Caiu um UH-1H da FAB em CG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Cougar_PH
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Re: Caiu um UH-1H da FAB em CG

#46 Mensagem por Cougar_PH » Sáb Fev 06, 2010 12:44 pm

Pessoal a senhora foi socorrida pelos bombeiros e foram pra um outro municipio aonde teria meio aereo para poder assisti-la melhor e recebeu medicamentos.




EDITADO POR PAISANO!!!
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R.A.Barros
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Re: Caiu um UH-1H da FAB em CG

#47 Mensagem por R.A.Barros » Sáb Fev 06, 2010 1:01 pm

papagaio escreveu:jp
Esqueça a baixa rotação.
O piloto não decolou com rotação baixa, isso é apenas impressão, como expliquei ao R.A. Barros. Só pra exemplificar melhor, se a a aeronave estivesse com baixa rotação e se puxasse o coletivo para decolar, a rotação diminuiria mais ainda e a aeronave afundaria ao invés de decolar.
Papagaio, foi justamente isso o que eu disse, o piloto não póde dar potência com baixa rotação. O piloto não usou potência máxima para decolar, pois foi ganhando altitude na horizontal e quando viu que tinha obstaculos próximos, deve ter dado potência máxima e o RPM 'morreu'.

Mas o que impediria do piloto decolar com low rpm ? Uma luz de alerta, certo ? E se essa luz estava com problemas? Avaliar um acidente com uma aeronave dessa idade é complicado, são muitos fatores.




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papagaio
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Re: Caiu um UH-1H da FAB em CG

#48 Mensagem por papagaio » Sáb Fev 06, 2010 4:36 pm

R.A. Barros
Vou tentar te responder de uma forma bem simplificada, porque se não fica um texto muito técnico, que não agregaria muito ao debate.
1) O que impediria o piloto decolar com low rpm?
a) A aeronave simplesmente não teria sustentação, ela afundaria.
b) Existe um check-list pré-decolagem, que com certeza verifica a rotação.
c) Existe um instrumento no painel, chamado tacômetro, no caso do UH-1 é um duplo tacômetro, que indica a rotação do rotor principal e a rotação da turbina de gases. Esses dois "ponteiros" ficam casados num mesmo instrumento, de forma que se houver queda de rotação, de um ou de ambos, fica visível ao piloto. A luz de alarme "rotor low rpm", varia com o modelo de helicóptero, pode ser uma luz no pianel até a soma de luz e aviso sonoro, haja vista a gravidade da situação. Então se a luz está com problemas, existe um instrumento convencional no painel para indicar o problema, a luz serve mais pra enfatizar.
2) Aeronave pra voar significa fluxo de ar nas asas de um avião ou rotação no rotor de um helicóptero, se não houver isso, é um abraço, crash, ....
Esqueçam a baixa rotação, não foi o caso.
Abraços,




Flávio Rocha Vieira
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Re: Caiu um UH-1H da FAB em CG

#49 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Dom Fev 07, 2010 8:17 am

papagaio escreveu:R.A. Barros
Vou tentar te responder de uma forma bem simplificada, porque se não fica um texto muito técnico, que não agregaria muito ao debate.
1) O que impediria o piloto decolar com low rpm?
a) A aeronave simplesmente não teria sustentação, ela afundaria.
b) Existe um check-list pré-decolagem, que com certeza verifica a rotação.
c) Existe um instrumento no painel, chamado tacômetro, no caso do UH-1 é um duplo tacômetro, que indica a rotação do rotor principal e a rotação da turbina de gases. Esses dois "ponteiros" ficam casados num mesmo instrumento, de forma que se houver queda de rotação, de um ou de ambos, fica visível ao piloto. A luz de alarme "rotor low rpm", varia com o modelo de helicóptero, pode ser uma luz no pianel até a soma de luz e aviso sonoro, haja vista a gravidade da situação. Então se a luz está com problemas, existe um instrumento convencional no painel para indicar o problema, a luz serve mais pra enfatizar.
2) Aeronave pra voar significa fluxo de ar nas asas de um avião ou rotação no rotor de um helicóptero, se não houver isso, é um abraço, crash, ....
Esqueçam a baixa rotação, não foi o caso.
Abraços,
Um bom domingo a todos do DB.

Ótimos esclarecimentos, papagaio e R.A. Barros. Mas observando o vídeo fiquei com uma dúvida com relação a esta decolagem. O problema, seja ele qual for, já seria do conhecimento do piloto no período de 00:00 a 00:20 do vídeo?

Agradeço suas respostas.

Um fraternal abraço,




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
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Re: Caiu um UH-1H da FAB em CG

#50 Mensagem por Slip Junior » Dom Fev 07, 2010 9:40 am

Apenas tentando dar uma mão na explicação sobre operação de helicópteros (eu sei pouco, então se falar alguma coisa errada, alguém de asas rotativas, por favor, me corrija):

Em helicópteros monomotores, existe uma coisa chamada "curva do homem morto" que define basicamente áreas de envelope velocidade x altitude em que, no caso da pane do motor, o piloto não teria condições de fazer um pouso seguro em auto-rotação.

Segue um exemplo:

Imagem

Pelo diagrama, dá para se notar que, para evitar as áreas inseguras, o piloto deve acelerar a aeronave até cerca de 50 knots antes de começar a ganhar altitude.

Isso ocorre porque, no caso de pane de motor, o piloto poderá "trocar" velocidade (ou altitude) por sustentação e garantir que o helicóptero pouse com uma taxa de descida segura.

Quanto ao acidente em específico, prefiro não opinar sobre a qualidade do piloto porque não tenho conhecimento suficiente para isso e sinceramente acho vergonhoso definir uma pessoa como incompetente sem ter base teórica/prática para afirmar isso, assim como considero hipocrisia simplesmente vanglorizar atos sem ser capaz de avaliá-los.

Abraços




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