TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- ELSONDUARTE
- Avançado
- Mensagens: 474
- Registrado em: Qua Ago 12, 2009 7:12 pm
- Localização: Rio de Janeiro
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 9 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Tem gente prevendo o fim do FX-2
Se realmente acontecer vai ser uma MERDA !!!
rs rs rs rs
Se realmente acontecer vai ser uma MERDA !!!
rs rs rs rs
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Caro amigoknigh7 escreveu:Marino escreveu:
Esta foi uma das pérolas insertadas pelo Mangabeira Unger.
Há duas coisas que podemos acompanhar na aviação naval:
1) Se o FX tiver uma versão naval, ela será adotada pela MB, em cumprimento ao contido na END; e
2) Houve, realmente, uns contatos entre a MB e a Embraer para discutirem o ST Naval. O entusiasta, e quem levava para a frente o projeto, era o Alte Fernando quando estava na DAerM. Mas ele saiu e não sei como anda a coisa. Mas CREIO que vai ficar em conversações (só um chute).
caro Marino:
alguns pontos que gostaria de discustir com vc:
A FAB definiu a escolha de um caçade 5ª Geração em 2025. (mas vale ressaltar também que não está descartada por completo que possa ocoreer até antes, pois ela tralalha com cenários, e embora seja vital para as F. As o planejamento a longo prazo, a definição de um caça de 5ª geraçao possa ser antecipada por aquele motivo.
Vc disse que a MB planeja que o Futuro NAe entre em operação em 2025.
Nessa época, portanto, a FAB já estará esclhendo seu novo caça. E também haverão pelo menos 4 caças de 5ªGeração no Mercado, com a possibilidade de um outro modelo.
Portanto, ou a MB planeja adquirir o caça do FX2 para operar no São Paulo, COM GRANDES RESTRIÇÕES, por exemplo, para pouso de aeronaves, há o limite de 15 Ton, ou entroduzirá o vetor escolhido neste FX2 em 2025 no Futuro NAe, eportanto, um caça já ultrapassado.
Gostaria de ler suas considerações
Atenciosamente
Eu ESTIMEI a prontificação do novo PA para 2025. Preferi deixar claro isso, pois antecipações ou postergações podem ocorrer.
A prioridade para caças é da FAB. Eu CREIO que a MB vai voar no SP com os A-4 modernizados, vai iniciar a construção do PA novo e, quando o lote da FAB estiver bem encaminhado, o governo compra o lote da MB.
Quanto ao 5ª geração, tenho plena CONVICÇÃO de que o mesmo será baseado tecnologicamente no caça a ser comprado agora, e que será concebido e produzido na Embraer.
Terá uma versão naval? Não sei, espero que sim.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Não acho não, você considera o Demonstrado um Gripen NG? Eles foram claros não voaram em um GRIPEN NG, só um demonstrador de tecnologia, e quanto ao radar não creio que o modelo atual seja o definitivo, veja o que declarou o presidente da Selex para a ALIDE.Mapinguari escreveu:Em outubro, Jobim convocou os pilotos que testaram os caças para que emitissem um parecer. Os militares destacaram o desempenho do Rafale e também elogiaram o F-18, mas não tiveram o que dizer do Gripen NG, pelo simples fato de que não puderam voar nele. O que está disponível para testes é um “demonstrador”, uma espécie de protótipo feito com base num modelo de treinamento que tem muito pouco a ver com a versão.
http://www.gripen.com/pt/MediaRelations ... _skies.htm
Sobre essa afirmação, ou a revista, ou a Saab, estão mentindo.
Segundo a nota acima, pilotos da FAB estiveram na Suécia e voaram o Gripen Demo que, inclusive já voa com o protótipo da radar AESA.
[]´s
- Edu Lopes
- Sênior
- Mensagens: 4549
- Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
- Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Não será apenas uma merda, com M maiúsculo, será um atestado de moleque perante a comunidade internacional, será uma prova de que realmente não somos um país sério. Eu ficaria muito envergonhado se cancelassem tudo outra vez (mesmo que fosse para comprar Flanker depois ).ELSONDUARTE escreveu:Tem gente prevendo o fim do FX-2
Se realmente acontecer vai ser uma MERDA !!!
