebe informações da PT».

Rui Pedro pede então a Paulo que vá aos estatutos da PT ver em que circunstâncias a golden share do Estado na empresa tem de dar parecer. Penedos pergunta se o negócio «está fechado ou não». Rui diz que sim, mas, como a questão «Moniz não está fechada», ele também «não fecha» – não quer «cair do cavalo abaixo, deixando a questão do Moniz por assinar antes de assinarmos». «Os gajos estão debaixo de uma pressão terrível pois as acções da Prisa cresceram hoje 14%», acrescenta. Mas chegam à conclusão que «está tudo feito em fanicos».

À noite, Armando Vara recebe um telefonema de outro arguido no ‘Face Oculta’, o empresário Fernando Lopes Barreira, que lhe pergunta se viu «a entrevista da ‘bruxa’» à SIC Notícias (referindo-se a Manuela Ferreira Leite, líder do PSD). Vara responde que não e o amigo comenta que «saiu-se bem».

Vara diz que já ouviu dizer que ela disse que Sócrates mentiu, ao dizer que não sabia de nada. Comentam que «não se dizia uma coisa dessas». Vara diz que «ninguém acredita que não soubesse», diria antes que «foi um erro trágico», «ele tinha de ter dito que não foi oficialmente informado, mas tinha conhecimento disso». Termina a dizer que as cisas vão correr mal e Lopes Barreira responde que não tem a mínima dúvida. No dia seguinte, 25, Cavaco Silva desafia publicamente a PT a esclarecer o que se passa. Zeinal Bava, presidente executivo da PT, vai à RTP dizer que não havia negócio nenhum, apenas uma disponibilidade de ambas as partes. Nos bastidores discute-se: avança-se ou não se avança. Até que Sócrates anuncia que, se a PT prosseguir, o Estado usará a golden share para vetar o negócio.

O plano sofre assim um sério revés, mas não ficaria por aqui.

paula.azevedo@sol.pt

felicia.cabrita@sol.pt
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Socied ... e%20Oculta





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Noticias de Portugal

#1652 Mensagem por soultrain » Dom Fev 07, 2010 11:08 pm

'Face Oculta'
Porquê o atentado contra o Estado de Direito
Por Ana Paula Azevedo e Felícia Cabrita
Os crimes de atentado contra o Estado de Direito (art.º 9.º Lei dos Crimes da Responsabilidade dos Titulares dos Cargos Políticos) verifica-se quando um «titular de cargo político, com flagrante desvio ou abuso das suas funções ou com violação dos inerentes deveres», «tenta alterar ou subverter o Estado de Direito constitucionalmente estabelecido, nomeadamente os direitos, liberdades e garantias» previstos na Constituição e noutras leis (como as de Imprensa e Televisão)



O crime não se verifica apenas no caso de terrorismo, por exemplo, como toda a gente é levada a pensar num primeiro raciocínio. A lei ressalva que o crime pratica-se «ainda que por meio não violento nem de ameaça de violência». A pena prevista é de 2 a 8 anos de prisão se o crime se consumar, caso contrário é de 1 a 4.

Recorde-se que a Constituição estabelece que Portugal é «um Estado de Direito democrático, baseado na soberania popular, no pluralismo de expressão e organização política democráticas, no respeito e na garantia de efectivação dos direitos e liberdades fundamentais» - nomeadamente, a «liberdade de imprensa e meios de comunicação social». E um dos deveres do Estado é, precisamente, «assegurar a liberdade e independência dos órgãos de comunicação social perante o poder político e económico».

paula.azevedo@sol.pt e felicia.cabrita@sol.pt
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Socied ... e%20Oculta





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55302
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2763 vezes
Agradeceram: 2443 vezes

Re: Noticias de Portugal

#1653 Mensagem por P44 » Seg Fev 08, 2010 10:59 am

soultrain escreveu:
capr escreveu: Esta crise não ira durar muito mais, o problema do défice com certeza estará resolvido dentro de poucos anos, um dos grandes problemas estruturais da economia Portuguesa está quase resolvido, ou seja a energia, a nível eléctrico quase que podemos dizer está arrumado, já não precisamos de importar mais combustíveis fosseis para produção de electricidade e para os transportes, para o ano começam a ser comercializados os carros eléctricos com grandes ajudas do estado para quem os adquirir. Só temos razões para estarmos optimistas e confiantes no futuro do país.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Nada como uma concentração de piadas num fim de semana. A energia e dos carros eléctricos foi a melhor.

