AlbertoRJ escreveu:Mas espera aí, TODOS os concorrentes não apresentaram novas propostas depois de 7 de setembro?
Não entregaram a BAFO?
Agora querem mais?
O caso é que querem melar, atrasar o anúncio para o próximo governo.
[]'s
Olá Alberto,
esta discussão tem pouco ou nenhum valor pra mim, o importante é lembrar das declarações (mais de uma) do senhor presidente Lula logo após o 7 de setembro de 2009: o que autorizei é que se iniciasse as discussões com os franceses (não coloquei entre aspas porque a frase não é exata, coloquei apenas o sentido da coisa).
A abertura de negociações foi autorizada apenas em relação aos franceses, nada de suecos e americanos, e isto foi oficial e formal. Minha interpretação: o processo FX-2 não foi encerrado naquele momento, foi dada uma "oportunidade" para que os franceses se ajeitassem a ponto de confirmar o escolhido Rafale, caso contrário haveria "oportunidade" para um dos outros dois (eliminados em setembro último, mas não descartados).
O Rafale foi e é o escolhido, ponto! Porém a compra em si deste vetor dependia (e depende) única e exclusivamente dos franceses (ajustes dos preços/custos). Ponto! Se os franceses não se enquadrarem às condições impostas pelo governo brasileiro, claramente seriam descartados e os olhos recairão sobre os outros dois. Não há espaço para cancelamento do FX-2, mesmo que os concorrentes dos franceses optem por este caminho. Não há nesta concorrência disputa entre estes caças depois do 7 de setembro de 2009, não disputam de igual pra igual, esta fase já foi e faz tempo. Ingênuo é aquele que ainda se apega a este pensamento, visto não ter percebido o óbvio, a eliminação no FX-2 do Gripen NG e F/A-18 SH, resta a estes dois torcer (manipular, "lobilizar", etc.) para que os franceses não cheguem no ponto desejado pelo governo, única forma de continuarem tendo alguma chance de venda ao Brasil.
Observe que não falo por torcida, por preferência, para ofender os que pensam de forma diferente de mim, apenas estou fazendo uma leitura das coisas que ocorreram e estão ocorrendo por aí. Não inventei nada, não me baseie em informação (visto não ter nenhuma, nem contato tenho), apenas (insisto) uma leitura do que está saindo na mídia e das declarações oficiais (verbais e/ou através de Notas).
Disputa só existe com os competidores estão em semelhantes condições de igualdade (igualdade aqui em sentido diferente daquela usada em matemática), quando isto não acontece, só existe a possibilidade de aguardar a confirmação do resultado previamente anunciado.
A coisa é tamanha que criaram, contaminando fóruns e blogs Internet a fora, uma falsa briga entre FAB e governo. Afirmo, não vi nada que possa sugerir tal coisa. No máximo o que pode existir (razoável até) são descontentes dentro da FAB e do governo, mas aí não se trata da corporação, trata-se homens, pessoas, pontos isolados que não representam a instituição (aplica-se a ambos, FAB e governo). Igualmente não vi nada que denigra a imagem da FAB na condução do processo FX-2, mas vi fortes tentativas de contaminá-la e sujar o nome da instituição, assim como do governo (e falo das mídias, imprensa, etc., não necessariamente das opiniões nos fóruns, que poderiam estar contaminadas por estas ideias).
A FAB erra, como o governo todo, como todos aliás, mas não a ponto de ferir sua credibilidade. A FAB fez uma escolha de não falar nada sobre o FX-2 (certo ou errado, não sei, não quero entrar neste mérito), mas algumas vezes se viu obrigada a fazer tal coisa, as tais notas oficiais, e na tentativa de dizer o mínimo possível, acabou escrevendo bobagens, daquelas que dão mais margens pra dúvidas do que pra outra coisa. Isto é um erro, uma falha, digamos, mas jamais erro de conduta, de seriedade e/ou credibilidade.
Enquanto isso, os que "defendem" a FAB por aqui continuam usando de "informações" veiculadas na mídia, aquelas totalmente distorcidas, aquelas que tentam desmoralizar a própria, com a intenção de dizer que a FAB é coitadinha e que o governo é mauzinho. No fundo estão defendendo interesses de terceiros, ofendendo a própria FAB, desconstruindo a própria instituição, não passando de fazer o papel de ingênuo-útil, que ao agir assim, desmoraliza a Instituição FAB, o próprio país e por tabela, servindo-se ao joguete de fazer anti-política ao governo. Santa ingenuidade!!! Cego é aquele que não quer ver ou é aquele que não vê e insiste em dizer que vê além do que vê a maioria?
Forte abraço!!!