Noticias de Portugal

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55293
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2759 vezes
Agradeceram: 2438 vezes

Re: Noticias de Portugal

#1606 Mensagem por P44 » Qua Fev 03, 2010 9:57 am

Sociedade
Movimento emigratório actual comparado ao da década de 60

03.02.2010 - 07:58 Por Ana Cristina Pereira

O presidente da Comissão de Especialidade de Fluxos Migratórios, Manuel Beja, julga que é preciso recuar até à década de 1960 para encontrar uma vaga de emigração tão grande em Portugal.


"É plausível", admite João Peixoto, da Universidade Técnica de Lisboa. Jorge Malheiros, do Centro de Estudos Geográficos, acha que não.

Ninguém sabe ao certo quantas pessoas estão a virar as costas. Portugal, como quase todos os membros da UE, não faz inquérito de saída. A única hipótese é coligir a estatística dos países de destino, tarefa que o recém-criado Observatório de Emigração já iniciou. Mesmo assim, João Peixoto faz três ressalvas: as estatísticas tendem a não ser comparáveis; a recolha não distingue movimentos temporários de permanentes; e a oferta de emprego não é a que era antes da crise. Muito por força da livre circulação, a nova vaga está concentrada na UE, ou em territórios muito próximos, como a Suíça ou Andorra, nota a coordenadora do observatório, Filipa Pinho. Embora se desbrave caminho na Ásia e em África - com Angola à cabeça.

Manuel Beja dá o exemplo da Suíça. O contingente de cidadãos de nacionalidade portuguesa passou de 173.278 em 2004 para 196.186 em 2008. E, "no ano passado, entravam em média mil por mês". Paradigmático, para Filipa Pinho, é o caso de Espanha: o número de pessoas nascidas em Portugal a residir no país vizinho passou de 71 mil para 136 mil entre 2004 e 2008. Manter-se-á? A taxa de desemprego entre trabalhadores portugueses a residir em Espanha subiu de 4,7 por cento no final de 2007 para 21,89 por cento no final de 2009, revelou o INE espanhol. O exemplo do Reino Unido mostra outro aspecto: o número de nascidos em Portugal passou de 68 mil para 83 mil entre 2004 e 2008. A comunidade ultrapassa os 300 mil nas estimativas consulares de residentes de nacionalidade portuguesa. O que incluirá, atalha Jorge Malheiros, portugueses lusos, descendentes de emigrantes, ex-imigrantes e descendentes de ex-imigrantes.

A culpa não é só do desemprego, que já ultrapassa os 10 por cento, sublinha João Peixoto, que é também membro do Conselho Científico do Observatório da Emigração. Nos anos 90, Portugal vivia um período de crescimento e nem por isso deixou de ter emigração. A culpa é também do diferencial de rendimento entre os portugueses e os outros europeus. E de uma cultura de emigração.

Na década de 60 e na primeira metade de 70, chegavam a sair mais de 100 mil por ano. Por maior que seja a dimensão actual, para Malheiros, não faz sentido comparar. Não só por a geo- grafia da mobilidade ser outra. Também pela forma. As emigrações já não são longas ou definitivas, mas temporárias - por vezes mesmo pendulares: "Nos anos 60, na teoria, a emigração era muito regulada. Agora, as pessoas têm direito a procurar trabalho noutros países da UE. Muitas vezes, saem para prestar serviços específicos e de duração limitada - na construção civil, no turismo, na agricultura. O mercado é muito flexível."
http://www.publico.clix.pt/Sociedade/mo ... 60_1421033




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

Re: Noticias de Portugal

#1607 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Fev 03, 2010 11:06 am

começo a ficar algo preocupado e pessimista relativamente ao futuro social deste país. :(




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55293
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2759 vezes
Agradeceram: 2438 vezes

Re: Noticias de Portugal

#1608 Mensagem por P44 » Qua Fev 03, 2010 11:08 am

começas? Vá lá, só começas agora... :oops:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55293
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2759 vezes
Agradeceram: 2438 vezes

Re: Noticias de Portugal

#1609 Mensagem por P44 » Qua Fev 03, 2010 2:02 pm

olha o cerco a apertar-se...
Atingem máximos desde Março de 2009
Juros da dívida disparam com mercado mais apreensivo com Portugal
As "yields" das obrigações do tesouro portuguesas estão hoje de novo em forte alta, numa altura em que as preocupações dos investidores se desviam para Portugal depois da Comissão Europeia ter dado apoio ao plano da Grécia de consolidação orçamental, afirmam analistas.
Nuno Carregueiro
nc@negocios.pt

As “yields” das obrigações do tesouro portuguesas estão hoje de novo em forte alta, numa altura em que as preocupações dos investidores se desviam para Portugal depois da Comissão Europeia ter dado apoio ao plano da Grécia de consolidação orçamental, afirmam analistas.

