TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Será que é oficial mesmo ou vai ser que nem o 7 de setembro... que escolheram, mas não escolheram...
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4980
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1190 vezes
- Agradeceram: 725 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Tomara que seja oficial, não aguento mais essa demora.Bolovo escreveu:Será que é oficial mesmo ou vai ser que nem o 7 de setembro... que escolheram, mas não escolheram...
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Obrigado a quem entendeu meu pequeno post...Concordo contigo CB, mas temo que para a maioria que bate o pensamento não é bem igual ao teu..
Não defendo a FAB, apesar de nem ver problema em fazer isso já que respeito muito a instituição e achar que vergonha não é ela ser defendida ou achar que deve ser defendida, vergonha é alguem ter que defender ela em um espaço onde todos supostamente são entendidos do assunto.
O que defendo é o DB, por que essa postura de colocar na FAB a máscara de joão bobo e alguem gritar "eu bato, todo mundo bate!" foi e está ainda sendo muito ruim para o fórum. Já expliquei isso praticamente em cada post sobre o assunto que coloco....mas parece passar batido e roturar de "defensor da FAB" é mais fácil.
Não estou defendendo a FAB, se essa atitude que virou "modinha" de bater na FAB não fizesse mal algum ao DB, sinceramente eu tava "caminhando e defecando", por que sei que modinhas assim vem e vão, e se são inofensivas...ligo o "foda-se".
Um forte abraço a todos!
Não defendo a FAB, apesar de nem ver problema em fazer isso já que respeito muito a instituição e achar que vergonha não é ela ser defendida ou achar que deve ser defendida, vergonha é alguem ter que defender ela em um espaço onde todos supostamente são entendidos do assunto.
O que defendo é o DB, por que essa postura de colocar na FAB a máscara de joão bobo e alguem gritar "eu bato, todo mundo bate!" foi e está ainda sendo muito ruim para o fórum. Já expliquei isso praticamente em cada post sobre o assunto que coloco....mas parece passar batido e roturar de "defensor da FAB" é mais fácil.
Não estou defendendo a FAB, se essa atitude que virou "modinha" de bater na FAB não fizesse mal algum ao DB, sinceramente eu tava "caminhando e defecando", por que sei que modinhas assim vem e vão, e se são inofensivas...ligo o "foda-se".
Um forte abraço a todos!
AD ASTRA PER ASPERA
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Ah, quanto a "notícia" de hoje da "bonitona" da FSP...
Quando ela fala um merdelê daquele como quando "vazou" o relatório inexistente, esperei uma nota oficial desmentindo que eu sabia que viria. Hoje não deve ser diferente. Uma nota oficial deve ser aguardada desmentindo ou confirmando.
Ai sim é justa a comemoração e considerar o assunto encerrado.
Lembrem-se que é da loira que estamos falando...e ela assina cada barbaridade...
Se bem que essa pode ser quente, justamente pra ela recuperar a reputação que ficou destruída com a história ridícula do relatório...
Prudência e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém.
Um abraço!
Quando ela fala um merdelê daquele como quando "vazou" o relatório inexistente, esperei uma nota oficial desmentindo que eu sabia que viria. Hoje não deve ser diferente. Uma nota oficial deve ser aguardada desmentindo ou confirmando.
Ai sim é justa a comemoração e considerar o assunto encerrado.
Lembrem-se que é da loira que estamos falando...e ela assina cada barbaridade...
Se bem que essa pode ser quente, justamente pra ela recuperar a reputação que ficou destruída com a história ridícula do relatório...
Prudência e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém.
Um abraço!
AD ASTRA PER ASPERA
-
- Sênior
- Mensagens: 3584
- Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
- Localização: Rio Claro/SP
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 98 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Dassault diminui preço, e Lula escolhe caça francês
da Folha Online 04/02/2010 - 07h00
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Nelson Jobim (Defesa) bateram o martelo a favor do caça Rafale após a francesa Dassault reduzir de US$ 8,2 bilhões (R$ 15,1 bilhões) para US$ 6,2 bilhões (R$ 11,4 bilhões) o preço do pacote de 36 aviões para a Força Aérea Brasileira, informa reportagem da colunista Eliane Cantanhêde, publicada nesta quinta-feira pela Folha (íntegra disponível somente para assinantes do jornal ou do UOL).
