TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Esse negócio te tecnologia stealth ta ruim de ser verdade eim...
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Porra galera, ainda esse papo de transferência de tecnologia norte-americana no FX-2??
Putz...só se for coisa podre ou mentira das grossas. Colocam no contrato, assinam, pagam a multa, não passam e atingem seu objetivo. Atrasar efetivamente o Brasil em duas gerações de caças e a tecnologia toda envolvida de uso dual e daqui a 40 anos pensam novamente como frear o nosso país.
Eles acabaram de quase passar o pé nos seus irmãos canadenses...o que esperar então????
Esqueçam...é balela...
Vamos discutir o Big Brother 10 que vale mais a pena.
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Eles acabaram de quase passar o pé nos seus irmãos canadenses...o que esperar então????
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
DELTA22 escreveu:Contestando a mensagem (palavras do Mr. Coggins), não o mensageiro, deixando claro.
...participação de indústrias brasileiras no fornecimento de insumos... (todos ofereceram isso, melhora a proposta ai meu!)
...possibilidade de que grupos de 50 engenheiros da Embraer participem, anualmente, dos trabalhos de desenvolvimento da nova geração de caças americanos. (a Saab não tinha oferecido algo parecido? xxiiiiiiiiiiii... Mas ele já deixou claro, é uma "possibilidade"... Ufa, estou mais tranquilo agora!)
...primeiro túnel de vento tri-sônico no Brasil... (para quem já tem --- o Brasil --- túnel de vento hipersônico (T3 do IEAv), um tri-sonico é pouco, não?)
Treinamento de minimização da assinatura radar e tecnologias stealth (furtividade). (essa eu DU-VI-DO mesmo, nem contesto.)
[]'s a todos.
http://www.defesabr.com/Tecno/tecno_simuladores.htm#CTAO Brasil não possui um túnel transônico para operar em escala industrial. O CTA desenvolveu um protótipo de túnel transônico. Porém, o projeto (de 10 anos) não foi levado adiante por falta de recursos. A tecnologia de túnel transônico está disponível hoje apenas em 6 Países (China, EUA, França, Alemanha, Rússia e Holanda).
Orçado em US$ 80 milhões, o projeto do túnel transônico do DCTA reduziria a dependência externa do Brasil para a realização de ensaios de projetos estratégicos como os da Embraer e os riscos de espionagem.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Demorou para pesquisar, heim???
Achava que transônico e tri-sônico eram coisas diferentes, não é não???
Mas o túnel hipersônico do IEAv já está fazendo até testes:
Achava que transônico e tri-sônico eram coisas diferentes, não é não???
Mas o túnel hipersônico do IEAv já está fazendo até testes:
[]'s.FAB testa 14-X em túnel hipersônico
Notícias
Escrito por Defesa Brasil
Seg, 02 de Junho de 2008 18:37
A última segunda-feira, dia 2 de junho, foi um dia especial para o Instituto de Estudos Avançados, em São José dos Campos (SP). Além de ser a data em que o IEAv completou 26 anos de existência, havia mais o que comemorar. No Laboratório Professor Henry Nagamatsu, militares e civis estavam empenhados na realização de um importante experimento científico: um dos testes com um modelo reduzido da aeronave 14-X no túnel de vento hipersônico T3.
(...)
O túnel T3
É o maior túnel de vento pulsado hipersônico da América Latina, com 25 metros de comprimento, capaz de produzir escoamentos de ar com velocidade de até vinte e cinco vezes a velocidade do som (Mach 25) e com pulsos de até 10 milésimos de segundo.
Na seção de testes do túnel podem ser ensaiados modelos ou componentes de veículos com até um metro de comprimento, que são submetidos a ondas de choque, temperaturas e pressões encontradas por uma aeronave em vôo hipersônico.