As obrigações do tesouro a 10 anos estão em forte queda, elevando a rentabilidade dos títulos para 4,654%, um novo máximo desde 3 de Março de 2009. A subida de 20 pontos base ocorreu logo depois de Joaquin Almunia, comissário do euro, ter, na conferência de imprensa em que explicou o apoio ao plano de consolidação orçamental da Grécia, afirmando que Portugal precisa de intensificar os esforços de redução do défice.

A subida das “yields” é também a mais elevada desde 3 de Março de 2009. Nesse dia, em que a bolsa portuguesa atingiu o mínimo do ano, dispararam 24 pontos base.

“Depois da Grécia ter surgido com novas medidas e um plano rigoroso, o mercado começou a olhar para a próxima economia mais fraca da Zona Euro para vender [dívida pública]. O recente orçamento português não impressionou”, disse um investidor ao “Financial Times”, para justificar a queda das obrigações portuguesas.

Esta subida dos juros das OT portuguesas acontece num dia em que o Conselho de Estado reúne, depois de ter sido convocado por Cavaco Silva para discutir a situação política do país, preocupado com a situação financeira e com a necessidade de dar uma imagem de estabilidade aos mercados internacionais.

“Spread” de 143 pontos base

A subida das obrigações portuguesas é transversal a todos os prazos. Nas OT a 2 anos a “yield” – que varia em sentido inverso à cotação – sobe 21 pontos base para 2,371% e nos títulos com maturidade a 5 anos a “yield” avança 25 pontos base para 3,777%.

Os investidores estão assim a exigir uma maior rentabilidade para comprar dívida pública portuguesa. Tal ocorre numa sessão em que as “yields” da dívida pública de restantes países estão estáveis.

A “yield” da dívida pública grega a 10 anos desce 2 pontos base para 6,691%, mantendo a tendência de descida desde que na semana passada superou os 7%. Na Alemanha a rentabilidade das “bunds” a 10 anos sobe 2 pontos base.

O diferencial entre a dívida portuguesa e alemã – que representa o prémio de risco que os investidores exigem para comprar os títulos portugueses – alargou-se hoje assim para 143 pontos base, quase triplicando no espaço de dois meses.

Nas OT a dois anos o “spread” é de 134 pontos base, o mais elevado desde Janeiro de 2009.

A “yield” das OT portuguesas a 10 anos acumula já uma subida de 63 pontos base este ano, ainda assim menos que os 93 pontos dos títulos gregos comparáveis.

“Intensificar” redução do défice

A subida das “yields” portuguesas acentuou-se desde que Joaquin Almunia, em conferência de imprensa em Bruxelas, afirmou que Governo português vai ter de “intensificar” o ritmo de consolidação orçamental, depois de ter revelado valores para o défice de 2009 e previsões para 2010 “ligeiramente superiores ao esperado”.

Almunia disse ainda que Portugal e Grécia partilham alguns problemas, como a perda de competitividade, défices elevados e "grandes" necessidades de financiamento externo.

As declarações do comissário para os Assuntos Económicos e Monetários foram proferidas na conferência de imprensa em que anunciou oficialmente a aprovação do programa de estabilidade e crescimento da Grécia.

Almunia classificou o plano grego de “ambicioso” e de difícil execução, mas, ainda assim, “atingível”.

Os investidores contactados pelo FT consideram que o mercado, depois de a crise na Grécia suscitar menos preocupações uma vez recebido o aval de Bruxelas, está agora a focar atenções em Portugal.

O Governo português deverá apresentar em Bruxelas, dentro de duas semanas, o programa de estabilidade e crescimento, documento onde terá que detalhar como vai reduzir o défice de 9,3% do PIB no ano passado para 3% em 2013.

Apesar de Vítor Constâncio ter ontem estimado que será necessário aumentar impostos para atingir tal meta, o ministro das Finanças e o primeiro-ministro afastaram tal cenário.

Situação pode agravar-se

“As notícias que têm saído são bastante negativas para os títulos da dívida pública portuguesa”, afirmou esta tarde David Schnautz, analista do Commerzbank em Frankfurt.