O Rafale ficou em último no relatório técnico da FAB, que trouxe em primeiro o caça sueco Gripen e em segundo o americano F-18, da Boeing.
Mesmo com a redução, os aviões franceses têm preço muito superior: a proposta sueca foi de US$ 4,5 bilhões, e a dos EUA de US$ 5,7 bilhões. Somando o custo estimado de manutenção em 30 anos, ao fim do período de vida útil o gasto com os caças será de R$ 18,8 bilhões.
O corte de US$ 2 bilhões na oferta francesa foi concluído no sábado, quando Jobim foi a Paris. A opção pela França, porém, foi definida há mais de um ano --o Planalto vê a decisão como política e o país como parceiro estratégico.
fonte: Folha de São Paulo
da Folha Online 04/02/2010 - 07h00
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Nelson Jobim (Defesa) bateram o martelo a favor do caça Rafale após a francesa Dassault reduzir de US$ 8,2 bilhões (R$ 15,1 bilhões) para US$ 6,2 bilhões (R$ 11,4 bilhões) o preço do pacote de 36 aviões para a Força Aérea Brasileira, informa reportagem da colunista Eliane Cantanhêde, publicada nesta quinta-feira pela Folha (íntegra disponível somente para assinantes do jornal ou do UOL).
O Rafale ficou em último no relatório técnico da FAB, que trouxe em primeiro o caça sueco Gripen e em segundo o americano F-18, da Boeing.
Mesmo com a redução, os aviões franceses têm preço muito superior: a proposta sueca foi de US$ 4,5 bilhões, e a dos EUA de US$ 5,7 bilhões. Somando o custo estimado de manutenção em 30 anos, ao fim do período de vida útil o gasto com os caças será de R$ 18,8 bilhões.
O corte de US$ 2 bilhões na oferta francesa foi concluído no sábado, quando Jobim foi a Paris. A opção pela França, porém, foi definida há mais de um ano --o Planalto vê a decisão como política e o país como parceiro estratégico.
fonte: Folha de São Paulo
att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
-
- Sênior
- Mensagens: 880
- Registrado em: Seg Jan 05, 2009 2:19 pm
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
x2Skyway escreveu:Ah, quanto a "notícia" de hoje da "bonitona" da FSP...
Quando ela fala um merdelê daquele como quando "vazou" o relatório inexistente, esperei uma nota oficial desmentindo que eu sabia que viria. Hoje não deve ser diferente. Uma nota oficial deve ser aguardada desmentindo ou confirmando.
Ai sim é justa a comemoração e considerar o assunto encerrado.
Lembrem-se que é da loira que estamos falando...e ela assina cada barbaridade...
Se bem que essa pode ser quente, justamente pra ela recuperar a reputação que ficou destruída com a história ridícula do relatório...
Prudência e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém.
Um abraço!
Abraços
- Edu Lopes
- Sênior
- Mensagens: 4549
- Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
- Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Ué, agora matéria da Eliane Cantanhêde serve? Matéria da Folha agora serve? A mídia PIG agora serve?
De qualquer maneira isso já era esperado e se não fosse bela boca grande do sr. presidente o FX-2 já estaria assinado desde setembro/2009.
Não é o que eu queria para o Brasil, longe disso, e não serei hipócrita de dizer que gostei. Foi uma escolha equivocada.
PS: já postaram a mesma notícia umas quarenta vezes nos últimos minutos. Vamos pesquisar antes de postar, pô.
De qualquer maneira isso já era esperado e se não fosse bela boca grande do sr. presidente o FX-2 já estaria assinado desde setembro/2009.