Fechem a central do Pego, de Sines e Estarreja. Cortem os cabos que vêm de Espanha, o nosso querido forista garante.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

AVISO: LAMBER O TRASEIRO DO SÓCRATES CAUSA EFEITOS ALUCINOGÉNICOS!!!




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55302
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2763 vezes
Agradeceram: 2443 vezes

Re: Noticias de Portugal

#1654 Mensagem por P44 » Seg Fev 08, 2010 11:18 am

08 Fevereiro 2010 - 00h30
Estado do Sítio
A organização
As conversas entre o chefe e um dos mais activos operacionais da organização serão com certeza a cereja em cima do bolo.

Os indígenas não se podem queixar. A uma semana do Carnaval os cabeçudos saíram à rua e deram interessantes espectáculos à populaça. É certo que a vidinha está cada vez mais miserável, o desemprego aumenta, os salários estão mais do que congelados, o futuro é muito negro, vêm aí mais impostos e a crise promete continuar por muitos e bons anos. Tudo isto é verdade.

Mas enquanto o pau vai e vem assistiu-se a uma interessante fantochada na Assembleia da República, com deputados e ministros aos gritos por causa de uns milhões para a Madeira. Tudo isto com ameaças de demissão, chantagens, Conselhos de Estado e muita palhaçada pelo meio. E, quando se esperava um merecido fim-de-semana passado nos centros comerciais, eis que vêm a público umas conversas muito interessantes sobre negócios na Comunicação Social. Os indígenas não se podem verdadeiramente queixar de falta de emoção e de animação.

E podem até ficar orgulhosos pelo facto de viverem neste sítio pobre, deprimido, manhoso, corrupto e, obviamente, cada vez mais mal frequentado pelo simples facto de terem ficado a saber que por cá também existe uma organização poderosa que manipula mercados, controla empresas cotadas na Bolsa, faz negócios de milhões com o dinheiro dos outros e compra pessoas a torto e a direito. Uma organização de elevado nível que conta entre os seus membros importantes com figuras da sociedade, como políticos, gestores, advogados e, pasme-se, magistrados que ocupam altos-cargos na estrutura judicial. Alguma almas mais sensíveis ficaram chocadas com as revelações, sugeriram inquéritos e investigações suplementares e prometeram não ficar caladas perante tal afronta ao chamado Estado de Direito.

Mas são apenas palavras que o vento de Inverno se encarregará de levar para bem longe. A organização, essa, mantém-se determinada a continuar a sua obra patriótica, custe o que custar, numa espécie de tudo ou nada para continuar a controlar o poder e o dinheiro que os indígenas pagam a mal ou a bem para o Orçamento deste Estado que alguns teimam em chamar de Direito. E os indígenas, naturalmente excitados com tanta animação, já esperam ansiosamente pelos novos episódios deste extraordinário filme produzido e realizado em solo luso. Com uma certeza nas suas mentes perversas. As conversas entre o chefe e um dos mais activos operacionais da organização serão com certeza a cereja em cima do bolo.



António Ribeiro Ferreira, Jornalista

http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx? ... C7C09799BB




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

Re: Noticias de Portugal

#1655 Mensagem por tflash » Seg Fev 08, 2010 12:19 pm

Isto de ter uma máfia não será um plano patriótico do governo para nos elevar ao nível de Itália?
:D :D :D




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Noticias de Portugal

#1656 Mensagem por soultrain » Seg Fev 08, 2010 12:34 pm

Repito pois ficou perdido:
tflash escreveu:com a trapalhada financeira, esta noticia está a passar ao lado...

A polícia portuguesa detectou, em Óbidos, uma casa alegadamente abandonada por membros da ETA onde foi encontrado "abundante material explosivo".
(Vincent West/Reuters)

A informação foi dada à agência espanhola EFE por fontes da luta antiterrorista em Madrid. O PÚBLICO apurou entretanto que esta era a base que a organização basca tinha já montado em Portugal.

O PÚBLICO sabe ainda que a 1 de Fevereiro foi interceptada pelas autoridades portuguesas uma carrinha com material explosivo e matrículas falsas, na zona de Óbidos. O veículo foi interceptado numa operação de rotina contra acções de contrabando e no seu interior estavam dois suspeitos membros da ETA, que conseguiram fugir.