Citado pela agência Bloomberg, Schnautz diz ser “considerável” o risco de aumentar ainda mais o “spread”, ou seja o diferencial entre os juros exigidos pela compra de dívida portuguesa quando comparados com os da alemã, que serve de referência ao mercado, como sendo as aplicações mais seguras da Zona Euro. “[O 'spread'] pode ir muito mais longe”, antecipa o analista.
Desde que a crise grega se intensificou, o mercado centrou atenções nos já denominados países periféricos, como Portugal, Espanha, Irlanda e Itália.

A “yield” das obrigações espanholas a 10 anos sobe 4 pontos base para 4,096%, no dia em que o país entregou o programa de estabilidade e crescimento em Bruxelas.

A Irlanda conseguiu "acalmar" as preocupações dos mercados depois de ter apresentado um orçamento com medidas "drásticas" de cortes nos salários dos funcionários públicos.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=408217
Almunia
"Portugal e outros têm alguns dos mesmos problemas da Grécia"
O comissário europeu responsável pelos Assuntos Económicos admitiu hoje que a colagem que alguns analistas fazem da Grécia aos casos português, espanhol ou irlandês tem alguma razão de ser, na medida em que estes "e outros" países da Zona Euro partilham alguns dos mesmos problemas.
Eva Gaspar
egaspar@negocios.pt

O comissário europeu responsável pelos Assuntos Económicos admitiu hoje que a colagem que alguns analistas fazem da Grécia aos casos português, espanhol ou irlandês tem alguma razão de ser, na medida em que estes “ e outros” países da Zona Euro partilham alguns dos mesmos problemas.


Falando do caso mais específico de Portugal e de Espanha, Joaquin Almunia referiu que, tal como a Grécia, se tratam de países que perderam competitividade desde que aderiram ao euro, e têm défices orçamentais “consideráveis” e com uma grande componente estrutural.

Portugal, por seu turno e ao contrário da Espanha, partilha ainda com a Grécia do problema de ser muito dependente do financiamento do exterior, mesmo quando está em fases de crescimento, precisou o comissário.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=408155




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55293
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2759 vezes
Agradeceram: 2438 vezes

Re: Noticias de Portugal

#1610 Mensagem por P44 » Qui Fev 04, 2010 7:20 am

Conselho de Estado
Empresários estão contra eleições antecipadas

Francisco Teixeira
04/02/10 00:05

As alterações à lei das Finanças Regionais, hoje votada no Parlamento, podem levar à demissão do Governo. Empresários e economistas temem os efeitos de mais instabilidade política.

Os empresários e economistas recusam a realização de eleições antecipadas mesmo perante o limbo económico e político em que o país vive há mais de duas semanas.

O dia de ontem não foi excepção. Na política, PS e PSD não deram qualquer sinal de entendimento na Lei de Finanças Regionais que hoje é votada na especialidade e o Governo não retirou a ameaça de se demitir caso o Parlamento aprove um aumento de 250 milhões (segundo a proposta do CDS que a restante oposição dá sinais de viabilizar) no endividamento da Madeira.

Já a economia ficou marcada pela derrapagem descontrolada do país nos mercados internacionais: logo de manhã o comissário Joaquín Almunia colou Portugal à Grécia (porque ao contrário de Espanha estes dois países "têm necessidades de financiamento externo muito grandes"), seguiu-se o recuo parcial na colocação de dívida pública nos mercados depois do instituto do Estado responsável pela operação (IGCP) se ter deparado com uma reacção negativa. A cereja neste bolo envenenado chegou das bolsas: o custo da dívida portuguesa disparou e as praças de Lisboa, Madrid e Atenas caíram. Seja qual for o sinal que saiu do Conselho de Estado de ontem (que à hora de fecho desta edição ainda decorria) a instabilidade política e o estado das finanças públicas empurram o país para a tal expressão que os portugueses ouviram de Cavaco Silva a 1 de Janeiro: "Uma situação explosiva".
http://economico.sapo.pt/noticias/empre ... 80711.html




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

Re: Noticias de Portugal

#1611 Mensagem por tflash » Qui Fev 04, 2010 12:00 pm

O barco começa a afundar e os ratos já estão a preparar-se para abandonar o navio...