Não é o que eu queria para o Brasil, longe disso, e não serei hipócrita de dizer que gostei. Foi uma escolha equivocada.
PS: já postaram a mesma notícia umas quarenta vezes nos últimos minutos. Vamos pesquisar antes de postar, pô.
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4980
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1190 vezes
- Agradeceram: 725 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Caro Skyway,Skyway escreveu:Sabe, as pessoas aqui no fórum tem o costume de esquecer que a FAB, como uma instituição militar responsável pelos céus brasileiros, e subordinada ao governo, é feita por homens e mulheres brasileiros.
Gente que ao invés de ir trabalhar num escritório no centro, num estúdio num bairro mais chique, numa faculdade ou seja lá onde, vão vestir a farda não importa se o dia é quente ou não, vão assumir seu posto, e alguns vão voar e confiar suas vidas nos aviões que a irresponsável e sem PHD FAB mantem voando com a manutenção sempre impecável.
A irresponsável FAB mantem um alto índice de segurança, mantem caças, bombardeiros, aviões de reconhecimento, patrulha, AEW, helicópteros e cargueiros sempre voando e com sua tripulação sempre bem treinada.
A irresponável e por que não, acéfala FAB, tira leite de pedra e consegue fazer um caça dos anos 60 voar perfeitamente bem nos anos 2000, e ainda assim fazer bonito em exercícios dada a qualidade de seus pilotos.
Pilotos esses que são formados, que estudaram muito, ralaram muito e que se mataram pra sentar numa nacele e para enfim voar. Pilotos que botam a bunda em risco, que confiam no equipamento e que, assim como qualquer pessoa no mundo, que sempre o melhor para trabalhar. São os pilotos que vão se amarrar ao caça escolhido, que vão voar dia e noite protegendo nossos céus....e são eles mesmos quem vão voltar a se amarrar no caça escolhido para enfrentar qualquer inimigo que o Brasil possa vir a ter, seja ele superior ou não. Ele que vai querer entrar na batalha e sobreviver, fazer o trabalho dele.
Mas os pilotos são também cegos...umas bestas.
Se mataram de estudar...noites mal dormidas, enjôos em testes, suor frio em resultados de testes e sempre com mais estudo em vista....e mesmo assim não aprenderam NADA. Eles deveriam é ter entrado em um fórum, pesquisado por um ou dois anos, e pronto...saberiam MUITO mais sobre o assunto do que sabem hoje.
Quanta burrice da nossa FAB e nossos pilotos.
Temos aqui pessoas brilhantes, que sabem bem o que a FAB precisa, sabem bem o que é melhor para o Brasil...pessoas que só sentaram num caça em portões abertos e só voaram simulador em casa, mas que são experts. São mais que pilotos, são mais que PHD's, são mais que comandantes....eles são membros de um fórum de defesa! Isso!!! Membros de um Fórum! A mais alta academia de ensino sobre o assunto...não tem pra ninguém! A AFA, ITA e o escambau...tudo isso fica abaixo de um fórum....não, melhor! Tudo isso fica abaixo da boa e velha internet!!!
Sim, por que é só pesquisar nela que você se torna um expert como os brilhantes daqui do Fórum. A AFA é ultrapassada...ela precisa se atualizar na internet! O ITA também!!! Logo, com ensinos tão ultrapassados, a FAB inteira termina por ser atrasada.
Afinal, pensa só...um piloto ou ex piloto, que acho que manjam um pouco desse negócio de aviação, vai escolher, lógico, o pior caça pra voar ou botar pra voar seus colegas mais novos, sob sua responsabilidade. O cara vai escolher na base da suposição e da alergia!
