Caiu um UH-1H da FAB em CG
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Re: Caiu um UH-1H da FAB em CG
Pessoal a senhora foi socorrida pelos bombeiros e foram pra um outro municipio aonde teria meio aereo para poder assisti-la melhor e recebeu medicamentos.
EDITADO POR PAISANO!!!
- R.A.Barros
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Re: Caiu um UH-1H da FAB em CG
Papagaio, foi justamente isso o que eu disse, o piloto não póde dar potência com baixa rotação. O piloto não usou potência máxima para decolar, pois foi ganhando altitude na horizontal e quando viu que tinha obstaculos próximos, deve ter dado potência máxima e o RPM 'morreu'.papagaio escreveu:jp
Esqueça a baixa rotação.
O piloto não decolou com rotação baixa, isso é apenas impressão, como expliquei ao R.A. Barros. Só pra exemplificar melhor, se a a aeronave estivesse com baixa rotação e se puxasse o coletivo para decolar, a rotação diminuiria mais ainda e a aeronave afundaria ao invés de decolar.
Mas o que impediria do piloto decolar com low rpm ? Uma luz de alerta, certo ? E se essa luz estava com problemas? Avaliar um acidente com uma aeronave dessa idade é complicado, são muitos fatores.
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Re: Caiu um UH-1H da FAB em CG
R.A. Barros
Vou tentar te responder de uma forma bem simplificada, porque se não fica um texto muito técnico, que não agregaria muito ao debate.
1) O que impediria o piloto decolar com low rpm?
a) A aeronave simplesmente não teria sustentação, ela afundaria.
b) Existe um check-list pré-decolagem, que com certeza verifica a rotação.
c) Existe um instrumento no painel, chamado tacômetro, no caso do UH-1 é um duplo tacômetro, que indica a rotação do rotor principal e a rotação da turbina de gases. Esses dois "ponteiros" ficam casados num mesmo instrumento, de forma que se houver queda de rotação, de um ou de ambos, fica visível ao piloto. A luz de alarme "rotor low rpm", varia com o modelo de helicóptero, pode ser uma luz no pianel até a soma de luz e aviso sonoro, haja vista a gravidade da situação. Então se a luz está com problemas, existe um instrumento convencional no painel para indicar o problema, a luz serve mais pra enfatizar.
2) Aeronave pra voar significa fluxo de ar nas asas de um avião ou rotação no rotor de um helicóptero, se não houver isso, é um abraço, crash, ....
Esqueçam a baixa rotação, não foi o caso.
Abraços,
Vou tentar te responder de uma forma bem simplificada, porque se não fica um texto muito técnico, que não agregaria muito ao debate.
1) O que impediria o piloto decolar com low rpm?
a) A aeronave simplesmente não teria sustentação, ela afundaria.
b) Existe um check-list pré-decolagem, que com certeza verifica a rotação.
c) Existe um instrumento no painel, chamado tacômetro, no caso do UH-1 é um duplo tacômetro, que indica a rotação do rotor principal e a rotação da turbina de gases. Esses dois "ponteiros" ficam casados num mesmo instrumento, de forma que se houver queda de rotação, de um ou de ambos, fica visível ao piloto. A luz de alarme "rotor low rpm", varia com o modelo de helicóptero, pode ser uma luz no pianel até a soma de luz e aviso sonoro, haja vista a gravidade da situação. Então se a luz está com problemas, existe um instrumento convencional no painel para indicar o problema, a luz serve mais pra enfatizar.
2) Aeronave pra voar significa fluxo de ar nas asas de um avião ou rotação no rotor de um helicóptero, se não houver isso, é um abraço, crash, ....
Esqueçam a baixa rotação, não foi o caso.
Abraços,
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Re: Caiu um UH-1H da FAB em CG
Um bom domingo a todos do DB.papagaio escreveu:R.A. Barros
Vou tentar te responder de uma forma bem simplificada, porque se não fica um texto muito técnico, que não agregaria muito ao debate.
1) O que impediria o piloto decolar com low rpm?
a) A aeronave simplesmente não teria sustentação, ela afundaria.
b) Existe um check-list pré-decolagem, que com certeza verifica a rotação.
c) Existe um instrumento no painel, chamado tacômetro, no caso do UH-1 é um duplo tacômetro, que indica a rotação do rotor principal e a rotação da turbina de gases. Esses dois "ponteiros" ficam casados num mesmo instrumento, de forma que se houver queda de rotação, de um ou de ambos, fica visível ao piloto. A luz de alarme "rotor low rpm", varia com o modelo de helicóptero, pode ser uma luz no pianel até a soma de luz e aviso sonoro, haja vista a gravidade da situação. Então se a luz está com problemas, existe um instrumento convencional no painel para indicar o problema, a luz serve mais pra enfatizar.
2) Aeronave pra voar significa fluxo de ar nas asas de um avião ou rotação no rotor de um helicóptero, se não houver isso, é um abraço, crash, ....
Esqueçam a baixa rotação, não foi o caso.
Abraços,
Ótimos esclarecimentos, papagaio e R.A. Barros. Mas observando o vídeo fiquei com uma dúvida com relação a esta decolagem. O problema, seja ele qual for, já seria do conhecimento do piloto no período de 00:00 a 00:20 do vídeo?
Agradeço suas respostas.
Um fraternal abraço,
.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "
Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "
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- Slip Junior
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Re: Caiu um UH-1H da FAB em CG
Apenas tentando dar uma mão na explicação sobre operação de helicópteros (eu sei pouco, então se falar alguma coisa errada, alguém de asas rotativas, por favor, me corrija):
Em helicópteros monomotores, existe uma coisa chamada "curva do homem morto" que define basicamente áreas de envelope velocidade x altitude em que, no caso da pane do motor, o piloto não teria condições de fazer um pouso seguro em auto-rotação.
Segue um exemplo:
Pelo diagrama, dá para se notar que, para evitar as áreas inseguras, o piloto deve acelerar a aeronave até cerca de 50 knots antes de começar a ganhar altitude.
Isso ocorre porque, no caso de pane de motor, o piloto poderá "trocar" velocidade (ou altitude) por sustentação e garantir que o helicóptero pouse com uma taxa de descida segura.
Quanto ao acidente em específico, prefiro não opinar sobre a qualidade do piloto porque não tenho conhecimento suficiente para isso e sinceramente acho vergonhoso definir uma pessoa como incompetente sem ter base teórica/prática para afirmar isso, assim como considero hipocrisia simplesmente vanglorizar atos sem ser capaz de avaliá-los.
Abraços
Em helicópteros monomotores, existe uma coisa chamada "curva do homem morto" que define basicamente áreas de envelope velocidade x altitude em que, no caso da pane do motor, o piloto não teria condições de fazer um pouso seguro em auto-rotação.
Segue um exemplo:
Pelo diagrama, dá para se notar que, para evitar as áreas inseguras, o piloto deve acelerar a aeronave até cerca de 50 knots antes de começar a ganhar altitude.
Isso ocorre porque, no caso de pane de motor, o piloto poderá "trocar" velocidade (ou altitude) por sustentação e garantir que o helicóptero pouse com uma taxa de descida segura.
Quanto ao acidente em específico, prefiro não opinar sobre a qualidade do piloto porque não tenho conhecimento suficiente para isso e sinceramente acho vergonhoso definir uma pessoa como incompetente sem ter base teórica/prática para afirmar isso, assim como considero hipocrisia simplesmente vanglorizar atos sem ser capaz de avaliá-los.
Abraços