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55293
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2759 vezes
Agradeceram: 2438 vezes

Re: Noticias de Portugal

#1612 Mensagem por P44 » Qui Fev 04, 2010 12:07 pm

tflash escreveu:O barco começa a afundar e os ratos já estão a preparar-se para abandonar o navio...

a chantagem contínua...
Lacão promete consequências políticas se lei for aprovada

Márcia Galrão
04/02/10 12:29


PS pede adiamento da votação da lei das Finanças Regionais 10:48

Oposição rejeita adiar votação da lei das finanças regionais 11:35

Aguiar-Branco não acredita em queda do Governo 13:21


O ministro dos Assuntos Parlamentares afirmou hoje que se a proposta de alteração da lei das Finanças Regionais for aprovada, haverá consequências políticas "sérias".

A aprovação da lei motivará "consequências politicamente sérias" dado que "está naturalmente em causa uma questão da governabilidade", disse o governante no Parlamento, enquanto decorre a Comissão de Orçamento e Finanças onde os diplomas serão votados.

"Nós sempre dissemos - é esse o ponto que eu gostaria de sublinhar - que um forçar de mão nesta matéria não deixa de ter consequências politicamente sérias", acrescentou.

"Está evidentemente em causa um problema de credibilidade do Estado português numa altura em que é absolutamente indispensável que o Estado demonstre o seu empenhamento relativamente ao rigor das contas públicas. E também está naturalmente em causa uma questão de governabilidade", considerou ainda o ministro dos Assuntos Parlamentares.
http://economico.sapo.pt/noticias/lacao ... 80735.html

mas será que estes lunáticos acreditam que se houver eleições de novo, vão ganhar com maioria absoluta???? :shock: :shock:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

Re: Noticias de Portugal

#1613 Mensagem por tflash » Qui Fev 04, 2010 12:23 pm

simplesmente vergonhoso. O país num momento crucial para assegurar a credibilidade e estes quadrúpedes a criar uma crise política de forma a provocar a queda do governo.

Eu já vi uma coisa semelhante no tempo do António Guterres. Já vi o filme. O país vai por água abaixo, O socrates vai para um cargo pomposo na europa, o PSD vai para o poleiro por uns tempos onde levará com a trampa que estes deixaram por resolver mais alguma que eles próprios façam e surge de novo o PS para governar com uma conjuntura melhor.

voltamos então ás conversas da tanga e aos défices que variam conforme o partido no poder.

enfim....




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55293
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2759 vezes
Agradeceram: 2438 vezes

Re: Noticias de Portugal

#1614 Mensagem por P44 » Qui Fev 04, 2010 12:26 pm

Será que o sócas se quer mesmo pirar?

É que eu não o estou a ver aldrabar tão bem os estrangeiros como aldraba os portugueses com os seus cursos superiores tirados ao domingo.

Eu acho que ele é megalómano e vaidoso o suficiente para acreditar mesmo que ELE é um salvador e que vai conquistar nova maioria absoluta...




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

Re: Noticias de Portugal

#1615 Mensagem por tflash » Qui Fev 04, 2010 12:35 pm

Ele está bem visto pelo plano tecnológico e pelas energias renováveis dai poder ganhar algum tacho nessa area. Deve ser o plano B. Não o estou a ver ganhar outra vez umas eleições. Só se o PSD não arranjar um lider á altura como foi o caso da MFL. se a Europa não der, o amigo Chavez arranja-lhe qualquer coisa nem que seja para ministro da informação.




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55293
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2759 vezes
Agradeceram: 2438 vezes

Re: Noticias de Portugal

#1616 Mensagem por P44 » Qui Fev 04, 2010 12:38 pm

realmente parece que a fuga para a frente é imparável, a tal lei das finanças regionais deverá ser votada favorávelmente amanhã.




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

Re: Noticias de Portugal

#1617 Mensagem por tflash » Qui Fev 04, 2010 12:51 pm

ainda à pouco comentei numa conversa de café que a Madeira está no seu direito de aumentar a despesa.
Se o governo central é o primeiro a dar o exemplo com o TGV que nem passa na Madeira nem nada. Como é que tem lata para pedir ao AJJ que corte na despesa?




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55293
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2759 vezes
Agradeceram: 2438 vezes

Re: Noticias de Portugal

#1618 Mensagem por P44 » Qui Fev 04, 2010 12:55 pm

lá isso é verdade, o governo devia ser o primeiro a dar o exemplo :roll:

mas eles são muito espertos, p. ex. congelaram os aumentos da função pública e aumentaram mais de 3% as despesas de representação dos politicos




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

Re: Noticias de Portugal

#1619 Mensagem por tflash » Qui Fev 04, 2010 1:02 pm

Umm... isso quer dizer que a Armani deve aumentar os preços em 3% na coleção Primavera/Verão.