Já vi até a cena, estava passando ao lado de um comandante quando ele, em pé no pátio operacional e com alguns papéis nas mãos, onde se via claramente os desenhos de cada concorrente e sua bandeira de origem, proferiu o seguinte: "Bah...esse aqui é russo. ECA! Não quero não...os caças já vem enferrujados e são da época que Angélica era virgem...próximo! Ahhh...esse aqui é americano! Americano é tudo de bom...falam inglês, tem a disney....esse fica. Próximo...esse é suéco! Cara...caça suéco? que diferente...ta aí , não sei de nenhum vizinho ou conhecido que tenha caça suéco...vamos comprar esse!!! O pessoal vai ficar babando por que ninguém aqui na vizinhança tem!!! Pera aí....tem esse francês também....hum....aqueles mirage 3 que tinha la pros lados de Goiás eram franceses ou americanos?Nunca me lembro...Bom, vou deixar ele aqui pro caso de lembrar."
Imagina se pilotos e outros profissionais da FAB vão perder tempo analisando equipamentos e propostas??? É ruim heim!!! É tudo assim, na base do gosto, da alergia, da opinião pessoal.
A insana FAB colocou um caça americano na disputa final...o que ela pensa??? É doida???!!! Cara, se todos os especialistas aqui do Fórum sabem que não presta, por que ela fez isso???? Sera que ela não consultou o Fórum? Pior!!!!! Será que ela tomou essa decisão sozinha???? Caramba...que loucura, por que uma força aérea testaria e avaliaria caças que nós sabemos que não presta? E o Suéco então?? NEM EXISTE!!!!
Cara, é muita maconha...só pode ser. E estragada!!! Como que os caras inventam de colocar na disputa final um avião que não existe!!! Como se avalia isso???!!!! Não entendem nada mesmo esse trouxas da FAB. Só sabem botar a bunda num avião e decolar pra brincar de acrobacia...as vezes até morre um ou outro de tão burros que são. Mas não tem importância não...menos um burro no mundo é até um favor.
E o caça francês???? Ai é pra coroar a burrice...querem pagar duas vezes mais que outro país!!! E NEM PERCEBEM ISSO!! Corram!! Vamos avisar a ela antes que feche negócio! Até por que o caça é uma porcaria como tudo que vem da França. Sei lá...deve ser feito com o Know How de perfuraria deles...daquele povo porco que nõa toma banho. O avião deve vir fedendo também! Deve ser todo delicado...uma puxadinha de G e desmonta....sem falar na manutenção!!! Ahhhh a manutenção!!!! Essa não...a FAB realmente andou tomando decisões sozinhas! Que absurdo cara...ela merece é muita porrada.
Mas também, os caras compram helicópteros e não sabem montar! Não tem nem ferramentas! Esperar o que deles né?
Um absurdo morar num país assim... Um país onde até um relatório vaza, um relatório secreto pelo amor de deus! Um relatório que se vazar, bota em risco todo um processo e muitos milhões de dólares!
Acho que sei qual o problema da acéfala FAB....é que ela é muito orgulhosa sabe. Fica ali, se achando...achando que entende de aviação só por que existe a muitos anos...só por que voa caças todos os dias...só por que é pioneira em vários campos e frentes na américa do sul e em alguns até no mundo...só por que tem uma escola de aviação e um centro de tecnologia aeroespacial reconhecidos internacionalmente como uns dos melhores...só por que manda seus pilotos idiotas todo ano pra voarem nas mais variadas aeronaves do mundo...só por que é feita de brasileiros que amam o país, e que antes de qualquer coisa sabem que vai ser a vida deles que vai estar dentro do avião que será escolhido. Será que ela, a FAB, pensa que só por esses detalhes, sabe mais que um punhado de apaixonados por aviação de um fórum na internet????
Bobinha ela...tem mais é que apanhar mesmo.
Excelente post.
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Jobim descarta preço para escolha de caça
De Brasília
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que entregará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois do Carnaval, a exposição de motivos com a posição da Defesa sobre a compra de um lote de 36 caças para a Força aérea Brasileira (FAB). A análise da Defesa, afirmou Jobim, não privilegiará preço, mas dois aspectos "fundamentais": transferência de tecnologia e capacitação nacional (produção no país). A preferência de Lula é pelo caça francês Rafale, da Dassault.