A operação que conduziu à identificação desta base da ETA foi realizada pela GNR e desencadeada pela dona da casa que estava alugada a suspeitos membros do grupo terrorista. Suspeitando de algo estranho, já que a casa se encontrava fechada há algum tempo, a proprietária resolveu contactar as autoridades, dando assim início a toda a operação.

Dentro do apartamento terão sido encontradas importantes quantidades de explosivos, nomeadamente nitrometano, bem como detonadores e bombas-lapa, entre outro tipo de materiais, revela o "El Mundo". Está neste momento a ser inventariado todo o material, numa operação em que participam responsáveis da Guardia Civil e da GNR.

A detecção dos explosivos parece assim confirmar as suspeitas da polícia espanhola, que acreditava que a ETA já se teria instalado em Portugal. Há poucas semanas, o próprio ministro do Interior espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba, considerou "razoável" que a organização terrorista basca estivesse a criar uma base no nosso país porque "é cada vez mais difícil aos etarras irem para França", disse então.

No passado dia 21 de Janeiro, Rubalcaba reuniu-se, em Toledo, com o ministro do Interior Rui Pereira a fim de trocarem impressões sobre a possbilidade de a ETA ter instalado uma base logística em Portugal. Durante o encontro, celebrado por ocasião do Conselho Informal dos Ministros do Interior e da Justiça da UE, Pérez Rubalcaba pediu igualmente a Rui Pereira que facilitasse a entrega a Espanha dos dois presumíveis etarras detidos em Portugal, Garikoitz García Arrieta e Iratxe Yáñez Ortiz de Barron, detidos em Janeiro.
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Estou chocado, então nem uma palavra do colega capr????

Os homens vêm cá montar uma fabrica de bombas para exportar para Espanha e quiçá para o mundo e são tratados assim? Nem sequer lhes é atribuído o projecto PIN? Nem um tijolo na inauguração com ministros? Bolas, tinha de aparecer a justiça e acabar com tudo.

É assim que tratam o investimento estrangeiro? Depois queixam-se da deslocalização, que o capital foge de Portugal, pudera, né?

Reparem que era a fabrica e todo o centro logístico, estamos a falar de centenas de empregos, directos e indirectos perdidos, até poderiam-se fazer visitas guiadas capitalizando o turismo.

E perde a justiça tempo a investigar o socas...

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55302
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2763 vezes
Agradeceram: 2443 vezes

Re: Noticias de Portugal

#1657 Mensagem por P44 » Seg Fev 08, 2010 1:02 pm

Uma joint-venture com a ETA, para o renascimento da industria de explosivos, isso é que era!

Até se poderia fazer um ramal de TGV directo a Óbidos, para maior rapidez de escoamento da produção!




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

Re: Noticias de Portugal

#1658 Mensagem por tflash » Seg Fev 08, 2010 1:16 pm

Um Cluster tecnológico em crescimento com possibilidades de crescimento e expansão para o Médio Oriente. Ainda por cima instalado numa zona que está a sofrer com a concorrência da indústria de loiça chinesa. Dai que eu sujiro:

A conciliação da indústria tradicional de loiça das caldas da rainha com esta nova industria que se instala.

Teriamos bonecos das Caldas recheados com c4 e versões dos zé povinho adaptadas às realidades culturais dos países compradores com expressões tal como "Queres petróleo? Toma!"

Ai está uma boa maneira de melhorar as contas públicas.

ps: para quem não conhece a loiça das Caldas...

http://loicadascaldas.no.sapo.pt/




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55302
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2763 vezes
Agradeceram: 2443 vezes

Re: Noticias de Portugal

#1659 Mensagem por P44 » Seg Fev 08, 2010 1:27 pm

mas estamos a ficar importantes no mundo, já condicionamos Wall Street e tudo! Mais um brilharete do grande zé sócas!
Bolsas (act.)
Dow Jones cai abaixo dos 10 mil pontos

Margarida Vaqueiro Lopes
08/02/10 14:44

O Dow Jones está no valor mais baixo dos últimos três meses.


O nervosimo dos investidores quanto à saúde financeira de alguns países europeus motivou uma abertura em baixa de Wall Street.

O índice tecnológico Nasdaq cedia 0,21%, enquanto o S&P 500 regredia 0,32%, com o sector financeiro a liderar as perdas. No mesmo sentido, o Dow Jones recuava 0,42% para 9,962 pontos. É a primeira vez em três meses que o índice industrial cai abaixo da barreira psicológica dos 10 mil pontos.