Inteiramente projetado no IEAv e construído por empresas nacionais, o túnel T3 foi financiado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e incorpora a experiência acumulada no projeto, construção e operação de seus predecessores de menor porte, os túneis hipersônicos T1 e T2.
http://defesabrasil.com/site/noticias/n ... sonico.php
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Eu nunca vi um pais levar tanto chapeu dos americanos como os candenses. O Brasil tb tem sua historia de "bobo". Um dia vamos aprender.alexmabastos escreveu:Eles acabaram de quase passar o pé nos seus irmãos canadenses...o que esperar então????
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Quer dizer que não é tecnologia, pois essa o CTA já tem, é somente dinheiro, interessante.Santiago escreveu:DELTA22 escreveu:Contestando a mensagem (palavras do Mr. Coggins), não o mensageiro, deixando claro.
...participação de indústrias brasileiras no fornecimento de insumos... (todos ofereceram isso, melhora a proposta ai meu!)
...possibilidade de que grupos de 50 engenheiros da Embraer participem, anualmente, dos trabalhos de desenvolvimento da nova geração de caças americanos. (a Saab não tinha oferecido algo parecido? xxiiiiiiiiiiii... Mas ele já deixou claro, é uma "possibilidade"... Ufa, estou mais tranquilo agora!)
...primeiro túnel de vento tri-sônico no Brasil... (para quem já tem --- o Brasil --- túnel de vento hipersônico (T3 do IEAv), um tri-sonico é pouco, não?)
Treinamento de minimização da assinatura radar e tecnologias stealth (furtividade). (essa eu DU-VI-DO mesmo, nem contesto.)
[]'s a todos.http://www.defesabr.com/Tecno/tecno_simuladores.htm#CTAO Brasil não possui um túnel transônico para operar em escala industrial. O CTA desenvolveu um protótipo de túnel transônico. Porém, o projeto (de 10 anos) não foi levado adiante por falta de recursos. A tecnologia de túnel transônico está disponível hoje apenas em 6 Países (China, EUA, França, Alemanha, Rússia e Holanda).
Orçado em US$ 80 milhões, o projeto do túnel transônico do DCTA reduziria a dependência externa do Brasil para a realização de ensaios de projetos estratégicos como os da Embraer e os riscos de espionagem.
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Quem você acha que vai sair essa semana?alexmabastos escreveu:Porra galera, ainda esse papo de transferência de tecnologia norte-americana no FX-2??
Putz...só se for coisa podre ou mentira das grossas. Colocam no contrato, assinam, pagam a multa, não passam e atingem seu objetivo. Atrasar efetivamente o Brasil em duas gerações de caças e a tecnologia toda envolvida de uso dual e daqui a 40 anos pensam novamente como frear o nosso país.
Eles acabaram de quase passar o pé nos seus irmãos canadenses...o que esperar então????
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KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Brincadeira!
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Sim!!soultrain escreveu:Quer dizer que não é tecnologia, pois essa o CTA já tem, é somente dinheiro, interessante.
[[]]'s
Achei uma coisa estranha. O transônico, segundo o site do IAE, chega a aproximadamente Mach 1.9, o hipersônico a Mach 25, qual é a diferença entre transônico e/ou tri-sonico (não sei) no quesito velocidade???O TÚNEL TRANSÔNICO PILOTO (TTP) DO INSTITUTO DE AERONÁUTICA E ESPAÇO (IAE)
Figura 1 – Circuito Aerodinâmico do TTP com tubulações dos sistemas auxiliares.
http://www.iae.cta.br/ALA/TTP_1.php
[]'s
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Vc não abriu o link que lhe enviei no post anterior.DELTA22 escreveu:Demorou para pesquisar, heim???
Mas o túnel hipersônico do IEAv já está fazendo até testes:
[]'s.FAB testa 14-X em túnel hipersônico
Notícias
Escrito por Defesa Brasil
Seg, 02 de Junho de 2008 18:37
A última segunda-feira, dia 2 de junho, foi um dia especial para o Instituto de Estudos Avançados, em São José dos Campos (SP). Além de ser a data em que o IEAv completou 26 anos de existência, havia mais o que comemorar. No Laboratório Professor Henry Nagamatsu, militares e civis estavam empenhados na realização de um importante experimento científico: um dos testes com um modelo reduzido da aeronave 14-X no túnel de vento hipersônico T3.