"Em primeiro lugar não é um processo licitatório", argumentou Jobim. "Não sendo um processo licitatório você não tem a obrigação de optar pelo menor preço." Trata-se, na realidade, segundo o ministro, de um processo de seleção e, neste caso, "o preço é um elemento componente". O preço é a principal desvantagem do Rafale em relação, sobretudo, a seu concorrente sueco Gripen NG, fabricado pela Saab.
O ministro confirmou, pela primeira vez, que o último relatório da FAB sobre a compra dos caças declarou preferência pelo sueco Gripen. Mas segundo Jobim, a Força aérea trabalhou "com parâmetros que não coadunam com a Estratégia Nacional de Defesa", cujos textos legais só recentemente foram enviados ao Congresso. Jobim deixou claro que os americanos da Boeing, que decidiram fazer contraofensiva de última hora para tentar adiar a compra, não têm nenhuma chance na disputa. "O portfólio de embargos americanos é muito rico", ironizou.
Sobre a alegação de que o Gripen é um avião bem mais barato, Jobim respondeu que o que o ministério tem em relação ao caça sueco são orçamentos. "Eu não sei se vai acontecer isso." Para ele é como a construção de uma casa: quase nunca gasta-se apenas o que foi orçado no projeto de construção.
"Decisão sobre assunto dessa natureza não é voluntarista, é um processo", disse Jobim. No fim do processo, três empresas acabaram sendo selecionadas para a venda do lote de 36 caças à FAB, um dos maiores negócios atualmente em disputa no mundo, estimado entre US$ 4 bilhões e US$ 6 bilhões, de acordo com o pacote oferecido por cada fabricante: Dassault (Rafale), Saab (Gripen NG) e a americana Boeing, que entrou no páreo com sua melhor grife: o F-18.
Jobim descartou a abertura de um novo processo de compra para a inclusão da Rússia. Os russos participaram da primeira fase do processo com o caça Sukhoi. A argumentação de Jobim em relação à anunciada nova versão de caças russos é a mesma que ele oferece em relação aos americanos. "Os russos não transferem tecnologia. Ponto." Na viagem a Moscou, Jobim abordou a questão da transferência tecnológica, mas os russos só se dispunham a tratar do assunto após o fechamento do negócio.
Jobim descartou a hipótese de a compra dos caças ficar para o próximo governo, como ocorreu no fim do mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Mas ele adverte para o fato de que depois da decisão de Lula, ouvido o Conselho de Defesa Nacional, o processo entra em uma nova etapa: a da negociação do contrato.
"Uma coisa são as propostas que são feitas, outra é saber como isso funciona na prática. Pode, inclusive, haver um impasse na hora em que se estiver discutindo o contrato" disse. Nessa fase mudarão os negociadores, que passarão a ser a Secretaria do Tesouro Nacional e a FAB. A discussão contratual para a compra dos submarinos franceses levou pelo menos três meses.
Jobim tem um argumento pronto para o descarte eventual do caça sueco. "A FAB trabalha com pesos que não coincidem com a Estratégia Nacional de Defesa, porque são coisas antigas." Ele explicou que a modelagem na qual a Força aérea embasou seu parecer vem do governo Fernando Henrique Cardoso. "Agora examinar basicamente essa coisa da transferência de tecnologia e capacitação nacional é o vetor fundamental."
Jobim, cujo raciocínio sugere que indicará o Rafale ao presidente, escuda desde já em razões estratégicas a decisão a ser tomada em 15 dias: "Quando a gente começa a raciocinar em termos de A, B, C, porque um está sendo assim e outro está sendo assado, isso é coisa de país pequeno, o que nós já não somos." (RC e CR)
Fonte: Valor Econômico
---------------------------------------------------------------
E agora neguim, quem ta falando a verdade?
Algum pronunciamento oficial por favor!