Agora o jeito é garantir a mancada e torcer para que a França/Dassault tenham na manga um projetinho 5G. E que nos deixem entrar, claro.
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Não leram o extrato da END, no que se refere a FAB, que eu copiei aqui?
O FX2 não será cancelado.
O FX2 não será cancelado.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Mas desmentidos sobre as lorotas do lobie sueco, vejam a entrevista com o CARA da Selex, sobre o novo radar do Gripen NG.
http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... -gripen-ng
[]´s
http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... -gripen-ng
O radar do Gripen NG não pode ser comparado com os outros, isso porque é muito menor, mais leve e antena também é menor. É completamente novo, não se trata de apenas uma nova antena, quer dizer, o tudo terá que ser novamente integrado ao radar.ALIDE: Qual é a parte da Saab Microwave no novo radar do Gripen NG?
Bob Mason: A Saab Microwave foi parceira da Ferranti (antecessora da SELEX Galileo) no desenvolvimento do radar Blue Vixen na década de 80. Acho que esta pergunta seria melhor respondida pela própria Saab. No entanto, o principal contratado [prime contractor] e responsável pelo desenho do produto [design authority] para o radar do Gripen NG radar é a própria SELEX Galileo. A Saab Microwave, graças a sua longa experiência no negócio de radares, contribuirá para o processo de integração e desenvolvimento deste radar. No entanto, a SELEX Galileo será a entidade líder [leading entity] para o projeto Raven ES 05.
ALIDE: O que no novo radar é oriundo, ou “reciclado”, do atual radar sueco Gripen, o PS-05A?
Bob Mason: O Raven ES 05 é um produto totalmente novo desenvolvido pela SELEX Galileo para a plataforma de nova geração do Gripen e não tem nada a ver com o radar PS-05A........
ALIDE: Qual a conexão existe entre os sistemas CAPTOR e CECAR desenvolvidos para o Eurofighter EF2000 e o Raven ES-05 criado para o Gripen NG?
Bob Mason: Não existe nenhum elo direto entre os programas mencionados por vocês........
ALIDE: Quais são os aspectos de desempenho do radar proposto para o Gripen NG, e, como ele se compara com os produtos da concorrência?
Bob Mason: Os radares usados no Rafale e no F-18 são muito bons, mas também são fisicamente bem maiores e mais pesados. A maior diferença que vemos aqui é o tamanho da antena, que, naturalmente, é sempre menor num avião fisicamente mais compacto como o Gripen........
[]´s
-
- Sênior
- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Pena que a parte sobre a transferência de tecnologia tenha ficado incompleta:
Outra:
Será que a TdT propriamente dita também será assim?ALIDE: Como a SELEX Galileo pretende atender às exigentes solicitações de transferência de tecnologia da FAB na concorrência F-X2?
Bob Mason: A questão da transferência de tecnologia é algo em que a SELEX Galileo vem atualmente. (??? - não continua)
Para nós o Brasil é, potencialmente, um dos nossos “core markets”, como empresa, nós desejamos muito ampliar nossa presença neste mercado ao longo prazo. Não apenas em virtude de termos ganhado uma única concorrência, mas ao crescermos paulatinamente nossa presença no país, ano após ano. (???)
Outra:
[]'sALIDE: O Raven ES-05 já foi escolhido para ser usado no programa de modernização de meia vida (“mid-life update”) dos Gripen C/D da Suécia?
Bob Mason: Presentemente, a colaboração da SELEX Galileo com o Gripen está relacionada exclusivamente com o modelo Next Generation e com as suas perspectivas comerciais no mercado global.
Alberto -
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
O radar é novo, logo, aquela estória de que é só ligar antena na parte de trás e ... Tcham!!! Um AESA funcionando!
Não, muitos e muito anos de desenvolvimento pela frente e nada de operacional tão cedo.
Agora, quantas outras promessas neste mesmo estilo foram feitas?
Quantas terão o mesmo resultado?
SU-35BM pronto e sendo produzido em 2011. PAK-FA previsto para estar em produção em 2013.
Era essa a aposta de risco que FAB jogou no lixo em troca de promessas.
Não, muitos e muito anos de desenvolvimento pela frente e nada de operacional tão cedo.
Agora, quantas outras promessas neste mesmo estilo foram feitas?