Os mercados norte-americanos estão assim em sintonia com as perdas apresentadas pelas principais praças europeias, que continuam a ser pressionadas pelos receios em torno das finanças públicas gregas, espanholas e portuguesas.

"Os dados positivos da economia e das empresas não estão a compensar a incerteza que se sente em relação à Europa. Os investidores devem continuar atentos. Não ficaria admirado se os mercados continuassem a cair durante esta semana", disse um analista à Bloomberg.

A primeira sessão da semana está ainda a ser marcada pela notícia da nomeação de John Thain, antigo presidente da Merrill Lynch, para CEO do banco CIT.
http://economico.sapo.pt/noticias/fanta ... 81041.html




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55302
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2763 vezes
Agradeceram: 2443 vezes

Re: Noticias de Portugal

#1660 Mensagem por P44 » Seg Fev 08, 2010 1:35 pm

06 Fevereiro 2010 - 00h30
Investigação
Conspiração para anular Cavaco
Escutas revelam que Sócrates e Vara tinham plano para antecipar eleições legislativas, utilizar dinheiro de empresas públicas na campanha e controlar a Comunicação Social.



Controlar a Comunicação Social, usar dinheiro de empresas públicas para financiar os interesses do PS, condicionar e constranger a actuação do Presidente da República de forma a provocar eleições antecipadas em 2011. O CM sabe que, no essencial, foi este o plano e a acção conspirativa que os magistrados viram nos indícios recolhidos nas conversas mantidas entre José Sócrates e Armando Vara. Uma conspiração liderada ao mais alto nível que era combinada com intromissão na vida interna de empresas do sector empresarial do Estado e visava o Presidente da República, quer com ataques políticos, quer, sobretudo, com a tentativa de o limitar devido a interesses do genro.

José Sócrates e Armando Vara revelavam uma cumplicidade extrema e uma proximidade nos objectivos. É, aliás, claro algum ascendente de Vara sobre Sócrates, chegando a mandar calar o primeiro-ministro numa das conversas escutadas pela investigação. Para os dois, era evidente que o PS iria perder a maioria absoluta nas eleições de 27 de Setembro e que teriam de criar condições para regressar à maioria absoluta num cenário de crise política que pudessem potenciar a seu favor. Analisaram as consequências negativas em termos de imagem pública mas decidiram avançar. Era preferível fazê-lo naquele momento do que mais tarde. Em meados de Junho, a vitória do PSD já se tinha concretizado nas eleições europeias e Sócrates precisava, com urgência, de mudar o rumo. O ‘Jornal Nacional de 6ª’, da TVI, era um pesadelo para o primeiro-ministro. Cavaco Silva era um entrave, como veio a confirmar-se no dia em que o Presidente fez uma intervenção pública sobre o negócio de compra da TVI pela PT, obrigando o Governo a recuar e Sócrates a justificar-se.

O CM sabe que as conversas interceptadas, transcritas e validadas pelo juiz de instrução mostram um primeiro-ministro com um deficiente sentido de Estado. Cavaco Silva, Presidente da República, é várias vezes insultado; Manuela Ferreira Leite, líder do PSD, também é tratada de forma desprimorosa e até com insultos de cariz sexual.

Teófilo Santiago, responsável da PJ de Aveiro, Marques Vidal, do MP na mesma cidade, e depois o juiz de instrução, António Costa Gomes, não tiveram dúvidas em considerar que as conversas que envolviam a intromissão na PT e noutras empresas controladas directa ou indirectamente pelo Estado configuravam o crime de atentado contra o Estado de Direito Democrático. Estava em causa o ruir de um dos mais importantes pilares da democracia, calava-se as críticas, controlava-se o poder económico.

Exemplo disso foi o pagamento da presença de Luís Figo no último dia da acção de campanha do PS. A fundação do ex-jogador recebeu uma considerável quantia pelo apoio, paga através de dinheiro da PT.

A dimensão do ‘plano’ era de tal modo assustadora que Teófilo Santiago, um dos mais respeitados quadros da Judiciária e o único no activo que mantém o crachá de ouro, assinou um documento, datado de 12 de Junho, onde diz não ter dúvidas de que o processo negocial de compra da TVI por parte da PT revela 'um sério atropelo dos mais elementares princípios que devem nortear os Estados democráticos'.