De Brasília
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que entregará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois do Carnaval, a exposição de motivos com a posição da Defesa sobre a compra de um lote de 36 caças para a Força aérea Brasileira (FAB). A análise da Defesa, afirmou Jobim, não privilegiará preço, mas dois aspectos "fundamentais": transferência de tecnologia e capacitação nacional (produção no país). A preferência de Lula é pelo caça francês Rafale, da Dassault.
"Em primeiro lugar não é um processo licitatório", argumentou Jobim. "Não sendo um processo licitatório você não tem a obrigação de optar pelo menor preço." Trata-se, na realidade, segundo o ministro, de um processo de seleção e, neste caso, "o preço é um elemento componente". O preço é a principal desvantagem do Rafale em relação, sobretudo, a seu concorrente sueco Gripen NG, fabricado pela Saab.
O ministro confirmou, pela primeira vez, que o último relatório da FAB sobre a compra dos caças declarou preferência pelo sueco Gripen. Mas segundo Jobim, a Força aérea trabalhou "com parâmetros que não coadunam com a Estratégia Nacional de Defesa", cujos textos legais só recentemente foram enviados ao Congresso. Jobim deixou claro que os americanos da Boeing, que decidiram fazer contraofensiva de última hora para tentar adiar a compra, não têm nenhuma chance na disputa. "O portfólio de embargos americanos é muito rico", ironizou.
Sobre a alegação de que o Gripen é um avião bem mais barato, Jobim respondeu que o que o ministério tem em relação ao caça sueco são orçamentos. "Eu não sei se vai acontecer isso." Para ele é como a construção de uma casa: quase nunca gasta-se apenas o que foi orçado no projeto de construção.
"Decisão sobre assunto dessa natureza não é voluntarista, é um processo", disse Jobim. No fim do processo, três empresas acabaram sendo selecionadas para a venda do lote de 36 caças à FAB, um dos maiores negócios atualmente em disputa no mundo, estimado entre US$ 4 bilhões e US$ 6 bilhões, de acordo com o pacote oferecido por cada fabricante: Dassault (Rafale), Saab (Gripen NG) e a americana Boeing, que entrou no páreo com sua melhor grife: o F-18.
Jobim descartou a abertura de um novo processo de compra para a inclusão da Rússia. Os russos participaram da primeira fase do processo com o caça Sukhoi. A argumentação de Jobim em relação à anunciada nova versão de caças russos é a mesma que ele oferece em relação aos americanos. "Os russos não transferem tecnologia. Ponto." Na viagem a Moscou, Jobim abordou a questão da transferência tecnológica, mas os russos só se dispunham a tratar do assunto após o fechamento do negócio.
Jobim descartou a hipótese de a compra dos caças ficar para o próximo governo, como ocorreu no fim do mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Mas ele adverte para o fato de que depois da decisão de Lula, ouvido o Conselho de Defesa Nacional, o processo entra em uma nova etapa: a da negociação do contrato.
"Uma coisa são as propostas que são feitas, outra é saber como isso funciona na prática. Pode, inclusive, haver um impasse na hora em que se estiver discutindo o contrato" disse. Nessa fase mudarão os negociadores, que passarão a ser a Secretaria do Tesouro Nacional e a FAB. A discussão contratual para a compra dos submarinos franceses levou pelo menos três meses.
Jobim tem um argumento pronto para o descarte eventual do caça sueco. "A FAB trabalha com pesos que não coincidem com a Estratégia Nacional de Defesa, porque são coisas antigas." Ele explicou que a modelagem na qual a Força aérea embasou seu parecer vem do governo Fernando Henrique Cardoso. "Agora examinar basicamente essa coisa da transferência de tecnologia e capacitação nacional é o vetor fundamental."
Jobim, cujo raciocínio sugere que indicará o Rafale ao presidente, escuda desde já em razões estratégicas a decisão a ser tomada em 15 dias: "Quando a gente começa a raciocinar em termos de A, B, C, porque um está sendo assim e outro está sendo assado, isso é coisa de país pequeno, o que nós já não somos." (RC e CR)
Fonte: Valor Econômico
---------------------------------------------------------------
E agora neguim, quem ta falando a verdade?