(...)
O túnel T3
É o maior túnel de vento pulsado hipersônico da América Latina, com 25 metros de comprimento, capaz de produzir escoamentos de ar com velocidade de até vinte e cinco vezes a velocidade do som (Mach 25) e com pulsos de até 10 milésimos de segundo.
Na seção de testes do túnel podem ser ensaiados modelos ou componentes de veículos com até um metro de comprimento, que são submetidos a ondas de choque, temperaturas e pressões encontradas por uma aeronave em vôo hipersônico.
Inteiramente projetado no IEAv e construído por empresas nacionais, o túnel T3 foi financiado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e incorpora a experiência acumulada no projeto, construção e operação de seus predecessores de menor porte, os túneis hipersônicos T1 e T2.
http://defesabrasil.com/site/noticias/n ... sonico.php
O T3 tem 25 m de comprimento por 15 cm de diâmetro e fica em um dos laboratórios do DCTA, do Comando da Aeronáutica.
São túneis pulsados (3 a 10 milisegundos) e não de funcionamento contínuo.
No link que postei tem tudo sobre esse túnel: http://www.defesabr.com/Tecno/tecno_simuladores.htm#CTA
Vou colocar novamente o texto:
O T3 custou R$2,5mi. O tunel mencionado acima custa R$80mi.Historicamente, a Embraer absorve cerca de 85 % do tempo de utilização dos túneis do DCTA. O projeto do jato regional ERJ-145, de 50 passageiros, realizou cerca de 4.000 horas de ensaios no túnel do CTA.
A nova família de jatos regionais da empresa, 170/190, realizou grande parte dos ensaios em túneis transônicos (que operam em limites próximos a velocidade do som) estrangeiros, de Países como a Rússia, Holanda, França e EUA.
O Brasil não possui um túnel transônico para operar em escala industrial. O CTA desenvolveu um protótipo de túnel transônico. Porém, o projeto (de 10 anos) não foi levado adiante por falta de recursos. A tecnologia de túnel transônico está disponível hoje apenas em 6 Países (China, EUA, França, Alemanha, Rússia e Holanda).
Orçado em US$ 80 milhões, o projeto do túnel transônico do DCTA reduziria a dependência externa do Brasil para a realização de ensaios de projetos estratégicos como os da Embraer e os riscos de espionagem.
O novo túnel de vento do IEAv (T3) será usado principalmente para estudos experimentais da combustão supersônica, utilizada nos motores que viabilizam os vôos das aeronaves hipersônicas.
http://www.henrynagamatsu.org/?p=128
Goggins menciona tunel tri-sônico para o desenvolvimento de aeronaves militares e civis. A Embraer não teria que contratar a utilização de túneis transônicos no estrangeiro e evitaria uma serie de riscos.
Artigo interessante: http://www.henrynagamatsu.org/?p=21
[]s
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Povo da America, eu prometi ao Brazil que se ganharmos a concorrencia do projeto FX-2 com nosso avião F-18, os EUA fará a transferencia de tecnologia para eles, alem de um pacote bem generoso com tunel de vento e outros.alexmabastos escreveu:Porra galera, ainda esse papo de transferência de tecnologia norte-americana no FX-2??
Putz...só se for coisa podre ou mentira das grossas. Colocam no contrato, assinam, pagam a multa, não passam e atingem seu objetivo. Atrasar efetivamente o Brasil em duas gerações de caças e a tecnologia toda envolvida de uso dual e daqui a 40 anos pensam novamente como frear o nosso país.
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Vamos discutir o Big Brother 10 que vale mais a pena.
Agora, quem acredita nestas promessas que levante a mão agora !!!!
E mais facil acreditar em papai Noel e Coelhinho da Pascoa
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Bender, Abração companheiro! sai da varanda e libera uma vaga!
Cuidado com o que desejas...