Quantas terão o mesmo resultado?
SU-35BM pronto e sendo produzido em 2011. PAK-FA previsto para estar em produção em 2013.
Era essa a aposta de risco que FAB jogou no lixo em troca de promessas.
- GDA_Fear
- Sênior
- Mensagens: 2088
- Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
- Localização: Florianópolis, SC
- Agradeceram: 1 vez
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Carlos Mathias escreveu:O radar é novo, logo, aquela estória de que é só ligar antena na parte de trás e ... Tcham!!! Um AESA funcionando!
Não, muitos e muito anos de desenvolvimento pela frente e nada de operacional tão cedo.
Agora, quantas outras promessas neste mesmo estilo foram feitas?
Quantas terão o mesmo resultado?
SU-35BM pronto e sendo produzido em 2011. PAK-FA previsto para estar em produção em 2013.
Era essa a aposta de risco que FAB jogou no lixo em troca de promessas.
Que merda hein , desde o princípio a short-list deveria ser EUA,França e Rússia que são os big players.
Rafale + T-50 X F-35 e agora, os dois são fantásticos, MAS se ainda tivermos cabeça no lugar, coisa que eu dúvido, podemos tentar dar uma de joão sem braço e tentar entrar denovo no PAK-FA pois ele apenas é um protótipo tem muito a ser feito, vide YF-22 e F-22.
Eu ainda acho que tem algo rolando nos bastidores entre Brasil e Rússia (apenas uma opinião).
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
MAS se ainda tivermos cabeça no lugar, coisa que eu dúvido, podemos tentar dar uma de joão sem braço e tentar entrar denovo no PAK-FA
Mas é verdade mesmo.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
É visualmente fácil ver que o Rafale, dentre os 3, é o que tem mais possibilidade de ser base para uma evolução até um 5G.Marino escreveu:....
Quanto ao 5ª geração, tenho plena CONVICÇÃO de que o mesmo será baseado tecnologicamente no caça a ser comprado agora, e que será concebido e produzido na Embraer.
...
Em tempo: a Europa (leia-se mais especificamente a França) não vai "assistir de camarote" o desenvolvimento de um 5G ali do lado e ficar parada, e como não tem mais a mínima chance de enfrentarem este desafio sós, quem já estiver "próximo" embarca e senta na janela!
Assim antevejo.
[]'s
Editado pela última vez por DELTA22 em Seg Fev 01, 2010 2:15 pm, em um total de 1 vez.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Isso vai depender de uma coisa, recursos, se a economia russa andar mal das pernas por uns anos, se abrirá outra janela, afinal, eles precisam de grana para bancar um caça dessa complexidade e tamanho. Porém, falam em desenvolvimento próprio baseado nas tecnologias reapassadas para o nosso 5ª geração. Por hora, está tudo muito nas nuvens.Carlos Mathias escreveu:MAS se ainda tivermos cabeça no lugar, coisa que eu dúvido, podemos tentar dar uma de joão sem braço e tentar entrar denovo no PAK-FA
Mas é verdade mesmo.
[]´s
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
DELTA22 escreveu:É visualmente fácil ver que o Rafale, dentre os 3, é o que tem mais possibilidade de ser base para uma evolução até um 5G.Marino escreveu:....
Quanto ao 5ª geração, tenho plena CONVICÇÃO de que o mesmo será baseado tecnologicamente no caça a ser comprado agora, e que será concebido e produzido na Embraer.
...
Em tempo: a Europa (leia-se mais especificamente a França) não vai "assistir de camarote" o desenvolvimento de um 5G, ali do lado e ficar parada, e como não tem mais a mínima chance de enfrentarem este desafio sós, quem já estiver "próximo" embarca e senta na janela!
Assim antevejo.
[]'s
Já postei aqui o Rafale D.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
É seu o desenho, Prick??
[]'s.
[]'s.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Só muda a deriva, e nem em ângulo é.
A sonda continua, o nariz redondo idem, os canards que não terríveis em termos de RCS estão lá firmes e fortes...
Enfim, um 4,5ºG.
A sonda continua, o nariz redondo idem, os canards que não terríveis em termos de RCS estão lá firmes e fortes...
Enfim, um 4,5ºG.