JÁ NINGUÉM FICA PERPLEXO EM BELÉM

Quinta-feira, dia 25 de Junho. Durante uma visita a Guimarães, Cavaco Silva falou sobre o negócio de compra da TVI pela Portugal Telecom: 'Face às dúvidas fortes que estão instaladas na sociedade portuguesa, é importante que os responsáveis da PT expliquem aos portugueses o que é que está a acontecer entre a PT e a TVI. É uma questão de transparência.' Na véspera, José Sócrates, zangado, jurava no Parlamento que não sabia absolutamente nada do negócio. Um dia depois da intervenção presidencial, o primeiro-ministro comunicava o veto do Governo ao negócio.

Agora, depois da divulgação das escutas do caso Face Oculta, Belém mantém-se em silêncio. Mas o CM sabe que tanto o conteúdo das conversas como as tentativas de envolver e calar o Presidente da República não causaram a mínima surpresa em Belém. Por uma razão: já nada que envolva o Executivo causa perplexidade na Presidência.



Eduardo Dâmaso/Tânia Laranjo / A.R.F
http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx? ... 00181&h=11




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61533
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6328 vezes
Agradeceram: 6676 vezes
Contato:

Re: Noticias de Portugal

#1661 Mensagem por Túlio » Seg Fev 08, 2010 2:14 pm

tflash escreveu:Um Cluster tecnológico em crescimento com possibilidades de crescimento e expansão para o Médio Oriente. Ainda por cima instalado numa zona que está a sofrer com a concorrência da indústria de loiça chinesa. Dai que eu sujiro:

A conciliação da indústria tradicional de loiça das caldas da rainha com esta nova industria que se instala.

Teriamos bonecos das Caldas recheados com c4 e versões dos zé povinho adaptadas às realidades culturais dos países compradores com expressões tal como "Queres petróleo? Toma!"

Ai está uma boa maneira de melhorar as contas públicas.

ps: para quem não conhece a loiça das Caldas...

http://loicadascaldas.no.sapo.pt/

E aí está novamente a amada Terra-Mãe, sempre a nos surpreender. Bombas de todos os tipos, formatos e cores, nem eu imaginaria botar algo assim na Fênix Negra, pá!

Eis que novamente a realidade supera a ficção...

Mas somos vossos melhores alunos, todos sabemos que há distintas e honradas pessoas legitimamente brazucas que aí representam profícuas entidades nossas semi-governamentais como MST, PCC e CV, pessoas que certamente irão assegurar rendosos contratos de exportação vossos para cá nos explodirmos à vontade. Contamos, é claro, com vossos préstimos para satisfatórias cláusulas de ToT, ao fim do cumprimento das quais já poderíamos nos autodestruir sem gastar um centavo em preciosas divisas.

Aliás, falando em exportação/importação: por que não nos exportam o Sócas? Cá temos um grave problema para escolher o próximo Presidente, são tão diferentes uns dos outros quanto um jacaré de um crocodilo. Macho e fêmea, acrescento. Só não nos mandem o Armando Vara pois nossa capital não tem espaço para todos os gays que a invadiriam em delírio, só de lhe ouvir o nome... :mrgreen: [003] :lol: :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55302
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2763 vezes
Agradeceram: 2443 vezes

Re: Noticias de Portugal

#1662 Mensagem por P44 » Seg Fev 08, 2010 2:18 pm

tu queres o sócas que é para ele legalizar aí o casamento gay, confessa lá... :twisted: :twisted: :twisted:

mas acho que ele prefere ir para ministro da informação e propaganda do Chavez 8-]




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61533
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6328 vezes
Agradeceram: 6676 vezes
Contato:

Re: Noticias de Portugal

#1663 Mensagem por Túlio » Seg Fev 08, 2010 2:34 pm

Seria um ministério BEM rápido, eis que a patota está a cair a olhos vistos. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55302
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2763 vezes
Agradeceram: 2443 vezes

Re: Noticias de Portugal

#1664 Mensagem por P44 » Seg Fev 08, 2010 2:39 pm

Túlio escreveu:Seria um ministério BEM rápido, eis que a patota está a cair a olhos vistos. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

mas na Venezuela ainda deve haver muita TV e rádio para fechar e muito jornalista para perseguir, ou não? :?


é que senão ele fica sem trabalho :cry:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

Re: Noticias de Portugal

#1665 Mensagem por tflash » Seg Fev 08, 2010 2:45 pm

Infelizmente não podemos exportar o socas. :(

Tem uma governação que se assemelha a uma arma de destruição maciça, dai que ao exportá-lo para o Brasil podia ser considerado como uma ameaça pelos EUA.

:evil:




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Responder