O pior do mangue são os flatos do CM
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
>>> O resumo da ópera é a seguinte: Temos a tecnologia pra túneis de vento transônico. Fato! A Boeing, com essa proposta, não estará nos fornecendo nada que já não sabemos como fabricar e como funciona. Só isso.Santiago escreveu:Vc não abriu o link que lhe enviei no post anterior. >>> Abri o link, mas como não acho este o melhor site para esse assunto.
http://www.defesabr.com/Tecno/T3.png
O T3 tem 25 m de comprimento por 15 cm de diâmetro e fica em um dos laboratórios do DCTA, do Comando da Aeronáutica.
São túneis pulsados (3 a 10 milisegundos) e não de funcionamento contínuo. >>> Tá. E existe algum túnel de vento hipersônico que funcione contínuo??? Temos que ter um como parâmetro.
No link que postei tem tudo sobre esse túnel: http://www.defesabr.com/Tecno/tecno_simuladores.htm#CTA >>>Já comentei sobre esta "fonte".
Vou colocar novamente o texto:
>>> Ah, tá... a preocupação de ter um tunel hipersônico fornecido pela Boeing é a Embraer, que só por acaso já projeta se tornar uma concorrente frontal dos produtos da empresa americana! Que legal!!Historicamente, a Embraer absorve cerca de 85 % do tempo de utilização dos túneis do DCTA. O projeto do jato regional ERJ-145, de 50 passageiros, realizou cerca de 4.000 horas de ensaios no túnel do CTA.
A nova família de jatos regionais da empresa, 170/190, realizou grande parte dos ensaios em túneis transônicos (que operam em limites próximos a velocidade do som) estrangeiros, de Países como a Rússia, Holanda, França e EUA.
O Brasil não possui um túnel transônico para operar em escala industrial. O CTA desenvolveu um protótipo de túnel transônico. Porém, o projeto (de 10 anos) não foi levado adiante por falta de recursos. A tecnologia de túnel transônico está disponível hoje apenas em 6 Países (China, EUA, França, Alemanha, Rússia e Holanda).
Orçado em US$ 80 milhões, o projeto do túnel transônico do DCTA reduziria a dependência externa do Brasil para a realização de ensaios de projetos estratégicos como os da Embraer e os riscos de espionagem.
O T3 custou R$2,5mi. O tunel mencionado acima custa R$80mi. >>> Então, ao que tudo indica, a bondosa Boeing vai nos presentiar com este mimo, não?
O novo túnel de vento do IEAv (T3) será usado principalmente para estudos experimentais da combustão supersônica, utilizada nos motores que viabilizam os vôos das aeronaves hipersônicas. >>> Vou ligar para a FAB. Não pode testar o 14-X lá não nem os foguetes de sondagem! Ouviram ai povo da FAB!!!
http://www.henrynagamatsu.org/wp-conten ... o_azul.jpg
http://www.henrynagamatsu.org/?p=128
Goggins menciona tunel tri-sônico para o desenvolvimento de aeronaves militares e civis. A Embraer não teria que contratar a utilização de túneis transônicos no estrangeiro e evitaria uma serie de riscos. >>> Ô, mas a Boeing é de uma bondade comovente!! Tá vendo só Embraer!!
Artigo interessante: http://www.henrynagamatsu.org/?p=21 >>> Muito bom mesmo! E é brasileiro, 100%!!
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http://www.ieav.cta.br/eah/imagens/Lab_ ... F4nica.jpg
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Editado pela última vez por DELTA22 em Seg Fev 01, 2010 11:14 pm, em um total de 2 vezes.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Houve movimentações nervosas lá em cima.
Apurem seus ouvidos por favor.
Apurem seus ouvidos por favor.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Buuuuuuuffffffa!!!!!!!!
Faltos silenciosos, stealth.
USAntiago, você está pregando no deserto das ToTs americanas.
E não vem falar que chapa de F-5 dos anos 50 é ToT, por favor!
---------X-------------
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E não vem falar que chapa de F-5 dos anos 50 é ToT, por favor!
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Na verdade Guerra só falta uma aprender, entende?Eu nunca vi um pais levar tanto chapeu dos americanos como os candenses. O Brasil tb tem sua historia de "bobo". Um dia vamos aprender.