Algum pronunciamento oficial por favor!
AD ASTRA PER ASPERA
- FOXTROT
- Sênior
- Mensagens: 7710
- Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
- Localização: Caçapava do Sul/RS.
- Agradeceu: 265 vezes
- Agradeceram: 108 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enfim, que se assine logo o contrato para encerras as especulações, eu preferia ver um SU-35 nas cores da FAB, mas vamos de Rafale mesmo...
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
O Lula ficou empolgado com o PAK-FA e resolveu criar um outro PAK só que dessa vez é o da FAB
Parabens pra todos que tiveram a paciencia de acompanhar capitulo por capitulo desta interminavel novela, que parece ter um final feliz.
Agora é aguentar firme até o dia de vermos os Rafinhas(by Prick) em nosso amado solo.
Parabens FAB!!!
Parabens pra todos que tiveram a paciencia de acompanhar capitulo por capitulo desta interminavel novela, que parece ter um final feliz.
Agora é aguentar firme até o dia de vermos os Rafinhas(by Prick) em nosso amado solo.
Parabens FAB!!!
Um grande abraço a todos os amigos!!!
- Sterrius
- Sênior
- Mensagens: 5140
- Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
- Agradeceu: 115 vezes
- Agradeceram: 323 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Vejamos agora quanto tempo demora as discussões do contrato, espero que nao demora muito. E que desconto.... dpois de todos aqueles descontos conseguiu outro corte de 20-25% no preço?
+1 ano e a dassault taria pagando pra vender os rafales
Agora começa o sonho! Iremos repor os AMX e F5 na proporção 3 pra 1 igual os Mirrage?
+1 ano e a dassault taria pagando pra vender os rafales
Agora começa o sonho! Iremos repor os AMX e F5 na proporção 3 pra 1 igual os Mirrage?
-
- Sênior
- Mensagens: 1375
- Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 9:41 pm
- Localização: Brasília-DF.
- Agradeceu: 28 vezes
- Agradeceram: 76 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
É um senhor avião. Se a transferência tecnológica acertada cubrir o hiato que nos permitirá ingressar na fabricação da próxima geração, o valor gasto não será problema, mas sim um investimento.
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Que coisa interessante....
Hoje...
Valor:
Hoje...
Valor:
Masss...segundo a cavaleira do apocalipse que está tendo alguma credibilidade...Jobim descarta preço para escolha de caça
De Brasília
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que entregará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois do Carnaval, a exposição de motivos com a posição da Defesa sobre a compra de um lote de 36 caças para a Força aérea Brasileira (FAB). A análise da Defesa, afirmou Jobim, não privilegiará preço, mas dois aspectos "fundamentais": transferência de tecnologia e capacitação nacional (produção no país). A preferência de Lula é pelo caça francês Rafale, da Dassault.
"Em primeiro lugar não é um processo licitatório", argumentou Jobim. "Não sendo um processo licitatório você não tem a obrigação de optar pelo menor preço." Trata-se, na realidade, segundo o ministro, de um processo de seleção e, neste caso, "o preço é um elemento componente". O preço é a principal desvantagem do Rafale em relação, sobretudo, a seu concorrente sueco Gripen NG, fabricado pela Saab.
O ministro confirmou, pela primeira vez, que o último relatório da FAB sobre a compra dos caças declarou preferência pelo sueco Gripen. Mas segundo Jobim, a Força aérea trabalhou "com parâmetros que não coadunam com a Estratégia Nacional de Defesa", cujos textos legais só recentemente foram enviados ao Congresso. Jobim deixou claro que os americanos da Boeing, que decidiram fazer contraofensiva de última hora para tentar adiar a compra, não têm nenhuma chance na disputa. "O portfólio de embargos americanos é muito rico", ironizou.