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55293
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2759 vezes
Agradeceram: 2438 vezes

Re: Noticias de Portugal

#1620 Mensagem por P44 » Qui Fev 04, 2010 2:58 pm

tá lindo isto...

Sovereign debt fears, economy sink stocks
reuters


On Thursday February 4, 2010, 11:49 am

By Edward Krudy

NEW YORK (Reuters)- Stocks tumbled on Thursday as the number of Americans claiming jobless benefits rose unexpectedly and renewed fears of sovereign debt problems in Europe led investors to dump riskier assets.

The safe-haven greenback rose against a basket of currencies (^DXY - News) as the euro slid to a seven-month low against the dollar on worries about sovereign debt troubles in Greece, Portugal and Spain. Sectors sensitive to commodity prices such as oil and gold, which are denominated in dollars, and overseas revenues were among the worst hit.

Dan Cook, senior market analyst at IG Markets in Chicago said fears of sovereign debt defaults would "take a toll on any type of risk trade today."

"We're seeing it reflected in currencies, in equities pretty much around the world," he said. "It's going to be more safe-haven plays."

Economic data also weighed on investors. Weekly initial claims for state unemployment benefits rose unexpectedly, pointing to stubborn weakness in the U.S. labor market.

The specter of rising unemployment ahead of Friday's nonfarm payrolls report overshadowed better-than-expected factory orders as investors piled into safer assets. U.S. Treasury debt prices rallied.
http://finance.yahoo.com/news/Stocks-sl ... /print?x=0

PSI 20
'Terramoto' na bolsa portuguesa
Por Frederico Pinheiro
A bolsa de valores portuguesa fechou hoje com uma das maiores quedas de sempre, ao perder 4,98%. A palavra ‘crash’ andou na boca dos investidores nacionais. O PSI20 esteve a perder mais de 5%, durante a sessão de hoje. Este é o maior tombo desde 20 de Novembro de 2008, altura em que Euronext Lisboa perdia 5,16%, a reflectir a falência do Lehman Brothers que tinha acontecido dia 15 de Setembro



Durante a sessão, o mercado português esteve pressionado pelo sentimento negativo à volta da economia portuguesa, enquanto o risco da dívida portuguesa voltou a bater em novos máximos.

Esta manhã, o custo do seguro contra um eventual incumprimento do Estado no pagamento dos empréstimos feitos por investidores internacionais, atingiu um novo máximo, ultrapassando os 220 pontos.

Os principais mercados europeus registaram perdas à volta dos 2%, com Espanha a ser a excepção, a cair 6,11%. A vulnerabilidade da economia espanhola, com mais de quatro milhões de desempregados e um défice de 11,4%, está a empurrar o Ibex 35 para terrenos negativos. As praças ibéricas, segundo os analistas, estão na base das quedas registadas em toda a Europa.

Todos os títulos registaram perdas acentuadas.

O aumento do risco da dívida e a pressão das agências de rating, que ameaçam descer a notação de Portugal, pressionaram principalmente os títulos da banca, que viveu um dia terrível em Portugal. O Milennium bcp perdeu 7,49% para 0,716 euros, o BES caiu 5% para 3,8 euros e o BPI deslizou 7,25% para 1,88 euros.

É assim mais um dia negativo para a banca, que ontem registou perdas acentuadas. O BES deslizou 6,97% para 4 euros, o BCP perdeu 4% para 0,77 euros, enquanto o BPI recuou 3,47% para 2,02 euros.

Entre os outros pesos-pesados, a eléctrica EDP perdeu 2,47% para 2,68 euros e a petrolífera Galp caiu 4,96% para 11,12 euros, a ser influenciada pela descida do preço do crude (perde 2,05 dólares ara 74,93 dólares) e do brent (perde 2,68 dólares para 73,24 dólares). Já ontem, o governo dos EUA anunciou que as reservas de petróleo tinham aumentado acima das expectativas.

A liderar as quedas esteve a Sonae Indústra, que perdeu 9,49% para 2,25 euros e a construtora Teixeira Duarte a dar um tombo de 9,09% para 0,850 euros. A Cimpor, escorregou abaixo do preço da OPA lançada pela Companhia Siderúrgica Nacional, 5,75 euros.

A cimenteira chegou a recuar 6,43% para 5,78 euros, mas recuperou na recta final do mercado para os 5,88 euros.
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Econom ... _id=161737




Triste sina ter nascido português 👎
Responder