Sobre a alegação de que o Gripen é um avião bem mais barato, Jobim respondeu que o que o ministério tem em relação ao caça sueco são orçamentos. "Eu não sei se vai acontecer isso." Para ele é como a construção de uma casa: quase nunca gasta-se apenas o que foi orçado no projeto de construção.
"Decisão sobre assunto dessa natureza não é voluntarista, é um processo", disse Jobim. No fim do processo, três empresas acabaram sendo selecionadas para a venda do lote de 36 caças à FAB, um dos maiores negócios atualmente em disputa no mundo, estimado entre US$ 4 bilhões e US$ 6 bilhões, de acordo com o pacote oferecido por cada fabricante: Dassault (Rafale), Saab (Gripen NG) e a americana Boeing, que entrou no páreo com sua melhor grife: o F-18.
Jobim descartou a abertura de um novo processo de compra para a inclusão da Rússia. Os russos participaram da primeira fase do processo com o caça Sukhoi. A argumentação de Jobim em relação à anunciada nova versão de caças russos é a mesma que ele oferece em relação aos americanos. "Os russos não transferem tecnologia. Ponto." Na viagem a Moscou, Jobim abordou a questão da transferência tecnológica, mas os russos só se dispunham a tratar do assunto após o fechamento do negócio.
Jobim descartou a hipótese de a compra dos caças ficar para o próximo governo, como ocorreu no fim do mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Mas ele adverte para o fato de que depois da decisão de Lula, ouvido o Conselho de Defesa Nacional, o processo entra em uma nova etapa: a da negociação do contrato.
"Uma coisa são as propostas que são feitas, outra é saber como isso funciona na prática. Pode, inclusive, haver um impasse na hora em que se estiver discutindo o contrato" disse. Nessa fase mudarão os negociadores, que passarão a ser a Secretaria do Tesouro Nacional e a FAB. A discussão contratual para a compra dos submarinos franceses levou pelo menos três meses.
Jobim tem um argumento pronto para o descarte eventual do caça sueco. "A FAB trabalha com pesos que não coincidem com a Estratégia Nacional de Defesa, porque são coisas antigas." Ele explicou que a modelagem na qual a Força aérea embasou seu parecer vem do governo Fernando Henrique Cardoso. "Agora examinar basicamente essa coisa da transferência de tecnologia e capacitação nacional é o vetor fundamental."
Jobim, cujo raciocínio sugere que indicará o Rafale ao presidente, escuda desde já em razões estratégicas a decisão a ser tomada em 15 dias: "Quando a gente começa a raciocinar em termos de A, B, C, porque um está sendo assim e outro está sendo assado, isso é coisa de país pequeno, o que nós já não somos." (RC e CR)
São Paulo, quinta-feira, 04 de fevereiro de 2010
Vitorioso foi o último colocado em avaliação
DA COLUNISTA DA FOLHA
Além de ter ficado em último lugar na avaliação técnica da Força Aérea Brasileira, que irá operar os novos caças no mínimo pelos próximos 30 anos, o francês Rafale, da Dassault, não foi considerado o melhor em nenhum dos sete critérios finais.
O jato francês foi apontado como a pior opção em cinco desses critérios: técnico, logística, compensações tecnológicas/comerciais, geração de emprego e preço.
O vencedor, o Gripen NG, foi considerado melhor em quatro quesitos: técnico, transferência de tecnologia, geração de empregos e preço.
Seu maior ponto fraco, a ser explorado pelo relatório político elaborado pelo ministro Nelson Jobim, foi o fator "risco", pois se trata de uma evolução do Gripen original, ainda em fase de teste.
Na questão de oferta de empregos, a comissão da FAB ouviu as empresas brasileiras de defesa e avaliou que a proposta da Saab pode gerar 22 mil postos; a da Boeing, 5.000, e a da Dassault, 2.500. Responsável por uma das avaliações externas, a pedido da FAB, a Embraer apontou a proposta sueca como mais estimulante à indústria nacional. (EC)
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla